12 fatos sobre o curso de Administração

Pra quem não sabe, esse ano criei uma nova categoria aqui no blog que se chama Carreiras, que também se encontra na aba de Dicas aqui do blog. Nessa categoria eu falo sobre o meu curso de Publicidade e Propaganda, dou dicas para todas as pessoas que estão em uma carreira profissional (independente do curso) e agora começo com esse primeiro post falando sobre o curso de Administração. Eu não curso Administração, mas sei que pode ajudar quem cursa ou quem pensa em cursar, e essa é a ideia dessa categoria.

Convidei 3 amigos do Facebook, que cursam Administração, para falarem 4 fatos sobre o curso. Então, se você está pensando em cursar Administração, olha esses fatos sinceros sobre:

1 – 4 anos de faculdade para as pessoas ainda falarem que qualquer um pode fazer Administração de qualquer empreendimento. (Isso é vacilo ein, galera!)

2 – Os nomes das matérias assustam mais que a matéria em si.

3 – Não esquece de fazer a evolução do pensamento administrativo primeiro. Pelo amor de Deus!

4 – As funções de um administrador é dirigir, organizar, planejar e controlar. Mas você vai passar 90% do tempo no planejamento enquanto todo mundo executa de forma errada e a culpa vai ser sua.

Por: Alef Henrique

5 – Não, você não nasce sabendo administrar. 

Existe uma crença muito doida entre diversas pessoas, de que pra administrar você não precisa de faculdade, porque administração é um talento nato, a gente nasce sabendo. Sinto informar, mas não. Obviamente temos diversos exemplos de empreendedores sem faculdade de Administração que obtiveram sucesso por conta do método da tentativa e erro (e um pouco de sorte junto com muuuito trabalho). Só que você vai conversar com essa galera e acaba descobrindo que sem conhecimento não se faz nada. E onde vão buscar esse conhecimento? Com o pessoal de ADM! Então, por favor, parem de dizer que administração é um curso desnecessário, que “qualquer um” faz. É uma graduação puxada e muito importante, sim!

6 – Contas? Temos. Mas não precisa se assustar.

Uma das coisas que mais me preocupava antes de começar a faculdade eram as contas. Nunca fui muito boa em matemática, e saber que a faculdade envolvia números me deixava um pouco na dúvida. Acabou que descobri algo incrível: as contas fazem sentido na administração. Não é matemática com letras nem nada. É algo bem concreto e super aplicável à realidade. No fim acaba sendo até divertido aprender a usar uma hp-12c.

7 – Engenharia não é administração.

Ok, chegamos num ponto polêmico. Muitos dizem que engenheiros da produção podem facilmente substituir administradores, por possuírem maior conhecimento de causa. Na boa? Isso é papo furado. A grade administrativa é extremamente voltada para processos humanos, enquanto a engenharia é mais mecanizada. Acredito que ambas são válidas. Tem espaço pra todo mundo, cada um no seu quadrado. Só por favor, chega desse negócio de dizer que engenheiro é melhor do que administrador. Não é.

8 – Você não vai entrar numa empresa ganhando mais de 3 mil reais.

Isso é um mito, tá? Quero deixar bem claro. Após terminar a graduação, leva tempo para ser reconhecido no mercado. Mas vale a pena, viu?

Por: Duane Buture

9 – Mesmo sendo o curso que dizem ser “a escolha dos indecisos” acabei optando por ele por gostar da ideia de poder ter uma ampla oportunidade de trabalhar em diversas áreas.

10 – Administração é um curso maravilhoso, porque não foca só em uma área, mas se aprende de tudo um pouco, como: gestão de pessoas, finanças, economia, marketing, produção e etc.

11 – Mas por ser um curso tão amplo é aconselhável se especializar em na área que mais se identificar durante a graduação.

12 – Mesmo com seus altos e baixos, Administração é uma ótima escolha de curso, porque sempre terá oferta de vagas, pois todas as empresas precisam de um administrador para planejar, organizar, dirigir e controlar.

Por: Natalia Cunha

Agora, só gostaria de acrescentar uma coisinha final nesses fatos todos. É que, em qualquer profissão que você escolher, você só vai ganhar um bom salário se você se esforçar bastante. Então não adianta escolher um curso pelo salário, você pode se frustrar gravemente nisso. Escolha por amor a profissão ou por gosto mesmo.

