3 erros que podem fazer seu blog perder qualidade

Preciso começar dizendo que você não está sozinha, isso já aconteceu comigo várias vezes. Abrindo o notebook, ajustando apenas uma coisa no meu blog pessoal. Tentando fazer meu portfólio parecer incrível, quebrando minha cabeça sobre se eu deveria começar um portfólio ou não, afinal eu amo mexer com o design. Então, se você quiser melhorar o seu blog, vou te dar algumas dicas que podem ajudar a construir o seu blog da maneira certa. Isso vindo de alguém que sabe muito bem sobre o que é cometer erros. Ninguém consegue fazer direito logo de início, eu ainda estou tentando até hoje!

Estética

Todos nós amamos as coisas visualmente atraentes, certo? A aparência do seu blog é o que vai informar aos leitores sobre o que eles precisam saber sobre sua marca, é o que vai definir se eles gostam ou não. Fora que, o blog ser esteticamente bonito, atrai mais confiança para o seu conteúdo. Se você deseja que seus leitores confiem em você, não é apenas sobre o conteúdo que você deve pensar. Você, primeiro, precisa chamar a atenção do leitor. Tenha total atenção na hora de criar visualmente o seu blog. Não precisa pagar um designer caro e famoso pra fazer isso por você. Se você tem um orçamento certinho, pesquise mais designers ou tenta fazer você mesmo. Uma vez que você consegue fazer a primeira vez, ganha essa nova habilidade para ir aprimorando a cada dia. Só não vale copiar!

Compreensão do público

Ok, então você acha que tem uma compreensão do público e do que as pessoas gostam – isso é ótimo, mas isso é bom para hoje e não para amanhã. As pessoas mudam de opinião constantemente. O que as pessoas gostaram ontem, não gostam hoje. Eles estão na próxima melhor coisa e você deve andar com eles, e as mídias sociais desempenham um papel importante nisso. Então, se o seu blog não estiver funcionando como você gostaria que ele tivesse, é hora de renovar! E isso significa repensar sua estratégia de mídia social e como você deve ser mais resistente e frequente. Reserve algum dia que você possa pesquisar e veja outros blogs e como eles estão fazendo sucesso. É parte do seu negócio agora, então, se você quiser alcançar seus objetivos, antecipe mudanças e siga sempre reagindo.

É amigável em dispositivos móveis?

É ótimo se o seu blog parece incrível em uma tela de computador, mas hoje em dia, é tudo no celular. Pense nisso, você gasta mais tempo olhando blogs e sites no seu celular em vez de fazer isso no seu notebook? Porque, quando os celulares estão colados em nossas mãos, usamos eles literalmente pra tudo. Então, se você quiser criar um blog incrível, você tá esperando que as pessoas estejam lendo seus posts em seus celulares em sua viagem. Ninguém abre um notebook para fazer uma leitura de manhã, a menos que o computador já esteja ligado e você consequentemente vai dar uma olhada. Então, verifique se o seu blog parece tão bom em uma versão para dispositivos móveis e veja os resultados!

dispositivo móvel

Se você não é o tipo de pessoa que quer levar horas investigando seu público e a psicologia por trás de certas coisas que são visualmente atraentes, faço esse trabalho duro para você. Pra quem não sabe, sou designer também. 🙂

Uma dica pra quando você for “contratar” serviços de um design. Encontre um nome, logotipo, cores e fontes que te interessem e descubra como projetar um blog que chame a atenção das pessoas. Junte essas referências e mande para o profissional para que ele possa projetar tudo isso para você. Poupa bastante tempo e trabalho (e estresse) de ambas as partes, você como cliente e pro profissional também.

E aí? Já passaram por alguns desses erros? Perceberam agora? Tem alguma outra dica para dar? Comentem aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

18 Comments
  • Váh
    novembro 19, 2018

    Muito boas essas dicas, porque muitas vezes nem percebemos essas coisas né?
    Acabamos deixando passar sendo que queremos que nosso blog cresça e tenha cada vez mais qualidade, não o contrário haha.

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    • Thami Sgalbiero
      novembro 22, 2018

      Sim! O conteúdo é importante, mas a primeira impressão que o blog causa quando é aberto também.

  • Samanta Dáfini
    novembro 19, 2018

    eu amei as dicas, e concordo muito com elas.

    ❤️❤️Já segui o blog

    http://dosedeestrela.blogspot.com/

  • Fernanda de Oliveira Brito
    novembro 19, 2018

    Concordo com você, Thami!!
    Dicas valiosas!!

    Um beijo,

    http://www.purestyle.com.br

  • Thaiane e Thalita
    novembro 19, 2018

    Gostamos das dicas, sempre tivemos problemas com nosso layout em outros dispositivos, mas o atual é responsivo e funciona bem em todos!! Mas apesar de termos contrato um serviço ainda falta alguns detalhes que não conseguimos arrumar!! Nunca fizemos uma pesquisa para conhecer o nosso publico precisamos fazer!!

    beijos

    http://onlyinspirations.blogspot.com.br

    • Thami Sgalbiero
      novembro 22, 2018

      Eu também tinha problema com isso de adaptação do layout. Meu blog ficava horrível no celular, agora tem uma fácil leitura. Façam essa pesquisa de público, é muito bom pra saber com quem vocês estão passando o conteúdo de cada post.

  • Priscilla
    novembro 20, 2018

    Oi Thami!
    Todos esses favores fazem muita diferença, de forma positiva ou negativa. Eu sofri muito até achar o meu layout ideal que atendesse e fosse esteticamente agradável. Até o momento estou satisfeita 😀
    Beijos!

    • Thami Sgalbiero
      novembro 24, 2018

      Pois é, isso de layout eu custo a achar, mas quando acho… fico com ele por um ano pelo menos.

  • Leslie Leite
    novembro 20, 2018

    Experiências são sempre válida, os seres humanos são feitos de erros, tentativas e acertos. Tenho cinco anos de blog e ainda não me sinto a vontade quando o assunto é observar e compreender meu público. Sem contar que sempre comentam sobre a importância de se ter um nicho, mas como faz quando você gosta de escrever sobre vários assuntos, como é no meu caso?
    O layout do meu blog foi projeto por uma designer e pedi também que fosse responsivo, esse foi um grande passo na evolução do meu blog, mas, a gente enjoa né… e eu já tô querendo mudar o Layout novamente, mas não a logo. Me passa seu orçamento Thami, vamos conversar por e-mail apenasleite@hotmail.com
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    • Thami Sgalbiero
      novembro 26, 2018

      Te entendo super! O meu blog é como meu diário, aqui eu falo sobre todos os assuntos que eu gosto, então realmente é difícil achar um nicho certo. Mas se pensar de outra forma, observando seu público e vendo do que eles mais gostam, dá pra juntar o assunto que você gosta de escrever + agradar o seu público. Sei bem como é isso de enjoar do layout. Vou te mandar um e-mail. 😉

  • Carol Sweet
    novembro 20, 2018

    São muitas coisas que tem que se pensar para fazer um blog. Tem que pegar muito bem em dispositivos móveis e ter uma estética aparente. Ano que vem eu volto a briga pra criar o meu layout :P.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

  • Emerson
    novembro 20, 2018

    Dicas maravilhosas e super importantes. O aspecto visual é o que mais conta, e diria que o conteúdo também é super importante.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

  • Lívia Madeira
    novembro 20, 2018

    muito boas dicas, acho que tem que ter mesmo um conteudo bacana e de qualidade principalmente… eu precisava ter um layout que funcionasse melhor pra cel, ele fica simples, mas ainda assim acho funcional

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    • Thami Sgalbiero
      novembro 26, 2018

      Os layouts pra dispositivos móveis são simples e compactados mesmo, não precisa ter várias coisas, só o básico pra facilitar a visão do conteúdo. 😉 A única coisa que é importante é a organização do layout no celular, juntando com a identidade visual também, claro.

  • Des | itsbetterinheels
    novembro 22, 2018

    Great tips! I just started my blog a few months ago and I still feel like I’m trying to find my style. I think I’m getting closer but it definitely takes time. You’ve definitely given me things to think about. Thanks for sharing!

    xx, Des | https://www.itsbetterinheels.com

    • Thami Sgalbiero
      novembro 26, 2018

      Yes, it takes time for us to find our style and our niche. Thanks! 🙂

  • Jaynara Lambert
    novembro 24, 2018

    Uma boa estética é algo que considero essencial em um blog. Já estou querendo mudar algumas coisinha no blog que estão me incomodando, mas nem sei por onde começar. Deve ser bom poder contratar um profissional para fazer isso direitinho para a gente, mas a falta de dinheiro é tão grande e também gosto muito de mexer com essas coisas.
    Acho tão difícil entender o público, porque cada hora é um gosto diferente. Definir somente um nicho para mim é algo que não consigo. Gosto de falar de tantas coisas.

    Gostei das dicas! Vi seu portfólio e gostei muito do seu trabalho Thami!

    Beijos
    Boas de Papo
    Instagram Boas de Papo

    • Thami Sgalbiero
      novembro 26, 2018

      Vai mudando aos poucos, quando tiver um tempinho, claro. Falei melhor disso aqui: http://www.likeparadise.com.br/2017/04/coisas-blog-30-minutos.html

      Entendo bem! O que me fez começar a me interessar por HTML e design foi justamente a falta de dinheiro pra comprar esse serviço pro meu primeiro blog, isso lá em 2005. Daí fui aprendendo a fazer tudo e hoje já sei bastante coisa e consigo me virar.

      Pois é, a gente acaba gostando de falar sobre tudo e isso confunde na hora de definir um público certo mas, observando seu público e vendo do que eles mais gostam, dá pra juntar o assunto que você gosta de escrever e ao mesmo tempo agradar o seu público.

      Obrigada, Jaynara! 😀