5 dicas para usar o Pinterest para o blog

Depois do primeiro post que fiz sobre como o Pinterest pode aumentar o tráfego do seu blog, vi que tinha ajudado muita gente e voltei com mais 5 dicas que vão fazer você ter a certeza de que pode usar o Pinterest para o blog. Então, se você ainda não tem uma conta no Pinterest, pode pensar em criar a partir desse post. 😉

1. Participe de uma pasta em grupo

As pastas em grupo é uma boa para promover seu conteúdo do blog e também encontrar blogs novos para ler. Eles são uma ótima maneira de ter o seu conteúdo sendo visto por pessoas novas. Mas lembre-se de se unir apenas aos grupos que são relevantes para o seu público e pina-los sempre que possível, seguindo as regras do grupo. Você pode encontrar pastas em grupo procurando uma palavra-chave específica no Pinterest e filtrar clicando em “pastas” e todos os grupos são listados. Se você está procurando um grupo de dicas de blogs para participar, eu tenho um aqui.

Não se esqueça de compartilhar pins de conteúdo diferente, não apenas o seu próprio. Tente dar pin em pelo menos 2 outros pins para cada pin seu próprio. Se você está querendo encontrar grupos relevantes para o seu nicho, dá uma olhada no Pingroupie ou crie o seu próprio.

Você também pode ver as análises para saber quais pastas estão tendo os melhores resultados e realmente valem a pena.

2. Agende uns minutos para seus pins

Eu pino, em média, cerca de 100 pins por dia. Não posso dizer que tornar o meu perfil profissional mudou a minha maneira de usar o Pinterest, continuo dando pin em bastante coisa por lá. A diferença é que, depois que passei o perfil para comercial, tenho visto um enorme crescimento em minhas estatísticas. A única diferença agora é que eu tiro uns 15 minutinhos por semana para dar os pins certos e ajudar quem me segue também. Sim, apenas 15 minutos POR SEMANA!

Repinar também é uma ótima maneira de ter o seu conteúdo antigo sendo visto. Ele leva o seu mais antigo pin para o feed de quem te segue. Isso faz seus pins crescerem. Então, significa que você não tem que ficar procurando novos conteúdos para postar em cada dia.

Eu deixo ativado o envio de e-mails todos os dias na semana. Então, de segunda à sábado (as vezes domingo), o Pinterest seleciona os pins relacionados aos que eu já pinei para que, se eu gostar, pinar também. Acabo achando coisas bem legais por esses e-mails.

3. Coloque um botão de “pin” nos seu blog

Então, você agora tem um grande perfil no Pinterest e tem um grande conteúdo lá, mas você observou que muitos dos seus pin não são de imagens do seu blog. Não tem um botão de “pin it” nas suas imagens no blog? TÁ NA HORA DE COLOCAR UM! Fica mais fácil para os seus leitores darem pin nas suas postagens!

Se seu blog é no WordPress, baixe o plugin jQuery Pin It Button for Images. Qualquer dúvida de como instalar, falem comigo: bloglikeparadise@gmail.com ou nas redes sociais.

Já se seu blog for na plataforma Blogger, terá que ser instalado pelo HTML. Achei esse tutorial, mas qualquer dúvida de como fazer, pode falar comigo também. Porque meu blog já foi da plataforma Blogger e eu sou formadinha em web design 😛 acho que posso ajudar sim.

Tantos blogs que já tentei pinar uma imagem e não consegui, com isso eles perdem tráfego. Se você não está dando a opção de pin com um simples clique, as pessoas não vão se preocupar. Além disso, não esqueça de colocar um botão de seguir para Pinterest na sua barra lateral para que seus seguidores possam seguir lá também. Você pode também adicionar um widget do seu perfil ou uma pasta popular.

4. Siga as pessoas

Siga algumas pessoas novas que estão com o mesmo público que você. Digite “gastronomia blog”, “moda blog” ou qualquer tipo de assunto em blog que você esteja procurando, clica em “Pessoas” que irá exibir blogs nesse nicho. Eu gosto de fazer isso pelo menos uma vez por semana, mas eu também sigo qualquer pessoa que eu veja que tem pins que eu gosto.

Divulgue seu perfil do Pinterest, sim! (Alias, me segue lá rapidinho). 😛

Muitas pessoas acham que o Pinterest é só um painel de inspiração, mas não se enganem. É uma grande rede social também, que merece ser divulgada também. Então compartilhe seu perfil com seus amigos no Facebook, Twitter e Instagram.

5. Refaça as imagens do seu blog

Você tem alguns pins que estão recebendo muito tráfego, mas você tem vergonha pela imagem, que você fez anos atrás? Dá uma olhada na análise do seu perfil e anote quais são seus pins mais populares. Vai nas suas postagens antigas e refaça suas imagens do blog. Mas lembre de seguir as dicas que já falei aqui que é deixar seus pins pinados. Eu recentemente, passei por todos os meus pins mais populares e comecei a repinar para coincidir com a minha imagem atualmente e também por ter notado um grande aumento na quantidade de vezes esses posts já foram vistos.

Mas e aí? Gostaram desse post? Tem mais alguma dica pra compartilhar? Comentem aqui!

Thami Sgalbiero

Leonina, botafoguense, enrolada, confusa e distraída. Ama ver, ler e falar sobre moda (mesmo não sendo expert no assunto). Sonha em ser atriz, mas enquanto esse sonho não se realiza, fica apenas no blog mesmo.

21 thoughts on “5 dicas para usar o Pinterest para o blog

  1. Kaila Garcia

    Amei suas dicas, estou tentando usar o Pinterest como uma ferramenta de divulgação mas confesso que estou apanhando um pouco. Já anotei suas dicas! ❤

    http://www.kailagarcia.com

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      No começo parece ser meio chato, mas a gente vai pegando o jeito depois. 😉

      Responder

  2. Gabriela Dahmer Coitinho

    Fiquei até meio confusa e zonza com esse monte de pin, pinados, repinar, pinados e etc, rs. Mas isso me deixou com ainda mais vontade de investir no pinterest. Ultimamente, tenho pego minhas fotos de lá. Demorou muito para eu conseguir me adaptar ao site, pois eu era acostumada com o He♥It, que é um pouco diferente na hora das buscas, mas nada como um bicho de sete cabeças, eu que não tinha vontade de reservar um tempinho a mais e paciência para descobrir como mexia naquele negócio, rs. O engraçado é que ontem mesmo eu estava tentando criar o widget do meu perfil para colocar na barra lateral do blog, porém não consegui, até porque, não sou eu que mexo nessa parte do blog, é um amigo. Mas já anotei essa modificação que precisa ser feita, para, em breve, ter meu perfil mais divulgado. Vou tentar pegar essa dica dos grupos, que aliás, eu nem fazia ideia que existia essa possibilidade. Ai, credo, sou totalmente leiga quando o assunto é Pinterest, que triste! Gostei da dica de colocar as fotos para ter “pins”, e vou te procurar assim que eu tiver uma folguinha, para ver se tu me dá uma ajuda nisso. Ok?

    Beijos,
    Última postagemBlog Gaby DahmerFanpage

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Eu te entendo!!! Também era muito acostumada com o We Heart It, agora to mais apegada com o Pinterest. É questão de costume mesmo. Pode procurar sempre que precisar que, no que eu puder, eu te ajudo 😉

      Responder

  3. Emerson

    Não sabia da maioria dessas funcionalidades do Pinterest. Que incrível!

    Até mais,
    Emerson Garcia

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Responder

  4. Carolina R

    Eu uso, mas poderia usar mais
    bjs

    Responder

  5. Auana Lucena Sonsin

    Ontem mesmo eu estava pensando em usar mais o Pinterest para o blog! Amei o seu post, me inspirou a valer! 🙂
    A dica do botão de pin no próprio post é muuuito útil e válida!

    Tenho que começar a fazer essas coisas!!!

    Beijo!
    http://www.vitaminatrendy.com

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      É bom até mesmo para se inspirar.

      Responder

  6. Lívia Madeira

    adorei essas dicas, eu ADORO o pinterest, passo um tempao salvando fotos em pastas e viajando por lá, mas nunca usei ele no Tofu, já vou tentar aplicar algumas coisas

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Eu demorei pra me acostumar mas agora vivo lá também, haha!

      Responder

  7. Duane

    Thami, esses seus posts sobre o Pinterest dão uma luz na minha cabeça HAHAH. Já falei que sou beeem desligada nisso, né? E isso é ruim, acabo perdendo público. Tô pensando de dar uma atualizada no layout do meu blog, acho que vou contar contigo, hem? Você é boa no que faz. Enfim. Vou dizer aquela velha frase que você já sabe, mas não custa repetir: amei o post. De verdade.
    Beijos ♥

    claramenteinsana.com

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Obrigada, Du <3 Investe um pouco de tempo no Pinterest que você vai se impressionar. 😉

      Responder

  8. Monise Camargo

    Oi Thami
    Amei as dicas, a Sabrine tem feito a divulgação no pinterest e ela diz ter ótimos resultados.
    Beijinhos, ótima semana.
    Blog Entre Garotas

    Responder

  9. Sté Maciel

    Que dicas lindas! Eu amo o pinterest, mas não sei mexer muito nele!

    mariasabetudo

    Responder

  10. Ana Beatriz

    Eu não fazia ideia disso! Eu tô adorando os seus posts voltados para as dicas de quem tem blog, eles são muito úteis. Eu acho que com tantos anos de blog eu fui ficando meio desatualizada das novidades, e deveria ser o contrário. Já tinha reparado no botão de Pin aqui e me interessei para colocar no blog também!

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Acontece mesmo. Quando eu fico muito tempo longe, as coisas aceleram, eu também fico sem saber das novidades. Por isso adoro fazer esses posts para ajudar mesmo.

      Responder

  11. Lilian Moraes

    Uso o Pinterest desde o início do blog e funciona bem para mim, a única coisa que preciso fazer mais é seguir as pessoas! Meio que deixei isso de lado.
    Ótimas dicas Thami!

    Beijos
    http://orangelily.com.br

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Eu adoro seguir pastas e pessoas, porque é o que faz meu feed ficar sempre atualizado.

      Responder

  12. Natalia

    Nem sabia que existia opção de pasta em grupo, caramba! Eu tinha que tirar um tempinho para pinar imagens antigas do blog, mais uma tarefa pra lista.

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Sim, vale muito a pena, Natalia. Você vai ver o resultado bom depois. 😉

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *