5 dicas para melhorar suas habilidades de escrita

Toda pessoa tem como grande parte de sua “identidade virtual” a maneira como escreve. Seja nas redes sociais ou em um blog, mesmo se o blog for só sobre fotos, sempre tem um texto convidativo pra atrair o leitor. Não importa se é um texto grande ou pequeno, o maior objetivo é fazer com que o seu blog seja atraente e de fácil leitura. Seu público te reconhece tanto em fotos como na maneira como você escreve. Sabe quando a pessoa que você mais adora seguir e admirar escreve um texto ou legenda nas redes sociais e você sabe que não foi ela que escreveu? Aposto que você já se deparou com essa situação e, se não, vai começar a perceber agora.

Pra você que quer criar e/ou melhorar o seu blog, investir um pouco de tempo na sua escrita vai dar criatividade, profundidade e originalidade aos seus posts. Isso pode ajudar a fazer com que seus leitores voltem no seu blog pra ler mais posts. Por isso decidi fazer esse post com cinco dicas que podem melhorar suas habilidades de escrita e ajudar você a ser uma(a) escritor(a) melhor do que já é.

Leia textos inspiradores
A maneira mais fácil (e mais relaxante!) pra melhorar a sua escrita é ver como os outros escrevem. Leia sites e blogs que você gosta, ou leia uma revista, enfim qualquer coisa que desbloqueie a sua mente. Marque ou salvo os textos mais inspiradores. anote as palavras ou frases que você  mais gosta.

Escreva frequentemente 
Para se tornar um(a) blogueiro(a) ou escritor(a), você deve praticar o que diz. Então, tente escrever todos os dias, apenas para inspirar. Vai que sai um post daí? Experimente diferentes construções de frases, use palavras novas e encontre sinônimos para as palavras usadas com frequência pra não ficar tudo muito repetitivo.

Procure interação com os seus leitores 
Antes de começar a escrever, pense sobre o público para qual você está escrevendo. Desafie seus leitores a escreverem comentários para que você possa responder depois, por exemplo: deixe uma pergunta no final de cada post para que os seus leitores respondam e que, de preferencia, a pergunta esteja relacionada ao que você escreveu no post. Quer conhecer seu público ainda melhor? Converse com eles pelo Twitter e Facebook.

Encontre um lugar confortável para sair da mesmice 
Tente escrever em lugares diferentes ou em momentos diferentes do dia, hoje em dia com o smartphone tá muito mais fácil, em qualquer lugar você pode abrir as “Notas” do celular e escrever alguma coisa. Encontre um lugar onde você pode se concentrar e se sentir à vontade. Talvez você prefere escrever em uma praça de alimentação de um shopping, porque você gosta do som ambiente. Outra opção é encontrar um lugar calmo em casa (tipo a sua cama), onde você pode relaxar e deixar sua imaginação fazer o trabalho.

Edite o seu texto 
É bom lembrar que seu texto não tem que ser perfeito. Se você não está completamente satisfeito com o texto, pode levar algum tempo para pensar sobre isso e editar depois, se quiser. Às vezes, a sua escrita pode ficar melhor depois de fazer uma pausa para fazer outra coisa, isso pode ajudar quando você voltar e editar o texto, as ideias vão parecer melhores e muito mais claras. Se você planeja seus posts a poucos dias, sempre tem tempo para revisar ou reescrever. Ainda não tem certeza sobre um novo post? Peça a alguém perto de você para dar algum feedback.

Quando comecei a “blogar”, não tinha muita ideia de qual linguagem usar pra atrair as pessoas a lerem, mas percebi que na verdade não tem linguagem certa, porque cada blog fala de um assunto diferente e cada blog aborda cada assunto de modo diferente, então podem ter posts mais elaborados como pode ter posts com mais gírias ou “linguagem virtual”, como por exemplo “hahaha”, “rs”, “pq”, “vc” e etc. Cada leitor se sente confortável com uma maneira de escrita diferente, então a questão não é saber escrever tudo certinho e formal, e sim escrever da forma que o seu público gosta de ler. Tipo eu aqui no blog, não sou totalmente formal como também não sou informal, sou meio termo e parece que meus leitores gostam disso.

No outro post, falei sobre os 8 erros que você deve evitar no seu blog. Se ainda não viu, clica aqui pra ler. Vale a pena!

Agora, me diz aí, gostaram do post? Gostam da minha escrita? Acharam esse post útil? Comentem aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

54 Comments
  • vintagepri
    março 15, 2016

    Gostei das dicas, é sempre bom reavaliarmos nossa escrita e tentar melhorar =)

    Beijos, Pri
    vintage.blogspot.com

  • Ingrid Fabiana
    março 15, 2016

    Super ÚTIL. Quero melhorar minha escrita, e suas dicas vão me ajudar MUITO.
    Amei o post, e sua escrita também, muito boa.
    Beijos.
    Dreamy Princess♛ ✝
    Vídeo Novo, vem ver

  • Ana Carolina
    março 15, 2016

    Preciso fazer um comentário antes do meu comentário rsrs' " Você parece surfista rsrs" não sei porque mas assim que vi sua foto pensei logo nisso rsrs'.

    Amei o posto , gosto bastante de ler dicas sobre como melhor o conteúdo do meu blog , as postagens e etc , suas dicas foram realmente excelentes. Acredito que uma boa escrita é a base para qualquer blog .
    Ja estou indo la ler os 8 erros que devemos evitar no blog .

    Amei muito seu blog , estou te seguindo.

    Beijos:*
    morenagraviola.blogspot.com

    • Thami Sgalbiero
      junho 10, 2016

      Hahahaha! Quem dera se eu fosse surfista, queria, mas não tenho dinheiro pra pagar aulas ou comprar uma prancha então… Hahahaha! Que bom que gostou, Ana! Obrigada!

  • Andreza
    março 15, 2016

    Olá!

    Adorei as dicas!! Acho que escrever frequentemente e sempre editar o seu testo são as mais importantes! Também percebi que não tem linguagem certa, vejo muitos posts com linguagem virtual e acho que as pessoas gostam. Prefiro não usar essa linguagem no blog, mas também acho que cada estilo atrai um publico, não tem certo e errado. Acho que você escreve super bem, seu meio termo é ideal! 😀

    Muitos abraços, Andreza ;D
    http://www.vidaempixels.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      junho 10, 2016

      É, depende do público. Se for um público mais jovem, vale a arriscar em termos que usam pra ter mais interação e o público se identificar mais. Mas se for um público mais velho, melhor não arriscar muito é ser mais "direito" em relação à linguagem usada. Obrigada!

  • Sabrina Mendes
    março 15, 2016

    Amei as dicas, amo seu blog e amo seu jeito de explicar as coisas!
    Beijos

    http://heeysah.blogspot.com.br/

  • July Gomes
    março 15, 2016

    Muito bom! É bem comum dar a "tela branca" ou a gente escrever e não gostar de nada.Ótimas dicas!

  • .lívia.
    março 15, 2016

    escrever sempre é a melhor dica, a gente vai errando, acertando e ajeitando o estilo; editar tbm é super importante…boas dicas pras meninas escritoras

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

  • Gabs Dutra
    março 16, 2016

    Adorei as dicas, e confesso que pratico varias delas ! amo escrever <3
    Beijão <3
    Blog: http://www.seteprimaveras.com

  • Lilian Moraes
    março 16, 2016

    Suas dicas são ótimas, quando comecei com o blog também fiquei pensando em qual tipo de linguagem usar, mas acabei optando pela maneira pela qual sempre escrevi, pois se tentasse algo diferente, poderia não ser eu mesma, o que não seria nem um pouco legal.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      junho 10, 2016

      Pois é, Lilian! Isso também é importante, não fugir muito do que você é, porque só assim o público pode se identificar com você e tal.

  • Sonhos de Verão
    março 16, 2016

    Adorei as dicas!!!!
    eu preciso escrever mais e encontrar um lugar diferente, confortável para abrir mais a minha mente <3
    beijinhos, Rê
    https://blogsonhosdeverao.com.br

  • Leidiana Pereira
    março 16, 2016

    Adorei as suas dicas!
    Uma coisa que eu sempre faço são textos no Word, ele sempre corrige erros e concordância, uma excelente dica para a gente aperfeiçoar na escrita e fala.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    • Thami Sgalbiero
      junho 10, 2016

      Sim, o Word é muito bom e ele já está usando a nova ortografia, o que é melhor ainda.

  • Juliana Demos
    março 16, 2016

    Eu to sempre em busca de melhorar minha escrita cada vez mais! Ótima dicas

    simplesmenteassimj.blogspot.com

  • Adriel Christian
    março 16, 2016

    oi, oi.

    teu post é meio que utilidade pública, miafia. infelizmente, quando eu comecei na blogosfera era difícil encontrar essas dicas. hoje, praticamente todos os blogs tem posts com dicas do tipo. e isso é ótimo.

    eu não sei muito bem definir minha escrita. na verdade, da mesma forma que eu falo, eu jogo nos textos. claro que não vou usar os "né, tals, e bla bla bla", mas é basicamente o mesmo vocabulário que uso no meiu dia a dia.

    uma coisa que me ajudou bastante a melhorar a escrever foi ler. através do livro eu fui conhecendo novas palavras, enriquecendo meu vocabulário e por aí vai. se eu pudesse dar uma dica, seria só ler mesmo. ler todo tipo de coisa, até mesmo uma receita.

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    • Thami Sgalbiero
      junho 10, 2016

      Exatamente! Tem gente que não gosta de ler livro, mas até revista já tá valendo, cada palavrinha é uma novidade pra enriquecer o vocabulário. E eu também escrevo como falo, principalmente nos posts, não abro mão dos "e tal" e "bla bla bla" não, hahaha! Quando tem que escrever isso, escrevo mesmo.

  • Fernanda Raposa Laranja
    março 16, 2016

    Faça trabalhos acadêmicos para a faculdade kkkkkkkkkkkkkk
    Pronto, esse é o melhor método…
    O que me ajuda muito é ler 😀

    http://www.raposalaranja.com.br

  • Marília Pessoa
    março 16, 2016

    Dicas maravilhosas! Não são nada difíceis, dá pra botar em prática sim! Passo por muitos bloqueios na hora de escrever. Para driblar isso, procuro ler muito: blogs, textos, livros. Ouço músicas que tenham a ver comigo. Pesquiso imagens.Essas coisas realmente ajudam muito a ativar a criatividade.
    bjs
    blogtrashrock.com

    • Thami Sgalbiero
      junho 10, 2016

      É, vai alternando entre ler uma coisinha aqui e ouvindo uma música de lá, e assim vai…

  • Carla Hurst
    março 16, 2016

    Adorei as dicas e concordo totalmente com o que você disse no final! Gosto muito da sua escrita!!! Acho que isso é bem pessoal, né? Pq além de estar confortável escrevendo, vc não pode se esquecer de que está escrevendo para alguém. Beijossss

    http://apaixonadaporfinaisfelizes.blogspot.com.br

  • Gabbe
    março 16, 2016

    Gosto do jeito que você escreve, eu acho que eu escrevo mais ou menos da mesma forma, essas dicas já me ajudaram um bocado, vou até guardar o link!

    Peixinhos, Gabbe,
    Blog: Talo de Maçã
    FANPAGE!

  • Batom nos Dentes
    março 17, 2016

    Sempre achei que leitura contribui muito para a sua escrita, pois aumenta seu vocabulário. As dicas foram ótimas Thami! Acho que a linguagem do blog vai de acordo com a identidade também. Não gosto de usar "vc" "pq", nem em troca de mensagens, pra falar a verdade, rs. Mas gosto de uma linguagem mais informal também, até porque adoro fazer umas piadinhas de vez em quando no meu texto. 😛

    Beijos,
    Malu
    http://www.batomnosdentes.com

    • Thami Sgalbiero
      junho 10, 2016

      Sim sim, às vezes pra fazer certa piadinha a gente escreve errado de propósito tipo "o que que tá con tesendo?" HAHAHAHAHA! Também evito usar os "pq" e "vc" quando to trocando mensagens, só uso quando to querendo escrever rápido e/ou to digitando só com uma mão.

  • ray menezes
    março 17, 2016

    Muito bom o post, Thami e eu gosto muito da tua escrita. Pra mim o que mais ajuda a melhorar a escrita é ler, isso me inspira e ajuda demaaaais. E óbvio, colocar em prática, né? O blog me ajudou e ajuda bastante, estou sempre em exercício xD

    Beijão!
    Heeey, Maria! | Fanpage

    • Thami Sgalbiero
      junho 10, 2016

      Também estou sempre exercitando tanto a escrita quanto a leitura. Porque fico nessa de escrever posts e responder comentários aí também leio muitos posts pra responder esses comentários e tal.

  • Carol
    março 17, 2016

    Ótimas dicas! Acho que ler muito e pesquisar seu tipo de público é muito importante né!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

  • Bianca
    março 17, 2016

    Adorei o post! Eu gosto muito do jeito como você escreve. Escrever é prática mesmo, acho que as minhas dicas seriam ler muito e praticar.
    Beijos
    Bluebell Bee

  • Luciana Flower
    março 17, 2016

    Nossa, gostei muito das dicas!
    Apesar de ler pra caramba, na hora de escrever ainda me falta um pouco aquela inspiração. Sem falar que eu tenho aquele TOC de achar que nunca tá bom. as vezes publico mesmo sem nem revisar, se não acabo desistindo! hahahaah
    um beeeijo

    • Thami Sgalbiero
      junho 10, 2016

      Isso às vezes também acontece comigo, Luciana. Já cansei de postar textos aqui no blog achando que estava tudo uma merda e o feedback até que foi positivo, hahaha!

  • Jovem Jornalista
    março 17, 2016

    Muito útil seu post, e o mais legal é que eu vi você colocar em prática todas as dicas que deu. Sabe, eu creio que quem não lê, mal ouve e mal vê. Os brasileiros não tem muito esse hábito, e a gente percebe uma deficiência na escrita e na fala, pelo menos de algumas pessoas que convivo. Como jornalista, preciso ler, me informar, escrever bastante. Levarei essas suas dicas pra minha vida.

