5 dicas para impulsionar o SEO no seu blog

Uma leitora e amiga me pediu aqui nos comentários para eu fazer um post detalhadinho de SEO e aqui estou eu.

Assim que você cria seu blog, é sempre bom pensar sobre o que é agradável e fácil para os seus leitores. O que nem sempre a gente presta atenção é no quanto o Google e outros motores de busca são importantes para o nosso blog. SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia de marketing da internet que aumentam a visibilidade dos sites nos resultados de busca (Google, Bing e Yahoo, por exemplo).

Para saber em que posição seu blog está nos motores de busca, pesquisa no Google mesmo “rank checker seo” ou vai nesse site aqui ou, caso queira uma busca mais específica (se é pra desktop ou celular, se é no Brasil ou nos EUA, etc) esse aqui. Daí você digita a palavra chave que você quer que apareça e a URL do seu blog/site.

Pesquisei por “like paradise”, que é o nome do blog, mas existem mil outras coisas que levam o nome do meu blog, tipo a música desse David Lee Roth que lidera as buscas e faz com que o link do meu blog fique na 28º posição no Google, mas em 1º no Yahoo. Já se eu colocar “blog like paradise”, apareço em primeiro lugar nas buscas do Google, mas em nenhuma do Yahoo. Porém, podemos ver que quais são os outros links que aparecem quando jogamos “blog like paradise” no Google e vemos o Pinterest.

Já fiz aqui um post falando sobre ele e, se vocês quiserem, posso fazer um post falando mais dicas sobre o Pinterest para ajudar o tráfego para o blog. Então, se quiserem posts sobre isso, é só me avisar aqui nos comentários.

Sempre que penso em SEO, considero principalmente a configuração dos meus posts antigos. Eu tenho um título bom nessas postagens? Eu escolhi uma palavra chave com foco no que é dito no post mesmo? No entanto, também penso que não é só relacionado aos posts e sim ao blog em um geral que fazem aumentar meu SEO. Então, decidi dar 5 dicas para impulsionar o SEO do seu blog, e aumentar a visibilidade dele em todos os motores de busca.

Veja se o seu blog é responsivo (tem layout adaptado para mobile)
Hoje em dia as pessoas estão cada vez mais nos celulares do que nos computadores né? Afinal, eles fazem quase tudo, mas a principal razão é que o Google classifica esses sites responsivos em uma resposta superior. Se o seu site não está otimizado para exibições móveis e tablets, você pode estar perdendo um monte de leitores. Agora, quando você for contratar algum design pra fazer o design do seu blog, pergunte se vai ser responsivo também, dê prioridade à isso!

OBS.: O layout aqui do blog ainda não é responsivo, mas já to cuidando disso faz um tempo.

Coloque o seu melhor conteúdo em destaque
Quando você coloca um conteúdo valioso em destaque (aqueles slides que, geralmente, é a área onde as pessoas vêem antes de rolar para baixo), você cria uma experiência mais positiva para o seu leitor. Ou colocar os melhores links (os posts mais acessados) na barra lateral do blog, porque isso encoraja as pessoas a continuarem a ver o seu conteúdo e até visitando outros posts. Quando os visitantes permanecem no seu site por mais tempo, os motores de busca reconhecem isso e veem que vale a pena colocar seu blog em uma posição mais elevada em seus rankings de busca.

Otimize todas as imagens do seu blog
Se você tem um monte de imagens no seu blog (pense também nas imagens da barra lateral), sempre adicione tags e tags de título para eles, como eu já disse brevemente aqui. Essas tags são usadas ​​para ajudar os motores de busca a lerem as suas imagens e mostrar em resultados de pesquisa de imagem que pode fazer as pessoas irem até o seu blog para saber em qual contexto ela foi usada e etc.

Use menos JavaScript e mais HTML/CSS
Essa é para aqueles que codificam seu próprio design do blog. O JavaScript permite que você coloque alguns efeitos divertidos no seu blog (tipo aquela coisa de passar o mouse e mudar de cor ali e aqui). Infelizmente, o Google tem dificuldade em ler JS, por isso, você pode ainda implementar ele em seu site, mas tente limitar a utilização dele. E podem perceber que os blogueiros de sucesso estão cada vez mais mudando o layout para algo mais simples. Então, opte por um bom HTML à moda antiga e CSS! Você vai se surpreender com o quanto você pode fazer com isso.

Preste atenção na velocidade do seu blog
Algo que pode afetar fortemente o seu SEO é a velocidade do seu site. Se o seu blog estiver lento, você vai notar que, os leitores vão perceber isso e, infelizmente, os motores de busca vão notar também. Use o PageSpeed Insights (que é uma ferramenta do Google Developers)  para ver o quão rápido seu site está para carregar. Se estiver lento, o Google vai te dar um monte de recomendações para acelerar.

É claro que existem muitas outras maneiras de impulsionar o seu SEO, mas de inicio destaquei as 5 maneiras que eu acho essenciais, mas se vocês quiserem ver mais posts sobre SEO, comentem aqui! E me contem se essas dicas foram úteis. E quem já faz alguma dessas estratégias, me digam aqui nos comentários se tá dando certo e podem me sugerir dicas também. Aqui é um espaço onde podemos compartilhar e ajudar uns aos outros, então sintam-se livres para opinar e ajudar!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

44 Comments
  • Carol
    outubro 3, 2016

    Essas dicas são muito boas. No início eu não sabia nada disso mas com a experiência vamos aprendendo a importância de tudo isso.
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

  • Hey I'm With The Band
    outubro 3, 2016

    Nossa que interessante esses sites para ver a velocidade e o raking de buscas… não fazia ideia de que isso existia!
    Achei bacana que meu blog consta como rápido 😀
    Ótimaaas dicas Thami, sempre nos ajudando a melhorar ♥

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      outubro 6, 2016

      Sim, aqui seu blog abre rapidinho sempre, o site do Google só comprova, hahaha! Fico feliz que tenha gostado ♥

  • Rafa Oliveira
    outubro 3, 2016

    Confesso que eu não sabia de algumas coisas que você citou no post,já vou deixar anotado para verificar algumas questões no Páginas.
    Ótimo post.

    http://www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

  • Gaby Dahmer
    outubro 3, 2016

    Thami, faça mais posts assim, sério. To aprendendo muita coisa contigo. Já favoritei esse post, pois quero ver como funcionará no meu blog.
    OBRIGADA!

    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpageInstagramTwitter

    • Thami Sgalbiero
      outubro 6, 2016

      To tentando fazer 1 por semana, tá bom? Hahaha! Obrigada a você por estar gostando desses posts com dicas pra blogs.

  • Wanessa
    outubro 3, 2016

    Dicas incríveis Thami, vou usar essa ferramenta do rank pra ver como anda meu blog!
    bjoka http://diadebrilho.com

  • Jovem Jornalista
    outubro 3, 2016

    Dicas maravilhosas e práticas. Já fiz várias pesquisas para achar o meu blog no google e ele aparece, mas também tem outros sites com o mesmo nome do blog. Beijos e boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    • Thami Sgalbiero
      outubro 6, 2016

      É, as vezes a busca que a gente faz direto do nosso navegar, não é 100% confiável, porque nosso navegador já está acostumado com o nosso blog, sabe? Então é bom fazer essa pesquisa por esses sites mesmo.

  • Stephanie Vasques
    outubro 3, 2016

    Adorei demais as suas dicas, Thami. Não me importava muito com essas coisas de marketing pro blog, mas de uns tempos pra cá venho tendo interesse e aprendendo aos pouquinhos. Ainda to meio confusa com SEO e Analytics, mas sempre que dá tento ler algo sobre eles. E o seu post foi essencial! Pude ver coisas do meu blog que eu ainda não conhecia. Meu layout ainda não é responsivo, mas com certeza a próxima versão será! 😀

    Com amor,
    Steph • Não é Berlim

    • Thami Sgalbiero
      outubro 6, 2016

      É, no começo eu também fiquei meio perdida com SEO e o Analytics, mas agora estou me acostumando e cada dia descobrindo mais e mais coisas sobre os dois. Obrigada, Steph! 😀

  • Natalia
    outubro 3, 2016

    Dicas sempre bem-vindas, Thami. Faz post de Analytics também? Eu fico perdidinha com ele.

  • Camila Tuan
    outubro 4, 2016

    Oi Thami!
    Já testei o link do meu blog, depois que li suas dicas.
    Meu blog só aparece no google e nos outros não, sei lá porque rs.
    Gostei do post, tirei umas dúvidas, é sempre bom saber mais sobre o assunto.

    Beijos

    camilatuan.com

    • Thami Sgalbiero
      outubro 6, 2016

      Pode pesquisar isso dele não aparecer em outros motores de busca, mas de qualquer forma o Google é o maior né? Fico feliz que tenha gostado, Camila! 🙂

  • Samira Oliveira
    outubro 4, 2016

    Eu vou ler o que você vai falar sobre as tags das fotos e o post sugerido de como fazer seu blog crescer. Suas dicas foram MUITO úteis! Eu não tenho o blog responsivo por ser bem mais caro esse serviço à mais, mas vou providenciar isso assim que possível. E eu tento usar as palavras do titulo no texto e tudo mais, esse links pra ver a colocação do blog é muito bom! Estou estudando eles hehee
    beijão
    ah e seu blog ficou aberto desde as 6 da tarde hahahah acho que isso é bom, deixei o pc ligado e fui pra facul e agora to respondendo pq nao queria perder o post <3
    dezoitoemponto.com

    • Thami Sgalbiero
      outubro 7, 2016

      Ai que lindo, Samira <3 Muito obrigada pela consideração e fico muito feliz que dei dicas úteis pra você, então valeu a pena deixar aberto pra responder e não perder o post né? Hahaha! <3

  • Anne Abreu
    outubro 4, 2016

    Ameiii as dicas! Já tem um tempinho que eu tô tentando seguir todas elas, mas o meu problema é que eu não tenho paciência… rsrs

    Fiquei apaixonada no seu blog amor!
    Um beijo.
    http://www.anneabreu.com.br

  • Diise França
    outubro 4, 2016

    Quantas dicas maravilhosas!
    Confesso que não entendia bem de SEO, agora deu uma clareada!
    Amei!
    Beijos

    http://www.utilidadebobagem.com/
    Siga o insta do blog: @blogueb

  • do Sofá
    outubro 4, 2016

    Arrasou com esse post. =D
    Amei as dicas e já cliquei nos links para conferir!

    Blog do Sofá
    do Sofá

  • Ray Menezes
    outubro 5, 2016

    Muito bom o post, Thami. Eu confesso que entendo vários nada de SEO e tô começando a ler sobre isso agora (inclusive, por favor, faça mais posts!!!! hahahaajsas), mas umas poucas dicas que comecei a seguir e já vejo uma diferença, mínima que seja. Tenho que começar a melhorar isso das imagens, que acho que é o mais fácil pra fazer de imediato. Muito interessante esses links pra checar os motores de busca, vou dar uma olhada em tudo e também na velocidade em que o meu blog carrega xD

    Um beijo!
    http://www.heeeymaria.blogspot.com

    • Thami Sgalbiero
      outubro 7, 2016

      Vou fazer mais posts sim, Ray. To colocando tudo que aprendi nos meus estágios e no curso da faculdade. É, o das imagens é só trocar o nome delas quando for salvar mesmo, que aí quando você posta já vai pro link esse "título" da imagem. Fico feliz que tenha gostado 🙂

  • Lilian Moraes
    outubro 5, 2016

    Que dicas legais Thami! Eu não conhecia esses sites que você indicou, uso outro, mas que não dá para colocar palavra chave.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      outubro 7, 2016

      O bom desse é que dá pra colocar a palavra chave, ou seja, você pode colocar o assunto que você mais posta no blog e vê em que posição do Google o seu blog fica, sabe?

  • Julie Chagas
    outubro 5, 2016

    Que dicas incríveis!
    Vi que não sigo algumas delas, mas já preciso. SEO é tudo para o crescimento do blog!

  • Camila Faria
    outubro 5, 2016

    Oi Thami, estou precisando dar uma conferida na responsividade do meu blog, obrigada por me lembrar!!!

  • Hey I'm With The Band
    outubro 5, 2016

    Post mais completo e útil impossível, mais um vez parabéns Thamis ♥

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

  • Lorraine
    outubro 5, 2016

    Thami, que post <333 eu ainda tô reestruturando posts antigos que não salvei as imagens corretamente. Dá maior raiva não ter lido coisas assim antes porque é MUITO conteúdo com imagens sem nome e gigantes, pesando a pagina hahahaha

    beeeijo :*

    • Thami Sgalbiero
      outubro 7, 2016

      Imagino! Eu tenho 802 posts publicados, tem uns que tem erros de português e tudo, mas a preguiça fala mais alto. Só mudo quando esbarro em algum deles por aqui, hahaha!

  • Leidiana Pereira
    outubro 5, 2016

    Adorei o post, é maravilhoso quando recebemos visitas, mas duplicá-las é mais alegria ainda.
    Gostei do site, não conhecia e vou me cadastrar nele, já que meu blog não ficou numa categoria muito boa. =/
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

  • Nequéren Reis
    outubro 5, 2016

    Dica maravilhosas amei, obrigado pela visita.
    Blog; https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

  • Bruna WB
    outubro 5, 2016

    AMEI as dicas. Até pouco tempo atrás eu nem fazia ideia do que era SEO e logo percebi que é algo fundamental para que o blog dê certo. Acho que vou imprimir todos os seus posts de dicas, pegar uma semana e trabalhar em cima disso no blog. Sei muito pouco :((( hahaha e já vi que tenho muitas coisas pra fazer.
    De novo, obrigada por compartilhar seu conhecimento!! <3
    Beijos,
    Bru
    Blog Moderando

  • Hellz.
    outubro 5, 2016

    OI THAMIIIIIII

    obrigadinha por ouvir o meu chamado <3 <3 <3 <3 de fato, tô mais ferrada nesse negócio do que pensei. Por algum motivo, meu blog não aparece na pesquisa do google (tipo, pus o link nesse primeiro site que você recomendou e aparece "no" pro google, bing e yahoo D:). Gente, preciso de um intensivão desse negócio. Será por isso que não cresço tanto?
    agora tô bolada!

    beijo
    beinghellz.com

    • Thami Sgalbiero
      outubro 7, 2016

      Hahahahahahahahahahaha! Desculpa, to rindo porque resolvi seu problema lá no chat e seu blog aparece em primeira posição quando jogamos "Being Hellz" no Google 😛 você tá crescendo sim, mas é um passo de cada vez. Agora sabendo dessas dicas, vai ajudar mais ainda.

  • Tamara Mansur
    outubro 6, 2016

    Oláá!!
    Ameeeei essas dicas!! Estou tentando fazer meu blog crescer mais porque sou escritora e quero atingir um certo público de pessoas que se interessariam por ler o que eu escrevo 🙂
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      outubro 7, 2016

      Então, é só ir buscando sites de resenhas e/ou comunidades de pessoas que gostam de ler mesmo e se interessam. Te indico o Skoob, lá as pessoas fazem resenhas mesmo sem ter um blog, você pode divulgar suas resenhas por lá, o povo se interessa e é super de boa. É tipo uma rede social para pessoas fãs de livros de todo tipo.

  • Marcela
    outubro 12, 2016

    Muito bom o seu post sobre SEO! Eu acho maravilhoso ver blogueiras cada vez mais aprendendo e se interessando por um assunto tão importante! Ter um blog não é apenas postar!! <3

    • Thami Sgalbiero
      outubro 14, 2016

      Sim, Marcela! E é bom que hoje em dia ter mais informações para blogueiras iniciantes, coisas que eu não tinha quando comecei, tive que aprender com os erros mesmo. Obrigada! <3

  • mirellydarlen
    janeiro 24, 2017

    Amei as dicas este é um dos assuntos que mais gosto de ler em blogs rsrs .
    http://www.cacheandocommirellydarlen.com

  • tillys coupons
    fevereiro 8, 2017

    Seriously quite a lot of excellent data!
    tillys coupons http://www.tillyscoupon.com/TS/tillys-coupons

  • Joyce Louzada
    agosto 9, 2019

    Adorei as dicas de SEO. Comecei trabalhar como afiliado, criei meu blog e venho abordando temas relacionados a essa profissão. Meu blog esta com alguns artigos, estou começando trabalhar assuntos sobre blog, justamente porque venho sentindo essa necessidade no meu público, mas ainda não tenho artigos posicionados no Google. Comecei trabalhar o SEO a pouco e suas dicas com certeza serão úteis. Parabéns.

    • Thami Sgalbiero
      janeiro 6, 2020

      Você vai ver como o SEO vai ajudar bastante o seu blog a entrar nas buscas do Google! 😉