Eu vi: Lion: Uma Jornada Para Casa

Aproveitando esses dias de inverno, um filme bem dramático sim porém biográfico pra vocês. Pra quem gosta de filme com biografia, vai gostar de Lion: Uma Jornada Para Casa. Tenho certeza absoluta! Só pra adiantar, está com a média 8.1 no IMDb. 😉

Sinopse: Quando tinha apenas cinco anos, o indiano Saroo se perdeu do irmão numa estação de trem de Calcutá e enfrentou grandes desafios para sobreviver sozinho até ser adotado por uma família australiana. Incapaz de superar o que aconteceu, aos 25 anos ele decide buscar uma forma de reencontrar sua família biológica.

Lidar com temas familiares e pertencimento é sempre delicado, com o risco de cair no clichê apelativo. Mas o diretor (Garth Davis) foi muito criativo em passar um ar de carinho e ternura, mesmo misturado a violência do tema com a inocência.

Logo no começo do filme com o “baseado em fatos reais” eu já sabia que iria me comover assistindo. Não errei, chorei mesmo. E como sou uma pessoa que gosta de sofrer, assisti esse filme duas vezes no mesmo dia. Calma! Tem uma explicação. Primeiro assisti na casa da minha amiga com mais outras amigas, mas assim que cheguei em casa fui indicar o filme pra todo mundo. Minha mãe estava afim de assistir algum filme, botei logo esse pra ela assistir. Era só pra ELA assistir, mas acabei colocando um colchão no chão da sala pra deitar e assistir junto pela segunda vez no mesmo dia. Não to mentindo, esse filme me comoveu.

É uma história bonita e que nos faz perceber que existem pessoas boas no mundo sim. Também nos faz pensar que as pessoas ruins também existem e que provavelmente tem problemas mentais, porque não é possível ver uma pessoa passando necessidade, pedindo ajuda, e simplesmente passar e não fazer nada. Ou pior, fazer alguma maldade, sabe?

O filme explora alguns grandes temas! O que acontece com as crianças perdidas em países ainda em desenvolvimento? Como pobres e analfabetos de um país encontram suas crianças perdidas? Quem os ajuda? Quais são os perigos enfrentados por essas crianças perdidas? Por quê certas pessoas optam por adotar? Como as crianças adotadas se adaptam a um ambiente novo e vida nova? Especialmente quando eles estão adotando de tantas milhas longe de casa, onde eles nem sequer falam a língua nativa do país. As crianças se recuperam de todas as experiências traumáticas da infância? Não esquecem a sua família biológica depois de 5 anos de idade? Qual é o vínculo com seus pais adotivos? O filme aborda todos esses temas, sendo principalmente também sobre a viagem física e emocional de um jovem que quer encontrar seu caminho de volta para casa com muitas poucas pistas para achar.

Confesso que em muitas partes do filme fiquei agoniada. Via a criança perdida e só pensava no pior, porque é difícil pensar positivamente nessas situações né? Até quando ele foi adotado, fiquei agoniada, pensando que tinha alguma coisa com a família “nova”. Inclusive preciso aplaudir de pé Sunny Pawar que fez o papel do Saroo na parte da infância. Essa criança que me fez ficar emocionada! Na verdade a atuação de todos os atores está excelente!

Esse filme concorreu ao Oscar nas categorias de melhor filme, melhor roteiro adaptado, melhor trilha sonora, melhor fotografia, melhor atriz coadjuvante (com a Nicole Kidman) e melhor ator coadjuvante (com o Dev Patel).

Uma pena que o Oscar esse ano foi muito bem concorrido com filmes realmente muito bons, então ficou difícil na escolha. Mas ainda acho que poderia ter ganhado pelo menos um Oscar. Porque merecia.

A fotografia do filme está incrível. A temática da narrativa é tocante. É totalmente impactante e por isso indico para vocês assistirem nesse final de semana.

E aí? Gostam de filmes biográficos e dramáticos? Já assistiram esse filme? Comentem aqui!

Filme disponível no Netflix.

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

26 Comments
  • Vanessa
    agosto 25, 2017

    A história deve ser emocionante! Já separei o nome para ver no fim de semana!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com

  • Lívia Madeira
    agosto 25, 2017

    nossa, esse filme é MUITO emocionante, e ainda sendo uma história real, eu chorei litros qd assisti, é mt bom, mt boa indicação aqui pra quem ainda nao conhecia

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

  • Leidiana Pereira
    agosto 25, 2017

    Amei a resenha do filme amiga, eu veria sim porque amo filmes baseados em fatos reais. Ainda mais com assuntos tão dramáticos que até a gente que está assistindo fica tocado e sofre com o personagem.
    Amo ver filmes que mostram que existe um lado bom e humano de um ser humano, que a bondade e o amor ainda não morreu, mesmo vivendo num mundo muito ruim e bruto.
    Amei o trailer e vou rezar para passar na TV de casa.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    • Thami Sgalbiero
      agosto 29, 2017

      Provavelmente vai passar sim, porque é um filme bem bonito.

  • Camila Faria
    agosto 25, 2017

    Ain Thami, ainda não consegui assistir. Aliás, obrigada por me lembrar ~ porque ele já estava lá pra trás da listinha de indicações de filmes. Hahaha! Vou ver se assisto no final de semana. \o/

    • Thami Sgalbiero
      agosto 29, 2017

      Assiste e depois me conta \o/

  • Duane
    agosto 25, 2017

    Thami, a Netflix vive me indicando esse filme, mas acabou que ainda não assisti! Não sabia que a história era essa e que também é baseada em fatos reais. Realmente, quando falam isso, pode se preparar pra cachoeira de lágrimas hahah. E que legal que ele traz tantos temas importantes. Naquela novela das 7, Pega Pega, também estão com uma história nesse sentido, você viu? Tem um menino que se perdeu na praia e uma mulher adotou e levou pra outro país, e agora ele reencontrou a família. Enfim. Fiquei bem interessada, viu? Vou colocar na minha lista.
    Beijos!

    • Thami Sgalbiero
      agosto 29, 2017

      Não tava sabendo disso da novela, essa eu não estou acompanhando muito. :/ Perdi vários capítulos e me desanimei. Assiste e depois me conta o que achou, Du. 😉

  • Simone Benvindo
    agosto 25, 2017

    Só de ver o trailler já fiquei tocada, imagina vendo o filme. Gostei demais da indicação e vou assistir com certeza. <3
    Beijos
    Charme-se

  • Gabriela Dahmer Coitinho
    agosto 25, 2017

    Desde que começaram a divulgar esse filme, eu fiquei super curiosa para assistir. Mas não consegui ver nos cinemas e então meio que deixei pra lá essa vontade toda. Quando entrou na cartela de filmes do Netflix, até fiquei animadinha de novo e coloquei na minha lista de favoritos para assistir em breve, mas até agora não fiz isso, acabei vendo outros antes que eu queria assistir também. Talvez eu veja ele amanhã, não sei. Tudo depende dos filmes de estreia do Telecine e HBO, rs. Minha vontade em ver o filme é justamente por ser baseado em fatos reais e por ser com o Patel ♥ amorzinho demais ele.

    Beijos,
    Blog Gaby Dahmer

    • Thami Sgalbiero
      agosto 29, 2017

      Acredita que não vi esse filme em cartaz no cinema? Só descobri ele no Netflix mesmo. Eu não tenho nem Telecine e nem HBO, meu pai acha o pacote muito caro e por isso não temos 🙁 minha sorte é que temos o Netflix que salva bastante! Hahahaha! Sim, conheci Dev Patel em Skins e desde então admiro o trabalho dele.

  • Janaína Santos
    agosto 25, 2017

    Gostei bastante de conhecer esse filme, adorei a dica e vou ver com certeza.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Facebook

  • Jaynara Lambert
    agosto 26, 2017

    Nossa, já me emocionei com o trailer, imagina se eu assistir o filme. Sou muito chorona kkkk. Adorei o menininho, ele é tão fofinho. A história do filme é maravilhosa, pelo que eu li aqui, deu pra perceber que é o tipo de filme que você não vai conseguir parar de assistir até descobri o final. Faz tanto tempo que não assisti filme, tô sentindo até falta.

    Beijos!!

    Boas de Papo

    • Thami Sgalbiero
      agosto 29, 2017

      Você vai morrer de amores pelo menininho, hahaha!

