10 maneiras de diminuir o estresse durante as férias

diminuir o estresse

É a época mais maravilhosa do ano ou não? Parece que muitos de nós tem planos demais para as férias, mas não tem tempo e energia suficiente para fazer tudo, que planejou. Vamos combinar que isso diminui nossa alegria das férias. Eu fiz um objetivo para relaxar nessas férias e fazer com que elas passem beeem devagar. Acontece que estou mais ocupada do que eu já estive em meses! Porque o final do período na faculdade me deixa focada só na faculdade, então agora, para as férias, tenho aqui o meu blog pra cuidar, o que me deixa louca e me faz pensar “Será que vou conseguir organizar tudo?”. O estresse sempre afeta minha paz e alegria nessa época do ano, e eu não gosto disso. Gosto e quero diminuir o estresse.

Então, vamos fazer algo pra mudar isso! Vamos priorizar essa linda e doce época do ano e realmente estar presente para aproveitar os feriados. Para garantir que essa época continue sendo a mais maravilhosa do ano, aqui estão 10 maneiras de diminuir o estresse durante as férias:

o que fazer nas férias

1. Priorize a sua diversão

Ser adulto é difícil. Vamos ser sinceros né? Então, nós realmente precisamos de mais risadas e diversão em nossas vidas. Eu te desafio a pensar em atividades divertidas para as férias que você gostaria e escreva cada uma como sua lista de afazeres das férias. Que tal ir a praia, pegar um cineminha (ou fazer sessão cinema em casa), ler uns livros esquecidos da prateleira, começar a assistir uma série e maratonar.

2. Tome um banho de redução do estresse

Tome um banho quente ou morno, adicione um pouco de óleo essencial do aroma que preferir, acenda uma vela e coloque sua música relaxante favorita.

3. Hora do chá!

Os chás são ótimos para reduzir o estresse. Tem três que são especialmente para a redução do estresse: chá de camomila, menta e bálsamo de limão. Você também pode adicionar uma colher de mel pra adocicar, que também é conhecido por ajudar com a ansiedade.

4. Coma chocolate

Sim! Estou incentivando você a comer chocolate. O chocolate é conhecido por aumentar seu humor. Idealmente, vá para o chocolate mais centrado no cacau ou, melhor ainda, experimente o cacau em pó nas suas receitas. Troque o famoso achocolatado pelo cacau em pó. Ele equilibra o hormônio do estresse do corpo, o tal do cortisol. Você pode adicionar nas suas vitaminas ou fazer um chocolate quente caseiro com cacau, canela e baunilha.

5. Seja voluntário

Isso é sempre uma boa ideia e tira o foco do nosso próprio estresse e lutas diárias. É tão gratificante quando você gasta seu tempo ajudando uma causa em que você está apaixonada. Você nunca desperdiça seu tempo quando está fazendo o bem para os outros. 😉

6. Decore

Eu acho tão emocionante ver uma árvore de Natal, com aquelas luzes cintilantes nessa época do ano. Isso me faz feliz. Algumas pessoas podem se sentir um pouco sobrecarregadas com o pensamento de decorar, mas eu prometo que você não precisa de uma super decoração. Você pode decorar tão pouco ou o tanto que você quiser, mesmo enrolando os pisca-piscas em uma pequena árvore ou decorando a casa inteira.

7. Apenas diga “Não” e não coma demais

Muitas vezes sentimos essa pressão e necessidade de agradar e dizer “sim” pra tudo e todos. Nós não queremos ofender ninguém, e também não queremos perder nenhuma diversão. Mas isso faz a gente se sentir exausto e infeliz. Então, se comprometa com os eventos, reuniões, festas e projetos que você realmente queira ir, e educadamente diga “não” para o resto. Quando dizemos “sim” a muitas coisas, outras áreas da nossa vida se afetam negativamente.

8. Faça uma caminhada

Uma caminhada sempre nos ajuda a limpar nossas mentes. Dependendo de onde você mora, isso pode soar como uma ideia ruim, mas mesmo assim apenas uma caminhada de 10 minutos já vale. Tudo combinado com o ar fresco, pode ser realmente bom.

9. Se desligue do celular

Esse é o momento perfeito para fazer seu detox digital. Estamos constantemente vendo todas as contas das redes sociais. Isso nos suga tanto que pode afetar o nosso humor e nos levar para aquele buraco de comparações. O que não é nada bom. Definitivamente existe um tempo e lugar para o uso das mídias sociais, mas não o tempo todo. Eu incentivo você a desligar seu celular por meio dia ou um dia inteiro a cada fim de semana nesse período de férias. Isso nos ajuda a estar mais presentes e aumenta nossa felicidade e atenção aos outros.

Percebi que a bateria do meu celular está durando o dia inteiro, é muito bom não ter que ficar levando o carregador pra todo lugar que eu vou. 😛

10. Durma

O estresse pode afetar negativamente o nosso sono, e dormir pouco pode aumentar nosso estresse. É um ciclo ruim que precisamos quebrar. O sono tem que ser uma prioridade na vida de qualquer um. Se você tiver problemas para ter uma boa noite, algumas dicas simples são: evitar a cafeína após às 15h, tente se desligar da tecnologia uma hora antes de ir para a cama, leia um livro, se esticar um pouco e beber um bom chá da noite.

E aí? Vocês também ficam nessa pilha de estresse no final do ano? Conseguem se organizar direitinho? Que outra dica vocês dariam para acrescentar aqui? Comentem!

Thami Sgalbiero

Leonina, botafoguense, enrolada, confusa e distraída. Ama ver, ler e falar sobre moda (mesmo não sendo expert no assunto). Sonha em ser atriz, mas enquanto esse sonho não se realiza, fica apenas no blog mesmo.

37 thoughts on “10 maneiras de diminuir o estresse durante as férias

  1. Pathy Guarnieri

    Thamy, que dicas ótimas! Preciso muito colocá-las em prática!

    Beijo!
    Cores do Vício

    Responder

  2. Simone

    Ajudar o próximo e dormir é ótimo mesmo, revitaliza e aquece o coração. Eu também gosto de fazer atividades em família. Nas férias da para gente se unir mais e curtir um ao outro ♥ ótimas dicas. Beijos
    Charme-se

    Responder

  3. Váh

    Fica estressada em qualquer época do ano é bem ruim na verdade né, mas especificamente essa época do ano é pra gente ficar alegre então é sempre bom ver algumas dicas pra se acalmar hehe.
    Comer chocolate sempre me deixa melhor hehe 🙂

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Te entendo nisso do estresse, haha! Chocolate acalma 😛

      Responder

  4. Lívia Madeira

    maravilhosas essas dicas pra desestressar, a gente realmente tem que ter mais tempo pra gente, tomar um chá, se desligar um pouco sempre ajuda

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    Responder

  5. Jaynara Archanjo

    Dicas maravilhosas!! Recentemente fiz isso de desligar o celular, me fez tão bem! Estava perdendo muitas coisas por causa do queridinho do celular.
    Sou uma pessoa tranquila, mas qualquer coisa me estressa, qualquer coisa mesmo!!
    Sinto falta de caminhar, mas de caminhar no meu do nada, ou melhor no meio do mato. Natureza desestressa qualquer um!!

    Beijos
    http://boas-depapo.blogspot.com.br/?m=1

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Te entendo nisso do estresse. Tudo me irrita também, é um saco. Verdade, natureza desestressa qualquer um e eu amo!

      Responder

  6. Isy

    Ficas muito boas e que nunca são demais lembrar!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    Responder

  7. Emerson Garcia Affonso Vieira

    Adorei as dicas. Bem eficazes e interessantes.

    Até mais,
    Emerson Garcia

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Responder

  8. Natalia

    O 9 é o principal pra mim! Só tenho paz nas ferias se eu desligar o celular hahaha

    Responder

  9. Juliana Ferreira

    Comer chocolate para mim é essencial quando estou mega estressada.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    Responder

  10. Gabriela Dahmer Coitinho

    Quando minhas férias do trabalho chegarem, não poderei viajar, já que tenho minhas contas, comprei muitas coisas que necessitava bastante, então as prestações das coisas tão grandes e o dinheiro bem pouco. Por isso, eu vou aproveitar pra fazer bastante exercícios, cuidar muito mais do blog, comer bastante e fazer muitas maratonas, sair de vez em quando com as amigas pra algum pub ou cinema, ler muito… Nossa, quero fazer tudo que gosto e que me relaxa, além de trazer paz. Amei as dicas!

    Beijos,
    Blog Gaby Dahmer

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Suas férias vão ser perfeitas! Essas seriam as minhas férias dos sonhos, mas acho que só vou conseguir fazer isso tudo até a parte de “fazer muitas maratonas”, porque minhas amigas estão todas namorando e é aquela coisa né? Hahaha!

      Responder

  11. Luana

    Oi Thami, adorei as dicas! Tô pensando em fazer um detox digital, achei genial a ideia. Vou tentar fazer várias coisas diferentes para não ficar estressada, mas sinceramente, uma boa série e um livro, eu não consigo ficar estressada hahaha mas vou ver se pratico exercícios, até porque final de ano chegando, minha nossa, que comece a comilança hahahah
    Beijos,
    https://blogluanices.blogspot.com.br/

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      E que venha o natal! Hahaha! Amo ♥ Verdade, uma série e um livro já bastam pra me relaxar.

      Responder

  12. Ariadne Rodrigues Machado

    OI Thami, eu tenho esse mesmo sentimento que você, apesar de não estar mais na faculdade, tenho tanto estresse vindo do meu trabalho que quando chega a hora de descansar me sinto sem energia, bate uma frustração.. Gostei muito das suas dicas e vou tentar por elas em prática nesse final de ano ^^

    bjus

    Ari ♥
    http://www.devoltaaoretro.com.br

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      É, o desgaste do trabalho também deixa a gente estressada né? Essas dicas é pra quem trabalha também, haha!

      Responder

  13. Jeice Cruz

    ótimas dicas! De todas essas as que eu mais faço são 3,8,9 e 10 e funcionam muito bem pra mim. Preciso aderir as demais.

    Responder

  14. Lilian

    Gostei das dicas, para mim é estressante em qualquer época do ano…com trabalho e manter o blog, então as dicas me servem sempre.
    Eu amo tomar um bom banho para relaxar, deixa a água cair nas costas é muito bom!

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Pois é, tem momentos do meu ano que eu faço estágio, estudo e cuido do blog, então é bem desgastante entrar nessa rotina sem relaxar.

      Responder

  15. Edilene Araujo

    Como sempre amei as dicas, eu estou de férias á algum tempo, sai do trabalho, e sempre penso em algo pra fazer pra me distrair e não me entregar a ansiedade, não é fácil, mas estou dando o meu melhor!!
    Pequena Tagarela

    Responder

  16. Luly Lage

    Eu achei essa dica de dizer “Não” maravilhosa! Um rolê é sempre bom, mas quando a gente empolga demais com a liberdade das férias e sai absolutamente todos os dias não tem descanso (e bolso) que aguente! Tem que botar o sono em dia também, né não?
    Inclusive “Durma” é a dica do amo/sou!

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      É, tem gente que pensa que férias é só curtir, curtir e curtir. Mas também tem que ter o descansar, relaxar, descansar, hahaha!

      Responder

  17. Tamara Mansur

    Olá Thami! Tudo bem?
    Ahh o que me deixa mais estressada é ter mil e uma coisas para fazer e justamente saber priorizar as atitividades divertidas e saber dizer os nãos… além de tentar não comer muito né?
    chocolate nem precisa falar, que como em qualquer época do ano, com ou sem férias hehe
    agora, não sabia dessa do mel para ajudar a prevenir a ansiedade! adoreeei! sou muito ansiosaaaa…
    e você me perguntou lá no meu blog se tem que assistir as outras séries antes do justiceiro e olha, eu acho que até dá para entender de uma forma geral, mas fica mais interessante assistir, pelo menos, o demolidor primeiro para ver a aparição dele lá e entender a karen 😉
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com.br/

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Obrigada! Então vou começar por Demolidor e depois vou ver os outros. 😉 Chocolate não tem hora né? Qualquer momento é bom, haha!

      Responder

  18. Lara Reis Rodrigues

    Dicas maravilhosaaas e com certeza muuuito úteis, decorar é uma ótima opção mesmo, organizar as bagunças e tudo mais hahaha! Realmente se desconectar um pouco é seeempre boom!
    Bisous,
    BLOG PEQUENO MUFFIN | LARA REIS
    http://www.pequenomuffin.com.br

    Responder

  19. Adriane

    Amei as dicas, e para mim tb o chocolate é super importante rss adoro!!

    Bjss

    Amor de Casamento

    Responder

  20. Kaila Garcia

    Adorei suas dicas, a gente espera o ano todo pelas férias e quando elas chegam, nunca aproveitamos como deveríamos, pelo menos, comigo sempre foi assim, haha.

    http://www.kailagarcia.com

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      É que a gente fica tão ansiosa pra curtir que esquece da organização e dos planos pra fazer tudo dar certo e aproveitar do jeito certo, hahaha!

      Responder

  21. Lorraine Faria

    um chazinho de camomila com mel, se desligar do mundo digital e relaxar é o combo perfeito para as férias!!! não vejo a hora de 22 de dezembro chegar haha <3

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Camomila com mel é só amor né? Hahaha! Vem, dia 22! 😛

      Responder

  22. Aline Beatriz

    Dormir é um remédio pra quase tudo , adoro haha . Quase não fico estressada nas férias , até porque é férias <3 Amei as dicas , ajudam bastante mesmo .
    Um beijo e um abraço <3
    https://alinedoblog.blogspot.com.br/

    Responder

  23. Mariana Menezes

    Thamy, adorei todas essas dicas! <3 Algo que gosto de tomar pra me acalmar é leite com mel, dou uma esquentadinha e me deixa muito relaxada, não sei se já provou! =) Desligar do celular é algo que realmente faz toda a diferença, ontem me desliguei do meu por 4 horas e consegui ser bem mais produtiva e ficar mais tranquila. Vou colocar tudo isso em prática pra ontem, heheh.

    Beijos!

    Letras na Gaveta

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Não curto muito beber leite puro, mal gosto de achocolatado, depende muito do momento. Sei que vou me arrepender no futuro por não tomar leite, mas no momento não gosto muito, haha! Pois é, as vezes o celular nos prende fora do mundo né?

      Responder

  24. Daiane

    Que dicas ótimas! Preciso adotar essas dicas, nas férias tenho tanta coisas para fazer que acabo me esquecendo para que serve as férias, ainda mais que agora eu tenho blog, preciso criar postes novos, organizar o blog, é tanta coisa, que acabo me esquecendo de descansar.

    Beijos
    Rosa Rourse

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Se organizar tudo direitinho, dá certo. Já fiz posts aqui no blog com dicas pra isso, tá na categoria “Blogs” da aba “Dicas”: http://www.likeparadise.com.br/category/dicas/blogs

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *