3 recursos do Instagram para começar a usar estrategicamente

Ultimamente o Instagram tem sido o queridinho. Você já sabe usar, mas sempre tem como melhorar e saber ainda mais né? Pra quem usa o Instagram como meio de trabalho saber aproveitar todos os recursos do aplicativo é essencial.

Considerando todas as atualizações mais recentes no Instagram (não apenas o algoritmo!), decidi juntar os recursos mais recentes, com algumas dicas úteis pra aproveitar!

Use o recurso “salvar” estrategicamente

Um tempo atrás, o Instagram “lançou” o recurso de “Salvar post”, o que significa que você pode ter uma coleção de fotos privadas no Instagram. Sim, tipo um Pinterest.

salvar posts instagram

Como usar esse recurso estrategicamente:

  • Salvar descobertas de compras.
  • Listar novos destinos de viagem e recomendações de locais.
  • Organizar envios/tags de conteúdos/sorteios.
  • Acompanhar a concorrência.
  • Catalogar possíveis patrocinadores.
  • Salvar fotos inspiradas para usar como referência.

O que é mais importante, é que permite que seus seguidores salvem seu conteúdo também! E a melhor parte: as contas do Instagram Business oferecem análises para ver quais postagens suas foram salvas. Isso te dá uma visão melhor para acompanhar o envolvimento dos seus seguidores além das curtidas e comentários.

Percebi que no meu perfil as fotos diversas (paisagem e comida) são que salvam. Uso essa informação para entender que tipo de conteúdo compartilhar e você pode fazer o mesmo!

Evite usar hashtags proibidas

Pode não ser um recurso do Instagram, portanto as hashtags se tornaram um recurso ultimamente. Agora o aplicativo está automatizando a limpeza da plataforma contra conteúdos obscuros (aqueles que violam suas políticas) e já baniu mais de 60.000 hashtags.

E não são apenas as obviamente ofensivas ou inadequadas. Hashtags como #boho, #costumes e #skype também estão na lista. Então, qual é o problema com as hashtags proibidas?

Usar essas hashtags afeta o alcance do seu post. Você não vai receber uma notificação, mas sua postagem não vai ser exibida nos resultados da pesquisa da hashtag. E também não vai ser mostrada nos resultados da pesquisa de qualquer outra hashtag que você tenha usado na sua postagem também.

Como saber se a hashtag que você usou está banida? Vai na parte “Explorar” do Instagram e digite sua hashtag. Clica nela e analise os resultados da pesquisa:

hashtag banida instagram

Se você puder ver apenas as “Principais publicações” para essa hashtag e uma mensagem como mostrada na imagem acima – pronto, é uma hashtag banida. Evite usar!

Explore mais as lives do Instagram

A transmissão ao vivo pode ser sua resposta para ter um engajamento maior no Instagram. Seu vídeo ao vivo aparece na frente de todas as outros stories com um logotipo “ao vivo” bem atraente que atrai mais cliques. Depois, seu vídeo ao vivo fica disponível nos seus stories por 24 horas e isso ainda pode ter mais visualização.

live do instagram

Os seus seguidores podem responder aos seus stories e suas lives em tempo real. Não é mais só curtidas ou comentários. As pessoas podem mandar suas fotos, vídeos, lives e boomerangs por DM (direct message = mensagem direta) durante seu stream e stories. E você mesmo pode receber respostas sobre seus stories na DM dentro dessas 24h desde o envio do storie. Por exemplo, imagina que você tá patrocinando um sorteio que é patrocinado por uma marca. Você pode incentivar todos a entrarem no sorteio enviando uma foto temática ou qualquer outro tipo de conteúdo por DM.

Você também pode convidar sua melhor amiga ou um convidado especial nas suas lives:

  • No canto inferior da tela da live, vai ter um ícone com duas carinhas sorridentes pra adicionar um convidado.
  • Toque nesse ícone e convide qualquer pessoa que esteja assistindo ao seu stream no momento para participar.
  • Depois que o convidado entrar, sua tela fica dividida em duas e a imagem do seu convidado vai aparecer logo abaixo do seu.
  • Você pode adicionar ou remover convidados a qualquer momento durante a transmissão. Os convidados também podem deixar a live por conta própria.

⚠ DICA! É bom dar essa importância para os stories hoje em dia. Porque as pessoas estão valorizando cada vez mais a mídia audiovisual. Um story pode ter mais engajamento do que uma foto postada no feed. Por isso indico esse Curso de Stories do Fe Pacheco que é completíssimo para criar stories que atraem, engajam e trazem mais seguidores pro seu perfil. ?

Agora, continue e comece a experimentar esses recursos. Isso já deve ajudar a aumentar seu engajamento com seus seguidores, ou a planejar melhor sua estratégia no Instagram e, até mesmo, para ajudar a ganhar mais seguidores. 😉

E aí? Gostaram? Já conheciam esses recursos? Tem mais alguma coisa pra acrescentar? Comentem aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

40 Comments
  • Monise Camargo
    abril 10, 2018

    Muitoo útil esse post Thami, amei saber mais sobre os recursos do insta.
    Não sabia sobre essa coisa de # proibida.
    beijinhos
    Blog Entre Garotas

  • Leidiana Pereira
    abril 10, 2018

    Amei as dicas!
    Eu quando usava Insta, amava salvar as fotos na galeria, ficara bem top as fotos favoritas de outros Insta, era o feed secreto. hehe
    Eu não sabia da transmissão ao vivo, gostei de saber, porque quando eu me animar em voltar a mexer no Insta, vou usufruir com certeza!
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

  • Luana Souza
    abril 10, 2018

    Recursos muito bacanas, essas da hashtags proibidas não sabia não! Gostei das dicas, vou criar pastinhas na parte dos “Salvo” 🙂
    Beijos,
    https://blogluanices.blogspot.com.br/

  • Natalia
    abril 11, 2018

    Nunca fiz live, acho que ninguém iria parar para me assistir! hahah

    • Thami Sgalbiero
      abril 28, 2018

      Também pensava isso, mas uma vez minha irmã fez no dela (e ela pensava também o mesmo) e as pessoas entraram e ficaram conversando e a gente respondendo, foi bem legal! Hahaha!

  • Pathy Guarnieri
    abril 11, 2018

    Que bacana esse post, Thami! Live eu não gosto não. Mas esse negócio de tag eu sempre estou de olho!

    Beijo!
    Cores do Vício

  • Lilian Moraes
    abril 11, 2018

    Sempre podemos aprender algo novo né? Eu não sabia sobre as hashtags proibidas! Bom saber e ficarei mais atenta.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

  • Ariadne Rodrigues Machado
    abril 11, 2018

    Oi Thami, amo quando você traz essas dicas pra gente, o recurso de salvar e de tomar cuidado com as tags banidas eu já conhecia, a da live por não ter feito uma ainda, não sabia desses detalhes. Agora essa sacada de ver quais postagens estão sendo salvas, para saber qual tipo de conteúdo tem agradado mais é genial, nem tinha parado para pensar nisso, agora vou usar essa informação como estrategia no meu perfil, arrasou nessa observação! Muito obrigada :*

    bjs

    Ariadne ♥
    http://www.devoltaaoretro.com.br

    • Thami Sgalbiero
      abril 28, 2018

      De nada! 😉 Junto com essa percepção de ver quem salva e o que salva, veja também as curtidas pra ver qual tipo de foto os seus seguidores mais gostam de ver. Se é paisagem, selfie, foto de produto, foto de comida e etc, sabe?

  • Emerson
    abril 11, 2018

    Adorei as dicas. O vídeo ao vivo é bem interessante, mas o meu celular não tem esse recurso.
    Bom restante de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

  • Camila Faria
    abril 11, 2018

    Oi Thami, não sabia sobre essa história das hashtags proibidas. Vou começar a ficar mais de olho nisso, que loucura! Beijo, beijo :*

  • Natalia
    abril 11, 2018

    Adorei as dicas.
    Não gosto de aparecer em lives, mas o resto eu faço rs.
    O lance das #s foi um saco.

    Tenha uma ótima quarta-feira.

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br/

  • Váh
    abril 11, 2018

    Eu não fazia ideia de que tinham hashtag proibidas, caramba!!!
    E por que será que #boho não é permitido?? Nossa, nada a ver hahaha, mas é bom saber disso.
    Ótimo posta Thami, sempre com ótimas dicas!! 🙂

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      abril 29, 2018

      Acho que as mais comuns acabam sendo proibidas, porque muita gente usa e aí algumas usam até sem precisar. Por exemplo, um foto de uma fruta, aí jogam a hashtag #boho (???) fica sem sentido, haha! Acho que essa é a linha de pensamento deles quando “proíbem” uma hashtag.

