Como começar a crescer no Instagram

Que o Instagram é uma das redes sociais mais amadas a gente já tem uma ideia né? Essa plataforma além de divertida, tem uma apresentação de suas habilidades de fotografia. E isso também pode te ajudar a crescer no Instagram tendo mais seguidores e aumentando o alcance do seu blog.

Seus seguidores do Instagram são seus leitores. Então, hoje decidi compartilhar as melhores dicas sobre como começar a crescer no seu Instagram.

Poste no tempo certo

A regra número um para atrair mais seguidores é conhecer eles. Quando se trata de Instagram é necessário saber em que horas seus seguidores (e leitores) são os mais ativos para conseguir um melhor engajamento.

Existem duas coisas que você precisa levar em consideração ao publicar: o fuso horário do seu público e a hora do dia em que eles estão mais ativos no IG. A maioria dos usuários navega nessa rede social à noite, depois do trabalho ou da escola, ou de manhã. É importante saber quem é o seu público para publicar nos momentos certos. Se os dados demográficos do seu blog tem como principal público mulheres de 18 à 40 anos (ou mais) que estudam e/ou trabalham, elas vão ter maior probabilidade de verificar o feed no fim do dia antes de chegar em casa ou antes de dormir (a famosa checada básica).

Também tem como ver isso colocando seu perfil para comercial. Qualquer um pode colocar seu perfil para comercial veiculando com uma página do Facebook. No perfil comercial, ele mostra as estatísticas dos seus seguidores, os horários que mais tem seguidores online e etc.

Assuma o controle de uma conta

Assumir o controle de uma conta no Instagram é quando tem um post feito por um usuário de IG em uma conta que não é sua. Isso pode ter vários benefícios. O mais importante é que ajuda a aumentar o seu seguimento, te dando mais exposição. Podendo também impulsionar o envolvimento dos seguidores, além de recompensar seus seguidores com stories exclusivos dos bastidores.

Vocês já devem ter visto blogueiras que são convidadas para assumir uma conta de uma marca com a qual eles colaboram ou que realmente se encaixa na estética do seu blog.

Você pode fazer isso com alguma amiga blogueira. Por um dia, troquem as contas e cada uma posta no Instagram da outra. Seja stories ou postagem de fotos mesmo.

O momento de responder

O Stories do Instagram é uma ótima ferramenta para te ajudar a se envolver com o seu público e a atrair novos seguidores.

Por exemplo, você pode usar para mostrar alguns momentos do seu dia ou mostrar seu processo criativo. Pode usar também para divulgar um desconto ou produto, ou algo mais em geral para mostrar sua personalidade. Isso vai te ajudar a construir um novo nível de confiança e intimidade com os seus seguidores.

Quer mais? Peça aos seus seguidores para responderem suas histórias por direct (mensagem direta) e tente responder o máximo possível. O seu público vai ficar muito feliz de receber uma resposta direta e pessoal da dona da conta do Instagram (no caso você mesma).

Eu adoro assistir os stories da Bruna Viera, do blog Depois dos Quinze. Porque eu sempre comento alguma coisa com ela, pelo direct, e quase sempre me responde. Isso é muito legal e daí podemos já tirar o exemplo do quanto essa dica funciona. Agora sou uma seguidora mais fiel da Bruna por poder me sentir como uma amiga dela.

Faça um concurso pelo stories

Fazer um concurso geralmente é a tática sugerida número um para dar espaço aos seus seguidores de interagirem mais. Existem várias maneiras de fazer isso, mas a mais positiva envolve seus leitores pedindo para que se envolvam ativamente de formas criativas.

Por exemplo, você pode iniciar um concurso no seu stories do Instagram. Peça para os seus seguidores te enviarem as próprias fotos personalizadas com filtros e outras ferramentas para colorir seu stories. AH! Também já fiz post dando 4 dicas criativas para crescer no stories do Instagram.

A chave é sempre ser criativa sem exagerar ou você pode correr o risco de perder os seguidores que já tem!

Fique ao vivo

O ao vivo (ou a live) do stories é um recurso que pode fazer maravilhas para o seu Insagram! De fato, toda vez que você entra ao vivo, seus seguidores recebem uma notificação. Com isso já podem assistir seu vídeo ao vivo e deixar um comentário que você pode ler e responder ao vivo.

Além disso, quanto mais seguidores verificarem sua história ao vivo, maiores serão as chances de você aparecer na página ‘Explore’ ou na ‘Top Live’. Isso te dá a oportunidade de se envolver com usuários do Instagram de todo o mundo. Já parou pra pensar o quanto isso é legal?

Confesso que eu nunca fiz live, mas por puro medo de ninguém assistir mesmo e também por não ter nada de bom pra mostrar/falar na live. Espero em breve poder fazer alguma, porque acho bem divertido ter essa conversa mais real com os meus seguidores. Se eu fizer vocês vão assistir? ?

como crescer no instagram

Mas e aí? Quais são as suas melhores estratégias para atrair novos seguidores no Instagram? Comentem aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

32 Comments
  • Pathy Guarnieri
    dezembro 11, 2017

    Thami, essas dicas são excelentes! Usarei hoje mesmo! ^^
    Essa de “assumir controle de conta”, eu não conhecia, mas achei bem interessante!

    Beijo!
    Cores do Vício

    • Thami Sgalbiero
      dezembro 14, 2017

      Assumir uma outra conta de Instagram por um dia ou algumas horas, além de te ajudar a ter mais seguidores te conhecendo, é divertido também.

  • Marisa Cavaleiro
    dezembro 11, 2017

    Óptimas dicas, não me vou esquecer de algumas são muito importantes!!!
    xoxo

    marisascloset.blogspot.com

    Novo look no blog, não percas!!

  • Ingrid
    dezembro 11, 2017

    Hey, Thami! Amei suas dicas e para mim foram super novidades! hehe
    Para falar a verdade, da sua lista eu SÓ posto no tempo certo mesmo :~ além disso vou direto na lupa dar like em novas fotos para conhecer novos perfis :B
    Vou seguir suas dicas a risca!
    http://www.anuviar.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      dezembro 14, 2017

      A parte de Explorar do Instagram é bem boa né? Porque as vezes ali dá sugestões de pessoas no estilo de fotos que você costuma curtir, aí você acaba conhecendo novas pessoas por ali.

  • Jaynara Archanjo
    dezembro 11, 2017

    Ótimas dicas!!! Não curto muito ter um Instagram mais blogueirinha não, não faz muito o meu estilo, mas acho super legal quem tem! Também adoro ver os stories da Bruna Vieira, sempre tem alguma coisa interessante!
    Também não teria coragem de fazer live não, até porque é óbvio que ninguém ia ver mesmo né. Mas mesml se eu fosse mais conhecida, ia ter medo de ninguém assistir!

    Beijos
    http://www.boas-depapo.blogspot.com

    • Thami Sgalbiero
      dezembro 14, 2017

      Também adoro o Instagram da Bruna Vieira, o dela não é totalmente blogueirinha, mostra mais da personalidade dela e eu adoro perfis assim! Vou esperar ter mais interação pra tentar fazer a live, aí te conto se vale a pena arriscar ou não, hahaha!

  • Simone
    dezembro 11, 2017

    Amei as dicas, vou colocar em pratica *.* Preciso conseguir ficar mais ativa no insta
    Charme-se

  • Lulu
    dezembro 11, 2017

    Thami,
    Eu estou fazendo alguns sorteios e notei que dá uma aumentada nos seguidores. Além disso é fundamental responder cada comentário porque aumenta o engajamento.
    Live tb ainda não fiz, e morro de vergonha que ninguém esteja lá.

    Big Beijos,
    LULU ON THE SKY

    • Thami Sgalbiero
      dezembro 14, 2017

      Sorteio ajuda muito mesmo e responder comentários é maravilhoso para o engajamento também.

  • Leidiana Pereira
    dezembro 11, 2017

    Eu amei as dicas!
    Senti até saudades de mexer no instagram, gostava tanto. =/
    Eu sempre tirara algumas horas para curtir fotos e outra hora para postar fotos.
    Uma coisa que eu não fazia muito era ficar ao vivo, morria de vergonha.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    • Thami Sgalbiero
      dezembro 14, 2017

      Confesso que nessas provas finais da faculdade, também fiquei meio longe, mas agora que to de férias pretendo encher meu Instagram de fotos, haha!

  • Patty Lye
    dezembro 11, 2017

    Que bacana suas dicas!
    Postar nos horários certos é ótimo, tem muito mais likes!
    bjs
    Patty Lye
    Blog Patty Lye | Canal Patty Lye | Instagram

  • Lara Reis Rodrigues
    dezembro 11, 2017

    Dicas maravilhosas e muito úteis, adorei o post, Thami!
    Postar no tempo certo realmente é uma dica muito importante e que não pode faltar né? AMEI.
    Bisous,
    BLOG PEQUENO MUFFIN | LARA REIS
    http://www.pequenomuffin.com.br

  • Emerson Garcia Affonso Vieira
    dezembro 11, 2017

    O live é muito legal, mas só se o que você for mostrar ou falar seja bastante diferente ou criativo. Ligar o live pra nada, acho que não compensa tanto. Pena que meu celular não tem como fazer live, mas eu adorei as dicas.

    Até mais,
    Emerson Garcia

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    • Thami Sgalbiero
      dezembro 14, 2017

      Sim, pra fazer uma live não é só ligar e falar vários nadas, tem que ter algo que chame a atenção dos seguidores. A não ser que você seja um cantor ou cantora famosos que só de mostrar o rosto todos os fãs já agradecem, hahaha!

  • Tamara Mansur
    dezembro 12, 2017

    Olá Thami! Tudo bem?
    Estou tentando crescer no instagram também e te acompanho por lá! Adoro ver seus stories ^^
    Não sabia desse negócio do ‘ao vivo’ de poder aparecer lá no top, mas deve ser difícil mesmo assim, né? também morro de medo de fazer e não ter público! fora a vergonha né.. quando faço meus stories, sempre acabo falando algo errado e tendo que gravar de novo. mas estou me divertindo com essas descobertas no instagram! adorei as dicas!! 🙂
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      dezembro 14, 2017

      Obrigada, Tamara! 😀 Se você for na parte de Explorar do Instagram, você vai ver quem tá fazendo vídeo ao vivo naquele exato momento. Ah, eu sempre falo algo errado no stories, travo a língua e tudo, hahahaha! Aí se to de bom humor, posto mesmo com erro e em P&B, depois posto falando direito, hahaha!

  • Sté Maciel
    dezembro 12, 2017

    Adorei tuas dicas! Confesso que amo o instagram, mas sou péssima quando se trata de usá-lo e ser ativa por lá! hahhahh

    mariasabetudo

  • fernanda
    dezembro 12, 2017

    Eu sou apaixonada pelo insta, é uma plataforma tão incrível e gostosa!
    adorei as suas dias, muito sucesso linda.

  • Lilian
    dezembro 13, 2017

    Muito bacana as dicas! Essa de postar no tempo certo é bem interessante e realmente funciona hahaha, você acaba ganhando mais likes. As vezes eu não tenho paciência e posto quando quero mesmo hahahahaa.
    Preciso me aventurar mais no stories! Eu amo assistir stories, mas sigo tanta gente que as vezes não dou conta! ^^

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      dezembro 14, 2017

      É, no Rock in Rio eu não tive paciência pra esperar horário não. Sai postando tudo em qualquer hora mesmo, hahaha!

