Dicas para iniciantes no Google Analytics

Se você tem um blog, com certeza já deve saber que o Google Analytics pode te ajudar no tráfego do seu blog né? Mas se você não sabe mexer lá ainda, vem ver essas dicas para iniciantes no Google Analytics e saiba como você pode aproveitar ao máximo.

O Google Analytics é uma ferramenta maravilhosa que rastreia e mostra métricas para te ajudar a melhorar o seu blog. Quando você entende quem são seus usuários, seu engajamento e seus posts no blog podem ser ainda melhores por você estar mais informada e pode usar estratégias e aprimorar seu blog para seu público.

Se o Google Analytics é uma ferramenta nova pra você, não tenha medo. Todo mundo já passou por isso, até uns anos atrás eu não entendia nada. Então, aqui estão alguns termos básicos para você entender o necessário:

Sessão: Número total de sessões no período. Um período de tempo que um usuário está ativo no seu blog. Normalmente, uma sessão contém uma série de interações, feitas dentro de um período de tempo de 30 minutos.

Usuários: Número de indivíduos distintos que ficam navegando nas páginas do seu blog durante um período específico de tempo. Usuários que iniciaram pelo menos uma sessão durante o período.

Visualizações de página: Número total de páginas visualizadas. As visualizações repetidas de uma única página estão incluídas na contagem.

Taxa de rejeição: Porcentagem dos visitantes que fecham o seu blog depois de visualizar apenas uma página.

Agora que você já entendeu o básico, olha essas 4 dicas pra fazer seu blog crescer usando essa ferramenta a seu favor:

1 – Crie metas

Criar metas no Google Analytics te permite acompanhar facilmente o progresso que está fazendo na melhoria do seu blog. Quando esses objetivos são definidos, é só visualizar e analisar as métricas necessárias para alcançar seus objetivos.

Como fazer metas no Google Analytics
Clique em Administrador → Vê se tá na conta certa → Na terceira coluna (Exibições), clique em Metas. Então, selecione um modelo ou crie uma meta personalizada.

2 – Receba relatórios semanais do Google Analytics

Fique sempre atualizada sobre o seu progresso, você pode configurar relatórios semanais automatizados que vai ser enviado diretamente para você em PDF.

Como configurar os relatórios para o seu e-mail
Abra o relatório que você deseja exportar. Clique em “E-mail” abaixo do título do relatório. Basta escolher a frequência que deseja receber nos relatórios e o dia que é melhor para você ver.

Lembrando que o Google Analytics exporta o relatório com as configurações exibidas atualmente na tela. Então, veja se você aplicou as configurações desejadas de período e de relatórios.

3 – Se exclua dos seus relatórios!

Ver os relatórios é fundamental para o seu blog, é claro, mas pra garantir que seus relatórios sejam mais precisos, exclua a sua atividade das estatísticas para evitar ver resultados negativos. Você gasta tempo no seu blog respondendo comentários e/ou consertando posts não é a mesma coisa que a navegação do seu público.

Como se remover das estatísticas
Clique em Administrador → Filtros → Adicionar Filtros. Exclua todos os computadores que você costuma entrar no seu blog. Você vai precisar de todos os endereços de IP dos computadores que quer excluir. Pra descobrir qual é o seu endereço de IP é só ir no Google e procurar “Qual é o meu IP”. Daí é só copiar e colar os números no Google Analytics.

4 – Receba alertas personalizados

Ok. Você tem aquele trabalhão de fazer o SEO de cada post do seu blog. Então, você tem que saber se está funcionando, certo? Usando os alertas personalizados, você pode receber notificações quando seu tráfego aumentou em uma determinada porcentagem ou quando atinge um determinado nível.

Para ativar alertas personalizados
Clique em Administrador → Alertas personalizados. Você clica em “+ novo alerta” e ali já pode optar por inserir uma porcentagem ou valor específico.

Quando o Google Analytics é usado e entendido, pode ser uma ferramenta bem poderosa para melhorar a visibilidade dos seus posts para o seu público certo. Nesse post dei dicas simples e alguns truques pra você aprimorar e se envolver mais com os seus leitores para saber do que eles gostam ou o que eles querem ver no seu blog.

OBS.: O Google Analytics tem aplicativo e funciona bem no celular, então dá para você ficar acompanhando as métricas em tempo real e quando quiser.

E aí? Já sabiam desses truques? Gostaram do post? Comentem aqui!

Preciso saber se vocês gostaram pra ver se trago mais posts sobre esse assunto ou não. 😉

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

36 Comments
  • Clayci
    junho 20, 2017

    Eu amo essa ferramenta do google.
    Só estava com dificuldades porque minha taxa de rejeição caiu e eu me dei conta que os spams estavam fazendo a festa. Agora estou tentando recuperar a porcentagem de antes =/

    • Thami Sgalbiero
      junho 24, 2017

      Eu uso um plugin muito bom pra isso dos spans, ele se chama Akismet Anti-Spam. Tenho usado ele a um tempo e é muito bom.

  • Lívia Madeira
    junho 20, 2017

    nossa, que post super util, eu sou uma negação, nao sei mexer NADA no analytics

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

  • Lara Reis Rodrigues
    junho 20, 2017

    Nossa que dicas maravilhosaaaaaas! Amei demais, muito útil! HAHA. <3
    Bisous,
    xoxo
    Blog Pequeno Muffin | Lara Reis
    http://www.pequenomuffin.com.br

  • Jaynara Lambert
    junho 20, 2017

    Nossa, como você me ajudou. Não sei mexer de jeito algum nesse trem, mas agora pelo menos sei pra que serve cada coisa e depois consigo aprender como usa ele a meu beneficio. Super útil este post. Beijão!

    Boas de Papo

    • Thami Sgalbiero
      junho 25, 2017

      Sim, Jay! Vai fuxicando ele que tem muita coisa legal. 😉

  • Gabriela Dahmer Coitinho
    junho 20, 2017

    Li e algumas coisas eu não entendi muito bem, rs. Minha mente tá tão exausta que não tô conseguindo nem processar as coisas… Então, salvei a postagem pra quando tiver um tempinho livre ler de novo e aplicar isso melhor no meu blog. Pois ultimamente, com essa falta de tempo, as views baixaram um pouco. Mas amei a dica. Na real, adoro muito quando dá essas dicas pra melhorias do blog, tu explica direitinho e eu consigo entender sem me estressar demais com isso, rs.

    Beijos,
    Última postagemBlog Gaby DahmerFanpage

    • Thami Sgalbiero
      junho 25, 2017

      É meio confuso no começo, mas com o tempo você acaba pegando o jeito. Sei como é isso de ficar sem tempo, as visitas diminuem mesmo, mas depois se recuperam facilmente. É só ficar de olho. 😉

  • Duane
    junho 20, 2017

    Thami, muito úteis as suas dicas. São coisas simples que parecem um bicho de sete cabeças quando a gente começa a mexer no Analytics, né? Gostamos sim <3 Pode trazer mais que a gente quer ♥
    Beijos!

    • Thami Sgalbiero
      junho 25, 2017

      Sim, quando comecei a mexer pensei que nunca ia conseguir entender, mas com o tempo a gente pega o jeito. Vou trazer mais desses então 😉

  • hellz
    junho 20, 2017

    OI THAMI

    eu adoro encontrar post delícia como esses que desmistificam o analytics (ou o adsenses ou aqueles lances de SEO). Geralmente eu sou super perdida nisso e confesso que ainda tô engatinhando, mas com fé nois chega lá HAHAHAH
    adorei as diquinhas e vou pôr em prática, afinal… esse hiato me deu prejuizão 🙁

    beeeeeeijo
    http://www.beinghellz.com.br

    • Thami Sgalbiero
      junho 25, 2017

      Calma que tudo se ajeita. O bom desse hiato foi que serviu pra você ter mais ideias pra posts e agora soltar tudo no blog. 😛

  • Lilian Moraes
    junho 21, 2017

    É super essencial essa ferramenta para o acompanhamento do blog, uma coisa legal que você falou e eu não sabia, era sobre as Metas. Nunca pensei em criar uma, na verdade, nunca parei para prestar atenção nessa opção, mas pode ser super bacana!

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      junho 25, 2017

      Essa opção de metas fica meio escondida né? Mas por isso que é bom fuçar tudo, haha!

  • Emerson
    junho 21, 2017

    Isso é fundamental para medir o nosso crescimento. Gostei, pode trazer mais posts com esse tema.

    Até mais,
    Emerson Garcia

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    • Thami Sgalbiero
      junho 25, 2017

      Vou trazer! 😉

  • Marcela Miranda
    junho 21, 2017

    Sempre soube só o básico do básico do Google Analytics e amei demais seu post, fiz meio que um estudo baseado no seu post <3
    Um beijo!

    http://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br

    • Thami Sgalbiero
      junho 25, 2017

      Isso é só uma base. Dá só uma olhada que você vai ver que tem muita coisa pra explorar por lá. 😉

  • marymicucci
    junho 21, 2017

    nossa que dicas incríveis, adorei conhecer melhor o analytics.
    http://marymicucci.com

  • Camila Faria
    junho 21, 2017

    Oi Thami, o Google Analytics pode parecer bem assustador para iniciantes MESMO. Suas dicas foram incríveis, queria ter lido o seu post no passado, viu? Hahaha! Beijo, beijo :*

    • Thami Sgalbiero
      junho 25, 2017

      É, na época que comecei com o blog, também não achava muitos posts assim.

  • Kaila Garcia
    junho 22, 2017

    Obrigada pelo post, não sabia como funciona o analytics e por isso não o uso. Já vou começar usar! Suas dicas foram super informativas e me ajudaram demais. ❤

    http://www.kailagarcia.com

  • Pamela
    junho 22, 2017

    Adorei as suas dicas e confesso que eu fico meio perdida no sistema mas agora é mais fácil de acompanhar kkk

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

  • Lulu
    junho 22, 2017

    Olá Thami,
    Achei bem esclarecedor o seu post. A melhor ferramenta para acompanhar a evolução do blog
    big beijos

  • Cleber Eldridge
    junho 22, 2017

    Eu nunca usei mas, parece ser uma ferramente bacana!

    http://clebereldridge.blogspot.com.br

  • Cristiane Andrade
    junho 22, 2017

    Menina, como eu não conhecia isso?:O
    Sério, eu tenho o blog a 3 anos e nem fazia ideia que isso existia. Já vou lá dá uma conferida. Obrigada <3333 Amando suas dicaaas!!!!!!
    http://www.corujasemasas.com.br/
    Beijos. <3

    • Thami Sgalbiero
      junho 25, 2017

      E é capaz de sua conta já estar ativada lá, já que seu blog é do Blogger, parece que vai automático. 😉

  • Vitoria
    junho 22, 2017

    Seu post veio na hora certa! Amei saber disso, estou numa fase no meu blog procurando melhorias, dicas são sempre bem vindas! Explicou de forma bem fácil, agora só por em prática! Mas a questao é que ando mexendo muito pelo celular ultimamente, será que da pra fazer isso por App? Descobriremos em breve rsrs

    Beijos!

    http://vitoriamartini.blogspot.com.br

    • Thami Sgalbiero
      junho 25, 2017

      Pode ir analisando pelo aplicativo sim, ele também é bom. Mas sempre dá uma olhada pelo PC também que mostram mais opções.

  • Natalia
    junho 22, 2017

    É uma ótima ferramenta mesmo! Eu, por exemplo, não tinha ideia de que recebia tantas visitas pelo Pinterest. Depois que o analytics mostrou, comecei a usar mais a rede social e consequentemente aumentei as visitas por lá. Não sabia dessa função de alerta, vou dar uma olhada 🙂

    • Thami Sgalbiero
      junho 25, 2017

      Sim, o Pinterest aumenta bem as visitas, também não sabia mas depois que descobri, tenho investido mais tempo lá.

  • Pâmela
    junho 23, 2017

    Nossa isso sim é um post de ajuda.
    Dá pra entender bem melhor não sabia que dava pra colocar metas.
    Agora vou ver se mexo mais no meu.
    Beijos!
    Blog Pam Lepletier

  • Leidiana Pereira
    junho 23, 2017

    Adorei o post, até porque estou percebendo uma recaída de visitas no meu blog, já favoritei seu post porque quando eu tiver tempo vou experimentar o Google Analytics, vai me ajudar a melhorar meu blog e me deixar feliz também. hehe
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    • Thami Sgalbiero
      junho 25, 2017

      Com o Analytics você pode ver quais posts os seus leitores mais gostam e aí fica ainda mais fácil de produzir conteúdo. 😉

  • Simone Benvindo
    junho 24, 2017

    Eu não conhecia estas dicas não, já apliquei algumas agora enquanto lia teu post. Por favor faz mais post sobre o analytics <3
    Beijos
    Charme-se

    • Thami Sgalbiero
      junho 25, 2017

      Vou fazer <3