Trick or treat?

Halloween. Sabe o que essa data significa? Não? Então, hoje vou você vai saber tudo sobre o Halloween e o porque deste dia ser comemorado e o porque dele ser importante nos Estados Unidos.
Todo mundo já deve saber que: Halloween é um evento tradicional e cultural, que ocorre basicamente em países de língua inglesa, mas em especial nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos.

O nome é: na realidade, uma versão encurtada de “All Hallows’ Even“(Noite de Todos os Santos), a véspera do Dia de Todos os Santos (All Hallows’ Day). “Hallow” é uma palavra do inglês antigo para “pessoa santa” e o dia de todas as “pessoas santas” é apenas um outro nome para Dia de Todos os Santos, o dia em que os católicos homenageiam todos os santos. Com o tempo, as pessoas passaram a se referir à Noite de Todos os Santos, “All Hallows’ Even”, como “Hallowe’en”, e mais tarde simplesmente “Halloween”. Aqui no Brasil, é chamado de Dia das Bruxas, porém… Aqui é comemorado mesmo é o Dia dos Finados que é no dia 2 de novembro, dado até como feriado.
Seguindo a tradição judaica, os cristãos consideram os dias santos do pôr do sol de um dia até o pôr do sol do dia seguinte. Apesar de seu nome vir do Dia de Todos os Santos, o Halloween moderno é, na verdade, uma combinação de várias tradições diferentes. Na realidade, muitas das coisas que fazemos no Halloween antecedem completamente o cristianismo.

Por que as pessoas adoram o Halloween? Porque gostamos de levar sustos? Ou porque gostamos de nos fantasiar com algo assustador? Uma maneira de se sentir mais confortável com esse mundo desconhecido é torná-lo leve como um festival. Isto deixa todas as idéias assustadoras em aberto, onde podemos encará-las mais confortavelmente, nos divertindo com outras pessoas em vez de contemplar a mortalidade sozinhos.
Ao nos vestirmos com nossos medos, nós os temos mais perto, tomando um certo “controle deles”. Isto é o que acontece com as crianças. Elas geralmente não têm medo da mortalidade tanto quanto de figuras sinistras como monstros e fantasmas. Uma vez que elas se vestem como um monstro e brincam com o personagem, eliminam um pouco do mistério do monstro, tornando-o menos ameaçador ao seu ponto de vista.
O Halloween parece ter uma função valiosa para muitas crianças e adultos. Ele continua tão popular porque preenche nossa necessidade básica de nos referirmos aos mistérios que nos amedrontam e até mesmo de celebrá-los. É um verdadeiro testamento ao poder das tradições do Halloween que elas foram passadas de pai para filho e abraçadas por tantas gerações.

Porque “trick or treat”? É uma atividade infantil típica do Halloween, onde crianças vão de casa em casa, pedindo por doces através da pergunta “trick or treat?” É socialmente importante para uma pessoa que viva em um bairro com crianças compre doces em época do Halloween. A atividade é popular nos Estados Unidos, no Canadá, no Reino Unido e na Irlanda. Se as pessoas responderem “doce” essas mesmas dão doces às crianças, se disserem “travessura” as crianças assustam-nas com máscaras, ou fazendo travessuras como encher a frente da casa com papel higiênico e sprays de espuma colorida.
Agora aqui vão alguns significados simbólicos do Halloween: 



Abóbora: simboliza a fertilidade e a sabedoria.

Vela (dentro da abóbora): indica os caminhos para os espíritos do outro plano astral.

Caldeirão: fazia parte da cultura, como mandaria a tradição. Dentro dele, os convidados devem atirar moedas e mensagens escritas com pedidos dirigidos aos espíritos.

Vassoura: simboliza o poder feminino que pode efetuar a limpeza da eletricidade negativa. Equivocadamente, pensa-se que ela servia para transporte das bruxas.

Aranha: simboliza o destino e o fio que tecem suas teias, o meio, o suporte para seguir em frente.

Morcego: simbolizam a clarividência, pois que vêem além das formas e das aparências, sem necessidades da visão ocular. Captam os campos magnéticos pela força da própria energia e sensibilidade.

 Sapo: está ligado à simbologia do poder da sabedoria feminina, símbolo lunar e atributo dos mortos e de magia feminina.

Gato preto: símbolo da capacidade de meditação e recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade. Plena harmonia com o Unirverso.

E agora, para finalizar, falarei o significado das cores que são mais usadas no Halloween:
Laranja – cor da vitalidade e da energia que gera força. Os druidas acreditavam que nesta noite, passagem para o Ano Novo, espíritos de outros planos se aproximavam dos vivos para vampirizar a energia vital encontrada na cor laranja.
Preto – cor sacerdotal das vestes de muitos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes em geral. Cor do mestre.
Roxo – cor da magia ritualística.
Se analisarmos o modo como o Halloween é celebrado hoje, veremos que pouco tem a ver com as suas origens: só restou uma alusão aos mortos, mas com um carácter completamente distinto do que tinha ao princípio. Além disso foi sendo pouco a pouco incorporada toda uma série de elementos estranhos tanto à festa de Finados como à de Todos os Santos.

Então, o que vocês vão vestir no Halloween? Já conheciam essa história toda sobre o Halloween? Diga aqui nos comentários o que achou disso tudo.