  • Jaynara Lambert
    abril 11, 2018

    Gente, não sabia que tinha hashtags proibidas. Bom saber, assim nem uso mais. Já não sou muito adepta das #. Acho o recurso das lives muito interessante, ainda mais agora que dá para fazer com outra pessoa em uma live só. Só não tenho coragem mesmo de fazer, até porque ninguém ia ver mesmo kkk. Sempre salvo fotos no Instagram, acho esse recurso muito bacana!!

    Beijos

    Boas de Papo

    Instagram Boas de Papo

    • Thami Sgalbiero
      abril 29, 2018

      É raro eu usar hashtags também, mas quando uso, ou uso só 1 ou procuro colocar no máximo só 5. Olha, você pode se surpreender com quem vai visualizar suas lives, haha! 😉

  • Lívia Madeira
    abril 11, 2018

    mt bacana esse post! eu nao sabia de varias dessas coisas, apesar de adorar o insta eu confesso que sou bem amadora por lá, nao uso nada estratagicamente rs

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

  • Babi Bueno
    abril 12, 2018

    Muito legal esse post!
    Eu já salvo bastante fotos de inspiração lá no Salvar .Antes eu tirava print é ficava ocupando espaço no celular .
    Gostei das outras dicas. BEIJOS

    • Thami Sgalbiero
      abril 29, 2018

      É, eu fazia isso também. Ainda bem que atualizaram, haha!

  • Caroline Waschburger
    abril 12, 2018

    Oiee!
    Sabe que eu nunca tinha pensado nisso? A pouco tempo que descobri a opção “salvar”, e amei a ideia de usar que nem o Pinterestttt!

    Beijo!
    http://www.controversos.com

  • Gabriela Dahmer Coitinho
    abril 12, 2018

    Tem vários seguidores meus que me pedem Live, mas eu não tenho paciência pra isso e muito menos tempo. Nessas horas sinto falta de estar desempregada, pois eu tinha tempo pra me empenhar mais no blog e redes sociais. Essa dica de salvar as fotos eu comecei a pouco tempo e eu amo demais, vira e mexe eu vou nas pastas e fico olhando. Esses dias eu fiz uma mega organização, pois estavam todas misturadas. Aí criei várias pastas e agora tá lindo! Já tinha ouvido falar dessa das hashtags, mas não sabia essa dica de como verificar qual delas está ou não banida. Amei demais as dicas, como sempre! Quando vejo que tu tá dando dica de algo eu corro pra ler…

    Beijos,
    Blog Gaby Dahmer

    • Thami Sgalbiero
      abril 29, 2018

      Toda vez que trabalho, penso o mesmo sobre o tempo, haha! É, no começo eu também só salvava, aí descobri as coleções pra colocar em pastas e facilitou muito minha vida! Pra ver a hashtag banida é bem fácil, viu? Que bom que gosta, Gaby! 😀 Obrigada!

  • silvana
    abril 13, 2018

    Adorei a postagem! Essa parte da #banida eu não tinha conhecimento e já vou ficar atenta! Valeu pela dica 😉

    bjs
    http://www.tpmbasica.com.br/
    youtube.com/tpmbasica

  • Stephanie Ferreira
    abril 13, 2018

    Quero/preciso aprender a explorar mais o stories do insta, eu simplesmente esqueço de fazer ):

  • hellz
    abril 13, 2018

    OI THAMI

    eu não sabia que tava pra incluir um convidado em Live. Eu já vi famosos fazerem, mas achei que fosse coisa disponível só pra quem tinha muitos e muitos e muitos seguidores. ADORAY saber dessa.
    Também não sabia das hashtags proibidas :O a parte que me alivia mais é que eu sempre visito todas as hashtags que ponho pra ver o conteúdo parecido. Nunca vi nada dizendo ser banida, então acho que não encontrei nenhuma probidona, grazadeus HAHAHA
    mas adorei esse tipo de post. Você sempre arrasa em social media!

    beeeeeeeeijo
    http://www.beinghellz.com.br

    • Thami Sgalbiero
      abril 29, 2018

      Nãaao, essa da live em conjunto dá pra fazer em qualquer conta, haha! É, também sempre entro na hashtag antes pra ver o que tem, imagina se eu coloco algo nada haver com a forma com que tão usando a tag né? Hahahaha! Obrigada, Hellz! Fico feliz que você gosta! 😀

  • Júlia Gomes
    abril 13, 2018

    Curti!!! Meu insta esta uma bagunça, fico numa mistura de vida pessoal, blog e trabalho , então fica aquilo lá. Vou aderir a essas dicas. 🙂

  • Marina
    abril 14, 2018

    Oiiiiiiii, quanto tempo!!! HAHAHAHA
    Menina, eu uso demais o recurso de salvar. Principalmente fotos de inspiração HAHA Live nunca fiz, tenho vergonha. Uma coisa legal de ter mais visibilidade, e essa dica é mais pro stories, é colocar o local que você tá. Com certeza no Rio também tem, mas aqui em São Luís quando coloco minha localização no stories, aparece muito mais gente visualizando (aí alguns acabam entrando no perfil e se gostarem eles seguem!). No explorar fica o primeiro stories de São Luís (no meu caso). Enfim, é uma dica também! Eu quase não uso hastag no meu perfil pessoal, uso mais no de fotografia. Usava muito no começo do instagram, mas depois parei. Talvez eu volte. HAHAHA

    beijão <3
    http://www.marinaalessandra.com

    • Thami Sgalbiero
      abril 30, 2018

      Fotos de inspiração ou fotos pra gente recriar também né? Adoro! Hahaha! Já tentei isso de colocar a localização, mas a maioria dos meus stories eu faço é em casa mesmo, aí não tem muita graça colocar a localização, hahaha! É, sobre as hashtags eu só uso vez ou outra, mas toda vez que uso, ajuda.

  • Aléxia Macêdo
    abril 14, 2018

    Adorei suas dicas, Thami! Acho que o Instagram tem sido de grande ajuda para as blogueiras e tem superado MUIIIIITO o Facebook! 🙂 Sobre a live, tenho pensado bastante em fazer isso 🙂 Sobre as hashtags, isso é bem interessante, acho que isso pode estar acontecendo comigo 🙁 Vou ficar de olho nas que tenho usado! 🙂

    • Thami Sgalbiero
      abril 30, 2018

      Obrigada, Aléxia! 😀 É, o Instagram superou demais o Facebook mesmo, haha!

  • Lucas
    abril 15, 2018

    Olá! É bem dificil eu fazer uso do instagram,apenas entro para ver publicações novas de amigos,parentes ou famosos.. para uso próprio no quesito de postar fotos é bem complicado eu postar.. Até por gosto mesmo! Suas dicas são ótimas pra quem ainda não sabe de muita coisa,eu mesmo não sabia das “#” proibidas!

    https://umafigueira.blogspot.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      abril 30, 2018

      É bom falar sobre as hashtags proibidas, porque muita gente sai jogando um monte de hashtag em cada foto.

  • Viviane
    abril 16, 2018

    Eu uso muito as pastas do Instagram. Tenho pastas para tudo, tudo mesmo. Acho que uma das melhores coisas que o Instagram bolou de uns anos pra cá foi essa opção de salvar imagens, sem esquecer dos stories. Você deu dicas muito boas, Thami ♥

    http://www.memorizeis.com

    • Thami Sgalbiero
      abril 30, 2018

      Obrigada, Viviane! 😀 Pois é, essa sacada do Instagram de botar isso de salvar foi maravilhoso.

  • Simone
    abril 16, 2018

    Amei as dicas, tenho tentado investir mais no instagram. Deixei a timidez de lado e já consegui fazer lives.
    Charme-se

  • Barb
    abril 16, 2018

    Oi Thami, tudo bem?
    Adorei as dicas, pois elas vieram em boa hora <3

    Beijos
    barbfurtado.blogspot.com

  • Bruna Morgan
    abril 26, 2018

    Eu ainda não usei a live, quero fazer algo sobre desenho e fico com frio na barriga só em pensar huahua

    • Thami Sgalbiero
      abril 30, 2018

      Vai na fé, Bruna!!!

  • Kethellyn
    maio 9, 2018

    Uau, eu ainda não conhecia essas dicas e não fazia ideia de que existiam hashtags comuns mas que estão banidas, adorei o post, cheio de informações novas.

    eaidiy.com.br