Coisas para fazer no seu blog em 15 minutos

Depois que fiz o post com coisas para fazer no seu blog em 5 minutos, vi que muitas pessoas gostaram do post e até perguntei se queriam mais desses tipos de posts. Então, aqui estão em 15 minutos!

Só para relembrar, esse post é para ajudar quando as pessoas que ficam sem inspiração ou desmotivadas a produzir conteúdo novo. Afinal, acontece com todo mundo né? Já aconteceu comigo e eu fiz essas coisinhas rápidas que ajudaram de certa forma e por isso estou compartilhando, porque dá certo. 😉

  • Adicione botões de compartilhamento social no seu blog. Sabe aqueles botões que tem no final de cada post? Eles ajudam as pessoas que gostaram do seu post, compartilhar eles nas mídias sociais que preferirem, então é importante tê-los ali.
  • Adicione um link de um post relevante mais antigo em um novo post. Exemplo: quando você for escrever um post sobre o filme Insurgente, daí no próprio post você menciona a resenha que fez do filme que veio anterior a ele, Divergente, e faz essa linkagem de um post para o outro.
  • Limpe sua barra lateral do blog. O que o seus leitores estão realmente usando ou precisam ver ali? Ter um monte de anúncios e/ou informações desnecessárias, só desvia mais ainda a atenção do conteúdo do post em que seu leitor está lendo e fica tudo muito confuso.
  • Reorganize ou limpe suas tags ou categorias que você não usa. Pode parecer trabalhoso, mas dá um alivio depois que está tudo organizado melhor. Fora que isso ajuda a definir o seu público melhor quando surge aquela dúvida de “Estou falando com quem?” para criar seus posts mais focados nesse público.
  • Programe suas postagens para a próxima semana ou mês. Vale muito a pena, justamente porque não é todo dia que a gente tem ideias para criar posts, sempre vai ter aquele dia do branco total na mente, então é importante ter esses posts programados, até mesmo pra você ficar ~livre~ para assistir um filme, sair e etc, sem peso na consciência.
  • Atualizar o Sobre Mim. Tenho certeza que alguma coisa na sua vida mudou desde a última vez que você atualizou essa página. Pra ajudar, já fiz um post de como fazer uma boa página de Sobre.
  • Adicione o widget de Posts Mais Populares na sua barra lateral. É interessante para os leitores novos chegarem e verem seus melhores posts para conhecerem melhor o seu conteúdo.
  • Renomeie suas imagens para que elas sejam amigas do SEO. Já dei aqui 5 dicas par impulsionar o SEO do seu blog e o nome que vai nas imagens quando você salva elas no computador antes de enviar para o blog contam muito.
  • Instale a plataforma de comentários Disqus em seu blog. Muito mais fácil de trabalhar do que os comentários regulares que temos nas plataformas WordPress e Blogger. Pelo Disqus tem como a pessoa comentar usando qualquer rede social e acompanhar toda a discussão nos comentários também, porque a pessoa é notificada quando alguém responde o comentário dela.

OBS.: Até hoje me arrependo de não ter inserido o Disqus como a plataforma principal para os comentários do meu blog.

E essas são as coisas que você pode fazer em 15 minutos para melhorar seu blog e não desanimar. O conteúdo pode vir depois, tem dias que ele falha mesmo, normal. Só não podemos nos deixar levar por um dia ou outro que a gente fica sem criatividade né? Acontece que elas se esgotam vez ou outra mesmo. 😛

Mas e aí? Gostaram? Vão melhorar o que no seu blog hoje?

Thami Sgalbiero

Leonina, botafoguense, enrolada, confusa e distraída. Ama ver, ler e falar sobre moda (mesmo não sendo expert no assunto). Sonha em ser atriz, mas enquanto esse sonho não se realiza, fica apenas no blog mesmo.

42 thoughts on “Coisas para fazer no seu blog em 15 minutos

  1. Váh

    Adorei as dicas Thami!!
    Antes não fazia isso, mas agora nomeio todas as imagens com o nome do meu blog, ajuda bastante!
    Ah, eu gosto do Disqus!
    Vamos montar uma banda de rock, yeah!!!

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Obrigada, Váh! Pois é, ajuda muito só de nomear as imagens com o nome do blog.

      Responder

  2. marcela miranda

    Salvei seu post para fazer algumas alterações no meu blog mais tarde. Já limpei as tags e atualizei o “sobre mim” recentemente. Mas tem muito o que fazer ainda, amei o post!

    Beijos,
    http://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br/

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Obrigada, Marcela! Fico feliz em ajudar 😀

      Responder

  3. Julie

    Ótimas dicas, Thami!
    Realmente dá para fazer em 15 minutos =)

    Responder

  4. Wanessa

    dicas essenciais e funcionam mesmo. Essas de nomear imagens é certeira, os leitores e buscas acabam caindo no blog e conferindo mais posts.
    bjoka http://diadebrilho.com

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Sim, aí acaba atraindo leitores novos mesmo que não conheciam seu blog 😉

      Responder

  5. Sue Lima

    Interessante isso do disqus! Eu pensei em colocar no meu mas vi pessoas reclamando dele 🙁 vou considerar de novo hahaha
    e tenho usado bastante dicas de SEO que vejo pela net, ajuda muito! <3

    Beijos!
    http://www.rostodeneve.com/

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Mas se você estiver se dando bem com os comentários diretos da sua plataforma, não tem motivos pra trocar, mas é bom experimentar o Disqus, mais por causa do retorno mesmo. SEO é vida <3

      Responder

  6. Vanessa

    Adorei todas as dicas, algumas delas vou praticar ainda hoje ;D

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    Responder

  7. Dany

    Dicas super úteis Thami.
    E são sempre bem vindas.
    Parabéns pelo post!
    bjO

    Dany
    Blog Breshopping da Dany

    Responder

  8. Monise Camargo

    Oiee
    Ótimas dicas, vamos por em prática.
    beijinhos.
    Blog Entre Garotas

    Responder

  9. Duda Oliveira

    Eu realmente costumava fazer a limpa pelo blog pra deixar tudo organizadinho e sério, ajuda muito. Vou continuar fazendo agora no meu cantinho novo. Alias, te espero lá em.

    http://entreosmeusabracos.blogspot.com.br/

    Responder

  10. Cristiane Andrade

    Eu sempre deixei as postagens populares lá no rodapé e nunca tinha percebido como isso é idiota, raramente as pessoas vão até, mudarei imediatamente isso! 🙂
    É sempre bom deixar posts programas, além de acontecer imprevistos pode dá um desanimo ou falta de criatividade né..
    Amei todas as dicas e obrigada pelo post!!
    http://www.corujasemasas.com.br
    Beijos. <3

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Na barra lateral é mais fácil da pessoa ver 😉 Sim, programar posts é sempre uma boa. Obrigada, Cris!

      Responder

  11. Rafaela Oliveira

    Ótimas dicas Thami!
    Vou dar uma olhada lá no “Sobre” e vou modificar algumas coisinhas.

    http://www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    Responder

  12. Bianca

    Gostei muito das dicas! Eu sempre deixava meus posts programados, mas de um tempo pra cá não estou conseguindo mais fazer isso, realmente ajuda muito, além de deixar o blog mais organizado.
    Beijos

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Sim, organiza para os dois lados. Tanto pra você quanto para os leitores que já esperam um post seu 😉

      Responder

  13. Jaynara Lambert

    Esses mudanças fazem grande diferença no blog. São coisas simples que dá um toque a mais. Esse Discus eu não conhecia não. Vi hoje em um um blog e achei um pouco complicadinho, confesso. kk Uma coisa que tenho que arrumar é o SOBRE MIM, mas às vezes dá uma preguiça.
    Beijão

    Boas de Papo

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      O Disqus é só estar conectada a uma rede social, aí ele fica fácil, haha! Tira essa preguiça daí!!!

      Responder

  14. Carolina Espilotro

    Oiiii <3 Eu adorei suas dicas, tudo isso são as primeiras coisas que pensei quando criei meu primeiro blog e o meu atual que é um hobbie, mas né, a gente precisa cuidar? Adorei o post e a iniciativa

    bjs, Carol | Espilotríssimo
    http://www.carolespilotro.com

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Eu tenho meu blog como hobbie desde sempre, mas agora queria elevar o nível para atrair mais leitores, porque adoro esse retorno aqui nos comentários ♥

      Responder

  15. bianca

    Eu amo esse tipo de post, além de funcional acaba sempre me lembrando de algo que eu não me atentei a valorizar ou revisar. ♡ xoxo, Blog B de Bia

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Obrigada, Bia!

      Responder

  16. Caroline Prudente

    Não tinha visto o seu outro post de 5 minutos mas, a qualquer forma, amei a ideia!
    Sou fã do Disqus, acho que fica muuito organizado!
    Tento sempre deixar minhas imagens com nomes certinhos, acho que deve ajudar :F
    4am.com.br

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Obrigada! Sim, fica mais organizado e quando você responde os comentários da pessoa, ela é notificada. Melhor coisa! Ajuda sim, inserindo sempre o nome do seu blog em algumas também 😉

      Responder

  17. Leidiana Pereira

    Eu amo demais suas dicas! Sempre aprendo com elas. ^^
    Assim que voltei das minhas longas férias do blog, fiz questão de atualizar o sobre mim e também limpar um pouco o excesso na barra lateral. Faz uma baita diferença e deixa o blog mais leve.
    hehe
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Sim sim. Principalmente a limpeza da barra lateral, tem vezes que fico incomodada com algumas coisas que estão ali as moscas, aí faço questão de mudar.

      Responder

  18. Aline

    Amo o seu blog, e a cara nova dela está ótima. Amei o post também.

    Responder

  19. Simone Benvindo

    Gostei muito das dicas, preciso melhorar o “sobre mim”, vou aplicar as dicas <3 Beijos

    Responder

  20. Carolina R

    Preciso reorganizar minhas tags, amei o post
    bjs

    Responder

  21. Mani

    Melhorou muito para o fluxo do blog quando eu comecei a usar o SEO direitinho!!
    E, de fato, ninguém lembra de atualizar o “sobre mim” ahhahaha

    Ótimas dicas, Thami <3

    xx,

    Mani Piñeiro
    Instagram

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      SEO ajuda muito! Obrigada, Mani! <3

      Responder

  22. Selma Barbosa

    Eu preciso colocar um gadget de postagens populares e botões de compartilhamento lá no blog. Tenho um tiquinho de raivinha do Disqus, apesar de amá-los em blogs alheios, sempre acho que me sentiria muito estranha se colocasse no meu blog. Tratando o blog como casa seria como se eu tivesse um objeto de decoração que não gosto na estante. Mas, como minha opinião sempre muda, é bem capaz de daqui a alguns meses adicioná-lo lá no Conto.
    Tenho que ter mais cuidado com o SEO também porque ando muito desleixada e nem salvo as fotos pra publicar no blog. Eu só as copio de um banco de imagens e sequer ponho aquelas tags de propriedades da imagem, sabe? Enfim, vou me atentar melhor a isso. Li tanta coisa sobre o assunto e não ponho em prática, enquanto a teoria já tenho até demais.
    Enfim, muito, MUITO obrigada por esse post Thami! Já te falei no de 5 minutos e repito: faça a versão dos 30 minutos, de 40, de uma hora! kkkk Ajuda e ensinamento de quem já aprendeu um pouco mais numa é em excesso.

    Com carinho,
    Conto Paulistano.

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Sobre o Disqus, acho que é mais pelo costume mesmo. Você já tá acostumada a usar o do Blogger aí seria diferente até se acostumar com o outro. Mas olha, depende muito da pessoa mesmo, eu sou fácil de me acostumar. Migrei para o WordPress e pensei que seria ruim de me acostumar com os comentários dessa plataforma, mas na real o resultado tá sendo bem satisfatório pra mim. É só colocar em ação tudo que você absorveu agora 😉 Muito obrigada, Sel! Fico feliz que tenha gostado!

      Responder

  23. Adriel Cristian

    oi, oi.

    acho que eu faço tudo isso o dia inteiro… 😀 tenho um total de 370 posts, daí reorganizar tags, categorias, formatação de texto e renomear imagens é foda. vc deve entender depois de ter migrado pro WP… 🙁 o lance de renomear as imagens funciona SUPER. tava analisando o analitycs e muita gente apareceu no blog por conta da imagens…

    p.s.: em 15 minutos tbm dá pra responder comentários, né? 😀

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Entendo sim, E MUITO! Se, fazer isso com 370 posts, já é difícil e cansativo, imagina eu aqui que tenho 854 D: ainda tenho que formatar post por post, porque ficou tudo fora do lugar quando migrei, sabe? Aí to arrumando um por um aproveitando pra renomear as imagens e tudo. Olha, eu não consigo responder os comentários em 15 minutos, as vezes demoro diaaas. Acredita? Porque tenho toda uma atenção e tal, por isso acabo sempre escrevendo textos ao invés de comentários, hahaha!

      Responder

  24. Duane

    Cara, você tá arrasando nessas dicas rápidas pra blogueiras, hem? Tô amando! A maioria eu já fiz ( inclusive a sua postagem sobre a página sobre super me ajudou e até aumentou as visualizações! YAY \O/), vou procurar saber como colocar o Disqus, ele é ótimo mesmo ♥
    Beijos!

    claramenteinsana.com

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Ai que bom, Du! ♥ Então, vou continuar ajudando, porque isso me deixa até bem, sabe? Faz eu me sentir bem. Sim, ele é bom, eu ainda não coloquei, se não até te ajudava. Mas vou procurar um tutorial e te mando 😉

      Responder

  25. Emerson

    Eu nunca soube usar o Disqus direito, mas adorei as dicas.
    Beijos e bom restante de semana.

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Responder

  26. Amanda

    Amei as dicas, Thami!
    Super úteis e vou usar algumas com certeza =)

    Beijos, quebrarosilencio.blogspot.com ❥

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *