5 perguntas para se perguntar antes de postar

perguntas para se perguntar

Criar um conteúdo novo e divertido é uma prioridade para todos os donos de blogs. Uma das muitas qualidades de uma grande blogueira é a capacidade de olhar para o próprio conteúdo com um olho crítico e honesto. Para te ajudar com isso, reuni 5 perguntas para se perguntar antes de clicar em ‘Publicar’:

O meu post está com uma fácil leitura?

Os leitores da internet têm uma capacidade de atenção de 8 segundos. Isso significa que você tem exatamente 8 segundos para chamar sua atenção antes de mudar para outra página. Por isso, você precisa ter certeza de que está facilitando permanência desse leitor no seu blog. Dá uma olhada na estrutura da sua postagem, veja se tem links e imagens no post, se os parágrafos são muito longos ou até muito curtos e presta atenção se suas ideias são colocadas em com palavras fáceis!

O meu post tem alguma coisa nova?

O negócio de blogs é muitas vezes definido como um mercado super saturado. Por isso, você realmente vai querer que suas postagens se destaquem dos montes de blogs que tem por aí. Isso não significa necessariamente que você tenha que escalar o Himalaya e escrever um post sobre isso. Simplesmente perceba se o que você está sempre dando aos seus leitores é sua perspectiva mais honesta e única. O conteúdo original é o que traz tráfego e mantém o seu negócio autêntico.

Conte sobre alguma coisa que aconteceu na balada ou na rua enquanto você esperava o ônibus para ir estudar ou trabalhar. Perceba as coisas que acontecem no seu dia a dia e faça dessas coisas um post. E sim, isso é pensar no blog 24h por dia, mas sinceramente, é a melhor coisa para a criação dos seus posts.

Eu estou superando as expectativas do meu leitor?

Agora, é uma questão difícil. A melhor maneira de satisfazer as expectativas dos seus leitores é ser consistente: com seu estilo, foco e profundidade de conteúdo. Seus leitores se tornaram seguidores leais porque gostaram das suas ideias e da maneira como você entrega elas. Coloque sempre isso em mente quando for escrever uma nova postagem. Sempre pense em maneiras de complementar seu trabalho para ter certeza de avaliar o seu público para saber se eles gostam ou não.

O meu post fala com pessoas em um nível humano?

Seus leitores são as pessoas que te apoiam e uma das principais razões do seu sucesso no blog. A melhor maneira de agradecer e mostrar gratidão é colocar recursos emocionais nas suas postagens. A maioria dos leitores tem curiosidade sobre a vida privada do blogueiro que tanto seguem, por isso dê essa “recompensa” de vez em quando. Dê um toque de informações pessoais e escreva posts que converse com seu leitor em um nível humano.

Pra quem acompanha o blog, percebe que em todos os posts eu escrevo um pouco sobre a minha situação, ou como eu penso. O post pode ficar longo, mas sei que estou colocando um pouco de mim ali, sabe? Acho que isso torna o contato do leitor e blogueiro mais próximo de uma amizade.

O meu post tem interação com os leitores?

A melhor maneira de transformar os leitores em seguidores é se envolver com eles. Sua postagem pode interagir com eles de várias maneiras: pode revelar informações pessoais que atraem os leitores para comentar; pode incluir um apelo à ação (ou seja, você pode querer convidar seus leitores a participar de um concurso ou sorteio); pode terminar com uma pergunta aberta. A interação e o envolvimento são fundamentais para atrair mais leitores e criar sua autoridade online.

Mais uma vez. Pra quem acompanha o blog, sabe que em todo final de post eu deixo uma pergunta aberta para que todos que lerem possam responder. Eu adoro isso! Eu adoro essa interação e por isso continuo postando no blog.

Faça uma pausa para pensar…

Se você consegue responder a todas essas perguntas de uma vez só e você está confiante com suas respostas, isso só pode significar uma coisa: você está pronto para postar! Vendo essas perguntas, talvez não seja a coisa mais fácil, elas podem realmente te ajudar a moldar seu estilo e a publicar conteúdo cada vez melhores.

Mas e aí? O que você pensa antes de publicar uma postagem? Você faz pergunta pra você mesma? Pede a opinião de outras pessoas? Comenta aqui!

Thami Sgalbiero

Leonina, botafoguense, enrolada, confusa e distraída. Ama ver, ler e falar sobre moda (mesmo não sendo expert no assunto). Sonha em ser atriz, mas enquanto esse sonho não se realiza, fica apenas no blog mesmo.

17 thoughts on “5 perguntas para se perguntar antes de postar

  1. Natalia

    São bons medidores para dar um refinada no post. Estou tentando trabalhar melhor o último item!

    Responder

  2. Jaynara Lambert

    Confesso que não consigo responder tudo de uma vez só! Na verdade ainda tem algumas coisas que quero mudar nos posts no blog, mas não é muita coisa, porque até estou gostando de como ele está. Mas mudanças necessárias são bem vindas!!
    Obrigada pelas dicas maravilhosas que você sempre dá.

    Beijos!

    Boas de Papo

    Responder

  3. Pathy Guarnieri

    Thami, adorei seu post! Realmente ajuda bastante quem está na área!

