Frases que podem melhorar seu networking

melhorar seu networking

Finalmente vi qual é a importância de ir em eventos ligados a sua área! Quando comecei a fazer faculdade, não via total necessidade disso. Os professores falavam pra gente ir aos eventos e para assistirmos as palestras. “Vocês precisam ter contato com pessoas da mesma área para melhorar seu networking” e é verdade!!! Durante esse tempo todo, percebi que uma das possibilidades para trabalhar em uma empresa grande que me faça crescer junto com ela é a indicação. Certo, e como conseguir essa indicação? Simples. Tendo contato com o máximo de pessoas que envolvem a sua área de atuação.

O networking pode ser facilmente considerado uma das ferramentas de marketing mais importantes e poderosas no mundo dos negócios. Esses relacionamentos pessoais te ajudam a se destacar entre seus concorrentes.

Muitas empresas geralmente preferem fazer negócios com alguém que eles gostam e confiam. Com isso em mente, pensei em algumas frases que podem deixar as conversas de networking um pouco mais fáceis de começar.

Oi, meu nome é…

Assim que você se apresentar, faça contato com os olhos, sorria e seja o mais amigável e agradável possível. Se você precisar falar sua área de atuação, faça isso. “Oi, meu nome é A e eu trabalho na B.” ou “Oi, meu nome é A e eu quero trabalhar na área B.”

Qual é a sua linha de trabalho?

Faça perguntas! A maioria das pessoas gostam de falar sobre si mesmas e, especialmente, com alguém interessado no que elas têm a dizer. Antes se informe sobre o que essas pessoas fazem no trabalho e pergunte como chegaram aonde estão hoje.

O que te interessou nessa área?

Quando você faz perguntas pessoais como essa, mostra que você está realmente interessado nelas. As histórias de como alguém começou são realmente únicas e às vezes podem se tornar inspiradoras pra você. 😉

Eu realmente gosto da parte da sua área que…

Elogie o trabalho da pessoa e mostre que você está prestando atenção nos seus sucessos. Seja sincero com seus elogios, mas tente não ultrapassar o topo pra não parecer falso demais (ou desesperado demais).

Qual conselho você pode me dar? Já que estou começando agora.

Muitas vezes, quando você faz essa pergunta, você vai receber um feedback e dicas boas que talvez você não sabia. O networking é crítico em qualquer trabalho, mas você pode tratar como uma conversa ou “fazer um novo amigo (ou amiga)”, talvez nunca mais veja essa pessoas, ou eles podem te passar um e-mail depois do evento. Quem sabe? Essas conexões podem melhorar e durar durante toda a sua carreira. Vale a pena arriscar!

networking como fazer

E aí? Você já fez networking? Já tem inspirações de pessoas na sua carreira? Frequenta eventos ligados a área que você quer ou está já atuando? Comentem aqui!

Networking é uma palavra em inglês que indica a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo ou com alguém. Essa rede de contatos é um sistema de suporte onde existe a partilha de serviços e informação entre indivíduos ou grupos que têm um interesse em comum. FONTE

Thami Sgalbiero

Leonina, botafoguense, enrolada, confusa e distraída. Ama ver, ler e falar sobre moda (mesmo não sendo expert no assunto). Sonha em ser atriz, mas enquanto esse sonho não se realiza, fica apenas no blog mesmo.

19 thoughts on “Frases que podem melhorar seu networking

  1. Pathy Guarnieri

    Thami, que post ótimo! Essas dicas são muito valiosas e ajudam bastante!

    Beijo!
    Cores do Vício

    Responder

  2. Lívia Madeira

    networking é msm super importante pra qq area de trabalho né, eu preciso mt colocar essas dicas do seu post em pratica e melhorar o meu

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    Responder

  3. Leidiana Pereira

    Adorei as suas dicas!
    São sempre muito boas, gostei de saber e aprender também dá para colocar em prática e melhorar nosso networking, que é essencial.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    Responder

  4. Marina

    Meu Deus, esse post caiu como uma luva! Vou fazer uma entrevista pra estágio essa semana ainda e me deu um super up. Fico sempre meio desanimada com entrevistas porque nunca sei direito por onde ir. E semana passada fiz um congresso na minha faculdade, como monitora, e isso me aproximou demais dos meus professores e fez com que me encantasse ainda mais com a Psicologia. E sim, estar próxima e por dentro dos eventos e profissionais de sua área, é o primeiro passo pra crescer dentro de uma empresa/negócio.
    Adorei o post!

    beijos,
    http://www.marinaalessandra.com

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      É bom se aproximar dos professores e pessoas da sua área, até mesmo pra pegar aprendizado e usar isso mais pra frente na carreira. 😉

      Responder

  5. Jaynara Archanjo

    Pelo que você descreveu ser networking, nunca fiz não. Mas pelo seu post, parece ser algo importante a praticar. Vou ser bem sincera, não tenho nenhuma inspiração na área que estou cursando não, até porque na verdade, não estoi gostando muito. Também não frequentei nenhum evento nessa área ainda. Na minha cidade quase (nunca) tem nada de nada, então fica um pouco difícil!!

    Beijos

    http://www.boas-depapo.blogspot.com

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Tenta assistir a algumas palestras online, é certo que quase todas as áreas tem algumas rolando. Fica ligada, talvez em uma dessas palestras você pode começar a gostar mais. 😉

      Responder

  6. Gabriela Dahmer Coitinho

    Eu não sabia o que era um networking, mas acho que fiz isso quando comecei com o blog. Isso conta como um, né? Pois lembro que conversei com algumas pessoas, e ainda o faço, sobre a blogosfera, peço dicas, e acabo dando dicas para outras pessoas também, que chegam a mim da mesma forma. Então, acho que já posso incluir isso como um networking. Porém, já percebi que sou péssima nisso e devo praticar com mais frequência, talvez me ajude mais.

    Beijos,
    Blog Gaby Dahmer

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Conta sim! 😉 Tente ir a eventos onde tenham blogueiras, normalmente ali rola aquela troca de cartão de visitas e é legal pra você conhecer.

      Responder

  7. Lilian

    Networking é realmente muito importante para a sua área de trabalho. Procuro sempre participar de eventos relacionados ao meu trabalho. Gostei muito das dicas!

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    Responder

  8. Váh

    Contato é tudo né?
    Na área que eu sou formada isso é essencial, porém eu não tenho nenhum network, deve ser por isso que ainda não pude me aventurar trabalhando nisso 🙁

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Tente procurar eventos na sua cidade, da sua área, e vai. Você vai ver, vai ser muito bom ter com quem conversar que entenda e te faça entender mais sobre a sua área.

      Responder

  9. Dani Ramos

    Que bacana essas dicas, muito importante manter um bom networking

    Dani Ramos
    http://donaengenhosa.com.br/

    Responder

  10. Priscilla

    Uma boa networking faz toda a diferença mesmo, e eu gostei das suas dicas <3
    Beijos :*

    Responder

  11. Camila Faria

    Oi Thami, acho que você está certíssima. Ter um interesse genuíno pelas pessoas aumenta e muito o nosso leque de possibilidades, especialmente no campo do trabalho. Adorei as dicas!

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Isso aí! 😉

      Responder

  12. Monise Camargo

    Arrasou nas dicas Thami, eu sou péssima em comunicação e preciso muito praticar tudo isso!
    beijinhos
    Blog Entre Garotas

    Responder

  13. Bruna Maria

    realmente é necessário ter um bom networking. Adorei o post. Beijos
    os relatos de uma jornalista

    Responder

  14. Emerson Garcia Affonso Vieira

    Adorei a dica. Networking é muito importante.

    Até mais,
    Emerson Garcia

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *