Por que é importante ter um domínio?

Escolher o nome do domínio para o seu blog é igual a escolher o nome de uma empresa. Tem que ter uma reflexão antes porque essa vai ser a sua identidade na internet, então tem que ser um nome que se encaixe com o seu blog pra ser mais fácil de ser encontrado no Google e divulgar.

Mas por quê é tão importante ter um domínio? E o que posso colocar no domínio pra facilitar a visita dos meus leitores no blog?

1. Fica mais fácil de digitar
A facilidade de digitar o seu site em um navegador é fato. Se você usar a extensão “.blogspot.com” ou “.wordpress.com” ou palavras com várias grafias difíceis, pode ser mais difícil para os seus leitores encontrarem o seu blog.

2. Mantenha o endereço curto
Se o seu nome de domínio é longo e complexo, corre o risco dos leitores errarem a digitação ou errar a ortografia.

3. Pode usar palavras chave
Tente usar palavras chave que descrevem o seu blog. Por exemplo, se você escreve no seu blog só sobre maquiagem, você pode querer registar SeuNomeMakeup.com. A palavra chave ajuda a melhorar a sua classificação nos motores de busca e só faz mais sentido quando as pessoas acham, porque ficam sabendo na hora sobre qual assunto você fala.

4. Evite números ou hifens 
Não que seja proibido usar, mas é bom evitar. Números e hifens são muitas vezes incompreendido e, muitas vezes fica ilegível quando é usado em mídias sociais. Pessoas que ouvem o endereço do site não sabe se você tá usando o numeral (3) ou é soletrado por escrito (três). Com hifens, os leitores podem deslocar ou esquecer o traço.

5. Ser memorável
Existem milhões de nomes de domínio registrados, então ter um domínio que é memorável e único é essencial.

6. Pesquise antes
Verifique se o nome que você escolheu já não é marca registrada de algum outro blog ou empresa, veja os direitos autorais ou se já está sendo usado em alguma rede social (porque a empresa/marca pode já usar o nome nas redes sociais, porém ainda não tem site registrado, isso pode dar conflito). Faça essa pesquisa antes de decidir o domínio que vai escolher.

7. Use uma extensão apropriada
Se você quiser usar extensões menos comuns, pode escolher alguma que complemente o nome do seu blog ou os assuntos que você trata no seu blog. A extensão de domínio “.com” é a mais popular, mas pode ser difícil de ter, porque pode ser mais cara por todo mundo querer ou não estar disponível.

Mas pode pensar em algumas extensões superiores como:
.co: uma abreviatura para a empresa/companhia.
.info: informacional.
.net: técnicos, sites de infraestrutura.
.org: organizações não-comerciais.
.me: blogs ou uso pessoal.

Dica: Você não precisa criar um site para cada domínio. Você pode comprar as variações e, depois, encaminhar todas para o seu site/endereço principal.Eu registrei o meu pelo Registro.br, tem várias opções de planos que vale a pena dar uma conferida, eu registrei meu domínio em 2012 e até hoje nunca tive problemas, por isso indico.

É bom ver o nome para o seu domínio antes de comprar para não cair no erro de querer trocar depois. Não que eu não goste do nome do meu blog, mas agora vejo que preferiria ter escolhido um nome em português para facilitar na hora de comentar dele com alguém em uma conversa, sabe? Mas não me arrependo. Acabou pegando e não é tão difícil assim de escrever né?

Mas e aí? Gostaram do post? O blog de vocês já tem domínio ou vocês estavam estão com dúvida? Comentem aqui! Qualquer dúvida ou ajuda, é só mandar um e-mail para bloglikeparadise@gmail.com ou ir na parte de “Contato” aqui do blog.

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

43 Comments
  • Aline Al
    novembro 21, 2016

    Adorei o post! Ótimas dicas, eu pensei basicamente nesses pontos quando fui decidir o domínio e amei <3
    Beijos!
    Borboletas de Papel | fanpage twitter instagram

  • Camilla Marques
    novembro 21, 2016

    OI Thamy realmente muito importante ter um domínio e muita gente nem sabe como faz, achei seu post super informativo e vai ajudar muita gente que usa blogger e wordpress. O legal é que nem é tão caro assim registrar um site, dá pra pagar tranquilo. Bjs

    http://www.decoturnoespikes.com.br

    • Thami Sgalbiero
      dezembro 2, 2016

      Sim sim! Vou tentar dar mais dicas pra quem quer começar a fazer um blog, principalmente pra plataforma do Blogger que é bem fácil de mexer e pra inicio é ótimo.

  • Lulu on the sky
    novembro 21, 2016

    O domínio dá uma profissionalização ao blog.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky
    Vídeo novo no canal!

  • .lívia.
    novembro 21, 2016

    mt bacana o post, acho o dominio fundamental msm pra qq blog, estou sempre renovando o meu

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

  • Hey I'm With The Band
    novembro 21, 2016

    Esse post veio na hora certa Thami!
    Eu tô querendo muito comprar um domínio para o meu blog. Esse site que você indicou é fácil para comprar o domínio e tals?
    E se um dia eu não quiser mais o domínio ele volta automaticamente para blogspot?

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      dezembro 5, 2016

      É bem fácil e até hoje nunca me trouxe problemas 😉 Sim, quando você não quiser mais o domínio, ele volta pra URL antiga do blogspot mesmo.

  • Aline Silveira - Cupido Brega
    novembro 22, 2016

    Também uso pelo Registro.br nunca tive problemas. Fiz muita pesquisa antes de decidir, por isso que não tem meu nome no blog, pq coisas com Aline já usaram em quase tudo. Tenho pensado em comprar o ''.com'' também pra garantir que seja só meu haha.

    ?
    http://www.cupidobrega.com.br

    • Thami Sgalbiero
      dezembro 5, 2016

      É uma boa ideia, muitas empresas fazem isso de comprar até o domínio que as pessoas escrevem errado, aí direciona pro site certo.

  • Jovem Jornalista
    novembro 22, 2016

    Você tocou em um assunto importante. Até um tempo atrás meu blog era com.br, mas aí venceu o plano e eu tive que voltar para o blogspot.com.br. Confesso que não vejo a hora de retornar de novo. É muito mais simples e bonito.
    Obrigado pelas dicas.

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

  • Rafa Oliveira
    novembro 22, 2016

    Faz tempo que eu estou procurando um site confiável para registrar um domínio e vou dar uma olhada neste que você indicou.
    Ótimo post.

    http://www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

  • Thayse Stein
    novembro 22, 2016

    Eu comprei meu domínio há uns 3 ou 4 anos atrás e sinto que fez muita diferença, tanto pras pessoas lembrarem quanto pra mim divulgar tbm, fica bem mais fácil. Ótimas dicas <3


    Beijos
    Brilho de Aluguel

  • Renato Almeida
    novembro 22, 2016

    Olá, Thami! Tudo bem?

    Ainda não comprei meu domínio, mas pretendo. Realmente é muito importante para o blog, e fora que é tão feio o link com o blogspot.com no final, passa a ideia de algo amador e não profissional mesmo. Mas enfim, eu pretendo só não sei exatamente quando (Rsrs).
    Excelentes dicas e observações.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      dezembro 5, 2016

      Obrigada, Renato! Ah, não acho que fica feio ou algo amador, já conheci muito blog ".blogspot" melhores do que os com ".com" 😉 hahaha! Acho que o que vale é o conteúdo, mas o bom do domínio é ter algo seu, literalmente de seu domínio, sabe? Hahaha!

  • Carolina Romano
    novembro 22, 2016

    Eu tenho o .com e o br, tinha vontade de comprar outros, mas deixaaaa
    bjs

  • Fique Rosa
    novembro 22, 2016

    Post muito interessante. Logo que criei o Blog eu já comprei um domínio, acho muito importante como você mencionou. Amei a foto com seu Blog haha <3
    Beijos,
    #fiquerosa

    Fique Rosa | Meu Canal YT

  • Amanda Zulai
    novembro 22, 2016

    Oi Thami, boa tarde! =)
    Adorei o post de hoje! <3
    Concordo plenamente com você, é muito importante escolher um bom nome e antes de comprar o domínio, pesquisar bastante e ver bem se é aquilo mesmo que você quer… Eu já tive que trocar uma vez, não porque eu não gostava do nome, pelo contrário, eu adorava, mas por causa do conteúdo mesmo mesmo. Por isso, o nome é algo muito importante e merece toda a atenção!
    Parabéns pelo post!

    Beijos
    Amanda Z.
    http://www.amandazulai.com.br

    • Thami Sgalbiero
      dezembro 7, 2016

      Sim, o nome e domínio diz muito pra quem não conhece o blog né? Que já pelo nome a pessoa imagina o conteúdo. Obrigada, Amanda! 😀

  • Stephanie Vasques
    novembro 22, 2016

    Adorei o post e todas as suas dicas, Thami! Concordo muito contigo, pois foi pensando em tudo isso que eu decidi investir em um domínio pro blog e até hoje não me arrependo. Também fiz o meu no Registro.Br e estou adorando, por não ter nenhum tipo de problema com eles até hoje.

    Ah! Como você pediu pra te avisar, a segunda parte da viagem pra Los Angeles já tá no blog, viu? <3

    Com amor,
    Steph • Não é Berlim

    • Thami Sgalbiero
      dezembro 7, 2016

      É, eles são bem simples em tudo, aí até hoje não tive problemas, por isso indico. Ah! Obrigada por avisar, vou lá dar uma olhada 😉 obrigada, Steph!

  • Graziela Oliveira
    novembro 22, 2016

    ficou muito legal o post Thami! acho muito mais fácil quando tem o domínio e acho que fica até mais profissional!

    http://www.blogamorarosa.com

  • Duane
    novembro 22, 2016

    Thami, ter o domínio é realmente MUITO importante. Quando eu comecei com o blog, ele tinha um nome mais complicado e era blogspot.com e olha… que dificuldade era divulgar no boca a boca, hem! Aí, quando decidi mudar de nome, escolhi algo mais fácil e já comprei o domínio. O meu é pelo superdomínios, que já vem com conta de email personalizada. Apesar te ter sido um saco ter que instalar sozinha, eu gosto do serviço deles, nunca tive problema algum.
    Adorei seu post, ficou bem completo ♥
    Beijos!

    claramenteinsana.com

    • Thami Sgalbiero
      dezembro 7, 2016

      Obrigada, Du! É, o fato do meu nome ser em inglês, as vezes dificulta pra divulgar no boca a boca e eu fico meio arrependidinha, mas como aqui na internet já pegou o "like paradise", resolvi deixar mesmo, haha!

  • Gabs Dutra
    novembro 23, 2016

    Nao me vejo sem meu domínio, nossa ele facilita a vida e por mais que paguemos "caro" é um preço bem pago aqui na internet! O meu é pelo Godaddys não tiver nenhum problema no momento e que continue assim!

    Blog >> http://www.seteprimaveras.com

    • Thami Sgalbiero
      dezembro 7, 2016

      É, até porque se for parar pra pensar, nem é tão caro assim, levando em consideração que deixa o seu blog/site instável aqui.

  • Camila Carvalho
    novembro 23, 2016

    Oi, Thami.
    Que post maravilhoso, realmente ter um bom domínio faz toda diferença, e esse tipo de post é bom para quem esta começando e não entende muito bem para que serve.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

  • Taty Campos Blog
    novembro 23, 2016

    Eu tambpem acho que faz toda a diferença,
    depois que comprei o meu, vi que o numero de visita aumentou e de procura tbm!
    arrasou no post flor ♥
    beijos
    http://www.tatycamposblog.com/

  • Leidiana Pereira
    novembro 23, 2016

    Amo suas dicas!
    Eu depois que comprei domínio, pude perceber as diversas mudanças e profissionalismo que o blog demonstra. Minhas visitas triplicaram e propostas de parceria e publi também.
    Seu post com certeza irá inspirar muitas blogueiras a terem um diferencial no mundo da blogosfera.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

  • Ray Menezes
    novembro 23, 2016

    Eu já pensei várias vezes em comprar um domínio pro meu blog, Thami. Sei todas as vantagens que isso trás, mas ainda não tomei vergonha na cara e continuo no blogspot. Acho que porque eu sempre tinha períodos de afastamento do blog, aí não achava que ia compensar, sabe? Mas agora que tô há um tempo já mais presente e sem perspectiva de me ausentar, tô considerando fazer isso agora pra 2017. Espero que role mesmo xD

    Um beijo grande!
    Heeey, Maria! | Fanpage

    • Thami Sgalbiero
      dezembro 7, 2016

      Isso aconteceu comigo também, Ray. Como comecei a ter domínio em 2012, antes disso ficava implorando pro meu pai comprar pra mim e ele falava "Não é a hora ainda", porque ele via que eu ficava indo e voltando com o blog, nunca tinha fixado. Daí depois que criei aqui o Like Paradise e fiquei durante 1 ano com ele DIRETO, ele reconsiderou e aí comprou pra mim, hahaha! Desde então não larguei mais.

  • Simone Benvindo
    novembro 23, 2016

    ótimo post, depois que comprei o domínio o retorno foi maior.
    Charme-se

  • Natalia Biazzi
    novembro 23, 2016

    Amei as dicas, realmente o domínio faz toda a diferença. Eu demorei muito pra colocar o meu mas acho que deixou o blog com um ar mais sério pros leitores.
    Beijos
    http://www.infinitafeminice.com.br

  • Ingrid Lourenço
    novembro 26, 2016

    THAMIII, menina você tem um lugar guardado no meu coração. Esse post é tudo o que eu queria. Sempre pesquiso sites para colocar domínio, mas encontrar tudo tão organizado e explicado em um post é tão bonito de se ver <3
    Não tenho domínio ainda, mas é um projeto que quero muito fazer esse ano :B quem sabe, né. Vou pesquisar agora no registro.br hihih
    Beeeijos

    utopianuvem.blogspot.com.br

    • Thami Sgalbiero
      dezembro 7, 2016

      Obrigaaada, Ingrid!!! <3 Estou te respondendo agora aqui, mas lembro do e-mail que me mandou e que conseguiu comprar o domínio. Fico feliz em ter te ajudado, sério!

  • Beatriz
    novembro 27, 2016

    Oi, Thami! Espero algum dia ter meu próprio domínio, mas, apesar de parecer fácil quando vejo um post como o seu, sempre tenho medo de me atrapalhar e fazer tudo errado 🙁 Beijinhos, Beatriz.

    http://www.odiariodeumaescritorainiciante.blogspot.com.br

  • younkers omaha
    fevereiro 8, 2017

    I like the helpful information you provide in your articles. I will bookmark your blog and check again here regularly. I am quite sure I’ll learn a lot of new stuff right here! Good luck for the next!
    younkers omaha http://www.younkerscoupons.com/YK/younkers-omaha