Beijos,
Thami Sgalbiero.

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

19 Comments
  • FeFe *u*
    novembro 1, 2012

    Queria tanto passar um Halloween pedindo doces ou travessuras,com fantasia :/ mais pena que aqui é o BRASIL :/

    #bezoos~~> perfeitosmile.blogspot.com

  • Zombie
    novembro 1, 2012

    Adorei tudo do post, queria que fosse comemorado no brasil!

    http://shelikesrockn-roll.blogspot.com.br/

  • Marie Motta
    novembro 1, 2012

    O post é muito bom, apesar de já saber tudo que está escrito. Parabéns, seu blog muito fofo! Amei saber que temos o mesmo time e moramos na mesma cidade, o que eu sempre acho difícil por aqui!!
    Um beijo grande.

  • Nicole Olive
    novembro 1, 2012

    simplesmente amo o halloween!
    faz tempo que não venho aqui ,seu blog ta ainda mais perfeito.

    Grande beijo
    umanoitemparis.blogspot.com

  • Dayane
    novembro 1, 2012

    Ai menina eu ainda me pergunto porque eu moro no Brasil viu, como eu queria passar o Halloween pedindo doces seria tudo ne kkkkk mas enfim adorei saber mais um pouquinho da historia dessa data 😀
    bjinhos
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

  • Francelle Morgan
    novembro 2, 2012

    Nosso, tô chocaada! Não conhecia mais afundo sobre o halloween e adorei teu post. Explicou suuper bem e me fez entender algo que há tempos eu tentava: o que tinha a ver o halloween com o "dia de todos os santos", que é o que se comemora no Brasil…muuito bom teu post, parabééns!

    Beeijos querida

    • Thami
      novembro 6, 2012

      Que bom que deu para explicar bem *-* Obrigada!

  • Juliana Fachini
    novembro 2, 2012

    nossa, amei esse post! não tem como ser mais completo!
    eu definitivamente não sabia naaaada sobre halloween antes disso D:

    Beijos!
    http://quaseatoa.blogspot.com.br/

  • Priscila Carvalho
    novembro 2, 2012

    adorei saber o que os simbolos do halloween significam , e amei mais ainda as fotos serem de hp *-*

    http://www.bygarotas.blogspot.com

  • suka poynter uzumaki
    novembro 2, 2012

    Já sabia de algumas coisas, outras não… Mas ainda continuo achando que gato preto ser simbolo de halloween é preconceito viu u_u
    UHASUHSAUHSASAHUSAUHSAUHSAUHSAHUSAUHUHAUHSAUHSAHUAHUSAUHSAHUSAUHSAUHSA Eu tinha um gatinho preto quando tinha 8/9 anos e todo mundo falava que ele era gato de macumba 🙁 Eu começava a chorar desesperadamente -QQ Sei que isso tem nada a ver com o post, mas tinha que desabafar :B

    Enfim, adorei saber o significado das cores e objetos :]~

    http://rascunhosdasuuka.com

    • Thami
      novembro 6, 2012

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK "Gato preto é preconceito, gato preto é da macumba" é cada coisa que o povo inventa, vou te contar em… Eu acho gato preto uma coisa LINDA, porque ele tem aquele olhar mais de perigo e não de fofinho, e eu adoro isso!

  • Helena Campos
    novembro 2, 2012

    Eu adoro o halloween, e já conhecia a história. Pra mim é uma data muito gostosa rsrsrs

    Beijos:*

    bloghelenacampos.blogspot.com.br

  • Sabrina Candy
    novembro 2, 2012

    adoreei saber os significados dos objetos simbólicoss do halloween haha'
    Bezoos Nhaack :3 –> My Candy Space (acesse pelo meu perfil)

  • Mari Mari
    novembro 3, 2012

    Eu tenho um gato pretoooo! haha
    Adoro Halloween, acho uma festa interessantísima. É uma pena que não a comemoremos no Brasil, como eu já comentei em outros blogs que trataram do tema. Super curti o post!

    • Thami
      novembro 6, 2012

      Acho gatos pretos lindos *-* eles tem um olhar de "oi, sou um perigo" e não é aquela coisa "oi, sou um gatinho fofinho" dai sei lá, amo isso!

  • Ana Carolina
    novembro 3, 2012

    Adorei o post, super interessante mesmo!
    Adorei os significados e a explicação ficou ótima!
    Eu adoro o halloween pelo fato de tu poder usar uma fantasia e por mais que tu esteja um pouquinho mais velho, tu pode voltar um dia a ser 'criança' de novo, se fantasiar e se jogar! hahah

    modasdacarol.com

  • Ҩ. luana oliveira !
    novembro 3, 2012

    Eu gosto muito dessa epoca do ano porque , como sou apaixonada por preto , sempre que tem festa na escola posso usar e abusar *-*

    beijos,
    http://www.paaradateen.com

  • Newsdayoff
    novembro 3, 2012

    amo o halloween, acho uma data muito legal, e fora que quando tem festas as pessoas mandam muito bem nas fantasias né?

    http://newsdayoff.blogspot.com.br/

  • Luis Leitte
    novembro 4, 2012

    Caramba bem completo o post, eu não sabia de muita coisa.
    http://www.portalft.com