  • Thayse Stein
    agosto 26, 2017

    AAAAAH, eu sempre ouço falar tão bem desse filme, que eu preciso ver! Amei saber das suas impressões e tô muito afim de assistir, mesmo. Ele parece muito bom <3


    Beijos
    Brilho de Aluguel

  • Amanda
    agosto 26, 2017

    Thami, amei a tua resenha! Esse filme já tava na minha lista, mas acho que vou passar ele na frente dos outros.
    Assuntos assim sempre me deixam muito curiosa, ainda mais agora que assisto The Fosters e bom, tem todo o lance de adoção, o que eu acho muito bacana, sabe? Sempre foi algo que me chamou a atenção.
    E por ter o Dev Patel, que eu gosto muito do personagem dele em Skins, ganha mais um pontinho. Sou bem chorona, então, já vou preparar os lencinhos. Vou ver se assisto qualquer dia e obrigada pela indicação! =)

    Beijos, quebrarosilencio.blogspot.com ❥

    • Thami Sgalbiero
      agosto 29, 2017

      SIM! Dev Patel me ganhou em Skins ♥ Mesmo fazendo um personagem mais cômico do que sério, mas com o tempo ele conseguiu mostrar que é bom pra qualquer tipo de personagem. Do mais hilário ao mais sério, haha! Prepare os lencinhos mesmo. Depois me conta o que achou! 😉

  • VANESSA BRUNT
    agosto 27, 2017

    Caramba! Quantas lições que remetem a pontos tão fundamentais. A noção de que todos somos teia e de ‘a minha liberdade não acaba quando a do outro começa, mas sim quando a do outro acaba’ navegou tanto pela sua análise. Fiquei louca para conferir, Thami! Que saudade gigantesca que eu estava daqui! Maravilhoso retornar e chegar observando algo que tocou você de uma maneira tão bela e importante..

    http://www.semquases.com

    • Thami Sgalbiero
      agosto 29, 2017

      Fico feliz que voltou pra blogosfera, Vanessa! Estava sentindo falta dos seus comentários profundos por aqui. 😀

  • Ana Murari
    agosto 27, 2017

    Oi, tudo bem?
    Quando vi esse filme fiquei do mesmo jeito que vc, é lindo demais né? Tocante, delicado e com uma história de superação incrível! Chorei igual uma louca e amei o ator, tão pequeno e ótimo!
    Adorei a resenha tb e esse filme se tornou um dos meus favoritos!
    Beijos
    http://www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=plwVPEYShNo&feature=youtu.be

  • Stephanie Vasques
    agosto 27, 2017

    Eu ouvi falar desse filme diversas vezes, mas ainda não assisti, sabia? Shame on me!!! A história parece ser emocionante mesmo, até pra mim que sou meio durona com filmes hahahaha. Todas essas questões que você mencionou sobre os problemas que acontecem com pessoas que vivem em países que mal estão se desenvolvendo sempre me tocam muito, é realmente uma realidade dura que eles têm 🙁 Já tinha assistido a atuação do Dev em “Quem quer ser um milionário?” e sei que a atuação dele é incrível. E a Nicole nem precisa comentar, né? Maravilhosa mesmo! Hahahahahaha. Enfim, amei a sua resenha! E isso de você ter assitido duas vezes no mesmo dia já aconteceu comigo. Não foi no mesmo dia, mas foi na mesma semana. Tinha ido com as amigas assistir La La Land, mas as salas estavam lotadas, então fomos assistir 50 tons mais escuros. Só que eu já tinha combinado de ver com meu namorado na mesma semana, então acabei vendo mais uma vez kkkkkkkkk.

    Com amor,
    Steph • Não é Berlim

    • Thami Sgalbiero
      agosto 30, 2017

      Mas isso seu de assistir na mesma semana o mesmo filme, não foi proposital né? Hahaha! Pois é, essas histórias que mostram a realidade dura deles lá fora, também me impactam.

  • Sté Maciel
    agosto 27, 2017

    Eu não tive coragem de assistir ainda, acredita? Pois eu sei que vou chorarrrrrrrrrrrrrr 🙁

    Beijão, mariasabetudo

  • Bruna Santos
    agosto 27, 2017

    Oi Thami! Esse filme é mesmo muito bom. Concordo que é difícil fazer dramas tão tensos sem soar apelativo, e esse consegue emocionar de forma genuína. A história é muito interessante e traz vários questionamentos, e concordo que merecia um Oscar, embora não o de melhor filme (Moonlight foi merecido!).
    beijão

    • Thami Sgalbiero
      agosto 30, 2017

      Exatamente! Não apelou muito, só aquele romance ali no meio, mas não focaram tanto nisso e por isso ficou bom, no ponto certo né? Ainda não assisti Moonlight, mas tá na listinha.

  • Emerson
    agosto 29, 2017

    Também achei a fotografia incrível e bem diferente.

    Até mais,
    Emerson Garcia

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram