5 dicas pra fazer seus seguidores visitarem seu blog

Aposto que quase todo mundo que tem blog consequentemente tem alguma rede social. E quase todo mundo também sabe que é difícil fazer seus seguidores das redes sociais visitarem seu blog. Por isso vim compartilhar 5 dicas pra fazer seus seguidores visitarem seu blog.

Antes vamos fazer um diagnóstico rápido das redes sociais. Olhando para 4 dos mais populares sites de mídia social, para ser mais eficaz nessa conversão de tráfego entre redes sociais e blog.

  • O Facebook tem um público mais engajado e mostra um tempo médio significativamente maior.
  • Os usuários do Twitter estão mais atraídos em navegar, visitar várias páginas por sessão.

O público dessas duas redes sociais que falei acima são, no entanto, a maioria o retorno de visitantes que já conhecem o seu blog.

  • O Pinterest, por outro lado, é uma grande ferramenta de descoberta para blogs como muitas vezes traz mais novos usuários do que as outras duas redes que eu citei antes. Olha: como usar o Pinterest pra aumentar o tráfego do seu blog.
  • Já o Instagram merece uma atenção especial. Porque é o único que não dá pra rastrear no Google Analytics como os outros. Mas é uma das ferramentas sociais mais populares e que anda em constante crescimento, então não deve ser menosprezada.

Agora, vamos a levar seus seguidores para o blog através de cinco dicas práticas:

1. Exclusividade é a chave

Se você revelar todos os detalhes do seu conteúdo através de um post no Instagram, por quê os seus seguidores ficariam interessado em visitar o seu blog?  Em vez de mostrar todo o seu post no Instagram, compartilha uma “amostra” do seu post redirecionando as pessoas para o blog para verem o post completo.

Compartilhe algum conteúdo por trás do processo de criação no Snapchat ou stories do Instagram. Por exemplo, enquanto se arruma para um evento avisa que depois as fotos do look vão estar no blog. Ou que postará o tutorial da maquiagem futuramente no seu canal do YouTube. Quer fidelizar leitores ainda mais? Crie um “boletim semanal” sobre os posts da semana. Assim você deixa os seguidores ansiosos para que o post saia e eles vejam o conteúdo que chamou atenção pelo título.

2. Use divulgação clara para o blog

Outra chave para uma divulgação de sucesso é a transparência. Se os seus leitores podem realmente se beneficiar em ir para o seu blog para ver dicas ou tutoriais, deixe que eles saibam através de cada ponto de contato nas redes sociais. Por exemplo: “Veja o look completo hoje no blog, mais 3 opções acessíveis!” essa chamada vai converter mais tráfego do que apenas visualizações. Porque do que adianta ter muitas visualizações e poucos leitores fieis? Já perdi as contas de quantas vezes cliquei em algum site achando que era o que eu procurava.

3. Planeje, planeje, planeje

Não deixe de atualizar as redes sociais no último minuto. Se você quer se conectar com o seu público e redirecionar eles para o seu blog, você vai precisar ganhar o interesse e a confiança deles. É difícil fazer isso se as mensagens são feitas de forma igual nos seus perfis sociais. Não soaria muito real, certo? Faça uma mensagem para cada rede específica e planeje como faria com qualquer post no seu blog, e programe com antecedência assim como faz com os posts. OBS.: Ninguém precisa saber que é um #latergram.

4. Faça a maior parte de seu conteúdo de forma criativa

Conteúdo criativo é uma ótima maneira de chamar as pessoas para o seu blog. Faça listas, o que fazer e não fazer, guias, indicação de séries ou filmes. Essas são todas as grandes técnicas editoriais que trazem benefício para o seu blog como também atividade nas suas redes sociais. Como assim? Esse tipo de conteúdo oferece aos leitores um benefício claro e evidente de que as pessoas estão sempre interessadas e isso faz com que elas interajam.

Aproveite para pegar um post velho e dê acessos relevantes pra ele. Mencionando em alguma legenda do Instagram, escrevendo alguns trechos no Twitter ou dando pin no Pinterest para ter essas fotos de produtos e looks por lá. Seu pequeno guia como “5 dicas para dormir bem quando você tem ansiedade” que foi postado a um ano atrás mas ainda pode ser relevante.

5. Ouça os seus leitores/seguidores

Se você quer saber exatamente o que seus seguidores querem, a primeira coisa que você tem que fazer é observar. Quais são as dúvidas nos comentários? Quais imagens ou tutoriais estão tendo melhor visualização no Pinterest?

Deixe seus seguidores saberem que seus comentários te inspirou na criação de um novo post. Eles são a chave para tocar nos interesses do seu público. É melhor do que ficar sentada de frente pro computador esperando uma ideia vir. E se não tiver nenhuma sugestão ou dúvida nos comentários, não tenha medo de pedir opiniões e perguntar nos seus posts. Poste algo como “O que vocês querem ver no blog?”. Ou até mesmo realizar uma pesquisa para o leitor.

É sempre bom lembrar que a melhor maneira de impulsionar algum post no blog em qualquer plataforma é pensar em seus leitores em primeiro lugar. E, claro, se manter fiel com a sua identidade e ter o seu próprio nicho dentro da blogosfera.

E aí? Esse post te ajudou de alguma forma? Comenta aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

47 Comments
  • Pathy Guarnieri
    agosto 21, 2017

    Thami, essas dicas são ótimas! Já uso algumas e colocarei as outras em prática! 😀
    No IG sempre faço a chamada para o blog. ^^

    Beijo!

  • Carol R
    agosto 21, 2017

    Confesso que falho muito em diversos itens, principalmente no instagram
    bjs

  • Vanessa
    agosto 21, 2017

    Ainda preciso (mesmo) priorizar o insta! Sempre deixo ele de lado rsss!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com

  • Lorraine Faria
    agosto 21, 2017

    Adoro suas dicas Thami!! Eu sou A pessoa que não planeja muito bem a divulgação e vai fazendo no modo automatico sabe? Sei do poder das ferramentas, mas na correria acabo deixando vaaaaaaarios detalhes p tras 🙁

    • Thami Sgalbiero
      agosto 23, 2017

      Sei bem como é isso, eu era assim e até hoje as vezes esqueço. Já cansei de postar “Ei, gente! Tem post novo!” um dia depois de ter feito o post, hahaha! É só questão de costume mesmo. 😉

  • Vitoria
    agosto 21, 2017

    Que dicas valiosas! Amei o tema do post; pois me fez pensar bastante e redefinir algumas ideias.

    Beijos!

    Vitoriamartini.blogspot.com.br

  • Jaynara Lambert
    agosto 21, 2017

    Como sempre dando dicas valiosas. É sempre bom colocá-las em prática quanto antes. Preciso aplicar algumas ao BP. Não costumo usar muito o instagram, é mais pra ver o perfil dos outros mesmo. Até o final do ano vou tentar mantê-lo mais atualizado e interativo!!!

    Beijos!

    Boas de Papo

    • Thami Sgalbiero
      agosto 23, 2017

      Começa a postar no Instagram, nem que seja só no stories.

  • Simone Benvindo
    agosto 21, 2017

    Amei a dicas, tenho planejado um pouco as publicações, mas ainda preciso melhorar isso. <3 Beijos
    Charme-se

  • Thais Almeida
    agosto 21, 2017

    Aprender a lidar com divulgação e tudo isso sempre foi um pouco complicado pra mim. Acho que não é fácil praninguém. Achei suas dicas muito boas.
    Um beijo!

    http://www.impulsofeminino.com

    • Thami Sgalbiero
      agosto 23, 2017

      Obrigada, Thais!

  • Tamara MR
    agosto 21, 2017

    Ótimas dicas, Thami! Salvei no meu pinterest para lembrar delas sempre! 😀
    Obrigada pela ajuda!
    Beijos
    Tamara

    https://tamaravilhosamente.blogspot.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      agosto 23, 2017

      Obrigada, Tamara! 😉

  • Priscilla
    agosto 21, 2017

    Oi Thami, que saudades de vir aqui!
    Suas dicas como sempre são preciosas, planejamento é mesmo um dos fatores que mais influenciam o aumento do número de visitantes, (tema do post, onde e como divulgar) eu tenho ser organizada na maior parte do tempo, rsrs. Adorei as dicas!
    Beijos :*

    • Thami Sgalbiero
      agosto 23, 2017

      Que bom que voltou, Pri! Sim, com um bom planejamento tudo sai bem. Obrigada! 😀

  • Duane
    agosto 21, 2017

    Ajudou sim, Thami! Você sempre arrasa nas dicas pra blogueiras <3 Sempre fico meio assim de divulgar post no Instagram, acho que estou sendo chata HAHAH. Agora que você mostrou esse jeito, fiquei mais confiante. Isso de tornar/manter posts antigos relevantes é super legal. E sim, devemos pensar no que o leitor que ver no blog, sempre.
    Beijos!

    • Thami Sgalbiero
      agosto 23, 2017

      Divulga no stories do Instagram, porque aí só clica pra ver quem quer 😉 haha! A gente tem mania de achar que os posts antigos são antigos, mas nãaaao! São valiosos, isso sim. Pensar no leitor sempre!

  • Lilian Moraes
    agosto 21, 2017

    Uma dica bem interessante que você até comentou aqui, é a pesquisa entre os leitores. Eu fiz uma recentemente, nunca tinha feito e realmente me ajudou a planejar as próximas etapas do blog e conteúdo que quero compartilhar.
    Agora as redes sociais, gosto muito de compartilhar no Pinterest, já o facebook tentei, mas as pessoas simplesmente ignoram o post hahahaha.
    Gostei de todas as dicas, obrigada por compartilhar!

    Beijos
    http://orangelily.com.br

    • Thami Sgalbiero
      agosto 23, 2017

      Essa pesquisa ajuda muito pra saber qual categoria de posts os leitores mais gostam, pra poder você investir mais tempo nisso. É, no Facebook é mais difícil, porque por mais que tenham pessoas que curtam a página, nem sempre as postagens aparecem no feed delas. 🙁 Pinterest é muito bom né? Adoro! Obrigada, Lilian! 🙂

  • Thayse Stein
    agosto 21, 2017

    Gente, que post lindo e que dicas ótimas, tu tá arrasando nesses manuais rapidinhos e super didáticos! Parabéns pelo conteúdo <3 E cara, é louco como alguns conteúdos chamam muito e a outros nadinha, e rede social é sempre uma caixinha de surpresas, né? Mas claro que dá pra sempre dar o seu melhor e se planejar, otimizando cada vez mais.


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    • Thami Sgalbiero
      agosto 23, 2017

      Obrigada, Thay! <3 São coisas que eu vou aprendendo e que é bom passar pra frente né? Verdade. Isso acontece até mesmo com a gente passando pelo feed das redes sociais, uns conteúdos chamam mais atenção que os outros. Isso aí!

  • Debora Dahl
    agosto 21, 2017

    Otimas dicas Thami, eu preciso investir mais pesado no face e no pinterest. Mas o pessoal nao interaje. E complicado, mas vamos indo.. devagar e sempre! Obrigada pelas dicas! Bjs

    http://www.deboradahl.com

    • Thami Sgalbiero
      agosto 23, 2017

      É, tem um jeitinho sempre, haha! Obrigada, Debora!

  • Gabriela Dahmer Coitinho
    agosto 21, 2017

    Esse post ajudou super, e me fez lembrar que, mais uma vez (até perdi as contas), eu estou pecando com meu Instagram. O problema é que só tenho os domingos livres, e nem todos são livres, pois é o único dia que tenho para ver meu pai, então 2x no mês eu vou pra lá ver ele, o que me deixa só com 2 domingos restantes. Aí vem meu azar de que um sempre tá chovendo, o que dificulta muito nas fotos e o outro acabo tendo muita coisa pra fazer que não é relacionado ao blog. Aí fico assim, sem fotos novas, sem ânimo pra isso também, e meu IG vai ficando no esquecimento cada vez mais. Oro todos os dias pra surgir uma oportunidade melhor pra poder ter mais tempo pro blog e pra mim, principalmente, rs.

    Amei demais a dica, isso de mudar a forma de “anúncio” dos posts novos em cada rede social, eu já estava vendo que teria que fazer. Só que sou preguiçosa, aí crio uma única abordagem e copio e colo em tudo, kkkk. Eu sei, é péssimo isso.

    Beijos,
    Blog Gaby Dahmer

    • Thami Sgalbiero
      agosto 24, 2017

      Uma dica pra isso do Instagram é tirar print do post e postar no stories mesmo, só pra avisar que tem post novo e não deixar desatualizado, sabe? Porque eu sei como é isso de tempo, a gente até tem tempo sim, mas usamos de outra forma e colocamos prioridades na frente, e não estamos erradas! Só temos que saber ter controle de tudo, saber balancear, sabe? Hahaha! Eu também copiava e colava em tudo, mas vi que isso nem tem efeito, aí parei.

  • Kaila Garcia
    agosto 22, 2017

    Amei seu post Thami, são mínimos os detalhes que fazem a diferença em um site e todos que você citou é um deles, antes meu tempo era maior e conseguia fazer tudo certo, postava as fotos sempre no mesmo horário, divulgava o blog em vários lugares, hoje já não consigo fazer tantas coisas, estou tentando me adaptar e reorganizar! Irei colocar suas dicas em prática. <3

    http://www.kailagarcia.com

    • Thami Sgalbiero
      agosto 24, 2017

      É sempre assim mesmo. A gente consegue se organizar, aí entra alguma coisa fora do contexto e já temos que nos adaptar de novo, haha!

  • Lívia Madeira
    agosto 22, 2017

    nossa adorei esse post! divulgar bem e ter esse planejamento sao msm super importantes, dicas super boas!

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

  • Rafaela Oliveira
    agosto 22, 2017

    Ótimas dicas Thami <3

    http://www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

  • Amanda Mércuri
    agosto 22, 2017

    Aquele esmalte é babado, viu?! Foi o primeiro produto que testei! ;D

    Muito bacana as dicas. Sempre tento fazer tudo isso! Mas planejar, por exemplo, é algo que não consigo ter total disciplina…

    Ótima terça!

    Beijo! ^^

  • Amei as dicas. Vou seguir! 😀
    Bjs,
    http://www.juntasearrumadas.com

  • Camila Faria
    agosto 22, 2017

    Thami, que dicas ótimas! Eu já cansei de “correr atrás” de um blog que eu não conhecia direito, depois de ver alguma postagem bacana no instagram. Conteúdo interessante (e nunca repetido) é mesmo essencial!

    • Thami Sgalbiero
      agosto 24, 2017

      Faço isso sempre, porque a chamada na rede social é interessante e já me atrai pro blog da pessoa.

  • Emerson
    agosto 22, 2017

    Parabéns por trazer essas dicas. Eu também uso muito o Whatsapp e o status de lá pra divulgar os conteúdos do meu blog. Surte efeitos também.

    Até mais,
    Emerson Garcia

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    • Thami Sgalbiero
      agosto 24, 2017

      É bem interessante isso que você faz no WhatsApp. Eu não vejo muita interação por lá, porque lá é mais amigos e família.

  • Marilia Pessoa
    agosto 22, 2017

    MUITA, mas MUITA dica boa! Eu concordo demais com tudo e assino em baixo. Minha vida ta corrida e tá dificil gerir as redes sociais do blog, as minhas e também posts do blog. Mas eu to pensando muito sobre isso e pensando as melhores formas de divulgação, de trazer meus seguidores para visitar também meu blog. Seu post tem muitas dicas legais para conseguir fazer isso na prática, ainda mais agora que as pessoas parecem estar com preguiça de blog. Já reparou?
    muito bom seu post! bjs
    blogtrashrock.com

    • Thami Sgalbiero
      agosto 24, 2017

      Na real sempre tiveram preguiça de blog, porque blog é leitura e nem todo mundo gosta de ler. Aí surgiu as produções audiovisuais e tá pegando um pouco desse espaço. Mas não pensa você que o blog vai morrer, porque não vai. Já li várias pesquisas até mesmo de profissionais que dizem que os blogs só tem a crescer cada vez mais futuramente.

  • Tamara Mansur
    agosto 24, 2017

    Thami, ameei esse seu post!!
    Muito bom, porque eu estou tentando ampliar o blog para outras redes mesmo.. Comecei pelo instagram, justamente porque está tendo esse boom recentemente e o facebook toma muito tempo como você falou… e aproveitando, comecei a te seguir no instragram ^^
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      agosto 24, 2017

      Te segui de volta, Tamara! Obrigada! 😉

  • Ariadne Rodrigues Machado
    agosto 29, 2017

    Olá Thami, eu já até favoritei esse post aqui, pois quero revisita-lo mais vezes, achei as suas dicas bem pontuais e já vou aplicar algumas. Parabéns pelo ótimo conteúdo!

    bjus

    Ari
    http://www.devoltaaoretro.com.br

    • Thami Sgalbiero
      setembro 2, 2017

      Obrigada, Ari!

  • Bruna Morgan
    agosto 30, 2017

    Obrigada pelas dicas, eu sigo a maioria <3 e a maior delas é escrever com criatividade *-*

  • Júlia Gomes
    setembro 4, 2017

    Adorei as dicas. Acho engraçado que de repente ganhei muitas curtidas na página do meu blog e nem estava fazendo muito para isso. Achei até que era vírus. Agora fico meio perdida como tornar esses seguidores interativos na página e fazê-los visitar o blog.

  • Laura Ornellas
    fevereiro 7, 2018

    Que lindo o seu blog! Achei muito bem trabalhado o seu texto. Curti sua page no face também. Parabéns pelo seu trabalho aqui e sucesso!

    https://empoderasonhos.com/

  • Gio
    junho 6, 2018

    Meu blog é novo e tenho um gigante problema com organização. Amei as dicas e irei adotá-las!!!

  • Ella Jardim
    dezembro 20, 2018

    Vou tentar seguir essas dicas pra voltar com o Instagram. Tô bem desanimada com ele porque da pouco retorno justamente por não poder colocar links nas fotos nem nos stories) (por enquanto), então eu estava criando conteúdo diferente pra lá e poucas pessoas viam porque o alcance tá realmente reduzido. Agora tô preferindo gastar mais energia pro Pinterest e LinkedIn, que são as plataformas que mais me dão retorno hoje.

    Obrigada pelas dicas!!

    • Thami Sgalbiero
      dezembro 28, 2018

      É, o Instagram vive mudando os algoritmos de alcance daí quando você consegue um bom alcance, ele vai lá e muda pra dificultar, haha! Tem que saber domar mesmo. Fiz mais posts sobre isso aqui no blog, se quiser dar uma olhada, fica aqui nessa categoria: http://www.likeparadise.com.br/category/dicas/midias-sociais < lá também tem dicas pro Pinterest. Espero que ajude! 😉