5 dicas para prevenir qualquer tipo de ansiedade

ansiedade

Ansiedade é uma coisa que eu tenho lidado com o que parece ser sempre. Porém só percebi do último mês pra cá. Estou no final de período na faculdade e, como estou no final do curso também, a maioria das matérias são projetos experimentais. Ou seja, trabalhos e mais trabalhos que me deixam ansiosa com medo de não conseguir dar conta de tudo.

Enquanto parece uma batalha constante na minha própria cabeça, eu tive que pesquisar pra conseguir trabalhar com um pouco do autoconhecimento e atenção plena em tudo o que faço. Uma grande realização tem sido a importância de prevenir e lidar com isso depois do acontecimento. Embora eu não esteja livre da ansiedade (e alguém consegue se livrar disso?), existem alguns hábitos que adotei e que vem me ajudando seriamente.

Reduzir a cafeína

Pessoalmente, a cafeína não me afeta tanto. Por um lado, adoro o modo como o café me ajuda a acordar pela manhã e principalmente depois do almoço, mas, por outro lado, odeio me sentir dependente de alguma coisa. Sempre tomei cuidado para não me viciar em café. Uma coisa que eu realmente nunca pensei no passado é o impacto que a cafeína poderia ter na minha ansiedade. Acontece que o excesso de ingestão de cafeína pode tornar a ansiedade muito pior. É bom trocar pelo chá de camomila ou diminuir o excesso de café durante o dia a dia.

Exercício

Eu acredito que uma boa caminhada, corrida ou dança nos dá mais energia. Eu sempre tenho uma visão mais positiva sobre as coisas depois que eu trabalho meu pensamento, e é um efeito que acerta em outras áreas da minha vida. Me sinto mais confiante, eu durmo melhor, fico menos estressada, etc. O exercício é bom nisso! Porque libera endorfinas poderosas pro seu cérebro, que essencialmente agem como analgésicos e levantadores de humor do seu corpo todo. Então sim, por favor! Se correr não é com você (porque não é comigo também), experimente ioga, boxe ou dança – que são três exercícios conhecidos por aumentar o humor.

Sair

Se você está sentindo um ataque de pânico, vai dar um passeio. Se você puder pegar um sol enquanto estiver fora, melhor ainda. A luz solar mostrou aumentar os níveis de serotonina do corpo, o que pode melhorar o seu humor e aumentar os níveis de energia. Estar fora também reduz os níveis de cortisol, um hormônio do estresse, que está diretamente relacionado à ansiedade. Se você está preso dentro de casa, vai até uma janela ou varanda. Olhar para a natureza através de uma janela pode ajudar absurdamente na sua ansiedade, é meio surpreendente!

Priorize o sono

Se você se exercitar ou ficar tentando evitar a sua ansiedade, o sono pode ter um impacto maior. Não dormir o suficiente afeta a capacidade do seu corpo de regular os hormônios fazendo com que seus sentimentos ansiosos aumentem. Fica de olho no cortisol, que é o hormônio do estresse e o que provoca a ansiedade. Eu notei que minhas emoções ficam mais equilibradas quando eu estou tendo a quantidade certa de sono. Agora é uma prioridade na minha vida.

Se concentre no agora

É da natureza humana se preocupar com o passado e o futuro, isso também é afeta na sua ansiedade. Mas tem algumas coisas que você simplesmente não vai poder controlar na vida e não tem nada que você possa fazer para mudar isso. Em vez de se concentrar no que aconteceu há alguns minutos, tente ser mais consciente. Para de pensar no que você poderia ter feito de forma diferente, ou o que você pode fazer no futuro e se concentre no que você está vivendo agora. O que você pode fazer nesse momento, seja maior ou menor, para causar um impacto na sua vida? Muitas vezes pra mim, é uma soneca durante a tarde, respiração profunda ou até mesmo sair para lanchar em algum lugar.

respire

Agora com esse final de período na faculdade, o chá de camomila virou meu aliado. Todas as noites eu tomo pra poder me tranquilizar e conseguir dormir em paz. Tem funcionado até que bem, por isso recomendo como dica extra (mesmo já tendo falado ali na “cafeína”). 😉

Mas e aí? Você tem alguma dica para prevenir a ansiedade? Comenta aqui!

Thami Sgalbiero

Leonina, botafoguense, enrolada, confusa e distraída. Ama ver, ler e falar sobre moda (mesmo não sendo expert no assunto). Sonha em ser atriz, mas enquanto esse sonho não se realiza, fica apenas no blog mesmo.

18 thoughts on “5 dicas para prevenir qualquer tipo de ansiedade

  1. Gabriela Dahmer Coitinho

    Recentemente descobri que sempre tive ansiedade e eu não fazia ideia disso. Ao ler mais sobre, me recordei de inúmeros casos que me aconteceram onde a ansiedade foi tão grande que passava mal, a ponto de vomitar ou desmaiar, e nunca ninguém pensou que pudesse ser um grave sintoma de ansiedade, ou não achavam que era uma coisa tão séria assim. Dos teus tópicos posso afirmar com total certeza que funcionam, por experiência própria. Eu sempre amei café, e quando ficava em casa eu bebia todos os dias, agora, trabalhando, não tomo nunca, sinto falta, mas me ajudou bastante. Fazer exercícios é o melhor de todos, e este foi o motivo de eu começar a academia. Sabe quando tu fica tão ansioso que teu peito dói e tu mal consegue respirar? Ansiedade pura mesmo… eu ficava assim quase todos os dias, a beira de um ataque de nervos, literalmente. Então a academia me ajudou e diminuiu uns 80% da ansiedade que eu sentia. Sair e pegar um ar é maravilhoso. No final de semana perdi um amigo muito importante e me senti muito mal, sábado eu não aguentava mais de tanto chorar e a agonia no peito só amentava, no domingo parece que piorou, então peguei minha bike e pedalei por somente 30 min, voltei aliviada. Peguei um ar fresco e um sol, fiquei escutando música e melhorei um pouco. É ótimo! Queria priorizar o sono, mas a rotina e compromissos não me permitem dormir muito, mas quando eu podia, isso me ajudava também.

    Beijos,
    Blog Gaby Dahmer

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  2. Jaynara Lambert

    Descobri que tenho ansiedade (transtorno de ansiedade) e descobri então o porquê das tantas coisas que vinha sentido. Você disse que é para priorizar o sono. Taí uma dificuldade de alguém ansioso, a pessoa não consegue dormir direito (no meu caso tenho sonhos muito pesados e acaso acordando mais cansada e estressada que quando fui dormir). Fazer exercícios é realmente bom pois ocupa a mente. Agora se concentra no agora que é a tarefa mais difícil.

    Beijos!

    Boas de Papo

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  3. Pathy Guarnieri

    As dicas são ótimas mesmo Thami! Camomila é boa demais, eu amo! Sempre me ajuda. 🙂

    Beijo!
    Cores do Vício

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  4. Lívia Madeira

    adorei suas dicas! eu faço um monte dessas coisas erradas, durmo mal, nao me exercito mt, etc etc e sempre tive problemas com crise de ansiedade

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

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  5. Clayci

    Estou seguindo todos (só não ando saindo muito) então posso dizer que sim, é verdade.
    Depois que comecei a me exercitar senti diferença no sono e isso me ajudou muito.

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  6. Ariadne Rodrigues Machado

    Olá Thami, ansiedade é meu segundo nome, e eu sinto muita dificuldade em lidar com ela. Eu tomo várias canecas de café ao dia, e se estou envolvida em um projeto a coisa piora rrss Uma das coisas que faço para contorná-la é praticar exercícios todos os dias e terapia.

    Gostei muito das suas dicas, preciso reduzir o café e sair mais xD

    bjus

    Ari ♥
    http://www.devoltaaoretro.com.br

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  7. Stephanie Ferreira

    Diminuir a cafeína eu preciso urgente pra controlar minhas crises de ansiedade, tomo muito café principalmente a noite dai a insonia vem que vem <3

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  8. Bruna Maria

    Adorei o post. Ouvir música e ler me ajuda muito.
    os relatos de uma jornalista

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  9. Auana Lucena Sonsin

    Oi Thami! Adorei as dicas, eu sofro bastante com isso no meu dia a dia!
    Tô lendo um livro que tá me ajudando nisso, chama “O Poder do Agora”. Super recomendo!

    Beijo,
    http://www.vitaminatrendy.com

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  10. Renata Giannini

    Ain amore, posso te falar uma coisa do fundo do <3 ? Seu Blog está cada dia mais lindo e a qualidade dos seus posts é incrível. Sempre um prazer vim aqui conferir os posts novos. Parabéns!
    Sobre essa questão da ansiedade, acho importantíssimo a gente se concentrar no agora (o único problema é conseguir, né? ahaha), também acho que fazer exercícios ajuda bastante, pelo menos tem ajudado pra mim 🙂
    Beijos,
    #fiquerosa

    Fique Rosa | Meu Canal YT

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  11. Emerson Garcia Affonso Vieira

    Viver o presente ajuda muito, assim como dormir bem. Se a gente dormir bem já resolve muita coisa.

    Até mais,
    Emerson Garcia

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

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  12. Marilia Pessoa

    Post perfeito. Eu estava realmente precisando ler algo do tipo. Tenho muita ansiedade, desde a infância, porém ela se tornou maior quando entrei pra faculdade e o meu tempo começou a ficar cada vez mais curto a medida que ia avançando de periodo. Minha cabeça virou uma verdadeira bagunça.
    Preciso muito fazer mais exercicio físico, sou completamente sedentária. E dormir mais. Perco muito o sono tentando fazer milhares de coisas. E me concentrar no agora, porque pensa numa pessoa pra sofrer por antecipação! eu mesma!
    ótimo post!
    bj
    blogtrashrock.com

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  13. Ingrid

    Eu também tento lidar com a minha ansiedade, é uma tarefa que precisamos fazer todos os dias. Hoje em dia a ansiedade é um problema para muita gente, não banalizando o termo, mas destacando que hoje realmente existem muitas pessoas que sofrem bastante. Eu por exemplo passei mal essa semana logo depois que larguei do meu expediente, por pura ansiedade. A minha pressão baixou demais, e eu simplesmente fiquei parada em um canto respirando e tentando me concentrar na respiração se concentrando no agora como você citou. Parabéns pelo post, tem muitas pessoas como eu que precisam ler essas coisas! Abraços

    https://poetizandomaria.blogspot.com.br/

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  14. Elcimar Reis

    Heeey Thami. Eu te entendo perfeitamente, e sei bem como é ter que lidar com final de período, trabalhos, compromissos e tudo mais que a vida adulta nos trás. Concordo com quase todos os tópicos anti-ansiedade que elencou, exceto pela cafeína. Essa me ajuda, me concentra, tenho que a defender! uahsuhausha. ♥

    http://www.acessopermitido.com

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  15. Simone Benvindo

    Sou bastante ansiosa também, acho que esse é o mal do século. Gostei muito da dica, principalmente a última, bater na mesma tecla não da né? A gente precisa se concentrar em algo que realmente pode fazer.
    Charme-se

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  16. Debora Dahl

    Opa, esse post foi pra mim! ahaha… eu sou mega ansiosa! E tomo muitooo cafe!!! Vou ter que dar uma diminuida! A unica coisa q eu faco bem e dormir! hahaha.. Bjs

    http://www.deboradahl.com

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  17. Amanda

    Que legal essas dicas, Thami! Espero que esse período na faculdade passe logo e que fiquei tudo tranquilo por aí. =)

    Beijos, quebrarosilencio.blogspot.com ❥

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  18. Daniela

    Adorei o artigos ótimas as dicas sou muito ansiosa

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