Porque falhar é importante

É raro a gente ouvir alguém falando sobre o fracasso e, quando falam, é sempre visto como uma coisa negativa. Longe de mim dizer que falhar é divertido, porque isso não acontece né? Estou tentando dizer que, depois de ter enfrentado tantos fracassos, pensar como uma retrospectiva é sempre bom. Tenho certeza que todos mundo aqui já fracassou, mas é importante sabe por quê é importante?

Resistência e força

O fracasso te torna mais resistente, isso é fato. Você se torna uma pessoa mais forte, mesmo sem perceber. Ser capaz passar por cima das coisas negativas que aconteceram com você é tão importante quanto o sucesso. Acho que sem fracasso, eu não seria a pessoa mentalmente forte que eu sou hoje, ainda em construção, mas no caminho, sabe? Você percebe que cada vez mais o seu fracasso não define você, e isso não é o fim do mundo, quanto mais vezes você falhar, mais você aprende.

Conhecimento

Fui rejeitada em um processo para estagiar em um banco, iria ganhar uma bolsa auxílio maravilhosa, porém não passei na entrevista. Do que isso me serviu? Para me preparar melhor, rever o que é que eles queriam de mim e incorporar o que eles estão procurando, pra da próxima vez, ir bem, não na mesma vaga, porque além de não ter passado, também vi que não era aquela área que eu queria. Se eu não tivesse falhado, eu não teria esse conhecimento que tenho agora para entrevistas e provavelmente não estaria em uma área que me faz feliz, ou seja, eu não iria durar muito tempo na vaga.

Valor

Quando chegarmos conseguimos algo muito facilmente, é quase difícil fazer durar. A verdade é que nós temos que trabalhar duro pra perceber o quanto importante é, e valorizar mais. Pego como exemplo o meu sonho de fazer uma faculdade, fracassei MUITO no ensino médio, não foi pouco não, foi muito mesmo (podem entender aqui), quando finalmente consegui entrar pra faculdade, estou dando muito mais valor que eu acredito que não teria dado se tivesse conseguido naquela “época”.

Experiência

A experiência anda junto com o conhecimento. Você tem que deixar em seu próprio mérito para ser capaz de aprender com os seus erros, talvez até mesmo a perceber algo que ninguém mais pode realmente explicar apenas com palavras. Fracassou? Admita seu erro e faça ele virar apenas uma experiência.

Enfim, não deixe o fracasso te derrubar, é uma parte importante da vida, é daí que tiramos lições que tem mais valor do que alguém dizendo pra gente. A verdade é que a gente só aprende depois que quebra a cara, não é?

Mas e aí? Você já aprendeu alguma coisa com o seu fracasso? Comenta aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

23 Comments
  • tainara mallet
    maio 16, 2016

    achei o tema 10 e a forma que escreveu ainda melhor ! fracassar não é bom mais tudo na vida tem um porque e no final a gente aprende e da mais valor nas coisas
    beijos

    http://www.loucaapaixonada.com/

  • Sonhos de Verão
    maio 16, 2016

    Fracasso sempre acontece né.
    Eu to tentando aprender com algumas coisas!!
    Adorei o tema
    beijinhos, Rê
    https://blogsonhosdeverao.com.br

  • Hey I'm With The Band
    maio 16, 2016

    Belo post! Com certeza o fracasso no torna mais fortes e nos faz melhorar. O problema é a gente pensar que sempre vai fracassar e que depois de um erro nunca mais vamos ser bons em mais nada…
    Ah, Thami se você vier um dia pra Curitiba me avisa. Seria DEMAIS te conhecer <3

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

  • Adriel Christian
    maio 16, 2016

    oi, oi.

    eu não vejo o fracasso como algo negativo, mas sim o reflexo das nossas ações. se planejamos tudo direitinho, temos apoio de muita gente o risco de fracassar em algum projeto de vida, por exemplo, é menor. agora, quando vamos com a cara e a coragem, sem ninguém… o risco é maior.

    em 2014 eu me preparei pra mudar pra Porto Alegre, mas, acabei desistindo 10 dias antes do voo marcado. me senti fracassado, mas tbm corajoso por desistir naquele momento desse sonho. não era o momento…

    e outra: quando a gente fracassa em algo, aumentamos ainda mais a nossa vontade de melhorar e de ser o melhor. então, não vejo como algo tão negativo. 🙂

    ótima reflexão! <3

    bjs!
    Não me venha com desculpas

  • Amanda Zulai
    maio 16, 2016

    Queria curtir mil vezes esse post, mas não dá.
    Porém, saiba que adorei demais todos os pontos expressados neste post!
    Realmente, o fracasso é importante nas nossas vidas, é por meio dele que crescemos, aprendemos e adquirimos experiência que, como você disse, anda junto com o conhecimento.
    Post incrível, texto maravilhoso, parabéns! <3

    Amore, tem post novo lá no blog, te convido a vir conferir! =)

    Beijos
    Amanda Z.
    http://www.diariodelooks.com

  • Marieli Borges
    maio 16, 2016

    Olá Thami! Concordo contigo, fracasso faz parte da nossa vida e experiencias, pode ser a parte que a gente menos gosta, mas devemos leva-la ela para o lado bom, nunca descarta-la, que mais para frente, lembraremos, não de uma forma totalmente ruim. E te falo, quebrar a cara dói, mas ajuda e muito.
    BEIJU!

    http://devaneiosbm.blogspot.com.br/

  • Rafa Oliveira
    maio 16, 2016

    Sem dúvida nenhuma Thami,os fracassos e erros são acontecimentos que nos trazem lições valiosas,mesmo que seja algo dificil e doloroso.

    http://www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

  • Carla Hurst
    maio 16, 2016

    Que post incrível! É o tipo da coisa que a gente nunca percebe no momento do fracasso, só depois que a poeira baixa e a gente olha para trás que começa a perceber o quão foi importante. Eu costumo pensar que tudo que a acontece na nossa vida tem um propósito. Concordo com tudo mesmo que você escreveu! E as vezes é só a vida querendo ensinar ou mostrar um caminho melhor para gente, não é? Beijos!

    https://apaixonadaporfinaisfelizes.blogspot.com.br/

  • Victória Gabriela
    maio 16, 2016

    Pode ter certeza que esse é um dos meus posts preferidos do seu blog <3
    Eu acho super bacana ler essas coisas no momento de fraqueza e eu amei o quesito conhecimento. Afinal, acontece toda hora né? Comigo foi em um teste e queria tentar pra duas coisas e só passei em um. E eu ficava me perguntando: "meu deus, onde eu errei? achei que tivesse atuado tão bem…" e agora eu percebo que naquela época eu não tinha maturidade e nem capacidade para exercer o papel!
    Amei seu post de hoje, eu tento valorizar tudo que acontece na minha vida e como diz uma música de Projota "Coisa simples pra ela, são as coisas principais…"

    http://www.antesdaprimavera.com.br/

  • Marcela Miranda
    maio 16, 2016

    Tenho aprendido muito ultimamente e estou tomando tudo que tenho passado como expêriencia sim!
    Muito belo post <3
    Beijos

    http://dearitgirl.blogspot.com.br/

  • vintagepri
    maio 16, 2016

    Falhar é normal e faz bem, só temos a aprender 🙂

    Beijos,
    Pri
    vintage.blogspot.com

  • Carol
    maio 16, 2016

    Gostei muito do seu texto.
    Sempre nos sentimos um lixo depois que falhamos, né?! Mas o segredo é saber tirar o melhor desses erros e levar as lições para a vida toda.
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

  • Blah Oestraich
    maio 16, 2016

    Adorei o texto Thami!
    Os erros e as falhas muitas vezes servem para nos fortalecer <3
    Nada nessa vida é por acaso.. tudo tem um propósito! Boa semana *-*
    http://www.blahoestraich.com.br

  • Jennifer Santos
    maio 16, 2016

    Amei o seu blog! Desejo sucesso ♥ se possível venha visitar meu cantinho 🙂 beijoos https://universodecifrado.blogspot.com.br/

  • Bianca
    maio 16, 2016

    Acho que aprendemos muito com os fracassos, num primeiro momento nos sentimos mal, mas depois conseguimos ser melhores do que éramos antes. Gostei muito do post!
    Beijos
    Bluebell Bee

  • .lívia.
    maio 16, 2016

    mt legal o post, a gente as vezes foca mt no lado ruim, mas td é um aprendizado na nossa vida

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

  • Mari
    maio 16, 2016

    Concordo, a gente tem que ter uma relação mais saudável com os nossos fracassos, é falhando que a gente vai aprendendo o que funciona e o que não funciona, né?
    Beijos
    Mari
    Sorteio no blog Pequenos Retalhos: Livro Mentira Perfeita. Participe!

  • Jéssica Bellisoni
    maio 17, 2016

    Concordo super, até escrevi um post mais ou menos sobre o mesmo assunto (o lado bom da dor). Fracassar não é legal, mas traz lições e a gente precisa entender isso.

    Sem querer parecer uma idiota mas eu gosto da pessoa que eu sou hoje. Também ainda estou num processo pra melhorar e, assim, gostar ainda mais de mim mesma. Mas eu gosto de mim por conseguir enxergar que os fracassos e as decepções também tem suas coisas positivas. Imagino o saco que a gente seria se tudo sempre desse certo?

    Nossos valores, forma de ver o mundo e tratar as pessoas possivelmente seria diferente…

    Amei seu post, sei que já falei várias vezes que amo posts assim e é real <3
    Me faz pensar mais, me faz evoluir mais e me faz ter mais esperança. De ver que tem tanta gente boa e evoluída por aí e que tenta espalhar isso.

    Beijos
    A Mente Transborda
    Curta no Facebook

  • Gabbe
    maio 17, 2016

    Falou muito bem Thami, falhar é chato e dolorido, mas traz auto conhecimento, sabedoria pra melhorar e põe o pé da gente no chão, querendo ou não.

    Peixinhos, Gabbe!
    Blog: Talo de Maçã |Fanpage |Instagram

  • Hellz.
    maio 17, 2016

    Super verdade, Thami. É preciso fracassar pra aprender, crescer, evoluir. Se tudo desse sempre certo a vida ia ser muito chata e a gente nao ia ter pelo que lutar, né?

    é maravilhoso ter a oportunidade de ver as coisas de outra perspectiva

    beijo
    beinghellz.com

  • Simone Cajá
    maio 17, 2016

    É só assim que gente cresce né, meu pastor falou muito disso na pregação sábado acredita, que coincidência.
    Sábias palavras (como sempre)
    Beijos

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br/

  • Jovem Jornalista
    maio 17, 2016

    Aprendi a perseverar e seguir em frente! Acho que o fracasso ajuda também.
    Beijos e boa semana!

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

  • Blonde Venus
    maio 18, 2016

    Maturidade vem com experiências e elas estão sujeitas ao fracasso, sem fracassos uma pessoa não descobre no que ela está falhando, no que pode melhorar ou se aquilo que ela tanto quer realmente é bom.

    No ano passado eu acabei sendo aprovada em mais de um curso em universidades federais, não pude ir porque não morava perto das faculdades e fiquei bem na bad.Eu considerava um fracasso ter ganhado a vaga e não poder ir estudar, mas depois percebi que fi o melhor, que eu tinha me candidatado para áreas boas,porém que não eram de fato o curso da minha vida.

    A vida é assim, não é feita só de vitórias, aliás, as vitórias muitas vezes chegam por intermédio de fracassos que nos fazem crescer mentalmente.

    Beijos

    Poesia em Transe