Como usar o Pinterest pra aumentar o tráfego do seu blog

Me diz aí quantas vezes você já achou um post interessante por causa de um pin no Pinterest? Eu sempre acho blogs e posts super legais por lá, principalmente DIYs. Se você usar o Pinterest mais estrategicamente, pode aumentar o tráfego do seu blog, sabia? O Pinterest funciona quase que no mesmo mecanismo de busca que o Google, então o seu conteúdo vai ficando melhor ao longo do tempo e com isso novas pessoas vão até o seu blog para ver esse conteúdo. Por isso hoje to aqui com algumas dicas minhas para você começar a usar e aumentar o tráfego do seu blog.

 1. Dê um pin para o seu público

Seja para amantes da comida, blogueiros que procuram dicas e conselhos para o blog, pessoas que adoram um DIY e quem gosta de ler/ver sobre moda. Você precisa decidir quem é seu público alvo. Experimente e mantenha o que você já apresenta atualmente no seu blog, e não apenas todos os seus próprios interesses. Eu tinha um perfil pessoal e converti para ser um perfil profissional. Mas você pode criar um só profissional e permanecer com o seu só pessoal, se quiser.

2. Crie pins que são pináveis

 Para que seus posts sejam vistos, é bom ser:

  • Vertical, esses tendem a ser mais visíveis no feed, são maiores e mais atraentes.
  • Estimulante visualmente e com a marca que vai fazer com que o leitor deseje clicar e ler sua postagem completa.
  • Incluir uma descrição boa com palavras-chave para atrair o leitor a clicar e ler a postagem.
  • Ter uma chamada à ação se você está vendendo algo ou tem um download de conteúdo gratuito para promover.
  • Fácil de ler o texto com o título do post na imagem.Use 2 ou 3 fontes para títulos, subtítulos e fonte de texto em suas imagens.
  • Escolha 3 ou 5 cores complementares que correspondem ao seu blog. Quando as pessoas vêem o mesmo estilo de posts sempre, eles vão começar a reconhecer logo de cara e ser curioso para clicar em seus pins.

3. Crie um perfil profissional

Se você tem grande conteúdo para ser fixado já é hora de ter um grande perfil para mostrar e se tornar uma perfil reconhecível. Qualquer coisa “acima das pastas” é o que seus leitores vão ver primeiro e é ali que você vai mostrar seu blog e o que você tem para oferecer. Depois de todas as primeiras impressões, é hora de colocar as pastas mais importantes no topo. Eu recomendo ter o nome do seu blog na sua primeira pasta.

Bio: Faça o uso da sua bio para realmente vender sobre o que seu blog é.

Nome de perfil: Você pode ver o meu nome é mostrado “Like Paradise”, o nome do blog, porque eu quero que as pessoas encontrem facilmente. Se o seu blog tem foco em um assunto em específico, sugiro que coloque, por exemplo, se você tem um blog que aborda sobre moda, lifestyle e maquiagem, coloque “Nome do Blog | Moda, Lifestyle, maquiagem”. Se as pessoas estão procurando por dicas de lifestyle seu perfil vai aparecer para eles. Vai atingir o público certo.

Pastas:

Tenha certeza de que as imagens da capa representem o seu blog e a sua pasta tem a ver. Especialmente o top 10 de pastas com aquelas que são as primeiras que alguém vai ver quando clicarem no seu perfil. Você também deve nomear suas pastas corretamente, nomeie as coisas com o que as pessoas estão procurando. Deve ser um SEO de palavras chave, ou seja, “Dicas para Blogs”, “Resenhas de Produtos” em vez de apenas “Dicas” ou “Produtos”.

Também não se esqueça de adicionar as descrições das suas placas. Eu vejo tantas pessoas que não fazem isso e estão perdendo em tantos cliques! Eu uso cerca de 5 á 10 palavras chave nas minhas descrições já que eles vão aparecer nas pesquisas também. Por exemplo, se a placa é sobre produtos, então você poderia adicionar as palavras chave mais aprofundadas do que as pessoas vão encontrar naquela pasta. Você não precisa escrever frases, palavras chave são fortes e funcionam bem!

Você quer organizar suas placas estrategicamente, tem suas pastas mais populares no topo ou os que representam o seu blog. Você deve ter um mínimo de 5 à 10 pastas no seu perfil, mas é bom lembrar que se você tiver muitas pastas, isso realmente não vai ajudar as pessoas que não tem certeza de qual é o seu foco. Também é bom lembrar que excluir pastas também exclui os seguidores se eles apenas seguiram a sua pasta e não o seu perfil (já que tem essa opção no Pinterest), então comece pelas pastas com menos seguidores.

4. Coloque o Rich Pins no seu blog

Por ter Rich Pins em seus pins, você é capaz de adicionar descrições boas com palavras chave, o nome do seu blog, juntamente com a sua logo e o título do post aparece em negrito. Você já pode ter visto alguns desses enquanto via seu feed e perguntou como eles deixaram seus pins assim. Bem, agora você sabe. Isso cria o reconhecimento do blog e torna muito mais fácil clicar diretamente em seu blog. Você pode solicitar Rich Pins aqui e você precisará de uma conta profissional/comercial. Você vai ter que esperar para ser aprovado, mas não é muito tempo, eu fui aprovada dentro de algumas horas. Isso é algo que eu fiz recentemente. Já comecei a ver uma grande diferença nas visualizações a partir desses Rich Pins.

5. Faça uma limpeza nos seus pins

Você pode estar se perguntando por que você iria querer excluir seus pins, se você está tentando divulgar. Boa pergunta! A resposta é simples. Se você tem centenas de pins com uma taxa baixa de “repins” ou nunca foram repinados, você cairá no ranking como baixo usuário. Ao excluir esses pins você está dizendo ao Pinterest que as pessoas não estão gostando, mas você pode enganar o Pinterest, excluindo esses pins e repinando novamente para ver se eles vão ter mais repins! Comece excluindo pins de imagens que não foram criadas por você. É bom lembrar que você também pode mover os pins para pastas secretas. Se você realmente quiser manter, mas elas não se encaixam com o seu blog no momento, deixa como pasta secreta.

Você também pode querer excluir links com links quebrados ou ruins. Já que isso também vai diminuir o seu ranking de usuário interno no Pinterest. Depois de tudo o Pinterest está procurando os pins de qualidade mais alta para compartilhar. Se você tem pins que não estão enviando as pessoas para o seu blog, eles são um desperdício de espaço ali! E se não tiver links, coloque.

Mas e aí? Gostaram desse post? Querem mais dicas para mexer no perfil do Pinterest? Tem mais alguma dica pra compartilhar? Comentem aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

34 Comments
  • Cristiane Andrade
    abril 24, 2017

    Meu deuuus, eu nunca tinha pensado nisso. :O
    Vejo muitos blogs com fotos que foram hospedadas no pinterest e nunca tinha pensado que ele poderia ajudar um blog a ter mais acesso. Só uso o pinterest pessoal salvando coisas que gosto mais vou começar a fuçar e vê se tem algum retorno!!
    Amei esse post me abriu muito os olhos, obrigadaaaaaaaaaa. Faça mais posts assim!!
    http://www.corujasemasas.com.br/
    Beijos. <333

    • Thami Sgalbiero
      abril 27, 2017

      É, pode perceber que quando a gente acha aquelas “dicas” no Pinterest, a gente automaticamente quer saber mais e acaba clicando no link pra saber mais, aí acaba indo pra página em que foi postada a foto. 😉

  • Lívia Madeira
    abril 24, 2017

    comecei a usar o pinterest bem recentemente e nao sabia que dava pra fazer td isso, super bacana a dica!

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

  • Carolina R
    abril 24, 2017

    Eu preciso usar mais o pinterest
    bjs

  • Gabs Dutra
    abril 24, 2017

    O Pinterest ajudaa muito > http://www.seteprimaveras.com

  • Rafaela Oliveira
    abril 24, 2017

    Confesso que eu não sabia destas outras “propriedades” do Pinterest.
    Gostei muito da dica!

    http://www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

  • Julie
    abril 24, 2017

    O Pinterest é realmente um site muito bom e eu gasto horas e mais horas navegando nele. Sem dúvidas, é uma ótima plataforma para divulgar as postagens no blog. Eu ainda não uso ele 100%, mas tento sempre compartilhar o que acho que vale a pena ser acessado 🙂 Bj!

    • Thami Sgalbiero
      abril 27, 2017

      Sim! Entro lá as vezes só pra pesquisar algumas coisas, mas acabo passando horas lá, por ser um quadro de inspirações melhor que o Instagram né?

  • Marcela Miranda
    abril 24, 2017

    Uau que super mega post Thami!
    Salvei seu post para colocar essas dicas em práticas no final de semana, que é quando tenho tempo para mudar e fazer coisas no blog. Não sabia que o pinterest tinha esse poder, sempre usei só como inspiração.
    Um beijo!

    http://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      abril 27, 2017

      Pois é, também só usava como inspiração, mas agora tenho um pra uso pessoal e outro pra uso “profissional”, mas se você quiser pode transformar o seu de uso pessoal para o blog também 😉

  • Mariana Leite
    abril 24, 2017

    Não tinha noção dessa dica e já amei demais. Nunca fui de usar muito o pinterest pois não consigo me adequar direito a ferramenta, mas vou tentar mexer mais nele depois dessa dica maravilhosa.

    http://www.teoremademahlli.com.br

    • Thami Sgalbiero
      abril 27, 2017

      Eu também não conseguia me adequar, usava o WeHearIt, conhece? Mas aos poucos fui me acostumando e gostando mais.

  • Selma Barbosa
    abril 24, 2017

    Menina! É vivendo e aprendendo, né? Eu tinha o perfil do Pinterest há uns três ou quatro anos, mas sempre mal usei como devia. Mesmo com todas as indicações e inspirações que todo mundo tira de lá, eu sempre achei que era uma versão melhorada do We Heart It, que eu também amei por um tempo, mas acabei enjoando de vez e achando uma grande perda de tempo. Nesse fim de semana que passou, acabei tirando as teias de aranha do meu perfil por lá e revi o que tinha. Excluí algumas coisas, troquei foto de perfil, bio e pinei um monte de coisa: foi uma experiência incrível. Tive algumas inspirações realmente legais e fiquei apaixonada por miniaturas de cômodos e vou te contar que to louca pra tentar, viu? Só basta tempo, dinheiro e coragem pra não procrastinar, haha.

    Enfim… Vou tentar aderir às suas dicas pro meu blog também. Apesar de que quase todos vão ser inclusos em pins de texto, haha.

    Com carinho,
    Conto Paulistano.

    • Thami Sgalbiero
      abril 27, 2017

      Então, eu usava muito o WeHeartIt, porque não conseguia me adaptar ao Pinterest, mas aos poucos fui migrando pra lá e hoje não consigo não usar, sabe? Hahaha! O legal é que ele funciona como um painel mesmo, como se a gente colasse fotos nele né? É bem interessante, hahaha! Eu sigo pessoas que vivem postando quotes de textos e/ou textos mesmo, só que todos em imagens, é bem legal, porque inspira de toda forma. 😉

  • Camila Faria
    abril 24, 2017

    Oi Thami, eu uso muito o Pinterest e tenho muito tráfego vindo de lá. É uma plataforma muito gostosa de usar e, com o caminho das pedras (que foi esse seu post) tenho certeza que vai ajudar MUUUITA gente a tirar mais proveito dela.

    Um beijo!

    • Thami Sgalbiero
      abril 27, 2017

      O tráfego que vem de lá é bom, porque de certa forma é o público ideal que você quer levar para o blog né?

  • Lorraine Faria
    abril 24, 2017

    eu não dava muita bola para o Pinterest em relação ao blog, até fazer uma checklist de viagem e ver o retorno no blog. sensacional <3 e adorei suas dias!!! Salvando o post já 😉

  • Duane
    abril 24, 2017

    Cara, o Pinterest é a rede social em que eu sou mais falha (ela e o Twitter), mas sei que dá um retorno enorme e tô dando bobeira :l Confesso que não sabia quase nada dessas coisas que você ensinou, valeu pelas dicas, sério. Vou ver se faço um perfil profissional pra alavancar esse negócio HAHAH.
    Beijos!

    claramenteinsana.com

    • Thami Sgalbiero
      abril 27, 2017

      Eu amo o Twitter, então sou suspeita pra falar. Já o Pinterest, fui me acostumando com o tempo, porque ele começou a me mandar atualizações de pins por e-mail com o titulo “Pins que você pode gostar” e tinham imagens realmente legais e inspiradoras, aí acabei pegando o jeito <3 hahaha!

  • Thayse Stein
    abril 24, 2017

    AAAAAAH SOCORR que eu tenho muito que aprender com esse post (e criar vergonha na cara pra fazer aquela limpa esperta nos pins velhos), amei as dicas! Sério, preciso começar a fazer essas imagens verticais bonitonas pra se destacarem nos feeds do Pinterest <3 Obrigada por compartilhar, muito amor envolvido *-*


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    • Thami Sgalbiero
      abril 27, 2017

      Vou ver se monto essas imagens de inicio de post em .PSD e disponibilizo aqui pra vocês usarem como modelo. 😉

  • Ana Cruz
    abril 24, 2017

    Adorei as dicas também Thami, eu já usava bastante ele mas realmente esquecia que ele podia trazer tráfego também para o blog.

    Beijinhos
    Ana Cruz
    http://www.celebrandomomentos.com

  • Simone Benvindo
    abril 25, 2017

    Não sou de usar muito este site, mas ultimamente tenho gostado bastante. Vou aproveitar as dicas quando eu usar o Pinterest. Beijos

  • Leidiana Pereira
    abril 25, 2017

    Eu amo suas dicas, sério! *–*
    Adorei essa e algo curioso que está acontecendo comigo é que o post sobre papel de parede para Whatsapp vem vinculado ao link do Pinterest, não sei se foi eu que acidentalmente coloquei o link do meu blog ou se foi outra pessoa. haha
    Adorei o tutorial e vou até começar a fazer porque uns dias desse uma empresa me procurou para fechar parceria no Pinterest e eu recusei porque não sabia mexer nesse site. =/
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    • Thami Sgalbiero
      abril 27, 2017

      Outra pessoa pode ter colocado na pasta do Pinterest dela e automaticamente vai o link do seu post no “Saiba mais” do Pinterest 😀 isso é bom! Então, não vai perder parcerias mais!

  • Kaila Garcia
    abril 25, 2017

    Quantas dicas incríveis, vi um dia desses uma blogueira falando sobre isso em um grupo do FB e fiquei super interessada para saber como funciona. Vou colocar suas dicas em prática! ❤

    http://www.kailagarcia.com

  • Carol Daixum
    abril 25, 2017

    Acredita que eu uso o Pinterest apenas para buscar imagens para alguns posts do blog? Vou pesquisar mais e tentar colocar em prática essas dicas (que são ótimas) para atrair mais gente para o PJ. Sempre bom, né? =) Muito obrigada por compartilhar com a gente!

    Beijos, Carol
    http://www.pequenajornalista.com

    • Thami Sgalbiero
      abril 27, 2017

      Viu como o Pinterest é uso? Imagina as pessoas procurando os conteúdos que você posta no seu blog, achando por lá e indo até o seu blog por lá? 😉

  • Fernanda
    abril 25, 2017

    Olá Thami,
    Antigamente usava muito o pinterest mas, depois surgiram novas ferramentes e fui abandonando e hoje em dia voltei a ativa novamente. 🙂
    Vou te add..

    Um beijo,

    http://www.purestyle.com.br

  • Marina
    abril 25, 2017

    Menina, acredita que tenho uma conta há séculos e só uso pra inspirações de fotos. HAHAHAHA Não sabia fazer nada disso pra aumentar o tráfego do meu blog. HAHAHA Adorei as dicas, Thami. Com certeza vou usá-las! Ótimo post <3
    Beijos

    http://www.marinaalessandra.com

    • Thami Sgalbiero
      abril 27, 2017

      Então, Mari, eu também só usava como inspiração de fotos, haha! 😛

  • Carol Espilotro
    abril 25, 2017

    Thami, você é genial!!! Eu nunca pensei nisso 😮 Eu tenho um pinterest exclusivo para meus estudos e referências para minhas ilustrações e character design o.o E isso é genial, postar umas artes relacionadas ao que posto e levar pro blog. Incrível! Respondendo seu post lá no blog: troca seu xbox pelo PS4, tem MUUUUITO mais jogos e até uns gratuitos que são muito bons para passar o tempo!

    bjs, Carol | Espilotríssimo
    http://www.carolespilotro.com

    • Thami Sgalbiero
      abril 28, 2017

      E já que você faz ilustração, se você posta suas ilustrações em alguma rede social específica, pode dar pin por lá também. Porque o botão de pin do Pinterest é instalado no seu navegador, então você pode “pinar” qualquer imagem de qualquer site em qualquer lugar.
      Já me falaram isso do PS4, mas tenho dó de perder meu Just Dance <3 hahaha!

  • Natalia
    abril 29, 2017

    Ótimas dicas, como sempre. Eu uso o pinterest mas muito pouco, vou tentar aplicar!