  • Thayse Stein
    dezembro 13, 2017

    Cara, que post super completo e que ótimas dicas. Não sabia que a Bruna Vieira sempre respondia as pessoas pelo direct, bem bacana isso. É muito importante criar esse tipo de interação e valorizar as pessoas que te seguem/assistem. Ainda quero fazer live um dia mas sou muito enrolada e acho que vou ficar meio perdida kkk Amo seu Instagram e não entendo como ele não tem muiiitos mais seguidores, acho super bacana/divertidos os teus stories! <3

    Beijos, ♥ brilhodealuguel.com

    • Thami Sgalbiero
      dezembro 14, 2017

      SIM! Sempre que dá ela responde e eu adoro isso, porque dá pra ver claramente que ela valoriza os leitores/seguidores né? Muito obrigaaada, Thay! <3 Um dia chego lá, hahaha! E uma dica para as suas lives: pode marcar com os seus seguidores que horas eles querem, aproveita que está fora do Brasil e mostra alguma coisa legal aí do lugar que você está. Porque é interessante e todo mundo que tá aqui se interessa por isso. 😉

  • Váh
    dezembro 13, 2017

    Instagram e Twitter são minhas redes sociais preferidas, acho que você já deve ter percebido isso haha.
    Mas Instagram é realmente divertido, mas também é bem difícil de crescer mesmo com essas dicas; são muitos perfis, tem pessoas que não nos retribuem, enfim… Mas não custa tentar né? Tem que esforçar 🙂
    Ah, você perguntou o que eu faço com a minha pele né? HAHA
    Minha pele não é tãão boa assim, mas eu cuido bastanteee; tipo lavar o rosto com produto específico, protetor solar, creme de clareamento e minancora, sério melhor coisa pra pele. Experimente!!

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      dezembro 14, 2017

      Siiim! Também amo o Twitter <3 minha rede social queridinha, haha! É, pelo Instagram ser uma rede social mais visível (e também mais visual do que de texto né), fica difícil de crescer mesmo. Mas se for ir caminhando aos poucos, dá tudo certo. 🙂 Minancora? Você já é a 3ª pessoa que fala que esse produto é bom pra pele. Melhor eu providenciar logo, haha!

  • Stephanie Ferreira
    dezembro 13, 2017

    Ótimas Dicas! Ano que vem quero por tudo em prática e dar mais atenção ao meu instagram, eu sempre esqueço de interagir mais ou fazer stories, ao vivo então nem se fala ):

  • Elcimar Reis
    dezembro 13, 2017

    De todas as redes sociais, sem dúvidas a que eu mais gosto é realmente o Instagram. É MUITO BOOOM. AAAAAAAAAAAAAAAAAAA. Sou viciado mesmo, não nego. Adorei suas dicas, e já utilizo algumas. Principalmente a do horário de postagens. Eu super programo os horários e dias pra publicar as coisas no insta. Faz muita diferença mesmo. Uso muito o stories em favor do blog também, colocando prints das postagens novas e convidando as pessoas para lerem. E criei o instagram do Acesso Permitido também! Vale a pena investir!

    http://www.acessopermitido.com

    • Thami Sgalbiero
      dezembro 14, 2017

      Eu até tinha um Instagram só pro blog Like Paradise também, mas vi que o público ficava meio dividido, aí fiquei só com o meu mesmo, haha!

  • Ariadne Rodrigues Machado
    dezembro 18, 2017

    Olá Thami, gostei muito das suas dicas. Crescer no instagram tem sido um desafio para mim, tenho tentado alguns métodos de interação, caprichado nas fotos, mas ainda sim os números não saem do lugar, confesso que até dei uma desanimada de lá sabe, mas sei que é uma ferramenta importante, ainda mais pra quem trabalha com blog né?

    bjus

    Ari ♥
    http://www.devoltaaoretro.com.br

    • Thami Sgalbiero
      dezembro 21, 2017

      Não desanima não, porque pra quem trabalha com blog ainda é mais importante sim. Ainda mais você que tem fotos lindas! 😉

  • Júlia Gomes
    janeiro 23, 2018

    Tenho que parar de ser tão procrastinadora, estava querendo ler há um tempão e só consegui agora. Adorei as dicas! Fico meio perdida com o instagram,pois tem amigos , like for like, seguidores do blog. Então me perco legal sobre o que postar, acho que o stories é um espaço legal, para ficar mais a vontade e manter a organização do feed. (algo que estou tentando aprender. )

    Bjs