E aí? Gostaram desse tipo de post? Posso fazer mais? Se sim, qual outro tipo de curso vocês gostariam de ver os fatos de pessoas que já o cursam? Comentem aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

24 Comments
  • Leidiana Pereira
    dezembro 15, 2017

    Amei o seu post, até porque depois que eu terminar Direito, quero muito fazer facul de ADM ou pós da mesma.
    Adorei saber mais a respeito e também que algumas coisas que parecem óbvias para a gente nem é bem assim.
    É sonho da gente começar o trabalho ganhando 3 mil, mas isso requer tempo e muito esforço, um dia chegamos lá. hehe
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    • Thami Sgalbiero
      dezembro 19, 2017

      É, todo mundo tem uma visão muito superficial do curso, por isso é sempre bom pesquisar mais.

  • Elcimar Reis
    dezembro 15, 2017

    Oie Thaaaaamiiii. ♥. Primeiramente, eu adorei a sua ideia de falar sobre profissões. É uma tag incrível para se ter no blog. Quando for falar sobre Direito, me chamaaaaaaa. (ou já tem?). Nunca pensei em cursar Administração, mas tenho amigos que cursam e que já são formados. Acho um curso até que interessante. No Direito a gente se assusta com os nomes das matérias também, mais do que a matéria em si. A pessoa que percebeu isso é um gênio! uhehehehehe.

    http://www.acessopermitido.com

    • Thami Sgalbiero
      dezembro 19, 2017

      Pretendo fazer o de Direito sim, e pode deixar que você já tá na lista pra contar os fatos sobre esse curso. Hahaha! O nome de cada um que deu os fatos, tá logo abaixo. 😉

  • Pathy Guarnieri
    dezembro 16, 2017

    Esse era um curso que eu risquei da lista, justamente por sempre me falarem que tem muito cálculo (se eu sou péssima em matemática) kkkkkkkkk. Mas pelo jeito, nem é tão “ruim” assim. Até que me interessou mais agora. xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    • Thami Sgalbiero
      dezembro 19, 2017

      Pior que eu também sou ruim em matemática e até meu curso de Publicidade e Propaganda, tem matemática, hahaha! A verdade é que não tem como fugir.

  • Simone
    dezembro 16, 2017

    Eu sou administradora, amei este post. Quando eu estava cursando eu ouvia muito sobre engenharia x administração, nossa que saco. Não me arrependo da carreira que fiz, mas ainda quero muito fazer uma pós em marketing. Eu fiz em finanças para não ficar parada, mas marketing combina mais comigo, infelizmente por aqui não tem 🙁
    E administração é uma carreira muito mal compreendida mesmo. Mas gosto muito.

    • Thami Sgalbiero
      dezembro 19, 2017

      Marketing é bom, no meu curso tive váaarias matérias de marketing e gostei bastante. Já trabalhei como analista de marketing inclusive. Então, tenta fazer um curso online, corre atrás do que você quer! 😉

  • Tatiane Morais
    dezembro 16, 2017

    Excelente artigo muito interessante o que acabei de ler aqui neste poste adorei.

  • Natz Sodré
    dezembro 16, 2017

    Adoro esse tipo de post Thami, eu também tenho uma categoria assim… Mas faz tempo que não posto nada sobre, acho que meu último post foi com minha amiga advogada, ou a aeromoça… E faz tempo. Sobre o seu, ameeei as dicas! Eu fiz ADM antes de migrar para PP, fiz apenas um semestre e tranquei… Confesso que infelizmente eu fui a porcentagem de pessoas “indecisas” que acabam dando essa fama ruim para o curso. Eu ainda não sabia o que fazer, queria uma profissão que tivesse muitas oportunidades de emprego, parti para ADM. Tinha matérias muito legais, que eu amava! Outras nem tanto – como Contabilidade, não suportava hahaha – quando eu percebi que minhas matérias preferidas eram linguagem textual e psicologia do consumidor, notei que estava MESMO no curso errado… as matérias mais voltadas para ADM eram as que eu odiava e ai eu tranquei… Esse meio ano de curso me fez abrir mais a cabeça para esses ‘mimimis” que as pessoas falam, esses julgamentos de “qualquer um faz ADM”, não é assim mesmo não… ADM é um curso sério. Beijokas 😉

    • Thami Sgalbiero
      dezembro 19, 2017

      Aeromoça??? 😮 Que interessante! Vou lá procurar para ver. Ah, então seu caso com o curso foi de amor e ódio, mas acontece mesmo. Ainda mais quando a gente é novinha e não tem tanta base de pensamento pra escolher. Acontece, Natz! 😉 Qualquer curso é sério né? Mas também todo curso tem aqueles alunos que não levam a sério e aí traz a má fama do curso. Por exemplo em PP, os alunos tem a fama de serem relaxados e 0 formais, mas depende de cada um.

  • Marina
    dezembro 16, 2017

    Minha irmã faz administração e, inclusive ela, já disse que é um curso que ela escolheu por não saber o que queria. Porém, como somos propensos a mudanças, ela mesma também já disse que foi o melhor curso que ela já fez. Justamente por ela gostar de matemática, que não é muita, mas tem. E por ser um curso que abre muitas portas, e que todos deveriam fazer. Ela já terminou e agora tá pronta pra outra faculdade, mas ela disse que foi fundamental a graduação de Administração. Nunca foi a MINHA opção de curso, sou de Psicologia e adoraria que você falasse disso, inclusive estou a disposição kkkk Adorei o post!
    beijos

    http://www.marinaalessandra.com

    • Thami Sgalbiero
      dezembro 19, 2017

      Anotei Psicologia aqui pra você falar sobre, ainda mais que esse era um dos cursos que estava nas minhas escolhas, haha! Também acho que todos deveriam fazer Administração, porque de fato você aprende mais coisas, porque ADM acaba entrando em todas as áreas possíveis.

  • Jaynara Archanjo
    dezembro 17, 2017

    O que me assusta em administração é a tal da matemática, sou péssima nessa danada!! Tem que se dedicar bastante para conseguir se segurar na carreira, assim como em todas as outras. É preciso muita dedicação, pois nenhuma carreira é tão fácil!

    Beijos

    http://www.boas-depapo.blogspot.com

    • Thami Sgalbiero
      dezembro 19, 2017

      Isso aí! Nenhuma carreira é fácil.

  • Alice Dias
    dezembro 17, 2017

    Nao sabia sobre essas coisas do curso de ADM.. Eu faco engenharia e amo matematica ahahahaah
    Entao, meu primeiro cover saiu no youtube! Gostaria de te convidar para vê-lo e se inscrever no canal se gostar e falar pros migos <3 Essa ajuda seria ótima!!! Beijinhos https://www.youtube.com/watch?v=XOjBLK7UMb0&amp;

  • Patty Lye
    dezembro 17, 2017

    Esse curso é um curso que na verdade todo mundo deveria fazer!
    Mas realmente é muito difícil de seguir!
    bjs
    Patty Lye
    Blog Patty Lye | Canal Patty Lye | Instagram

  • Sté Maciel
    dezembro 17, 2017

    Deve! Adorei a forma como você nos mostrou os fatos! *.*

    mariasabetudo

  • Gabriela Farias Soares
    dezembro 17, 2017

    Thami, que maravilhoso esse tipo de post! Eu amo real conhecer mais sobre todas as profissões porque né, a gente nunca sabe onde vai se encontrar, então sem dúvidas esse post me ajudou e vai ajudar muita gente!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    • Thami Sgalbiero
      dezembro 19, 2017

      Sim, até porque tem gente que gosta de acabar um curso e começar outro, então pode ajudar né?

  • Kaila Garcia
    dezembro 17, 2017

    Amei seu post Thami, muitas pessoas conhecem as profissões de maneira superficial e isso nós aproxima mais do trabalho de alguém, e até pode ser o motivo da conexão de alguém com seu futuro profissional. ❤

    http://www.kailagarcia.com

    • Thami Sgalbiero
      dezembro 19, 2017

      Sim!!! Obrigada, Kaila! 😀

  • Thayse Stein
    dezembro 21, 2017

    Nossa, que legal saber mais desse curso! Acho essa área bem interessante – já tinha ouvido várias vezes que é o “curso dos indecisos”, mas acho que é bacana poder ir pra uma área ampla que dê pra trabalhar em várias coisas, mesmo 🙂 Muito bacana o post, essa categoria é super legal pra gente que tá procurando mais detalhes sobre áreas e profissões <3

    Beijos!

    • Thami Sgalbiero
      dezembro 21, 2017

      Também ouvi muito dizerem que é o curso dos indecisos, mas eu não acho. Porque não é fácil, nenhum curso é fácil né? Haha!