4 dicas para ter uma alimentação saudável sem obsessão

As regras da alimentação saudável estão sempre bem “documentadas” né? Quase sempre se resume em: coma muitas verduras e legumes. Você pode comer todas as saladas do mundo, mas se você ficar monitorando obsessivamente sua ingestão de alimentos – e se ainda estiver estressada e ansiosa – seu corpo não vai funcionar da forma certa.

No ano passado, eu estava nervosa por causa do meu trabalho de conclusão de curso e logo me preocupei com a minha saúde. Foi quando (finalmente) fui me consultar com uma nutricionista e comecei a fazer treino funcional para mexer meu corpo. Minha nutricionista me apresentou uma outra relação para eu ter com os alimentos que não tinha estresse ou vergonha – e sem abandonar meu compromisso de me alimentar bem. Ela não me sugeriu uma dieta regrada e sim uma reeducação alimentar. Tem tanto a ver com a alegria que o almoço me proporciona quanto com a quantidade de vegetais que tem no meu prato.

1. A coisa mais importante que você pode fazer no café da manhã não tem nada a ver com o café da manhã

Quando se trata de desorganização para comer, na minha experiência pessoal, nunca é sobre a comida em si. Existem questões emocionais mais profundas aí. Quando falam que nossa saúde mental é a mais importante, é porque é sim importante. Procure o que pode ser a causa dessa desorganização. Converse com um familiar ou amigo próximo ou procure conselhos de uma psicologa ou nutricionista experiente é um ótimo primeiro passo. Considere também as conversas internas e os pensamentos que você tem. Você é digna de se sentir saudável, energética e vibrante.

Descobri que desenvolver uma prática de amor próprio é uma ferramenta poderosa para a transformação. Toda manhã, quando você acordar, pense em três coisas pelas quais você é grata. Olhe no espelho e elogie as partes que você mais gosta no seu corpo. Pode ser até mesmo algo como “agradeço às minhas pernas por andar todos os dias” ou “agradeço ao coração por bombear sangue todos os dias”, pequenas coisas podem ajudar a mudar sua mentalidade. Quando começamos a agradecer nosso corpo pelo trabalho duro que ele faz todos os dias, começamos a enxergar que não é apenas aparência. Se concentre em se sentir bem por dentro e tudo por fora vai se desenrolar mais facilmente.

2. Asse um bolo ou brownie

Toda semana, minha irmã faz coisas gostosas e saudáveis ​​para nos manter feliz e satisfeitas. Seja brownie, brigadeiro (trocando o achocolatado por pó de cacau com 70% ou 80%), bolo de maçã integral, sempre tem alguma coisa deliciosa na geladeira – graças a minha irmã que adora se aventurar na cozinha, diferente de mim que queimo tudo. Viver uma vida saudável não é fazer algo “perfeitamente” light, diet, low carb e etc., é tratar nosso corpo e a nós mesmas com gentileza.

A partir da minha experiência pessoal, descobri que ser muito rigorosa me fazia sair dos trilhos mais fácil. Quando nos privamos de comer certos alimentos, muitas vezes acabamos comendo compulsivamente depois e nos sentimos culpadas por isso ter acontecido. E a gente fica presa em um ciclo vicioso. Não existem alimentos bons ou ruins – são apenas alimentos. Alivie a pressão. Depois disso, você vai começar a relaxar e adotar uma aproximação diferente em relação a comida de modo geral.

Gostaria de deixar minha humilde opinião sobre o que muitas pessoas falam quando comem algo fora das suas dietas. As pessoas relacionam como “comer besteira” ou “dia do lixo”, agora deixo aqui uma questão: pra você, comida é besteira? Comida é lixo?

3. Se delicie com sabedoria

Eu uso comida para nutrir meu corpo. É o melhor ato de amor próprio que você tem. No dia a dia você encontra no meu prato um equilíbrio dos quatro macronutrientes essenciais: proteína, fibra, gorduras saudáveis ​​e carboidratos. Cada dia, eu tenho duas refeições principais com três lanches menores durante o dia. Descobri que isso reduz o excesso nas refeições principais e a alimentação emocional depois de longos dias.

Eu amo alface e tomate e tento preencher metade do meu prato com verduras para no almoço. Eu sigo essa regra 80% das vezes, comendo alimentos nutritivos. Os 20% restantes do tempo me permitem ter uma flexibilidade. Eu amo comer pizza ou comida japonesa nos finais de semana, sobremesa depois do almoço ou brigadeiro a tarde ou a noite. Eu acredito que, comer com essa moderação, me deu alegria e atenção plena.

Café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e lanche da noite. Considerando o café da manhã e o almoço as refeições principais do meu dia. Isso é uma coisa minha. Não consigo ter uma boa noite de sono quando estou com a barriga cheia, por isso corto a janta.

4. Diminua a velocidade

Puxe uma cadeira. Se delicie com os seus alimentos favoritos devagar. Lembre que você está sentada e que sua comida é servida em um prato e tente comer devagar. Saboreie o sabor e a textura da sua comida. Saiba que seu corpo é capaz de digerir e metabolizar o que você está comendo. Seu corpo é forte. Confia.

eu amo massas

Pouco a pouco a gente vai mudando a nossa mentalidade. E a obsessão pelos alimentos vai diminuindo. Quando falo de obsessão digo das duas formas. Obsessão por pizza, hambúrguer e massas em geral, como também obsessão por comer só salada ou só legumes.

Mas e aí? Esse post abriu mais a sua mente? Você já sabia dessas dicas? Tem alguma outra dica pra dar? Comenta aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

6 Comments
  • Kaila Garcia
    abril 23, 2019

    Realmente Thami, quando alguém ama se aventurar na cozinha e explora diferentes receitas se alimentar saudável se torna mais fácil, esse é meu dilema, como eu e meu marido trabalhamos em casa fica aquela loucura para conciliar tudo, e as vezes, para não perder muito tempo acabamos comendo errado. Preciso mudar isso urgente!

    https://www.kailagarcia.com

    • Thami Sgalbiero
      maio 3, 2019

      Tenta ir alternando, cada dia um vai pra cozinha, um vai ajudando o outro depois pra arrumar. Tenta só e depois me fala se deu certo! 😉

  • Stephanie Ferreira
    abril 24, 2019

    Eu amei muito estas dicas! Senti muita diferença na minha alimentação quando mudei pequenas coisas, tipo sentar na mesa pra comer com calma do que comer no computador correndo. E agradecer é fundamental, sempre, todos os dias ♥

    Um beijo,
    Quase Mineira

    • Thami Sgalbiero
      maio 3, 2019

      Sei bem como é isso, eu fazia exatamente isso. Colocava o prato na mesa do computador e comia enquanto digitava e fazia as coisas, não faz nada bem isso. Agradecer em todos os sentidos da vida muda tudo né? ♥

  • Simone
    abril 24, 2019

    Muito bom o post o que preciso mais me policiar é na rapidez, eu como rápido demais e nem presto atenção nos sabores, sempre que me pego fazendo isso recomeço e tento ir mais devagar, antes da gravidez confesso que me cuidava mais com a alimentação, agoro como bem e como muito hahahaha não passo vontade, mas me regulo na semana pra abusar no final de semana kkk na medida do possível claro.

    Beijão

    • Thami Sgalbiero
      maio 3, 2019

      Já eu sou bem lenta pra comer, haha! Sou sempre a primeira a pegar o prato de comida e a última a terminar. 😛 Pois é, ficar se regulando durante a semana, só piora no final de semana. Tem que comer o que tem vontade mesmo, só que não em excesso.