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      junho 10, 2016

      Sim, também percebo que aqui no Brasil as pessoas têm menos hábito de leitura comparado aos outros países, e aí ou sabem de menos ou só sabem o que escutam/veem por aí </3 e tanto pra jornalismo, como em qualquer outra área, é importante manter a escrita e leitura em dia.

  • Elouise Cavalcante
    março 17, 2016

    Andava procurando novos métodos para me manter escrevendo e seu post foi de uma ajuda tremenda! Acho isso de continuar de ler textos inspiradores importantíssimo, às vezes eu fico exausta tentando sair de um bloqueio e só o que eu preciso é ler algumas coisas leves e limpar a mente um pouquinho.
    Adorei as dicas e adoro a sua escrita haha é bem a cara do blog mesmo e sempre me mantem interessada em continuar lendo, amo dar umas passadas por aqui mesmo quando já li todos os post!

    Obstrelando

  • Nanda Doria
    março 17, 2016

    AMEEEEEEI as dicas, são realmente muito válidas.
    Eu amo escrever desde pequena e o que me ajudou muito foi realmente "ler", sou bem viciadinha em livros e isso ajudou a melhorar meu vocabulário e minha escrita. E pra nós que temos blog, que compartilhamos conteúdo e opiniões, é muito importante escrevermos de maneira correta e interessante.

    http://www.vodkaescarpin.com.br

    • Thami Sgalbiero
      junho 10, 2016

      Pois é, Nanda! Imagina ler um post cheio de erros de ortografia? O interesse de ler aquele post diminui na hora.

  • Debbie Menezes
    março 17, 2016

    Eu amei demais esse post mulher, que dicas valiosas! até salvei nos favs <3 haha

    http://guitarrebel.blogspot.com.br/

  • Alessandra Mess
    março 17, 2016

    Nunca percebi um texto ser de diferente autoria no instagram ou facebook, rsrs. Geralmente se é frase de outra pessoa vem seguido de aspas e, as vezes, do autor.
    Procuro sempre seguir minha mesma linha de escrita, eu acho que minhas leitoras gostam rsrs (2).
    Dicas valiosas! Eu estou só pecando na leitura, como sempre :/

    Blog Working Machine
    Instagram
    FanPage

    • Thami Sgalbiero
      junho 10, 2016

      A gente conhece as pessoas pela escrita, quando não é ela que tá escrevendo, logo percebemos que não foi escrito por ela. Com os famosos é o que mais acontece, quando a gente vê eles publicando direto falando com girias e de repente postam algo com a escrita toda formal, é certo que aquilo foi escrito por algum(a) assessor(a). E errar na escrita, acontece, até hoje eu ainda erro alguns pontos e vírgulas, mas são coisas que eu erro e vou aprimorando com o tempo.

  • Joice Bianca
    março 17, 2016

    Adoreei as dicas Thami! Sempre tento estar lendo e escrevendo sempre pra não perder o costume. Isso de deixar perguntas no final do post faço desde que criei o blog haha!
    Beijão!

    Estilo de sobra baby!

    • Thami Sgalbiero
      junho 10, 2016

      Também! Não consigo finalizar o post sem deixar uma pergunta, nem que seja a famosa "gostaram do post?" hahahaha!

  • Tamyris Pacas
    março 17, 2016

    é tudo isso aí Thami. E o principal de tudo : LER MUITO! Além de inspirar. ainda melhora o vocabulário e facilita demais na hora de escrever.

    beijos
    http://www.pequeninita.com.br

  • Victor Wallace
    março 18, 2016

    é muito importante sabermos escrever, e gostei bastante do blog, abraços!
    http://umalbumpanoramico.blogspot.com.br/

  • Mrs.Tomlinson
    março 19, 2016

    Adorei as dicas!
    http://5dascha.blogspot.com.br/

  • Poesia em Transe
    março 19, 2016

    É tudo questão de ler e praticar muito! E sim, conhecer o contexto do post é importante, por exemplo, é um pouco estranho usar gírias em um post sobre algo mais técnico e formal…De igual maneira não é tão bom ser formal demais em textos pessoais/resenhas de produtos etc.

    Beijos

    Poesia em Transe

  • Clayci
    março 20, 2016

    Muito bom!!

    Melhores dicas <3

  • Sheyla Xavier
    março 22, 2016

    Ótimas dicas, amei demais!! Lindo demais seu blog.

    Bjokas e uma maravilhosa semana,
    Blog: DMulheres
    Me siga no instagram : @dmulheres

  • Thânia Guimarães
    junho 3, 2016

    Oi Thami, ótimas dicas!!
    Leitura é sempre bom, ainda mais pra quem possui blog 😀

    Adorei seu cantinho ♥

    Beijos

    http://www.caentrenosmiga.com.br