Fatos de uma pessoa fechada

Toda vez que conheço uma nova pessoa, fico com aquele medo de me mostrar totalmente como sou para ela. Penso diversas vezes se devo ser como sou e ela que me aceite assim, ou se me seguro um pouco até pegar certa intimidade. Eu sou uma pessoa tão boa por dentro, mas não deixo ninguém ver isso de primeira, sou uma pessoa fechada. Só quem me conhece a mais tempo sabe como sou. Pra quem tá chegando agora, pegue uma cadeira, sente-se e tenha paciência.

Esse meu jeito acaba me tornando uma pessoa fechada logo de inicio e nem todo mudo tem paciência para esperar eu florescer. Tem aqueles que me julgam, mas não fazem um mínimo de esforço para saber como sou. Sei que isso é uma coisa minha e que só pode ser desbloqueada por mim mesma, mas as vezes eu sinto, sabe?

Já perdi as contas de quantas vezes eu fui definida como uma pessoa fechada e também já perdi as contas de quantas vezes não ligaram pra mim porque “Ah, ela é fechada, deixa ela aí no canto dela” e na verdade eu só queria um abraço caloroso, uma atenção bem mínima pra perguntar como anda minha vida, como foi meu dia, alguém disposto a me ouvir e conversar comigo normalmente, sem muitos planos. Ei, só porque sou uma pessoa fechada, não significa que você pode pensar e falar por mim. Eu tenho voz.

Quanto mais fechada a pessoa é, mais coisas ela tem a dizer, mais coisas ela observa, mais coisas ela sente. Tudo é mais intenso dentro da cabeça dela. É uma porta bonita por fora que guarda algo incrível. Quando se descobre, se surpreende. A pessoa não é fechada, ela apenas seleciona bem quem merece entrar e se sentir em casa. Quem não merece, bate de cara na porta. Então, se essa pessoa deixou você entrar, por favor, limpe os pés no tapete antes de entrar.

Esses são só um dos fatos de uma pessoa fechada, mas é claro que vai bem mais além.

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

36 Comments
  • Duane
    março 14, 2017

    Ai, Thami, que texto lindo! Nossa, me identifiquei, sim ou claro? Eu sou bem extrovertida, mas tenho certa dificuldade nesse primeiro passo. Tô tentando melhorar e até fiz um post sobre isso (procura lá, “A grande sabedoria de Denise”). Amei principalmente esse final “A pessoa não é fechada, ela apenas seleciona bem quem merece entrar e se sentir em casa. Quem não merece, bate de cara na porta. Então, se essa pessoa deixou você entrar, por favor, limpe os pés no tapete antes de entrar.” ♥
    Beijos!

    claramenteinsana.com

    • Thami Sgalbiero
      março 16, 2017

      É, de primeiro momento posso até passar uma imagem de ignorante, mal educada, chata, mas depois que me conhece… até que sou legalzinha. Hahaha! Fico feliz que tenha gostado do texto ♥

  • Sabrine Varolo
    março 14, 2017

    Ótimo texto, Thami.
    Também sou fechada as vezes e acabei passando por algumas situações que vc escreveu.
    Mas é importante frisar que somos fechadas só no começo, né? Depois que pega intimidade, daí eu não paro mais de falar, kkk.
    Beijinhos.
    Blog Entre Garotas

    • Thami Sgalbiero
      março 16, 2017

      SIM! Hahahaha! Comigo não pode dar confiança que aí eu já começo a falar demais. Obrigada, Sabrine!

  • Caroline Prudente
    março 14, 2017

    Sou timida também. Tenho que fazer milhões de forças pra conversar com alguém.
    No ensino médio, tirei força não sei de onde para chegar em uma menina e perguntar o nome dela. Mas funcionou.
    Agora, começarei em breve um novo ciclo:Faculdade. Não preciso nem dizer o que medo que estou né?
    Acho que, como você disse, como a gente fala pouco (no começo) as pessoas acham que podem falar por a gente.
    4am.com.br

    • Thami Sgalbiero
      março 16, 2017

      É só timidez. Só precisam ter um pouquinho de paciência e nos deixar confortável que aí tudo flui bem né?

  • Camila Faria
    março 14, 2017

    Eu também me considero uma pessoa fechada ~ e que demora a se abrir totalmente para pessoas novas. Acho que é uma espécie de mecanismo de defesa, né? Mas não sou tímida, pelo contrário. Só tenho reservas mesmo para deixar qualquer um entrar na minha intimidade. Um beijo Thami!

    • Thami Sgalbiero
      março 16, 2017

      Sim, acaba sendo nosso mecanismo de defesa para qualquer coisa que venha a vir né? Eu sou tímida, mas até certo momento, depois quando me dá liberdade, eu fico mais confortável.

      • Fernanda
        abril 28, 2019

        Sou assim mesmo, mas não sei se isso é bom. Me sinto triste e sozinha, não consigo me abrir nem com amigos muito próximos. Minha família é muito complicada, às vezes sinto como se eu estivesse gritando e ninguém ouvindo. Não sei direito o que quero da vida, e por isso, não sei bem o que fazer em certas situações. Tenho um namorado, ele sabe tudo sobre mim, mesmo assim eu me sinto presa e triste. Não saio e não faço coisas legais como uma adolescente normal de 17 anos faz, por isso, o “tenho” virou “tinha”. Acho que não posso fazê-lo feliz se eu não me sinto feliz. Talvez seja só os “hormônios de adolescente” que todo mundo menospreza por achar que vai passar, ou talvez seja um problema. Não sei se alguém aqui pode me ajudar, mas me senti um pouco confortável depois de ler esse texto e resolvi fazer esse “relato aborrescente”. (Existem milhões de detalhes entre cada trecho, mas podeira virar uma imensa raiz)

  • Thaiane e Thalita
    março 14, 2017

    Nossa, gostamos muito do texto e super nos identificamos também somos bem fechadas com quem não conhecemos e muitas vezes fomos chamadas de metidas, apesar da timidez somos só fechadas no começo pois amamos conversar e conhecer as pessoas, fomos ficamos mais fechadas com o tempo pois já nos decepcionamos muito, como você falou a gente só seleciona quem realmente merece entrar.

    beijos

    http://onlyinspirations.blogspot.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      março 22, 2017

      Também comecei a ficar mais fechada com o tempo, porque quando eu era mais nova, falava com qualquer pessoa que parava do meu lado. Na praia, no shopping, no parquinho e etc. Era bem engraçado, porque minha vó me deixava brincando no parquinho e de repente eu voltava perto dela com uma pessoa diferente pra brincar, haha!

  • Sté Maciel
    março 14, 2017

    Thami, se tem uma coisa que eu aprendi com esses 23 anos é que a gente tem que ser do jeitinho que a gente é. Não tentar se esconder, nem nada, sabe? Se as pessoas não gostarem de você, o problema não é seu e nem da pessoa, só não era pra ser. Eu fico bastante na minha, mas sei quando devo falar e bom, eu falo demais! Hahahhha o problema é que eu sou antissocial, fujo de muitas pessoas, gosto de coisas reservadas e poucos amigos. E, os meus poucos bons amigos são exatamente assim, a gente se completa!

    Beijão, mariasabetudo

    • Thami Sgalbiero
      março 22, 2017

      Bom é assim, Sté! Não precisa ter 34928043 amigos que na real nem são seus amigos de verdade, é bom quando a gente faz essa seleção de quem devemos dar liberdade e quem não. Obrigada pelo comentário! 😀

  • Thayse Stein
    março 14, 2017

    Cara, me identifico muito! Sabe que eu quando era pequena fazia amizade muito fácil e com todo mundo. Mas isso deve ter me acompanhado até o fim da minha adolescência, lá pelos 18 eu já tinha perdido completamente essa habilidade e não consigo conhecer as pessoas profundamente ou deixar que elas me conheçam, sei lá, rola um bloqueio muito esquisito. Acho que é porque fui quebrando muito a cara, fui achando que as pessoas pareciam uma coisa e eram outra, e aí fui perdendo as habilidades e talvez as esperanças haha Achei demais o teu texto!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    • Thami Sgalbiero
      março 22, 2017

      Também fazia amizade muito fácil quando era pequena, fazia amigas na praia, shopping, onde eu parava, hahaha! Entendo esse seu bloqueio. Esse meu bloqueio veio com uns 15 anos, mas acho que foi devido ao bullying que eu “sofri”, porque parece que comigo não foi nem aos poucos, isso de quebrar a cara foi de uma vez só, então foi meio que um balde de água fria. Obrigada, Thay! 😀

  • Patty Lye
    março 15, 2017

    Adorei seu texto, também sou assim bem fechada. Agora com o blog que melhorou um pouquinho, por causa dos eventos e tals, mas para ter uma amizade sincera realmente é mais complicado.
    Mas confesso que às vezes tenho vontade de ficar no meu canto.
    bjs
    Patty Lye
    Blog Patty Lye | Canal Patty Lye | Instagram

    • Thami Sgalbiero
      março 22, 2017

      É, mas aí quando a gente entra total na onda do blog, temos que mostrar nosso rosto mesmo para permitir que as pessoas se conectem com a gente né? Obrigada, Patty!

  • Lilian Moraes
    março 15, 2017

    Nem fale, sou bem quieta de início também…e as pessoas me definem como tímida e calada, porém estou longe disso hahahaha, quando pego segurança nas pessoas, começo a falar um monte. Mas como você disse, nem todo mundo tem paciência de esperar o tempo da gente.
    Ótimo texto!

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      março 22, 2017

      Verdade. Obrigada, Lilian! 😀

  • Tamara Mansur
    março 15, 2017

    Olaa! Tudo bem?
    Super me identifiquei com o seu texto!!
    Mas engraçado que assistindo aos seus vídeos, não fiquei com essa impressão! Parece tão descontraída! Então é muito legal ler esse tipo de texto para poder te conhecer melhor 🙂
    E engraçado como eu me sinto exatamente assim também.. mas no meu caso, pode ser muito ligado à timidez. Para você é assim também?
    E o constante medo de ser machucada pelas pessoas..
    mas realmente um ponto interessante que mencionou é essa questão de observar.. observar antes de se abrir, acho que faço muito isso!!
    Beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      março 22, 2017

      Hahaha! Pois é, todo mundo que me vê por vídeos, pensa que sou super inconveniente assim como nos vídeos, hahahahaha! Mas não sou não, sou bem tímida. Pra mim é um bloqueio com timidez, porque eu não quera assim. É, observo muito também.

  • Carolina Espilotro
    março 15, 2017

    Olaaar.
    Eu amei seu comentário lá no blog, você tá certissima! A gente precisa experimentar para saber se vai gostar ou não. COmo você pode saber se não vai gostar de anime ou mangás? u.u que linda
    Eu super me identifiquei com seu post, apesar de comigo acontecer ao contrário! As pessoas com certeza tem uma primeira impressão que sou super mal humorada, mas sou legal no primeiro contato, mas mal sabem que sou super full putaça e realmente mal humorada, e sim quieta/fechada uahsuahsuas é engraçado como lindamos nesses momentos né?

    bjs, Carol | Espilotríssimo
    http://www.carolespilotro.com

    • Thami Sgalbiero
      março 23, 2017

      Pois é, tem gente que diz “ai, odeio anime/mangá” mas nunca pegou pra tentar assistir nem 10min. A verdade é que as pessoas nunca vão saber como realmente somos, até estarem dispostas a conhecer a gente de verdade né?

  • Bruna Morgan
    março 15, 2017

    Também sou fechada assim e minha irmã também. Eu gosto mais das pessoas fechadas, parecem ter mais o que dizer, mais profundidade na alma. Eu gosto de me aproximar e esperá-las florescer, como você disse. Elas são as melhores pessoas nos momentos difíceis.

    • Thami Sgalbiero
      março 23, 2017

      Sim, exatamente. De primeira ninguém espera nada, mas na verdade é tudo, sabe? E é exatamente isso que você disse. Por serem pessoas fechadas, costumam ser mais fieis a quem realmente importa.

  • Andréia Campos
    março 15, 2017

    Nem me fala… essas coisas já aconteceram muito comigo também. Ou de as pessoas nos acharem sérias, chatas…. bem complicado.
    E as vezes a gente faz o maior esforço para se abrir, ai alguém faz um comentário desses e puft, a gente se fecha de novo. Muito, muito complicado 🙁

    Beijos amiga!
    Andréia Campos
    http://petitandy.com

    • Thami Sgalbiero
      março 23, 2017

      Sim! Acho que o pior é isso. Quando a gente começa a se abrir, a pessoa faz um comentário desses e aí a gente se fecha, vira de costas e se distancia.

  • Amanda silva
    janeiro 4, 2018

    Acabei de perder um emprego por ter a cara fechada . Fiquei triste . Mas não sou uma pessoa ruim
    Gostaria que as pessoas nos entendesse melhor.

    • Thami Sgalbiero
      janeiro 5, 2018

      Amanda, quase ninguém entende que você não é obrigada a ficar sorrindo o tempo todo. Lembre-se que você não é um robô, é uma pessoa real. Não fique triste com isso.

  • Priscila Rosa dos santos
    novembro 27, 2018

    Putz, Tami!! Você relatou tudo sobre mim, sério!! Hoje me senti um pouco triste e por ser jogada pro canto, porque sou fechada. Não sou íntima com todo mundo, não sorriu fácil e para todos, isso não quer dizer que não sou uma pessoa boa ou que não me importo com outros, apenas tenho meus limites e não falo sobre tudo à todos.Preciso de tempo, me sentir segura, pois só assim consigo abrir as portas da minha vida, mas muitos não entende e os julgamentos são reiterados.

    • Thami Sgalbiero
      novembro 30, 2018

      Só as pessoas certas tem a chance de nos conhecer né? Isso até que é bom. 🙂

  • Camila Freire
    março 19, 2019

    Oi , amei o seu post vc né definiu muito , eu era uma pessoa q fazia amizade muito rápido , só q na fase da adolescência sofri bullying e com isso veio a insegurança e aos poucos estou melhorando , + adorei o seu post e me ajudou muito ! ❤️

    • Thami Sgalbiero
      maio 3, 2019

      Fico feliz que tenha ajudado, Camila! 😀 ❤️

  • Verônica
    maio 13, 2021

    Me identifico muito com seu texto e tive que estar madura pra perceber esse meu jeito se também ser, pq mais jovem achava que era um problema comigo.
    Ainda nas minhas reflexões eu não consigo entender o que as pessoas querem. Elas se organizam em seus grupos, riem e me sinto excluída. Claro que nada disso parece algo genuíno, mas as vezes é estranho estar tão a parte.
    Me sinto disperdiçada..

    • Vinícius
      julho 5, 2021

      entendo bem isso, a pessoa ficar tão receosa por vários motivos. O que é chato é as pessoas querem ir rápido demais com a pessoas e se a pessoa fachada não conseguir acompanhar, logo é perdido essa energia. irônico né, as pessoas deveria ter mais paciência, elas nem imagina o esforço que fazemos. Penso que deveria ter um pouco mais de atitude porque deu certo, mas é tão cansativo.

    • Thami Sgalbiero
      outubro 20, 2021

      Quem tá desperdiçando são as pessoas que não dão seu tempo para você se sentir incluída, sabe? Fora que a pessoa fechada surpreende quando tem a oportunidade de ter voz. Então, não se sinta mal por isso.