Como criar uma estética para o seu blog

Quando você é blogueiro, designer, fotógrafo ou artista, uma das melhores coisas que você pode fazer para o seu trabalho é criar uma estética. Construir um estilo. Ultimamente eu venho trabalhando cada dia mais e mais na concepção de uma estética pra fazer a identidade do blog. Quando se fala em estética, a maioria das pessoas não tem ideia do que isso significa.

Se você tá interessado em criar uma estética para o seu blog, veja aqui como começar:

Identifique o tipo de conteúdo criado

Nem todos os estilos de edição funcionam para todos os tipos de fotografia. Por isso, antes de escolher um filtro para as suas fotos, considere o tipo de conteúdo que você cria como um todo. Você tira fotos flat lays, de produtos de beleza, de looks, de viagens ou uma combinação de tudo?

blogueiras

Presta atenção em como as cores afetam o clima geral do tipo de conteúdo que você compartilha. Você deve estar ciente de como esse humor comunica a mensagem da sua foto. Também se ela é feita com bom gosto da maneira que você pretende passar. Não é sempre uma abordagem puramente criativa, mas às vezes é uma estratégia boa. Essa vai ser a marca deixada para lembrarem sempre que verem essa edição ou cor em algum lugar.

Escolha uma paleta de cores

Mais uma vez, as cores afetam fortemente o humor. Pense na sua estética em três adjetivos (e apenas três!) – quais são essas palavras e quais cores transmitem melhor? Pense nos feeds do Instagram. Aqui estão alguns exemplos:

tema de feed

  • Minimalista – preto, branco, cinza, azul marinho, bege
  • Romântico – rosa, tons pastéis, branco
  • Sombrio – preto, verde militar, vinho

Seja consistente

Depois de se concentrar no conteúdo e nas cores que representam quem você é, compartilhe isso de forma consistente. O seu estilo é vintage, poste tudo sobre vintage. Porque as pessoas vão te seguir por causa desse estilo. Cada imagem deve incorporar essas cores, adjetivos e conteúdo criados por você. Se certifique de escolher algo que não seja apenas uma tendência momentânea e de que você não se canse disso dentro de três meses.

Por exemplo, quando eu penso em blogs de maquiagem, penso logo no Pausa para Feminices e 2beauty. Porque o grande foco dessas blogueiras é a maquiagem, principalmente resenhas de maquiagem. Logo, quando eu procuro algum produto em específico, vou direto no blog delas. Obvio que tem outras blogueiras que postam sobre maquiagens que também são muito boas, mas esses dois blogs são os que ficaram e estão na minha mente no momento.

Terceirize um especialista

Se a fotografia e a edição não forem suas melhores habilidades, procure pessoas que possam te ajudar. O investimento vale a pena quando se trata da sua marca e de negócios. O que aprendi é que, quem não trabalha com isso, geralmente usa palavras que não correspondem exatamente ao que eles querem. As referências funcionam melhor! Sempre que vou fazer layout pra algum blog ou site, peço referências pra entender como a pessoa quer. Mostre perfis do Instagram dos filtros que você realmente adora. Ou posts do Pinterest que reflitam bem a vibe que você procura.

E aí? Esse post te ajudou? O que você faz pra criar uma estética para o seu blog? Comenta aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

32 Comments
  • Pathy Guarnieri
    março 26, 2018

    thami, gostei as dicas! Já me deram até uma luz aqui!

    Beijo!
    Cores do Vício

  • Caroline Waschburger
    março 26, 2018

    Oi Thamis! Que post interessante! Certamente ajudou e vai ajudar muito mais gente. Amei que você colocou as paletas de cores, hahaha!

    Beijo!
    http://www.controversos.com

  • Lilian Moraes
    março 26, 2018

    Curti muito o post, bem explicativo e informativo! Difícil de encontrar conteúdo relevante em blogs hoje em dia, parabéns!

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      abril 7, 2018

      Obrigada, Lilian!

  • Simone
    março 26, 2018

    Gostei muito das dicas e me fez pensar até mesmo para o Insta, dei uma relaxada, acho que fica incrível manter as cores harmonizando.
    Charme-se

  • Marcela Miranda
    março 26, 2018

    AAAA estava pensando muito sobre paleta de cores, eu sempre uso muitas cores nudes mas nunca pensei em oficializar isso no blog e no instagram, amei o post!
    Um beijo!

    lesjoursdemarcela.blogspot.com.br

    • Thami Sgalbiero
      abril 7, 2018

      Sim, pode começar a pensar nas cores do seu dia a dia para o blog e Instagram, pra ficar mais haver com você. 😉

  • Camila Tuan
    março 26, 2018

    Eu acho lindo os blogs que tem toda essa estética linda. Infelizmente eu não consigo, mas deve ser porque eu acabo falando de diversos assuntos, sei lá rs.
    Mas no Instagram eu ainda tento, mas nada de ser neurótica.

    Beijos

    • Thami Sgalbiero
      abril 7, 2018

      Neurótica não!!! Hahaha! Mas isso do blog é só questão de organização. 😉

  • Váh
    março 26, 2018

    Acho muito bacana isso de estética, acho que envolve muita coisa né; é algo bem rico!
    Legal você trazer esse assunto e essas dicas para os blogs, gostei.
    Eu não sei se tenho uma identidade nas minhas fotos, no blog e no instagram.
    Acho que as vezes tenho um certo receio de me ‘prender’ a isso e se tornar algo chato pra mim, por isso não sou fã de feed organizado por exemplo. Mas entendo que pra uma marca isso é essencial e faz toda a diferença.
    Thami, você faz layouts então??

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      abril 7, 2018

      No seu blog ele tem uma estética sim que já percebi, tanto nas fotos como na organização dos posts e etc, eu gosto. E sim, faço layouts! 🙂

  • Camila Faria
    março 26, 2018

    Oi Thami, acho que uma das coisas mais difíceis é definir a sua própria estética ~ e se manter fiel a ela. A gente tem acesso a tanta informação, o tempo todo, e isso acaba influenciando diariamente os nossos gostos e objetivos. O negócio é focar, né? Ótimas dicas! :*

    • Thami Sgalbiero
      abril 7, 2018

      Sim! Uma hora a gente gosta de uma coisa, outra hora a gente já tá mudando tudo por influencias mesmo. Tem que ter foco.

  • Debora
    março 27, 2018

    Menina, eu entro aqui e vejo uma foto minha! Que honra! hahaha! Amei servir de inspiracao! E o post esta incrivel! Obrigada por creditar minha fotinha. Fiquei altas horas fazendo essa foto! hahah.. E ainda estou a procura da minha estetica. Preciso me comprometer a um filtro e ficar.. Creio que finalmente encontrei algo que eu gosto, um tom mais pink, que e o que sao as minhas ultimas fotos! Bjs

    http://www.deboradahl.com

    • Thami Sgalbiero
      abril 7, 2018

      Adoro as suas fotos! Que bom que gostou 😀 Sei como é difícil montar uma foto, até foto de produto tem que ter um cenário, haha! As suas fotos, tanto do blog quanto do Instagram, tem uma estética com filtro delicado em tons fortes das composições das fotos. Tipo, pelo que já percebi, você tira fotos com cores vibrantes, como verde, vermelho e rosa, daí o filtro deixa a cor e toda a imagem delicada. Eu gosto!

  • Emerson
    março 27, 2018

    Post bem interessante e esclarecedor.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

  • Leidiana Pereira
    março 27, 2018

    Eu amei suas dicas!
    Eu sempre faço isso quando vou mudar o layout do blog, como sou péssima nesse ponto, eu contrato um especialista para fazê-lo do meu jeito e de acordo com os assuntos que abordo no blog.
    Amei saber de mais dicas suas, vai agregar mais ainda meu blog e a estética dele. ^^
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    • Thami Sgalbiero
      abril 7, 2018

      Isso aí, o profissional te ajuda a deixar do jeitinho que você quer. 😉

  • Jaynara Archanjo
    março 27, 2018

    Ótimas dicas!!! Estou tentando aplicá-las no Instagram, só tentando por enquanto. Pra tentar manter um padrão, uso sempre o mesmo filtro, mas as vezes acabo mudando e ai o feed (que já não está tão bom) fica muito feio.
    A última dica acho bem essencial, a gente acaba achando que sabe fazer tudo e esquece que tem pessoas mais capacitadas que a gente para fazer o que tentamos fazer.

    Beijos
    http://boas-depapo.blogspot.com.br

    • Thami Sgalbiero
      abril 7, 2018

      Pra escolher um filtro só, tem que ser aquele que a gente mais se apega. Por exemplo, eu não consigo mais usar outro filtro, me apeguei tanto ao que eu uso sempre que, quando uso um diferente, acho sempre que fica feio. E olha que já tentei usar um diferente diversas vezes, mas nunca consigo, acabo voltando pro mesmo de sempre 😛 Verdade, a gente sempre tenta fazer as coisas pra não querer gastar dinheiro. Pior é que as coisas nunca ficam do jeito que a gente quer justamente por não sabermos fazer certo, aí depois de ter feito a cagada, pede a ajuda profissional, hahaha!

  • Amanda
    março 27, 2018

    Ahh que post útil, sério. Pensar nessas coisas fazem toda a diferença, e é tão bom quando o blog fica com a nossa cara.
    beijos

  • Bruna Domingos
    março 27, 2018

    Nossaaaaa, estou lendo este post no momento mais propício! Estou retomando o meu blog e estou em busca de uma identidade definitiva, as coisas ainda estão provisórias e quero que a fotografia e layout tenham um casamento perfeito! Obrigada <3

    http://www.leiapop.com/

    • Thami Sgalbiero
      abril 8, 2018

      Aaa que legal, Bruna! Vai dar tudo certo. 😉

  • Maíra Namba
    março 28, 2018

    Amo ver como o design tá em tudo, nas coisas simples né ahhahaa
    sou apaixonada pelo que faço, então sou suspeita para falar sobre estética ahaha

    mas gostei do post em geral, acho que é quando descobrimos nossa identidade mesmo, e identidade não é algo só pessoal, mas da vida mesmo né!

    Referências! é a alma de tudo! ahhahahhaa
    adoreiii!

    Minha estética é claramente minimalista ahahhahahha mas também adoro tons fortes, cores vibrantes ahaha uma colagem eu diria ahahaha

    • Thami Sgalbiero
      abril 8, 2018

      Sim, o design está em tudo e eu também amo ver isso, haha! Acho que minha estética se iguala a sua, porque sou bem assim mesmo, hahaha!

  • Ana Murari
    março 28, 2018

    Oi, tudo bem?
    Preciso tentar seguir essas dicas, igual de feed do instagram sabe? hahahaha O meu ta todo confuso!
    Adorei as dicas!
    beijos
    http://www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=vaXlJBs9NKk&feature=youtu.be

  • Dai Castro
    março 31, 2018

    Ahh dicas maravilhosas! Realmente é preciso ter um conteúdo consiste respeitando a identidade visual escolhida. Acho que muita gente peca nesse processo e nem sempre é simples conseguir respeitar a paleta de cor, estilo de foto, nicho, abordagem e tantos outros aspectos, mas é importante que o conteúdo possa gerar identificação e que os seguidores|clientes saibam o que esperar, né?
    Dicas valiosas!
    Um beijo!

    • Thami Sgalbiero
      abril 8, 2018

      Sim, o que importa ao todo é a identificação que você vai ter com seus seguidores/leitores/clientes, mas desde que não fuja da sua personalidade só pra agradar, sabe?

  • Oi Thami, gostei tanto das suas dicas que até favoritei esse post aqui, pra poder consultar novamente. Eu acho bastante interessante você ter uma estética para seu trabalho, isso faz com que você seja reconhecido facilmente. Eu tive mais dificuldade em fazer isso no instagram, foi só depois de muitas tentativas e experimentos que achei uma forma de organiza-lo de acordo com o conteúdo, cores e filtro.

    bjs

    Ariadne ♥
    http://www.devoltaaoretro.com.br

    • Thami Sgalbiero
      abril 8, 2018

      Que bom que gostou do post, Ariadne! 😀 Pois é, depois que você encontra a estética do seu trabalho, fica mais fácil pra fazer tudo. Porque aí qualquer coisa ligada a essa estética, vai fazer as pessoas lembrarem.

  • Júlia Gomes
    maio 2, 2018

    Estava vasculhando o seu blog procurando uma luz e achei. 🙂 Ótimo post! Bjs

    • Thami Sgalbiero
      maio 7, 2018

      Que bom que te deu uma luz! Obrigada! 😀