Como criar uma boa página de “Sobre”

Sabe aquela página do seu blog que você dá o nome de “Sobre”, “Sobre mim”, “Sobre o blog”, “About” ou “About me”? Então, é bem provável que essa se torne uma das páginas mais úteis e populares no seu blog. Sabe o por quê? Bom, só porque é onde os novos leitores visitam para saber mais sobre você e por quê eles deveriam visitar seu blog. Só isso.

Tem várias formas de criar uma página “Sobre”, e eu vou dar dicas, como um passo a passo, para que você possa se beneficiar desta página que é sim importante. Além disso, escrever sobre si mesmo é difícil, eu sei, mas com essas dicas, vai ser um pouco mais fácil.

Qual é o valor que você dá para os seus leitores?
Isso é importante. Seu “Sobre” deve ter tudo sobre o valor que você dá aos seus leitores. Sim, as pessoas querem saber mais sobre você, mas eles também querem saber como são seus posts. Portanto, antes de começar a escrever sua página de “Sobre”, tem que ter uma clareza sobre o que é que faz o seu blog ser útil para os seus leitores e o que seu blog se destina.

Para quem você escreve?
Na minha página de “Sobre” tem “tinha criado o Like Paradise para falar somente sobre moda, mas aí depois que passou um tempo, vi que eu estava muito limitada e queria um cantinho só meu, um lugar onde eu pudesse me sentir livre de obrigações. Agora posto sobre tudo que me interessa, seja livro, música, filme, moda, textos e etc“.

Não era pra falar só sobre você? Por quê você escreveu isso? Porque quando os leitores novos visitam a página “Sobre”, eu quero que eles saibam disso. Eu quero que eles percebam que o blog é interessante pra eles. Essa página do blog é para que você possa se ​​conectar rapidamente com o leitor. Claro que algumas pessoas que não curtam esses assuntos, podem ler isso e achar que esse blog não é para elas. Acontece. Eles podem sair do nosso blog e nunca mais voltar, mas isso é bom. Não queremos apelar, queremos atingir diretamente nossos leitores.

Comece uma “biografia” do seu blog
Ok. Você escreveu algumas coisas voltadas para seu público ideal. O que vem agora? Muitas pessoas começam a falar tudo sobre si próprio, quando na realidade, seus potenciais leitores estão mais interessados ​​em aprender sobre como seu blog vai interessá-los. Antes de entrar em sua biografia pessoal, tente responder a essas seguintes perguntas e já vai formando sua bio sobre o seu blog.

• Por que alguém deveria ler o seu blog? Pode começar com uma frase como: “Se você ama X, X, e X, você vai se sentir em casa aqui.”
• O que eles vão ganhar lendo os seus posts? Eles vão começar a ter inspiração em moda? Conselhos amorosos? Indicações de livros? Deixe que eles saibam o que podem esperar.
• Que tipos de posts você escreve? Você conhece uma série impressionante que as pessoas devem saber? Onde deveriam começar?
• Por que seu blog tem credibilidade? Essa é bastante flexível. Você pode listar os sites de grandes nomes em que seu conteúdo foi compartilhado, chamado de “Clipping”, falar sobre como você tem X anos de experiência em uma área diferente, ou você pode deixar com que seus leitores saibam que você ainda está aprendendo, também, mas que gosta de compartilhar as coisas com eles.
• Como é que veio a ideia de começar um blog? Não tenha medo de ser agradável aqui e contar como o veio essa ideia de criar um blog. Você se sentiu inspirado depois de um determinado acontecimento na sua vida? A sua paixão pelo tema do seu blog? Conte uma história! Conte a sua história!

Comece sua “biografia” pessoal
Ok, agora você finalmente começa a falar tudo sobre você em sua biografia pessoal! Nessa parte, você deve compartilhar, principalmente, sobre a sua vida e como se relaciona com o seu blog. Isso não significa que você deve compartilhar 30 fatos aleatórios sobre si mesmo e nada mais. Sua página “Sobre” é uma entrevista. Assim como você não iria entrar em uma entrevista de emprego e vomitar um monte de fatos aleatórios sobre si mesmo né? Em vez disso, fale sobre como o seu blog se encaixa em sua vida e/ou por quê você iniciou (já pegando link com a biografia sobre seu blog feita acima).

Depois de ter começado, agora sim não tem problema em incluir  alguns fatos aleatórios. Adicionando coisas como a cidade onde você mora, quais são seus hobbies, e qualquer coisa que é muito “você” que pode ser uma ótima maneira de se conectar com seu público. A minha única sugestão é que você não encha a sua página “Sobre” com esses tipos de informações, apenas comente delas.

A maior coisa que todo mundo esquece
Agora que você já escreveu tudo “Sobre”, é hora de embrulhar tudo em algo extremamente importante que a maioria das pessoas nunca incluem: uma call-to-action ou CTA (traduzindo ao pé da letra: uma chamada à ação). CTA é a sigla dada pelo pessoal de marketing que usa muito essa “técnica”. Uma call-to-action é algo que incentiva seus leitores a agirem. Isso poderia ser algo como pedir para eles assinarem o feed do blog ou para dizerem um “Olá” pra você no Twitter ou Instagram.

A razão pela qual a CTA é tão importante é porque você quer que a pessoa que leu sua página, fique aqui para acompanhar o blog. O que você  não  quer é alguém que leia sua página, ama, e logo depois esquece totalmente que seu blog existe. Então, você pedir que seus leitores te sigam nas redes sociais é uma forma que garante que eles vão se manter atualizados sempre que sair um post novo.

Além disso, é inteligente colocar o seu call-to-action, em  vários lugares  dentro da sua página “Sobre”. Eu adoraria que todas as pessoas lessem a página toda, mas muitas vezes algumas vão pular umas partes, então é bom colocar na página “Sobre”, uma imagem visual com as suas redes sociais, pode ser tanto no inicio da página quanto no final dela.

Agora vou fazer meu call-to-action de sempre aqui no final de cada post, coisa que eu fazia desde quando comecei o blog, mas só descobri que era CTA depois que comecei na faculdade e tive minha primeira aula de marketing, ou seja, eu já fazia coisas do meu curso no meu próprio blog e nem sabia.

E aí? Gostaram do post? A página “Sobre” de vocês já está arrumada? Está com as informações necessárias para os novos leitores que visitam seu blog? Comentem aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

48 Comments
  • Gabs Dutra
    setembro 5, 2016

    Essa é umas partes que eu mais gosto em um blog, sempre visito, mas vejo cada coisas kkkkk espero que muitas pessoas vejam suas dicas, eu amei muito <3

    Blog >> http://www.seteprimaveras.com

    • Thami Sgalbiero
      setembro 15, 2016

      É a parte em que você conhece mais o blog e quem escreve né? É sempre bom manter ele direitinho com o máximo de informações possíveis para esclarecer quase todas as dúvidas.

  • Wanessa
    setembro 5, 2016

    Dicas valiosas!
    Tô querendo trocar a minha, pq já acho que tá sem graça. Acrescentar informações essenciais é fundamental 😀
    bjoka http://diadebrilho.com

    • Thami Sgalbiero
      setembro 15, 2016

      Sim, até porque a cada ano a gente muda né? Faz aniversário e tal, tem gente que nem a idade troca lá.

  • Danie Sobral
    setembro 5, 2016

    Super salvei seu post para refazer o meu Sobre. Vira e meche eu entro e nele e tá lá coisas antigas que eu fazia antes mas que deixei de fazer, e sempre acho que tem alguma coisa a mais para escrever pra fazer os meus leitores ficarem interessados.

    http://www.agindodiferente.com/

    • Thami Sgalbiero
      setembro 15, 2016

      Sim, porque a nossa vida tá acontecendo e a gente esquece de atualizar lá, parece que paramos no tempo.

  • Carol
    setembro 5, 2016

    Estou pensando em mudar a minha e gostei muito das dicas.
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

  • Vitória Martini
    setembro 5, 2016

    Dicas preciosas, to precisando ajeitar a minha. Amei as dicas!

    Beijos.

    – Blog Vitoria Martini

    – Instagram @vitoriamartini

  • Lorraine
    setembro 5, 2016

    Acho que a minha página já está desatualizada ein? Essa sobre e até o perfilzinho lateral do blog 🙁 valeu as dicas! Já vou olhar de novo como que tá a minha haha

    beeeijo :*

    • Thami Sgalbiero
      setembro 15, 2016

      A gente sempre esquece, porque são partes do blog que não mexemos muito. Sempre abrimos a área de posts e esquecemos das outras partes do blog, isso é bom e ruim ao mesmo tempo né?

  • Cleber Eldridge
    setembro 5, 2016

    Excelentíssimo post … vou aplicar no meu blog, pra ontem!

    http://themikulak.blogspot.com.br/

  • Rayssa França
    setembro 5, 2016

    O post mais necessário do século para blogs <3

    http://estacaocomcor.blogspot.com.br/

  • Anna Carollyne Oliveira
    setembro 5, 2016

    Oi, Thami! Que saudade do seu blog. Estou voltando a comentar em blogs amigos e não poderia esquecer do seu.
    Andei lendo alguns posts de auxílio para blogs e amei! Bem como este. Quando comecei a blogar lá em 2011, não dava a devida importância. Somente quando eu alterei o blog pra Chez Anna, fiz questão de criar um about me, ainda que meio perdida. Esses dias recebi um comentário de uma garota dizendo que é minha conterrânea e só então me toquei o quão importante é o "sobre"! Achei que ninguém lia aquele espaço! Hahahaha.

    Um beijo,
    Anna.

    • Thami Sgalbiero
      setembro 15, 2016

      Que bom que voltou, Anna! Porque só estava te vendo no Twitter e Instagram, senti falta do teu blog na ativa, hahaha! Pois é, as pessoas leem, eu também pensei que ninguém lia, até que em um post aleatório uma leitora comentou que também era fã da Britney e eu fiquei "Que? Como você sabe?" hahahaha!

  • Boas de Papo
    setembro 5, 2016

    Não arrumei o "sobre" do meu Blog até hoje pelo fato de eu não saber o que escrever! Então esse post foi uma salvação haha muito obrigada!!!!

    Boas de Papo

  • Jovem Jornalista
    setembro 5, 2016

    Post esclarecedor! O "Sobre" é uma parte do menu muito importante e você soube explicar o porquê. Essa parte de contato e de redes sociais é de vital importância, para que o blog não caia no esquecimento. Eu tenho mantido um perfil do JJ em várias plataformas.
    Beijos e boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    • Thami Sgalbiero
      setembro 16, 2016

      Sim, é bom manter em várias plataformas e ir atualizando, tanto nas redes sociais quanto na página "Sobre" do blog.

  • Duane
    setembro 5, 2016

    O meu "sobre" está RIDÍCULO! Estou extremamente envergonhada depois desse post super útil. Pelo menos eu fiz um trabalho sobre o blog na faculdade, então tem como adaptar o texto e colocar lá. Pode deixar que vou arrumar, sem dúvida alguma. Amei demais, sério! Tinha focado tanto em criar conteúdo que acabei me esquecendo dessa parte importantíssima.
    Beijos.

    claramenteinsana.com

    • Thami Sgalbiero
      setembro 16, 2016

      Isso é normal, Du! Todo mundo acaba esquecendo daquela página ali, até eu já esqueci, mas agora fico de olho. Teve uma época que eu colocava a idade, fazia aniversário e esquecia de trocar, hahaha!

  • Bianca
    setembro 5, 2016

    Gostei muito do seu post, esses dias mesmo estava vendo o meu "sobre" e pensei em atualizá-lo, suas dicas vão me ajudar bastante.
    Beijos
    Bluebell Bee

  • Lua Mariano
    setembro 6, 2016

    Êta, estou reformulando aqui e vi suas dicas, espero fazer jus ao post.

    Lua do Meu Mundo da Lua
    FanPage (se inscreva no blog, te esperamos por lá)

  • Hanny Barbosa
    setembro 6, 2016

    Eu adorei as dicas. Acho a parte do sobre super importante em um blog, principalmente quando fala mais sobre quem escreve e o que escreve. Uma beijoca amore ♥

    Blog Querida Hanny ♥

    • Thami Sgalbiero
      setembro 16, 2016

      Sim, Hanny! É uma parte interessante do blog, tanto pra quem tá "chegando" quanto pra quem já "frequenta", hahaha!

  • Hey I'm With The Band
    setembro 6, 2016

    Achei bem legal e interessante porque meu blog não tem essa categoria… Mas é porque diferente do que você disse nesse post, eu raramente visito essa parte nos blogs, sei lá… Eu acabo conhecendo o blog e como a pessoa que posta é pelos posts mesmo sabe?
    Mas por tudo o que você disse seria algo bem importante de ter, pensarei hehe 😉

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      setembro 16, 2016

      Sim, os posts são meio que uma "integração" do que o blogueiro é, mas a página e "Sobre" já adianta e facilitam algumas coisas, como perguntas banais de "De onde você é" ou "Quantos nos você tem", sabe?

  • Abre Aspas
    setembro 6, 2016

    Adoro esse tipo de post! Vou usar as dicas pro meu blog, acho uma parte muito importante, afinal falar sobre si mesmo é sempre mais complicado.
    Beijos <3

    http://blog-abreaspas.blogspot.com.br/

  • Thaís Almeida
    setembro 6, 2016

    Dicas valiosíssimas!
    Eu tinha muita dificuldade em fazer esse texto sobre mim e sobre o blog. Até hoje ainda não é um texto fácil de fazer pra mim.
    Com certeza vou usar essas dicas pra dar um UP nas minhas descrições!
    Um beijo!

    http://www.impulsofeminino.com

    • Thami Sgalbiero
      setembro 16, 2016

      É, nunca foi fácil escrever o "Sobre mim" nas redes sociais, imagine no blog né? Haha! Espero que as dicas ajudem, Thaís.

  • Bruna WB
    setembro 6, 2016

    Ai Thami, eu tenho o maior problema com esse "sobre", haha. É sem dúvidas uma página que eu visito em todos os blogs (fico desanimada quando não tem), mas que está bem pobrinha no meu. Como meu blog é muito recente, eu ainda estou aprendendo essas coisas e, inclusive, delimitando os temas abordados. Eu estou procurando ainda a identidade ideal pra ele, só que, de qualquer forma, precisaria me dedicar melhor nessa parte, eu sei. Gostei MUITO das suas dicas, até porque você criou um roteirinho que eu já anotei aqui pra seguir. Tenho que colocar o compromisso na minha agenda asap! Haha.
    Obrigada por compartilhar esse seu conhecimento! <3
    Beijos,
    Bru
    http://www.moderando.com

    • Thami Sgalbiero
      setembro 16, 2016

      Que nada, Bru! Espero que ajude aí pra atualizar a sua página do blog <3

  • Eduarda Oliveira
    setembro 6, 2016

    Obrigada, Thami!
    Eu estava precisando demais desse post. Nunca sei o que escrever lá.

    Beijos,
    Borboletas do Campo <3

  • Pâmela Lepletier
    setembro 6, 2016

    Esse post é um clarão né? rs
    Nunca soube o que colocar sabia? rs
    Adorei mesmo as dicas.
    Beijos!
    Blog Pam Lepletier

  • Camilla Marques
    setembro 6, 2016

    Oi thami esse seu post realmente foi de utilidade pra mim, pois para ser sincera nunca havia pensado antes em fazer uma página dentro do blog com mais informações sobre mim, agora estou vendo que realmente isto é importante! enfim, obrigada pelas dicas, mesmo achando que é difícil escrever sobre mim vou tentar providenciar esta página! bjs

    http://www.decoturnoespikes.com.br

    • Thami Sgalbiero
      setembro 16, 2016

      Normalmente a gente só se limita a "apresentação" na barra lateral do blog né? Mas seguindo essas dicas, vai ficar um pouquinho mais fácil escrever sobre você 😉 qualquer coisa, é só me chamar.

  • SEM QUASES
    setembro 6, 2016

    Thami, quantas dicas maravilhosas! O mais bacana é que cada tópico serve para releituras internas, para impulsionar mais autoconhecimento e alargar sentidos no que está sendo feito, mostrando propósitos e aprofundando mais de cada interior. Levar esse "por que" é sempre mais importante do que qualquer "é". Inclusive, uma das minhas palestras favoritas do TED Talks, fala sobre isso, ela é a primeira indicada lá no blog na postagem de palestras do TED (indico muitão!). E o fato é que esse impulsionamento é tão fundamental e enriquecedor! Você sempre traz tesouros tão deleitosos. Dá gosto de observar! É uma delícia mergulhar em cada temática que agrega, em cada conteúdo que abrange. Você quebra paradigmas e nos relembra o quanto é bom saber que não saberemos de tudo jamais. Sendo a temática das mais debatidas ou não, nas suas elaborações estarão detalhes que são fundamentais de ratificar/relembrar, reler. Irei reformular alguns detalhes nos "sobres" lá do blog e, sem dúvidas, passarei para rever as indicações. Oba!

    http://www.semquases.com

    • Thami Sgalbiero
      setembro 16, 2016

      Já marquei pra "Assistir mais tarde" as palestras do TED que você fez no post. As vezes fazemos as coisas correndo e nem voltamos pra consertar depois, então acho interessante relembrar né? Que bom que gostou, Vanessa! Fico feliz, comentários assim é que me fazem trazer cada vez mais posts nesse estilo de ajuda, de blogueira para blogueira, sabe? Obrigada!

  • Gabriela Piazza
    setembro 6, 2016

    Oi, tudo bem?
    Adorei seu post.. eu preciso urgente mudar algumas coisas, pois são as mesmas coisas desde o começo do meu blog.. Obrigada por abrir meus olhos..
    E parabéns pelo capricho do post.
    Bjos
    http://gabipiazza.blogspot.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      setembro 16, 2016

      Nossa, Gabi! Então, tá na hora e atualizar mesmo. Obrigada e espero que ajude!

  • Thaiane e Thalita
    setembro 6, 2016

    Amamos as dicas, pois temos muita dificuldade com essa aba no blog, a nossa tem um texto bem curtinho, pois ficávamos meio perdida em como colocar as informações, se seria informações de mais ou se estava cansativo, mas o post foi bem esclarecedor, vamos mudar o nosso sobre, já favoritamos o post.

    Beijos

    http://onlyinspirations.blogspot.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      setembro 16, 2016

      Obrigada, meninas! Espero que esse post ajude vocês! Até os "Sobre" mais longos, são legais também. Então, façam como preferir e não se prendam a isso de mais ou de menos, tá?

  • ray menezes
    setembro 7, 2016

    Ótimas dicas, Thami! Vou aproveitar muito delas, inclusive, porque vou dar uma reformulada nas minhas páginas sobre mim e sobre o blog. É super importante, né? Lendo teu post eu percebi que as minhas estavam precisando de uma atenção extra xD Valeuzão!

    http://www.heeeymaria.blogspot.com.br

    • Thami Sgalbiero
      setembro 16, 2016

      Você tem duas páginas né? Uma pra cada. Mas as vezes é bom até juntar, que aí conta um pouco sobre você e também um pouco sobre como teve a ideia de criar o blog e tal, brevemente, e depois alonga um pouco mais nos detalhes que quiser acrescentar e tal 😉

  • Julie
    setembro 9, 2016

    Adorei demais as suas dicas, acho que nunca tinha visto um post ajudando a escrever o "sobre", achei bem original!
    Eu tava querendo alterar o meu e sem dúvidas, seu post veio na hora certinha 🙂
    Beijos

  • Carol Souza
    setembro 13, 2016

    Adorei as dicas, faz tempo que escrevi a minha, acho que darei uma atualizadinha. Obrigada!

    ourbravenewblog.weebly.com

  • Beatriz Santos
    setembro 20, 2016

    Adorei as dicas e tirei print de muita coisa, quando eu for fazer o meu blog isso vai me ajudar muito!!