5 razões pra parar de se preocupar com o futuro

É difícil não ficar pensando no futuro né? Principalmente depois dos 18 anos. Até que é bom pensar no futuro sim, ajuda a trabalhar em direção aos nossos objetivos. A gente visualiza e vai atrás dos nossos objetivos sim, mas não podemos controlar o que a vida joga pra gente, por isso que é importante pensar construtivamente e jogar pra fora todas aquelas preocupações que podem afetar até mesmo a nossa saúde. Se você ainda não se convenceu, te dou 5 razões pelas quais você deve parar de se preocupar com o seu futuro.

5 razões pra parar de se preocupar com o futuro

1. Se concentre no que você pode controlar!

Você não tem o poder de prever ou controlar o futuro, então por quê ficar obcecada por algo que está fora de seu alcance?

Pare de desperdiçar seu tempo se preocupando com o que “poderia” acontecer, e se concentre em algo que você pode controlar como seus próprios pensamentos e ações daqui pra frente.

2. Para de pensar no “e se”

Se há algo que eu aprendi nos últimos anos é que ser pega no “e se” é o pior nesse momento. Em vez de visualizar todas as coisas que poderiam dar errado, procure viver o momento e desfrutar de todas as coisas positivas em sua vida.

A vida é curta, e você não deve ficar desperdiçando se preocupando com as coisas que podem ou não podem acontecer.

3. Sua imaginação é muito pior

As preocupações tendem a ter um efeito de bola de neve quanto mais você pensa nelas. Uma pequena preocupação leva a outra, e logo sua vida está terminando e você nem percebe. Mas na realidade há uma chance muito pequena de que isso aconteça. O problema real é geralmente muito menor do que parece.

Pare antes que vá longe demais. Se concentre no que você pode fazer agora que seja positivo.

4. Preocupação é ruim para a sua saúde

Toda essa preocupação constante é realmente ruim para a sua saúde. Preocupações tem um tempo mais difícil. Porque fica difícil de se concentrar, tomar decisões, dormir. São coisas que geralmente vai te deixar mais estressada.

Além disso, todo esse estresse enfraquece seu sistema imunológico e gera peso e fadiga. Portanto, coloque suas preocupações de lado, pegue uma caneca de chá quente ou café mesmo, e relaxe!

5. Lute pelo que você quer agora!

Em vez de se preocupar com sua carreira, amigos, família e etc, saia e faça algo sobre isso!

Lute pelo trabalho que você quer. Vá se conectar com as pessoas que são realmente importantes para você. Use o tempo que você costumava se preocupar para melhorar sua vida!

Então, o que você acha do futuro? Se preocupa demais com ele? Quais são seus objetivos? Comentem aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

54 Comments
  • Rafaela Oliveira
    março 7, 2017

    Eu tento não me preocupar mais é quase inevitável,mais eu tento trabalhar a minha mente para não entrar em parafusos rs.
    Ótimo post 🙂

    http://www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    • Thami Sgalbiero
      março 11, 2017

      Isso aí, Rafa! Tem que sempre estar trabalhando nisso para melhorar.

  • Ana Borges
    março 7, 2017

    Realmente se preocupar com o futuro é péssimo, e hoje em dia está difícil, pois vemos o país falido e logo pensamos como será nossa carreira profissional mediante essa situação. Tem gerado muita crise de ansiedade nas pessoas e eu fui uma das vítimas. Péssimo.

    • Thami Sgalbiero
      março 11, 2017

      Sim, tudo que acontece, principalmente no mundo, a gente já pensa no futuro, soltando a frase “Imagina no futuro?” e aí pronto.

  • Mariana Leal
    março 7, 2017

    Nossa thami, muito obrigada por me avisar sobre a propaganda aparecendo no meu blog, não sabia mesmo e tava super atrapalhando tudo né? Uso adblock ai nem vi!
    Como alguém que tem ansiedade generalizada eu super aprovo o post, sei que a sociedade e os jovens estão cada vez mais ansiosos e isso faz muito mal para a saúde e pode até paralisar completamente a pessoa, então a gente tem que evitar essa preocupação além da conta e focar no momento e carpe diem, vivamos o agora e o depois quando chegar lá a gente vê ^^
    Concordo principalmente com o “sua imaginação é muito pior”, quando a gente ta com medo de fazer alguma coisa a gente sempre vê que é besteira quando faz, eu pensava que por isso talvez fosse bom pensar sempre negativamente porque o que viesse seria lucro, ai acabei assim doente, sem sair de casa por uns 3 anos. Não recomendo.
    É sempre um prazer passar aqui no seu blog, adoro de paixão <3
    Beijos e até mais :*

    • Thami Sgalbiero
      março 11, 2017

      É exatamente assim que eu to fazendo agora. Eu vou, quando chegar lá vejo o que pode acontecer, hahaha! Nossa, sei bem como é isso. Teve uma tempo que eu parei de sair de casa também, pensando em como seria ruim sair e querer voltar pra casa, porque isso começou a acontecer frequentemente. Muito obrigada, Mari <3 pode ficar a vontade aqui!

  • Jaynara Lambert
    março 7, 2017

    Sou o tipo de pessoa que se preocupa muito, mas muito com o futuro, e infelizmente o ”e se” faz muita parte do meu dia a dia. Tenho que conseguir parar de preocupar tanto com o que ainda nem aconteceu. Isso prejudica muito nossa vida!
    Beijão!!

    Boas de Papo

    • Thami Sgalbiero
      março 11, 2017

      Sim, a gente se preocupa tanto com coisas que nem aconteceram ainda que isso só faz a gente perder nosso tempo.

  • Camila Faria
    março 7, 2017

    É verdade Thami, não adianta ficar sofrendo por antecipação. E como não dá para controlar e nem para prever o futuro, o negócio é relaxar e seguir em frente!

    • Thami Sgalbiero
      março 11, 2017

      Isso, Ca! Ir vivendo e aprendendo mesmo.

  • Thayse Stein
    março 7, 2017

    MELDELS, vemk me abraça que esse post foi escrito pra mim e nesse exato momento da minha vida que tô com aquela crise do “me formei mas não sou boa em nada, sou um peso de papel e nunca vou ser ninguém”. Tudo confuso e nossa mente sempre jogando a gente lá pro fundo do poço. O negócio é trabalhar, juntar uma grana, focar nos objetivos e deixar a vida nos levar, né? Essa loucura toda não leva a nada, só paranoias inúteis hehe Obrigada pelas dicas!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    • Thami Sgalbiero
      março 11, 2017

      Nossa, Thay! Você é formada em duas faculdades, é inteligente, linda e só produz conteúdo bom. Se isso é ser um peso de papel ou “ser ninguém”, o que eu devo ser então? Hahahahaha! Sim, foca em um objetivo e vá realiza-los! Sem pensar no “e se” ou “imagina no futuro?”, só vai e faz. 😉 Fico feliz que tenha gostado!!!

  • SImone
    março 7, 2017

    Adorei suas palavras, deveria ter lido isso a pelo menos 6 meses atrás aprendi da pior maneira não ligar. Mas agora estou feliz.
    Beijos

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br

  • Sté Maciel
    março 7, 2017

    Thami, confesso que já me preocupei mais com o futuro, mas vi tantas coisas acontecerem com pessoas que planejavam tanto que caí na real, sabe? Claro que ainda me pego pensando e me cobrando algumas coisas em relação ao futuro, mas, dei uma respirada!

    Beijão, mariasabetudo

    • Thami Sgalbiero
      março 11, 2017

      Sei, porque acho que a questão não é só planejar, é planejar mas ir andando ao mesmo tempo, para não ficar se preocupando e perdendo tempo.

  • ray menezes
    março 7, 2017

    É foda se feixar levar por essas preocupações sobre o futuro, né? Há um tempo atrás eu pensei que ia surtar por causa disso, tava naquele momento de recém graduada e fazendo vários nadas com nenhuns planos pra seguir… uma barra. Depois dos 18 o tempo voa mesmo, o negócio e aproveitar cada segundo e tentar ao máximo não se deixar levar pelos “e se” da vida. Adorei o post!

    Ps: vem simbora em 2018 que tem abrigo carnavalesco sim! hahahahaha

    Um beijo!
    http://www.heeeymaria.blogspot.com.br

    • Thami Sgalbiero
      março 11, 2017

      Obrigada, Ray! Por gostar do post e por me oferecer abrigo pro carnaval de 2018 😛 hahaha!

  • Julie
    março 8, 2017

    As vezes a gente pensa tanto no futuro, que enlouquecemos né? Vários “e se” aparecem na nossa mente. Fora que, muitas vezes, pensamos tanto no nosso futuro que esquecemos do nosso presente, o que realmente deveríamos estar nos importando e fazendo com que desse super certo!

  • Kemmy Oliveira
    março 8, 2017

    Eu não li o “parar de” no título e super comecei entendendo que seriam dicas para PENSAR no futuro hahaha eu sou muito desligada disso, acho até que me faz mal, sabe?
    No fim pensar demais e de menos não é muito bom… se eu conseguisse chegar ao meio termo acho que seria mais organizada e produtiva.
    Boas dicas! Nossa saúde em primeiro lugar, aqui e agora.

    Duas Leitoras – no Top Comentarista de Março você pode escolher entre 4 livros!

    • Thami Sgalbiero
      março 11, 2017

      Hahahaha! Sim, é só ter controle. Digo não se preocupar com o futuro no sentido de ficar desesperada pensando nele e esquecer de viver o presente, sabe? Obrigada, Kemmy!

  • Camilla Marques
    março 8, 2017

    Oi Thamy as razões postadas são muito pertinentes. As que mais me perseguem são a minha imaginação e o “e se”. Mas enfim, o jeito é se desvencilhar desses pensamentos e se concentrar no que vc pode realmente fazer e controlar! Adorei o post, mil bjs!

    http://www.decoturnoepsikes.com.br

    • Thami Sgalbiero
      março 11, 2017

      Exato. Obrigada, Ca! 😀

  • Fernanda
    março 8, 2017

    Adorei as cinco dicas Thami mas, como sou muito ansiosa e é inevitável não se preocupar com um monte de coisas que estão acontecendo não é mesmo?

    Chega uma hora que fico tão acelerada que me dá vontade de chorar.. assim alivia..

    Um beijo,

    http://www.purestyle.com.br

    • Thami Sgalbiero
      março 12, 2017

      Sei bem como é, também sou ansiosa :/ isso é muito ruim, porque acaba atrapalhando algumas coisas que a gente quer fazer né?

  • Bianca Geisler
    março 8, 2017

    São por posts assim que eu tenho o maior prazer da vida em entrar no teu blog, de verdade. São postagens relevantes, sinceras e que nos deixam pensando, sabe? Obrigada por ser esse tipo de blogueira, além de ser super engraçada e linda.
    Agora, sobre as razões, só tenho que concordar. Meu pai vive dizendo que “o que não tem solução, solucionado está” e eu levo essa frase pra vida, pra não a) me preocupar b) estressar e levar a vida tranquilamente. Gostei muito que mencionou a saúde também, porque sim, mesmo invisível o estresse e a preocupação nos afetam né?!

    Beijos,
    Bi.

    http://www.naogostodeunicornios.com

    • Thami Sgalbiero
      março 12, 2017

      Obrigada, Bi!!! <3 Sim, a preocupação é tipo aqueles machucados internos que não tá visível mas afeta mais do que as coisas banais.

  • Pam
    março 8, 2017

    O meu problema ta no e se.
    haha
    Adorei o teu texto sempre dicas super leváveis pra vida.
    Temos que para de se preocupar mesmo deixar o curso ir fluindo.
    Beijos!
    Blog Pam Lepletier

    • Thami Sgalbiero
      março 12, 2017

      É apenas controlar nossa preocupação, ir vivendo e traçando algo bom pra o futuro.

  • Mani
    março 8, 2017

    Pontos aparentemente tão simples e que nem sempre se apresentam dessa forma, né?
    Doido!

    xx,

    Mani Piñeiro
    Instagram
    Snap: @manipineiro

  • Duane
    março 8, 2017

    Thami, que post mais foda! Eu falei ainda hoje com a minha mãe sobre isso. A gente recebeu uma notificação do dono (moramos de aluguel) que temos que desocupar a casa em alguns meses e minha mãe já ficou bem louca de pra onde a gente ia ir daqui a alguns meses e tals. Aí eu li pra ela usa passagem da Bíblia (ui, olha ela sendo espiritualizada) que diz que a gente tem que se preocupar é com o hoje, que o amanhã terá seus próprios problemas! E é bem isso, né? Não dá pra ficar pensando demais, no fim das contas. Eu sou bem pilhada nessa coisa de planejar, mas aprendi a fazer que nem você: procurar ficar tranquila e focar no presente.
    Beijos!

    claramenteinsana.com

    • Thami Sgalbiero
      março 12, 2017

      As passagens da Bíblia nos guia muitas das vezes né? Eu gosto de ler aleatoriamente alguns versículos. O melhor a se fazer é pensar no agora mesmo, já ir empacotando as coisas para a mudança, mesmo sem saber por agora para onde ir, é melhor ir com calma para não fazer uma escolha errada. Então, já vão arrumando as coisas para a mudança e com o tempo vai aparecer uma casa boa para vocês alugarem 😉 aí depois de resolver toda a papelada, é só ir né?

  • Emerson
    março 8, 2017

    Mandou MUITO bem no post. Por vezes eu ficava preocupado com o futuro e isso me adoecia. Hoje tenho plantado tudo no presente e no meu passado e tenho gerado bons frutos para o futuro. Algumas coisas já aconteceram e sei que muita coisa boa ainda vem por aí.

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    • Thami Sgalbiero
      março 12, 2017

      Obrigada, Emerson! É exatamente assim que tem que ser. Fazer coisas agora no presente que você já tem certeza que serão boas no futuro 😉

  • Amanda´s Tale
    março 9, 2017

    Olá, tudo bem?
    Adorei o post, eu me preocupo muito com o futuro, sempre tentamos imaginar o que irá acontecer.
    Beijos

  • Carolina R
    março 9, 2017

    Sinto que as vezes minha imaginação me sabota
    bjs

  • Leidiana Pereira
    março 9, 2017

    Que saudades das suas postagens e principalmente do seu blog e de você!
    Eu adorei o novo layout, está lindo demais!
    Sem contar que esse post é exclusivamente para mim porque sou pessimista demais sabe? E piorou mais ainda quando meu pai faleceu… Fico só pensando nas negatividades e com medo do meu futuro… Seu post foi um passo para eu acordar. hehe
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    • Thami Sgalbiero
      março 12, 2017

      Muito obrigada, Leidiana! Fico feliz que você tenha voltado <3 Senti falta dos seus comentários, haha! Isso, acorda e vá viver! Seu pai está lá de cima querendo ver você feliz e caminhando para frente sempre 😉

  • Marina
    março 9, 2017

    Cara, esse post foi um tapa na minha cara, sério. Eu sou A LOUCA de preocupação com o futuro. Não paro, meu cérebro é 24 hrs pensando “como será que vou tá daqui tantos anos?”, sabe?! É constantemente e sinto que tá me afetando demais. Outro dia tava conversando com uma amiga minha, porque eu sou muito ansiosa e preocupada com isso. Medo de não ser bem sucedida, medo de nunca arrumar um emprego e por aí vai. Até porque eu já tenho 23 anos e nunca trabalhei de carteira assinada. E isso é algo que me frusta! :((( Tô trabalhando comigo mesma e tentando controlar mais esses pensamentos que querendo ou não, nos suga, né?
    Portanto, adorei suas dicas. Elas são bem válidas sim! To aprendendo a controlar essa ansiedade/preocupação com meu futuro e focando mais nas coisas ao meu redor agora. Afinal, a gente tem que viver devagar né? Tô naquela vibes de que “tudo chega na hora certa”, então nada de se afobar.
    Beijos, adorei o post!

    http://www.marinaalessandra.com

    • Thami Sgalbiero
      março 12, 2017

      Tipo, pensar sempre no futuro é normal, principalmente pra gente nessa idade, só temos que controlar e não fazer que esse pensamento vire rotina, sabe? Eu também não tenho carteira assinada até hoje, porque todos os estagios que eu fiz, não assinavam carteira. É raro achar um estágio que assine carteira. Então é exatamente isso, tudo chega na hora certa. Não adianta querer adiantar a carteira assinada, trabalhar por pouco tempo e não ganhar experiência para algo melhor no futuro né? 😉 Enfim, obrigada, Mari!!!

  • Wanessa
    março 9, 2017

    penso no futuro o tempo todo. É impossível não querer controlar as coisas quando vc não pode hahahah
    Veja como uma caprica vive nesse mundo sem poder saber como será o futuro dela.
    bjoka http://diadebrilho.com

    • Thami Sgalbiero
      março 12, 2017

      Hahahaha! Complicado pra caprica mesmo, imagino.

  • Carla Hurst
    março 9, 2017

    Eu tenho transtorno de ansiedade, então vivo uma briga terrível entre o presente e o futuro. É muito complicado viver assim, pois tem vezes que é impossível controlar, sabe? Mas eu tenho tentado ao máximo não me preocupar tanto com o futuro. Eu quero me concentrar no presente. E meus objetivos atuais são: me dar bem na faculdade, continuar com o blog, fazer um curso de idioma e desenhar mais! Nada que eu não possa ir resolvendo dia após dia. Esse post foi muito importante para mim <3 Beijos!

    https://apaixonadaporfinaisfelizes.blogspot.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      março 12, 2017

      Sei bem como é, mas fico feliz que o post tenha sido importante pra você, Carla! Foca no seu presente, porque o que importa é o agora. Por exemplo, se você se der bem na faculdade agora, futuramente irá ter muita gratidão por isso.

  • Kaila Garcia
    março 9, 2017

    Seu post apareceu na hora certa para mim, durante essa semana um turbilhão de coisas aconteceram por aqui, todas envolvendo nosso futuro, fiquei muito apreensiva. Porém, não podemos controlar o que vai acontecer, precisamos pensar no hoje, no aqui e no agora e curtir intensamente cada momento! ❤

    http://www.kailagarcia.com

    • Thami Sgalbiero
      março 12, 2017

      Fico feliz que tenha lido o post na hora certa! É exatamente isso, não podemos controlar, apenas viver 😉

  • Natali Loure
    março 9, 2017

    Verdade , o “e se” corta mais que uma faca é horrível a sensação de não saber e insegurança. ..

    http://www.nataliloure.com.br

    • Thami Sgalbiero
      março 12, 2017

      É horrível a sensação de não fazer algo e ficar pensando no “e se” depois. Por isso a dica de sempre é: faça o que tiver vontade e viva.

  • Bruna Morgan
    março 9, 2017

    Eu realmente passo muito tempo pensando no futuro e ficando ansiosa, acaba que não faço nada do que planejo :c seu post foi um lembrete!
    Essa não foi a primeira vez que você dá um puxão de orelha com os posts uhauah <3

    • Thami Sgalbiero
      março 13, 2017

      Hahaha! Um puxão de orelha de leve né? Até pra mim também, por isso escrevo e posto. Só aprendo quando escrevo 😉

  • Selma Barbosa
    março 10, 2017

    Vou te falar que eu já fui muito mais preocupada com o futuro do hoje em dia. Sempre perfeccionista e me esforçando para ser a melhor em tudo que fazia. Até que eu mesma sentia a frustração que me abatia quando as coisas corriam fora do planejado. Acabou que com o tempo passei a equilibrar os lados da vida e deixo que as coisas aconteçam no seu tempo. De vez em quando rola uns “e se” por aí, mas comparado há anos, me sinto muito mais realizada hoje. Há coisas que não dependem de nós ou da nossa preocupação. Elas simplesmente vem.

    Com carinho,
    Conto Paulistano.

    • Thami Sgalbiero
      março 14, 2017

      Verdade, Selma. Até me lembro que eu era assim toda preocupada com o futuro de hoje na época de High School Musical, quando o personagem do Zac Efron, Troy, comenta no filme que tem medo do futuro. Foi aí que eu comecei a me questionar o por quê dele ter medo do futuro daí sim eu descobri e fiquei também com esse medo, sabe? Porque se a gente for parar pra pensar, o futuro é difícil de desvendar, porque ele simplesmente vai acontecendo, então não tem como planejar ou ficar esperando algo acontecer. Enfim, adorei seu comentário!

  • Amanda
    março 12, 2017

    Oi, Thami! Quanto tempo <3
    Acho que na época do vestibular a gente começa a ficar "maluco" e só se preocupar com o futuro, né? Já conheci muita gente que ficava focada no futuro e esquecia do presente, triste realidade.
    É claro que eu me preocupo e fico planejando várias coisas, hahahh mas as vezes a gente tem que dar uma respirada também, né?
    Muito bom o post, eu adorei!!

    Beijos, quebrarosilencio.blogspot.com ❥

    • Thami Sgalbiero
      março 14, 2017

      Já no ensino médio a gente é obrigada a entrar nessa pressão do futuro né? Porque já começam a perguntar “O que você vai fazer? Já sabe?”, na real desde o ensino fundamental né? O pior é quando a pessoa esquece do presente mesmo, acho que isso é o pior mesmo. É, temos que saber controlar, essa é a verdade. Muito obrigada, Amanda! <3 fico feliz que tenha voltado!

  • André Cabral
    janeiro 21, 2018

    Eu só penso no meu futuro!???