    Beijo!
    Cores do Vício

    Responder

  4. Simone Benvindo

    Amei seu post, concordo com tudo e to sempre tentando melhorar. Devemos nos preocupar com isso para sempre oferecer o melhor trabalho.

    Responder

  5. Marcela Miranda

    Que post maravilhoso Thami!
    Com a correria da faculdade acabo nem prestando a atenção se interajo ou não com o leitor. Vou começar a fazer essas perguntas!
    Beijos.

    http://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br/

    Responder

  6. yasnaya

    São ótimas dicas, acho que faço isso intuitivamente, nem parei pra pensar sobre hohoho
    Vou deixar na minha lista de links com dicas para blogs.

    Sabe o que me norteia nos meus textos? Stephen King, ele mermo, depois que li Sobre a Escrita, eu tive outro parâmetro para textos, aprendi muito!!!
    As dicas dele rodeiam minha cabeça toda vez que começo a escrever.
    Esse homi é maravilhoso. Tu já leu esse livro?

    Responder

  7. Thaiane e Thalita

    Gostamos das perguntas, não pensávamos nelas até ler esse post. Mas agora vamos começar a faze-lás antes de postar. Mas temos o costume de pedir a opinião sobre os posts para a nossa irmã.

    Beijos

    http://onlyinspirations.blogspot.com.br/

    Responder

  8. Luana

    Deixo perguntas em aberto também, porque uma, adoro ouvir a opinião dos outros, segundo, porque quando rola uma interação é bem legal. E adorei as dicas! Tem coisinhas que preciso mudar mesmo, quero alcançar um público maior, e mudanças sempre são bem vindas!
    Beijos,
    https://blogluanices.blogspot.com.br/

    Responder

  9. Ana Murari

    Oi, tudo bem?
    Quanto tempo não passo por aqui hahaha. Adorei o post! É isso mesmo, as vezes postamos as coisas e não paramos pra pensar! Adorei as dicas!
    Beijos
    http://www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=Z_SY2gIEIPc&t=24s

    Responder

  10. Emerson Garcia Affonso Vieira

    Post super útil. Devemos nos atentar a todos esses pontos na hora de publicar algo. Valeu pelas dicas.

    Ah! Atendi ao seu pedido no último post do blog. Dê uma olhada.

    Até mais,
    Emerson Garcia

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Responder

  11. Adriel Christian

    oiê!

    dicas super válidas! realmente a gente tem que ter uma noção sobre o conteúdo, o que a gente quer transmitir e se o leitor quer posts daquele tipo.

    confesso que não faço essas perguntas antes de postar. na verdade, sou o blogueiro mais desligado desse mundo. simplesmente abro o word e jogo palavras ali que fazem sentido na minha vida. se vai fazer sentido na vida de alguém, só os comentários do povo irão dizer. geralmente faz, ainda bem. 😀

    Responder

  12. Amanda

    Amo essas tuas dicas, Thami! Muito obrigada por compartilhar com a gente. =)
    Eu adoro essas interações, nossos leitores são nossos amigos, temos que tratar eles bem. Também tenho costume de perguntar no final do post pra eles, hahaha.

    Beijos, quebrarosilencio.blogspot.com ❥

    Responder

  13. Stephanie Vasques

    Melhores dicas ever, AMEI!!! Acredito que tudo isso é muito importante sim para que atraia a atenção dos leitores — e de novos leitores, também! Principalmente no que diz respeito à interação. Acho que eu diria “sim” para todas as minhas perguntas, sempre penso muito na ideia do post antes de colocá-la em prática, e releio mil vezes. Sempre tento, também, superar as expectativas dos meus seguidores, então espero estar fazendo isso direitinho, hahahaha.

    Com amor,
    Steph • Não é Berlim

    Responder

  14. Gabriela Dahmer Coitinho

    Li esse post e cada pergunta que tu fazia e descrevia eu me perguntava se estava fazendo isso, e acabei dizendo sim, mesmo que só parcialmente, em todas elas. A maioria respondi pois leitores assíduos já me falaram que gostam do meu blog por ser uma leitura fácil, mesmo que tenha texto grande as vezes, os assuntos são variados e que o pessoal gosta, mas não só por isso, mas por eu demonstrar total sinceridade no que escrevo. Mas irei prestar mais atenção nessas coisas e tentar melhorar. Obrigada pela dica, como sempre. ♥

    Beijos,
    Blog Gaby Dahmer

    Responder

  15. Mariana Menezes

    Que dicas ótimas, amo todos os teus posts de dicas, são sempre tão enriquecedores <3 Mesmo inconscientemente, me faço a maioria dessas perguntas antes de postar, e isso me deixou bem feliz! Acho que é tudo muito importante, e qualquer coisa que pode ser melhorada e bem pensada, deve ser. Obrigada pelas dicas!

    Beijos =)

    Letras na Gaveta

    Responder

  16. Fernanda

    Adorei as suas dicas! Tem coisas que eu não fazia, mas vou começar a fazer como deixar uma pergunta para os leitores no final dos posts.

    Beijinhos

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *