Fala Sério, Mãe!

Vocês já devem ter lido eu comentando nesse e nesse post sobre os livros da Thalita Rebouças que eu AMO né? Já contei também que esse livro (Fala Sério, Mãe!) foi um dos meus primeiros livros que eu li na vida, eu devia ter meus 11/12 anos de idade, peguei na biblioteca da minha antiga escola, li o primeiro capítulo e viciei. Esse é um dos meus livros favoritos. Acontece que eu só consegui comprar-lo ano passado na Bienal e até mostrei aqui, e eu reli ele recentemente e vim trazer essa resenha pra vocês. 

Sinopse: Mãe e filha. Que relação complicada essa! Amor, carinho, compreensão e, claro, muitas, muitas brigas. Brigas importantes, brigas bobas, brigas memoráveis. Só variam conforme a idade. Boletim, namorados, arrumação do quarto, legumes, viagens, festas, hora de chegar das festas… tudo é motivo para essas pelejas domésticas. 

Para Ângela Cristina, elas são apenas carinho e preocupação. Para Maria de Lourdes, são chateação materna mesmo. Na primeira metade do livro, os textos mostram o ponto de vista da mãe. Mas depois do primeiro beijo, aos 12 anos, é Maria de Lourdes (ou Malu, como ela prefere) quem assume a narrativa. 

Fala sério, mãe! é uma coletânea de crônicas bem-humoradas do cotidiano dessas duas personagens, que pode ser lida aleatoriamente ou como um romance em pílulas, em ordem cronológica, da barriga aos 21 anos.

A sinopse disse tudo. Tratando-se de um livro de crônicas, que é um gênero que eu gosto bastante por me deixar sentir mais por dentro, tem vezes que eu até me vejo no livro. E algumas partes desse livro, eu li do lado da minha mãe e ria muito, porque parecia exatamente a minha relação com ela em algumas situações retratadas no livro, dai ela me perguntava “Do que você tá rindo?” e eu tinha que ler o capítulo todo pra ela, e no final ela ria junto comigo. Ainda vou emprestar e fazer a minha mãe ler esse livro.
E não adianta, eu posso ter 50 anos e vou continuar lendo e relendo os livros dessa autora carioca linda. Ah, falando em carioca, outra parte boa do livro é dele ser retratado aqui no Rio de Janeiro mesmo, então a maioria dos lugares que são descritos, eu já imagino exatamente como são e onde as personagens estão. 
Pra quem já leu o livro, vamos combinar né, a dona Ângela Cristina é totalmente doida e coruja. Tem algumas atitudes dela que eu fico pensando “Se a minha mãe fizer isso comigo um dia… SOS!”, ainda mais que algumas atitudes dela é devido a Malu ter sido sua primeira filha, e eu fui a primeira filha da minha mãe também, sou a mais velha, ai já viu né… As chances de algumas situações do livro ainda acontecerem comigo é 75%. 
Agora sobre as capas, esse livro tem duas capas…
Por mais que a segunda capa seja bem divertida e com cores bem vivas, ainda continuo preferindo a primeira capa. Não sei se é porque tem a personagem desenhada ou porque quando eu li pela primeira vez era essa capa. E se eu ver esse livro com a primeira capa vendendo em alguma livraria do shopping, com certeza compro e dou esse pra minha irmã (que também está louca pra ler e tem 11 anos de idade).
Enfim, é um livro rápido de se ler. Você lê ele em um dia, porque ele é realmente bom e interessante, ainda mais por ser narrado tanto pela mãe quanto pela filha também, então temos aí mais ou menos os dois pontos de vistas da relação entre mãe e filha. 
E aí? Quem aqui já leu esse livro? Vocês se interessam por esse gênero de livro? Comentem aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

46 Comments
  • Thayse Stein
    fevereiro 15, 2014

    Eu achei bem interessante, realmente, parece rapidinho de ler. Gostei das duas capas, não consegui escolher a melhor!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

  • IsadoraA.
    fevereiro 15, 2014

    nossa que legal esse livro,fiquei super curiosa quero ler agora.
    beijos
    altamentevaidosa.blogspot.com

  • Natália Viana
    fevereiro 15, 2014

    Nossa fiquei afim de ler, parece ser ótimo.
    Já te sigo a algum tempo, passa lá no blog
    Tem post novo no blog, com uma super Trend Alert, confere→ http://www.diversosfemininos.blogspot.com

    Beijos♥ Natália Viana | Diversos Femininos

  • Sabrina Alcantara
    fevereiro 16, 2014

    Eu amo esse livro, comprei ano passado e estou louca pra comprar toda a coleção dos "Fala sério" haha
    Bitocas (mais uma vez como diria você)
    http://teenworld23.blogspot.com.br/

  • Kelly Silvestre
    fevereiro 16, 2014

    Eu sou doida pra encontrar o primeiro livro que eu li
    Amei o post
    XoXo

    É Hora do Esmalte!

  • Realidade Caótica
    fevereiro 16, 2014

    Assim como você disse, me pareceu um livro de rápido leitura. Há um tempo atrás eu diria que não daria a chance por achar um livro bem estilo Check-list, mas quer saber… Sempre é bom ter um livro mais leve assim;

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

  • Daniella Ockner
    fevereiro 16, 2014

    Não chegeui a ler esse livro, mas imagino que seja muito bom! =) Minha irmã leu e amou muito! Isso ja faz um tempo, mais ainda me lembro (ele tinha a "primeira" capa, muito fofa!). A relação mãe e filha é um otimo tema, cheia de historias cômicas! Muito legal!! (: Beijoos

    http://euescrevotragedias.blogspot.com.br/

  • Leslie Leite
    fevereiro 16, 2014

    Nunca tive curiosidade de ler esse livro, pra mim era mais um livrinho para adolescentes, com uma história para adolescentes, até por que eu não gosto da 'personalidade' da autora, enfim, preconceito da minha parte, sem dúvida, mas a sua resenha mudou totalmente meu modo de pensar e eu fiquei muito curiosa para ler, amo crônicas e eu estou prevendo que vou me identificar com histórias de mãe. Se você também gosta de crônicas, sugiro ler as de Luis Fernando Veríssimo, ele é simplesmente sensacional, ele consegue escrever criticas sociais que te fazem rir e refletir.
    bjo linda

    http://apenasleiteepimenta.blogspot.com.br/

  • Marina Alessandra
    fevereiro 16, 2014

    Já ouvi falar desse livro e me parece muito bom mesmo! Preciso entender o que minha mãe pensa as vezes e acho que vou consegui com esse livro. HAHHAAHA Eu sou a do meio, mas sou a mais velha do sexo feminino, então acho que essa leitura cai bem. 😉 Adorei a resenha, Thami 😀
    Beijo

    marinaalessandra.blogspot.com
    @mariinaale / @maioordeidade

  • Natália Pacheco
    fevereiro 16, 2014

    Quando tinhas uns nove para dez anos de idade, lembro que li o "Fala sério, Amor!" da minha irmã e que de fato ria muito. Quero comprar todas os outros "fala's sério's" e por fim ter a minha coleção da Thalita Rebouças. Falando no livro, preciso ler algo do tipo, já que minhas últimas leituras andam um tanto quanto densas. No mais, esta obra parece ser ainda mais divertida. Beijos, Light As The Breeze

  • Marcela Miranda
    fevereiro 16, 2014

    Eu também adoro a Thalita, os livros dela são os melhores haha ♥
    Gostei bem mais da segunda capa.
    Beijos, beijos!

    Dearitgirl.blogspot.com.br

  • Gabrielly Rosa
    fevereiro 16, 2014

    Ainda não li esse, também prefiro a primeira capa.

    Tenha um ótimo DOMINGO, Beijos
    Gabrielly Rosa ♥

  • Fernanda Passos
    fevereiro 16, 2014

    Nunca li nada desta autora, e por mais que tenha uma certa curiosidade não rola tanta vontade de conhecer. A escrita dela é pra um público diferente, pelo que vejo, e não me agradaria.
    Blog | Curte?

  • Hay Barros
    fevereiro 16, 2014

    Parece ser ótimo esse livro 🙂
    http://blogsalsita.blogspot.com.br/

  • Isabela Monique
    fevereiro 16, 2014

    Fiquei doida pra ler esse livro agora gente!!Já li um tipo que se chama ninguém me entende nessa casa!Procura saber sô,ele é ótimo 🙂
    http://www.divadecristal.blogspot.com

    • Thami
      fevereiro 18, 2014

      Pode deixar, vou procurar aqui, só o nome já me deixou interessada 😉

  • Morgana Grah
    fevereiro 16, 2014

    Ai, livros, livros, livros, simplesmente AMO.
    Adorei a sinopse, adorei, agora to curiosa para le kk, SHOW *-*

    XOXO LIWAVESOFFUN ;*

  • Carolina Hermanas
    fevereiro 16, 2014

    Olha, eu preciso ler um livro dela ainda.Confesso que um dia li a primeira página numa livraria e não curti muito esse lance dela colocar muita gíria.Talvez seja preconceito.Preciso ler um livro inteiro para ter uma ideia melhor 😉
    Mas a resenha que fez ficou muuito boa!

    Beeijinhos
    http://borboletametamorfoseando.blogspot.com.br/

    • Thami
      fevereiro 18, 2014

      Obrigada! 🙂 É assim mesmo cheio de gírias, mas acho que é porque é mais voltado pro público juvenil mesmo, sabe? Tipo na idade que eu comecei a ler, dai só quem gosta mesmo é que continua gostando "sem preconceito", haha!

  • -Gabbi
    fevereiro 16, 2014

    Nunca ouvi falar, mas parece ser ótimo <3 Mil beijos..
    http://excepti-on.blogspot.com.br

  • Laura Marques
    fevereiro 16, 2014

    Eu já li, e inclusive você comentou na resenha que fiz dele no meu blog! hahah Então já sabia um pouco da tua história com o livro.
    Gostei dele, e se pode ler em um dia mesmo hahah 😛

    Prefiro a segunda capa e pelo que deu pra ver em uma foto, a diagramação é melhor tbm!
    Beijos,
    http://o-doce-mundo.blogspot.com.br/

  • Steffany Lopes
    fevereiro 16, 2014

    Eu já ouvi falar muito bem dele, porém não li ainda. Não estou achando em lugar nenhum pra comprar, socorro! Huhaua, achei bem interessante o conteúdo desse livro.
    beijos,

    http://www.soentreamigas15.blogspot.com

  • Giovanna Dieguez
    fevereiro 16, 2014

    Já li dois livros dela e acho a maneira como ela escreve incrível! Bem dinâmica. Também li quando tinha uns 11/12 anos rs.
    Beijos,
    destemidagarota.blogspot.com

  • Bianca Nunes
    fevereiro 16, 2014

    Eu reli este livro esse ano. Ateh postei no blog. Foi o primeiro do ano.
    Claro que nao li em um dia. Muito dificil eu conseguir uma façanha dessas.
    O meu eh da capa antiga, porque tenho a muitos anos! rsrs
    Prefiro a antiga também, mas acho que por nostalgia mesmo!
    Beijos

    http://www.biancagsnunes.com/

  • Kammy - Comer, Blogar, Amar...
    fevereiro 17, 2014

    parece ótimo =)

    Mil beijinhos
    Kammy
    Comer, Blogar, Amar…

  • Camille
    fevereiro 17, 2014

    que legal esse livro, parece ser de identificação facil ne? a gente logo se encontra na narrativa
    bjs

    Sache e Bombom

  • Ilmara Almeida
    fevereiro 17, 2014

    Acabei de ler um livro sobre a ansiedade, do Augusto Cury e estou acabando Manhã, tarde e noite de Sidney Sheldon.
    E ai, já assistiu algum filme dos que eu postei anteriormente?

    • Thami
      fevereiro 18, 2014

      Ainda não. Me afoguei nas séries essa semana, to tentando me atualizar nas que eu to atrasada, haha!

  • Amanda Vitória
    fevereiro 17, 2014

    Nunca li um livro dela, mas tô precisando. Todos falam que ela é uma ótima escritora! ♥ Gostei dessa resenha.

    >> Visite nosso site!
    – xoxo –

  • garotas-urbanas
    fevereiro 17, 2014

    ai que legal! Nunca li!!
    Beijinhos, Rê
    http://garotas-urbanas.com/

  • Sónia TM
    fevereiro 17, 2014

    Nunca li

    Sónia
    Taras e Manias

  • Carol Matiello
    fevereiro 17, 2014

    porque você não começa gravando só alguns áudios e liberando aqui ? ai dependendo do que o pessoal falar você posta vídeos e tudo mais, eu gostaria de ouvir você cantando, de verdade *-*

  • Giovanna Bertolini
    fevereiro 17, 2014

    Adoro a Thalita Rebouças, ela faz cada livro que te deixa "babandooooo". Vou comprar o meu já, aliás, já tinha lido uma vez o "Fala Sério, Mãe", mas não com a nova capa. Amei <3 .
    Fica com Deus! Desejo uma ótima segunda-feira! ;*

    · blog: http://www.todebatom.com
    · instagram: @gibertolini
    · facebook: http://www.facebook.com.br/todebatom

  • Erika Marques
    fevereiro 17, 2014

    Que legal, tenho vontade de ler algum livro dela.
    Blog Maquiagens da Erika

  • Cyntia Campos
    fevereiro 17, 2014

    Nunca li um livro da Talita, mas eu gosto muito do jeito dela, como ela conversa com os adolescentes. Bem legal!

  • Karla Cunha
    fevereiro 17, 2014

    Nunca li os livros da Thalita, mas acompanho nas redes sociais e morro de vontade! :T quem sabe um dia dê certo!

    Um beijo!

    http://www.naotenhopressa.com

  • Rafa Oliveira
    fevereiro 17, 2014

    Oi,
    Já tive a oportunidade de ler esse e outros livros da Thalita e realmente ela escreve muito bem 🙂

    Páginas em Preto

    Beijos

  • Hellz.
    fevereiro 17, 2014

    Nunca li um livro dela, sabia? Acho que foi realmente por falta de oportunidade… HAHAHA
    Mas gostei da dica. Vou inclui-la na minha listinha de livros ainda por ler.
    Gosto desse tipo de sacada que mostra os dois lados da história. Que SEMPRE são diferentes.

    beijo

  • M Amelia
    fevereiro 17, 2014

    ai amo os livros dela ! e vc escreve muito be, parabens !
    estou seguindo o seu blog lindo, poderia seguir o meu ?
    http://www.cilioposticos.blogspot.com.br
    bjs

  • Thiffany Fontes
    fevereiro 17, 2014

    aaaaaaaa, eu tenho, é ótimo, você viaja, e oh ! Nem gosto de ler !

    Beijos, @ThiffanyFontes
    thiffanyfontes.blogspot.com.br

  • Ponto em Comum
    fevereiro 17, 2014

    A segunda capa é beeem melhor né? Nunca li sabe, acho que nunca li o livro da Thalita. Acho que vou providenciar alguma leitura dela..
    beijos
    http://www.pontoemcomum.com

  • Andressa Moraes
    fevereiro 18, 2014

    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas fiquei com vontade de ler ele agora.. kkk Adorei a resenha *-*

    Blog:
    http://rosaachiiclete.blogspot.com.br/

  • Nathália Zabel
    fevereiro 18, 2014

    Da Thalita só li os livros que se iniciavam com Tudo por… cheguei a comprar o tudo por um namorado numa promoção no submarino rsrs Sempre ouvi falar dessa coleção fala sério,… e adorei seus comentários sobre o livro, não sou muito de crônicas, mas pelo que entendi também fica como capitulos pois são as mesmas personagens nas mais diferentes situações de nossas vidas. Também gosto mais da primeira capa, acho mais original. Quem sabe quando eu voltar pro Brasiil, eu leio! =) beijos!

    • Thami
      fevereiro 20, 2014

      Eu já li o Tudo Por Um Namorado, Tudo Por Um Feriado e o Tudo Por Um Pop Star. Um deles eu sei que eu não tenho, eu tenho só dois, agora só resta saber quais, haha! Só procurando aqui mesmo.