10 maneiras de crescer no Instagram

Para a maioria, o Instagram é uma grande obsessão! Com 300 milhões de usuários ativos por mês em todo o mundo, é um dos nossos aplicativos favoritos! Eu não consigo ficar um dia sem entrar pra dar aquela olhada no feed. Ainda mais agora com tantas funções além das fotos, como stories e IGTV. Crescer no Instagram significa ter mais vendas para sua empresa, mais visualizações no seu blog ou ganhar mais força para sua marca. Hoje, trouxe 11 dicas pra te ajudar nisso!

1 – Dê like nas fotos do seu nicho

Antigamente eu passava horas dando like nas fotos de outras pessoas toda noite. Sabe o que é mais legal? Vai até o perfil de alguém e curta de 5 a 10 fotos. Também ajuda deixar um comentário original e seguir. Isso ajuda a divulgar seu nome e permite que outros usuários te descubram. Sugiro fazer isso principalmente com os usuários com o mesmo nicho que você tem. Como? Olha as hashtags ou veja os seguidores dos seus instagramers favoritos. No geral, tenha autenticidade!

2 – Crie um tema para suas fotos

Legal! Se você seguiu a 1ª dica, as pessoas naturalmente começarão a perceber o seu nome de usuário e poderão dar uma olhada no seu perfil. Dê a eles algo para se apaixonarem! Eu descobri que criar um tema para o seu Instagram realmente ajuda. Anote algumas palavras que você deseja que as pessoas associem ao seu perfil. Para o meu, quero que as pessoas percebam que é verão, natureza e artístico. Quais palavras você usaria para definir o seu perfil? Quando você decidir um tema, dê o seu melhor!

tema para fotos

Antes eu tentava a todo custo editar e tirar fotos querendo tons frios. Também já quis que fosse tudo branco, mas sempre ficava com raiva. Como moro no Rio, os dias quase sempre são quentes e ensolarados. Somando o fato de que a casa dos meus pais tem móveis, janelas e portas de madeira, as fotos tendem a ficar alaranjadas e/ou em tons quentes. Depois que assumi tudo isso, ficou muito mais fácil postar fotos sem regras.

3 – Socialize

O Instagram não é chamado de mídia social atoa! Responda os comentários que você recebe e deixe comentários seus nas publicações dos outros. Em vez de comentar algo como “adorei a foto”, tente deixar comentários genuínos e originais que incentive a pessoa a postar mais fotos. Como quando você comenta na foto dos seus ídolos, sabe? Pode usar emojis pra deixar o comentário mais alegre também. ? Adoro emojis!

4 – Crie uma hashtag e incentive os outros a usá-la também

Essa é uma ótima maneira de criar uma comunidade e ter novos conteúdos para sua conta. Primeiro de tudo, crie uma hashtag exclusiva (checa pra ver se ela não está sendo usada!) e peça para as outras pessoas usarem. Funciona melhor se a hashtag tiver um propósito específico. Você pode repostar as publicações dos seus seguidores (dando crédito sempre, é claro!). Isso não só mostra aos seus seguidores que você aprecia as fotos deles, como também fornece conteúdo pra sua própria conta.

Por exemplo, a Bruna Tavares com @linhabrunatavares, ela incentiva as pessoas que compram os produtos a tirarem uma foto e marcar para aparecer no perfil. Fora as hashtags de cada produto, como o #btglow que dá pra ver o resultado do produto em cada pessoa diferente que posta.

5 – Faça um concurso ou sorteio

Se você tem algo que gostaria de doar, tenta realizar um concurso ou sorteio. Para concurso, peça que os usuários repostem uma imagem específica e marquem você na legenda ou na própria foto. Pode também pedir para que usem sua hashtag em suas próprias postagens. Para sorteio, peça para comentarem/indicarem de 1, 2 ou 3 amigos e te seguirem. Você pode até mesmo tentar fazer um sorteio de parceria com outros usuários do Instagram.

6 – Peça aos seus outros seguidores pra te seguirem no Instagram

Se você tem um blog, Twitter ou Facebook, tem seguidores diferentes. Dica: provavelmente todos não te seguem no Instagram! Compartilhe um tweet rápido chamando seus seguidores de lá para te seguir no Instagram. Com outras redes sociais que tiver também.

É sempre bom vincular sua conta do Instagram em outras redes. Isso faz com que seus seguidores das outras redes descobram seu perfil no Instagram e te sigam lá também.

7 – Incentive seus seguidores a interagir

Por mais simples que pareça, as pessoas são mais propensas a fazer algo se você pedir que elas façam. Compartilhando uma ideia que você acha boa? Pede para “curtirem” sua foto se gostaram da dica! Compartilhou algo engraçado? Peça para seus seguidores marcarem um amigo! Encoraje seus seguidores para eles aparecerem, e não serem só seguidores fantasmas.

8 – Coloque geotag nas suas fotos

Postou uma foto do restaurante legal ou cidade que você visitou recentemente? Geotag* isso! Outras pessoas que usaram a mesma localização podem ver sua foto e te seguir, já que agora vocês vão ter algo em comum.

Fora se uma pessoa estiver pesquisando se tal lugar é bom, sua foto irá aparecer. Já cansei de procurar lugares pela geotag do Instagram, ver as fotos e mandar mensagem perguntando se tal lugar é bom ou ruim. Isso vale também para produtos e alimentação. Nem me importo de ser uma estranha perguntando pra outra pessoa estranha, mídias sociais fazem isso, aproximam pessoas desconhecidas. Gosto de falar que isso é usar a internet do jeito certo. ?

*Geotagging é o processo de adicionar metadados de identificação geográfica para vários meios de comunicação marcados geograficamente.

9 – Descubra o que seu público gosta

Faça uma pequena pesquisa. Olhe as fotos que você já postou e veja quais tiveram mais curtidas e comentários. O que faz seu público curtir esse tipo de foto? Como você pode ter mais fotos assim no seu feed? Vale a pena também fazer uma enquete no stories, ou também adicionar essa nova função de perguntas e perguntar o que eles gostariam de ver.

⚠ DICA! É bom dar essa importância para os stories hoje em dia. Porque as pessoas estão valorizando cada vez mais a mídia audiovisual. Um story pode ter mais engajamento do que uma foto postada no feed. Por isso indico esse Curso de Stories do Fe Pacheco que é completíssimo para criar stories que atraem, engajam e trazem mais seguidores pro seu perfil. ?

10 – Colabore com outros usuários

Pense fora da caixa! Pergunte a outro usuário do Instagram se você pode “assumir sua conta” por um dia como um colaborador convidado. Já dei essa e outras dicas nesse post aqui.

dicas para instagram

Lendo essas dicas você deve pensar que são coisas básicas né? São exatamente esses pequenos detalhes que fazem seu Instagram crescer. ?

E aí? Gostaram das dicas? Tem alguma outra dicas que você testou e deu certo? Comentem aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

24 Comments
  • Pathy Guarnieri
    julho 18, 2018

    Thami, achei suas dicas incríveis! A Geotag eu sempre uso! 😀

    Beijo!

  • Simone Benvindo
    julho 18, 2018

    ótimas dicas, estou tentando fazer mais colaborações e interagir mais ♥ Acho que tem funcionado bem, senti um aumento nas curtidas das fotos

    • Thami Sgalbiero
      julho 25, 2018

      Isso, interação ajuda bastante!

  • Kaila Garcia
    julho 18, 2018

    Amei demais suas dicas, Thami. Segui-las faz toda a diferença! Demorei muito para conseguir encontrar uma forma que realmente funcionasse no meu Instagram, mas agora consigo um resultado bem positivo por ela!

    http://www.kailagarcia.com

  • Letícia Soares
    julho 18, 2018

    Amei suas dicas,o Instagram é a minha rede social favorita por isso sempre estou apta a conhecer novas estrategias para crescer por lá 🙂 bjos

    https://lehblogg.blogspot.com.br

  • LUANA ANDRADE
    julho 18, 2018

    Adorei as dicas, super válidas. É tão dificil crescer no instagram, né? Mas devagar a gente vai conseguindo nosso espacinho!!
    Beijos!!
    http://www.paaradateen.com/2018/07/iphone-5se-o-que-tem-no-meu-celular.html

  • Júlia Gomes
    julho 18, 2018

    Thami,Thami,Thami…ainda caso com você.rsrsrs. Cara, suas dicas são sempre ótimas! Adorei e anotei! Bjs

  • Pamela
    julho 18, 2018

    São boas as dicas.
    Eu gostava de ir em # e curtir fotos que eu achava bonitas e que tem a ver com o que eu posto.
    A interação é legal, mas nem sempre rola então acabei parando.
    O que eu gosto é de marcar a localização e dizer se o lugar é bom, a comida é boa e essas coisas.
    Beijos!
    http://www.pamlepletier.com

    • Thami Sgalbiero
      julho 25, 2018

      Esse tipo de interação através de hashtags é ótimo! Porque é nessa que você conhece várias pessoas também.

  • Gabriela Dahmer Coitinho
    julho 18, 2018

    AMEEEEI AS DICAS! Queria tanto ter mais tempo como antes para poder voltar a cuidar melhor do meu insta. Agora eu mais posto pois estou fazendo um trabalho para a academia que vou, então eu meio que me obrigo a dar um up por lá e deixar meio organizado pra fazer esse trabalho. Só que não tá rolando, eu tenho perdido muito seguidor. Porém, sei que muita gente que deixa de me seguir, veio de uma época que minhas fotos eram num estilo diferente do que estou agora. Então eu não ligo muito disso estar acontecendo…

    Beijos,
    Gaby Dahmer

    • Thami Sgalbiero
      julho 25, 2018

      Então, minha conta do Instagram é bem antiga também, fora que nem todos os seguidores recebem as nossas fotos né? Tem gente que me segue que é só pra eu seguir de volta e depois a pessoa dá unfollow, então eu só sigo quem eu conheço e gosto mesmo. São vários fatores, sabe? Você fazendo a sua parte, já tá bom.

  • Blog Entre Garotas
    julho 18, 2018

    Thamiii, você arrasou nas dicas.
    Estou tão sem tempo pra cuidar do meu insta pessoal, é uma pena.
    Gosto mto de interagir.
    beijinhos
    Blog Entre Garotas

  • Jaynara Archanjo
    julho 19, 2018

    Crescer no Instagram é bem difícil, ainda mais que cada vez mais aparecem pessoas com conteúdos ótimos e de certa forma iguais. Ter conteúdo diferente pra mim é o que faz a pessoa crescer de forma natural e sem aqueles apps de seguidores e likes.
    As suas dicas estão ótimas, concordo com todas. Retribuir os likes é uma coisa que sempre faço, tô sempre curtindo umas 10 fotos de quem me curte as minhas. Sobre ter tema no Instagram, ainda não descobri o meu estilo de fotos, tanto é que cada vez é uma edição diferente, um ângulo diferente, tudo diferente kkkk.
    Também sempre procuro os lugares pela geotag (não sabia que era assim que se chamavam kk), acho bem interessante esse recurso.

    Beijos

    Boas de Papo

    Instagram Boas de Papo

    • Thami Sgalbiero
      julho 25, 2018

      Verdade, a inovação e criatividade continua sendo o caminho mais justo pra crescer no Instagram. Difícil é quando alguém já grande, copia essa inovação da pessoa que está criando, sabe? Aí até provar tudo e etc, leva tempo. Já já vou fazer um post explicando melhor isso de tema do Instagram pra quem não consegue seguir um, porque também não consigo, então entendo, haha! É chamada de geotag, mas também é bastante conhecido como “marca a localização!” 😛 hahahaha!

  • Livia
    julho 19, 2018

    mt bacanas as dicas! com certeza vc tem que fazer fotos pensadas e bonitas pra se destacar; eu to precisando curtir mais fotos e ser mais interativa hehe meu crescimento lá está muito pequeno

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido
    http://www.instagram.com/liviaalli

  • Ana Murari
    julho 19, 2018

    Oi, td bem?
    AMEI AS DICAS! AAAAA
    Mas ainda to com um sério problema quanto ao feed, to toda atrapalhada tentando deixar ele bonito mas tá virando uma bagunça, to triste UADHUSAU
    Beijos
    http://www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    • Thami Sgalbiero
      julho 25, 2018

      Então em breve vou fazer um post com dicas pra ver se te dá uma luz, haha! 😉

  • Adriane
    julho 19, 2018

    Adorei as dicas, realmente socializar e curtir fotos é super importante

    Bjss

    Blog Adriane Quaresma

  • Só posso dizer que amei suas dicas! Tenho tentado bastante crescer meu número de seguidores, seja interagindo, curtindo ou seguindo, até porque o Instagram é a rede social que mais gosto e uso! ❤

    xoxo,
    Jessica | whattostyle.blogspot.com | Instagram @ what_to_style

    • Thami Sgalbiero
      julho 25, 2018

      Também adoro o Instagram! ❤

  • Tuane
    julho 19, 2018

    Oi, Thami! Tudo bem? Adorei as dicas! Preciso mesmo organizar o feed do meu Insta, mas essa dica da Geotag funciona, mesmo! Mês passado fui na festa de aniversário da cidade vizinha e postei um video do show e uma foto, coloquei a Geotag nos dois e ainda estou recebendo curtidas acredita? Vou tentar por as outras dicas em prática! Bjss
    https://thedesencantada.blogspot.com

    • Thami Sgalbiero
      julho 25, 2018

      Isso da geotag é muito bom, tanto pra quem tá inserindo (que recebe os likes) quanto para quem está procurando pra saber mais sobre o lugar.

  • Váh
    julho 20, 2018

    Crescer no Instagram não é fácil, mas não é impossível.
    Gostei muito das suas dicas, eu já uso várias delas.
    Acho que curtir e comentar fotos das pessoas é ótimo e sempre trás resultados, sem contar que já fiz várias amigos de conhecer pessoalmente e tudo por causa disso. Muito legal! 🙂

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    • Thami Sgalbiero
      julho 25, 2018

      Siiim! O mais legal disso tudo é poder fazer amizade com pessoas que curtem o mesmo estilo de coisas que você. Isso é muito legal! Também já fiz amizade lá assim. E concordo, não é fácil, mas também não é impossível.