Eu vi: Lady Bird

Estava doida pra assistir Lady Bird. Ainda mais depois que ele recebeu 5 indicações ao Oscar. Então, na quarta-feira de cinzas (14), entrei no site pra ver quanto estava o ingresso. Porque na minha cabeça o filme já tinha sido lançado. Me surpreendi que iria ser lançado no dia 15, porém no dia 14 já tinha ingresso disponível ali. Não perdi tempo e fui pro cinema assistir naquela quarta-feira mesmo.

Se você não tem paciência pra ler post de resenha/crítica de filmes, fiz um vídeo explicando melhor meu ponto de vista sobre Lady Bird. É só dar play aqui e comentar:

Agora, se você prefere ler a resenha, é só continuar lendo. ?

Sinopse: Christine McPherson está no último ano do colégio e o que mais deseja é ir fazer faculdade longe de Sacramento, Califórnia, ideia rejeitada por sua mãe. Lady Bird é como a garota de forte personalidade exige ser chamada. Não se dá por vencida e leva o plano de ir embora da cidade adiante mesmo assim. Enquanto a hora não chega, acontecem os típicos rituais de passagem para a vida adulta. Tudo o que vai acontecendo na vida de Lady Bird só a deixa cada vez mais desnorteada.

Com 5 indicações ao Oscar, como Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original. Essa é a primeira vez que a atriz Greta Gerwig assume sozinha as funções de roteirista e diretora.

Tem quem diga que esse filme é o “azarão do Oscar”, mas eu acredito ser diferente. Porque, a principio, vendo o trailer e lendo a sinopse, dá a entender que é um filme óbvio e comum que talvez você já tenha visto. Vi muitas críticas pelo fato de ser um filme que mostra uma situação banal de uma adolescente, mas é uma história diferente sobre a transição de uma adolescente para a vida adulta mostrando sensibilidades realistas e simples.

lady bird

As situações da personagem principal, Lady Bird, são banais sim porém reais. Não tem nada surreal no filme, nada de nerd que de feia ficou bonita e conquistou o garoto popular e bonitão da sala, não. Não tem isso.  São situações muito reais, com personagens reais, diálogos reais e eu acho que é isso que encanta no filme. Nem preciso mencionar o jogo de câmeras e tom quente da fotografia simulando a Califórnia mesmo.

Beanie Feldstein

A diferença entre os outros filmes sobre adolescentes entrando nos 18 anos é que nesse filme mostra a real situação dessa fase e transição. Você não vê nenhum diálogo forçado no filme, são falas naturais de situações naturais dessa fase. O foco não é só nos romances dela. Mostra também a relação dela com os amigos, os pais, irmão e até com os orientadores do colégio.

A relação com a mãe dela é meio tensa. Porque a mãe luta pra aceitar o jeito da Lady Bird, tentando equilibrar suas responsabilidades como mãe e sua vontade de demonstrar o amor incondicional que sente pela filha.

Laurie Metcalf Tracy Letts

Já a relação com o pai é mais calma. Tem um entendimento mútuo de que a transição para a idade adulta significa deixar a filha ir. Enquanto a mãe tem medo da filha se frustrar quando sair da cidade e ir viver sua vida separada da família.

sacramento california

É um pequeno filme brilhante que lida com idéias grandes e pequenas, sutil e leve. É um filme refrescantemente agradável com uma trilha sonora boa e grande desempenho do elenco. Um filme inspirador para adolescentes e jovens adultos, bem como um grande filme feminista também.

Laurie Metcalf

A poderosa relação entre Lady Bird e Marion, mãe e filha, é forte e mostra o grande poder feminino. Saoirse Ronan e Laurie Metcalf arrasaram na atuação tão realista que fez eu me identificar mais com toda a história. A diretora e roteirista admite que sua inspiração é semi autobiográfica, mas diz ter tido pouca coisa em comum com a personagem principal. Ao criar a personagem, Lady Bird, Greta alcançou o quase impossível, criou uma personagem jovem com uma situação que ao mesmo tempo que é completamente familiar e singularmente incomum.

Lucas Hedges

Os personagens foram bem escritos. Marion poderia ser um monstro, mas ela não é. Larry é espancado pela vida, mas continua otimista. O irmão da Lady Bird e a namorada dele (Jordan Rodrigues e Marielle Scott), com vários piercings e trabalhando no caixa do super mercado, rapidamente se tornam tridimensionais. Mesmo os personagens padrão que você encontra na maioria dos filmes sobre ensino médio (o melhor amigo, a garota má, o cara que é muito legal para a escola) são menos caricaturistas do que poderiam ser. Parte da diversão é pensar que você sabe onde uma cena está indo e depois ficar agradavelmente surpreendida quando muda de caminho.

Greta Gerwig

São muitas coisas pra falar que, se deixar, vou escrever uma bíblia aqui enaltecendo o filme. Então, essa resenha/crítica termina por aqui porque não quero dar spoilers.

Espero que futuramente Greta possa criar mais filmes surpreendentes assim. Lady Bird é muito especial e é maravilhosamente divertido. Eu to torcendo para ganhar pelo menos 1 desses 5 Oscars. O filme é único com sensibilidade, um trabalho realmente bem bonito.

E aí? Já assistiu a esse filme? O que achou? Tem vontade de assistir? Comentem aqui!

Como não posso dar spoilers porque é chato, se você já assistiu o filme e quiser conversar sobre, vem falar comigo nas redes sociais! 😀

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

22 Comments
  • Kaila Garcia
    fevereiro 16, 2018

    Já vi algumas resenhas sobre esse filme e estou super curiosa para me aprofundar na história, amo abordagens cotidianas, que todo mundo passa e que expressa intensamente alguma fase da nossa vida. Sem dúvida, essa de sair do colégio e começar a ”vida adulta” é bem difícil!

    http://www.kailagarcia.com

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 20, 2018

      O filme demonstra bem isso é bem bom, vale a pena ver!

  • Priscilla
    fevereiro 16, 2018

    Estou tentando correr contra o tempo e assistir todos os filmes que estão concorrendo ao Oscar esse ano, kkkk. Lady Bird está na minha lista, até então não estava tão animada para assistir e pela sua resenha esse parece ser diferente e com uma mensagem positiva para adolescente e adultos, então vou dar uma chance. Beijos!

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 20, 2018

      Também to correndo nessa maratona, hahaha! Dá uma chance sim, vale a pena!

  • Camila Faria
    fevereiro 16, 2018

    Oi Thami, eu gostei muito do filme, achei simpático demais. Acho que a diferença dele para outros filmes com essa temática é que ele é um filme adulto sobre a adolescência (e não um filme de adolescentes PARA adolescentes). E a Greta Gerwig é demais. Recomendo outros dois filmes com ela (caso você não tenha assistido): Frances Ha e Mulheres do Século 20. Um beijo :*

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 20, 2018

      Sim, você conseguiu explicar em poucas palavras o que disse o vídeo/post inteiro, hahaha! É exatamente isso, é um filme de adulto sobre adolescência e não de adolescentes para adolescentes. Obrigada pela recomendação! Já to querendo assistir esse Frances Ha porque vi muita gente falando sobre.

  • Jaynara Lambert
    fevereiro 16, 2018

    Tô tão por fora dos filmes que estão sendo lançados. Nem sabia da existência desse. Achei engraçado, e apesar de mostrar problemas de jovens (que por sinal são muitos kkkk), parece ser um filme bem bom de assistir. Meio que dá para se identificar com algumas questões que ele aborda!!

    Beijos

    Boas de Papo

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 20, 2018

      Sim, dá pra se identificar super, é um bom filme.

  • Gabriela Dahmer Coitinho
    fevereiro 16, 2018

    Eu adoro essa atriz que faz o papel principal, tem outro filme com ela que eu sou apaixonada. Gosto de filmes simples,e achei muito real quando vi a parte dela e da mãe discutindo, me lembrou eu e a minha mãe, tipo sempre. Até hoje a gente discute kkkkk. Não sabia desse filme, mas assim que sair na tv por assinatura ou Netflix irei ver.

    Beijos,
    Blog Gaby Dahmer

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 20, 2018

      O mais engraçado é que em um momento elas estão discutindo e segundos depois elas esquecem a briga pra falar de algo rotineiro, hahaha! É muito eu e minha mãe também.

  • Bárbara Cavalcante
    fevereiro 16, 2018

    Fiquei com vontade de assistir, gosto de filmes sobre o período da adolescência!

    Beijinhos!
    http://www.barbaradoblog.com

  • Emerson Garcia Affonso Vieira
    fevereiro 17, 2018

    Achei o filme incrível e acredito, sim, que ele mereça o Oscar de melhor filme e melhor direção. Tocante! Adorei sua resenha. Bem completa e pessoal.

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

  • Thayse Stein
    fevereiro 18, 2018

    Eu amei teu vídeo, comentei lá no canal e claro, deixei meu like! E achei super completo esse post sobre o filme, tô com muita vontade de assistir pra saber como a coisa toda se desenvolve – ainda mais que essa diretora tá super bem falada ultimamente, o que achei bem interessante.


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 20, 2018

      Muito obrigada, Thay! 😀 Tenta assistir sim, vale a pena! Depois me conta o que achou.

  • Marco Antonio (@cotonho72)
    fevereiro 18, 2018

    Boa tarde,

    Esse é um filme que eu quero muito assistir, pela sua resenha vejo que é incrível…..eu gosto demais dessa atriz….bjs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

  • Elcimar Reis
    fevereiro 18, 2018

    Hey Thamii. Saudades de vir aqui. Fiquei um tempinho fora porque a faculdade e projetos pessoais roubaram meu tempo. Mas cá estou. Estou com muita vontade de assistir esse filme, parece ser extremamente bom mesmo. AAAAAAAAAAAA. Acho que vou essa semana ver. Mesmo que sozinho!

    http://www.acessopermitido.com

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 20, 2018

      Que bom que você voltou!!! Vale a pena assistir. Na verdade, ir sozinho é até melhor pra poder assimilar tudo. 😉

  • Simone
    fevereiro 19, 2018

    Preciso assistir ainda, parece um filme real, forte e ao mesmo tempo delicado. Gostei da indicação.

  • Tuane
    fevereiro 20, 2018

    Bem, eu já tava com uma vontadezinha de assistir, depois de ler essa resenha então, a vontade só aumentou! Fico feliz em saber que Lady Bird não é como a maioria desses filmes como a nerd que vira a popular ou coisa do tipo, sabe que até já me identifico um pouco com a personagem? Assim que sair do cinema vou assistir! Bjss

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 21, 2018

      Já está nos cinemas, Tuane! Estreou dia 15. 😉

  • Lysia Ribeiro
    fevereiro 24, 2018

    O que mais gosto de fazer assistindo a filmes é tirar alguma lição dali e/ou me identificar com as cenas. Até em alguns como Nerve, que já é pra ser ficção mesmo, eu fiz isso. Kkkk Então imagino que vou amar a realidade que o filme trás. Estou em processo de mudança de cidade agora e minha mãe resistiu um pouco em me deixar ir, justamente por medo de coisas que podem acontecer. Então, acho que vou me identificar pessoalmente com partes do filme. Na cidade que vou morar tem shopping e cinema, vou tentar assistir a esse filme lá. Amei a indicação!

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 26, 2018

      Assiste sim! To vendo que você vai gostar. 😉