Como aumentar seus seguidores no Instagram

Que o Instagram se tornou uma das plataformas de mídia social mais populares, especialmente para os blogueiros, a gente já percebe né? Mas sabe por quê? Bom, o Instagram dá um pouco de visão para a vida das pessoas por trás da câmera. Mostra os seus interesses, hobbies e dia a dia vindo por meio de uma mídia de fotografia.

Claro que tirar uma foto no seu celular e publicar não vai te tornar um fotógrafo, mas definitivamente vai mudar a forma como você olha para o mundo. Graças ao Instagram as pessoas começaram a perceber mais o que está ao redor. Apreciando qualquer coisa, seja uma ponte bonita ou uma xícara de café. Mesmo que seja apenas uma foto de um notebook em um edredom todo bagunçado. ? Esses tipos de fotos dão algum tipo de conforto e prazer pra quem tá vendo. Me corrija se eu estiver errada.

Então, por que e como fazer fotos de uma cama bagunçada levar as pessoas a ter tantos seguidores? Se conseguir mais seguidores no Instagram é algo que você está querendo, ou se você está procurando simplesmente deixar o feed do Instagram bonito, é só seguir essas minhas dicas basiconas de como aumentar seus seguidores no Instagram. 😉

Divulgue seu perfil em outras mídias e no seu próprio blog

Comece colocando seu nome de usuário do Instagram na bio do seu Twitter. Adicione um widget no seu blog e divulgue seu perfil do Instagram mesmo. Para as pessoas saberem que você também está bem presente no Instagram. Se você não mencionar, ninguém vai saber.

Seja real

Em primeiro lugar – e mais importante pra mim- é fotografar o que é real. Uma foto de um prato todo bem montado, por exemplo, é bonito de se ver, mas mostra a falsidade. Porque sabemos que nem sempre é assim.

Se eu estou em algum lugar para comer algo e a apresentação do prato está boa, eu tiro a foto – e logo depois devoro tudo mesmo. Se eu tiver que fazer parecer que o prato tá bom na foto, então certamente eu criei uma imagem que é falsa. Se você é uma daquelas pessoas que gosta de organizar a definição das fotos, isso é legal mas eu acredito que a realidade se sobrepõe a ilusão. É tudo uma questão de ângulo certo.  Lembrando que isso é uma preferência pessoal! Vai de cada um.

Luz natural

Como em qualquer tipo de fotografia, a luz natural é fundamental. Com uma boa luz natural, você não vai ver necessidade em editar ou colocar filtros. Mais uma vez, tendo uma foto baseada na apresentação realista é o que faz os perfis do Instagram se destacarem. Se eu quiser tirar uma foto de algo que eu tenha comprado ou tirar uma selfie, eu só me movo para perto de uma janela ou porta e tiro a foto ali. Pra te ajudar ainda mais, já dei dicas para fotografar na luz natural aqui.

Escolha um filtro sutil

Vamos combinar que filtros são bons sim, mas se usarmos os filtros “inteiros”, isso faz com que a edição chame mais atenção que a foto. Fotos muito editadas fazem eu me perguntar se a foto era boa sem a edição, sabe?

Você precisa encontrar um filtro que se adapte a sua personalidade e criar a estética que quiser, daí é só aumentar e diminuir a intensidade do filtro, pra ficar de uma forma mais sutil – como mostrei aqui nesse vídeo como faço. O VSCO Cam é o meu favorito para filtros – os filtros C1 e C7 são os meus favoritos! O aplicativo também é ótimo porque você pode copiar as edições para as outras fotos, e também tem como pré visualizar como suas fotos vão ficar no feed do seu Instagram.

Hashtag

Não é pra sair usando um monte de hashtag que não tem nada haver com a foto. Isso vai fazer você parecer uma desesperada. Por isso, use tags que se aplicam ao seu blog e/ou foto. Por exemplo, se você é uma blogueira de beleza tente adicionar as hashtags: #bloggers, #beauty, #makeup. Também é legal mencionar qualquer marca que você esteja usando na foto. Uma foto da maquiagem que você está e você usou uma máscara de cílios da Maybelline, adicione #maybelline nas tags também.

Dê like e comente

Dar like nas fotos de outras pessoas e comentar pode realmente ajudar o seu perfil a ser notado. Mas sem spam! Se o Instagram perceber que é spam, vai te “bloquear” de escrever ou dar like em qualquer coisa. Seja honesto, gentil e tente dizer algo um pouco diferente. Visite os perfis de quem você mais gosta, dá aquela olhada no feed, vai curtindo e comentando nas fotos que você mais gostar e/ou mais chamarem sua atenção.

Costumo dizer para as pessoas não se assustarem comigo se, de repente, ver que eu curti mais de 10 fotos de uma só vez. Porque eu tenho a incrível mania de estar olhando o feed, gostar da foto, clicar pra ver o perfil e ir curtindo todas as outras fotos. Pra quem vê de fora, deve pensar que eu estou stalkeando a pessoa né? Mas não é bem isso que acontece.

como aumentar seus seguidores

Essas são as dicas que eu dou. 🙂 É o que faço para manter o meu Instagram bonito e pessoal pra mim. Também é como eu consigo aumentar meus seguidores. Se você já é uma grande blogueira ou já é grande em outras mídias sociais, não copie o que todo mundo está fazendo. Encontre inspiração sim, mas para ser você mesma.

Mas e aí? Gostaram das dicas? O que vocês acham melhor para aumentar os seguidores de vocês no Instagram? Comentem aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

44 Comments
  • Emerson
    janeiro 30, 2017

    Amo o Instagram! Uma das redes sociais mais legais! Não deixo de conferir e deixar o meu coraçãozinho um dia.
    Boa semana!

    O blog está em hiatus, mas tem post novo! É um agradecimento à Kibon. Não deixe de conferir. O JJ volta em definitivo no dia 01 de fevereiro!
    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

  • Ana Karla
    janeiro 30, 2017

    Ótimas dicas, faço muitas delas!
    http://www.byanak.com.br

  • Marcela Miranda
    janeiro 30, 2017

    Amei as dicas e o fator “Seja real” é o mais importante pra mim também, não curto feeds perfeitos demais porque a gente sabe que não é bem assim. Amo comentar e dar like, interações são tudo!
    Beijo <3

    http://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 1, 2017

      Exatamente, gosto do que é real também. Interação é tudo mesmo, tanto pro Instagram quanto pra qualquer outra rede social ou situação.

  • Lívia Madeira
    janeiro 30, 2017

    adorei as dicas, o insta é uma das minhas redes sociais favoritas, amo fotos e brincar com os filtros XD

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

  • Wanessa
    janeiro 30, 2017

    é bem isso mesmo que você disse.
    Eu não sou muito afim de aumentar seguidores não. Mas, as dicas são válidas pra quem tá em busca 😀
    bjoka http://diadebrilho.com

  • Carolina R
    janeiro 30, 2017

    Eu confesso que não curto muito instagram, mas tenho lá meu perfil. Só que nunca cuidei como deveria.
    bjs

  • DEBORAH
    janeiro 30, 2017

    Thami, que dicas maravilhosas. Vou indicar o seu link para complementar o meu post. Por coincidência o meu post de hoje é relacionado ao ganho de seguidores no Insta.
    Bj.

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 2, 2017

      Ai que legal, Deborah! Obrigada! Vou lá dar uma olhada 😉

  • Julie
    janeiro 30, 2017

    Ótimas dicas!
    Eu tento sempre atrais novos seguidores e acho que tô conseguindo hihi

  • Rafaela Oliveira
    janeiro 30, 2017

    Concordo plenamente como que você disse Thami,devemos encontrar inspiração mais devemos ser nos mesmas.

    Gostei bastante das dicas e vou aplicá-las no meu Insta.

    http://www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

  • Gabriela Lira
    janeiro 30, 2017

    Gosto muito do Insta, atualmente é minha rede social favorita! Acho fofo quem consegue manter o feed organizadinha, já eu não consigo, mas okay…Fico só na admiração! Na dúvida sempre taco um filtro preto e branco, nunca falha hahaha!

    Beijos

    Poesia em Transe

  • Jennifer Galdino
    janeiro 30, 2017

    Eu adoro o instagram, é a rede social que eu mais uso. Adoro ver fotos do cotidiano das pessoas, escutar covers. É como se fosse um mundo só meu sabe, sou realmente viciada auhsuhas. Concordo com você na questão da hashtag tem tanta gnt sem noção a pessoa tirou uma selfie e coloca #Mar é muito sem sentido sabe? Adorei suas dicas e o feed do seu insta é lindo, já estou te seguindo <3

    criaturacrista.blogspot.com.br

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 2, 2017

      Obrigada, Jennifer! Sim, a gente entra no Instagram e parece que está em outro mundo.

  • Thayse Stein
    janeiro 30, 2017

    Essa coisa de “ser real” é muito bacana, né? Eu prefiro coisas mais espontâneas mesmo, pode dar uma arrumadinha, mas não precisa fazer algo completamente fake. E achei bacana as outras dicas, luz natural é vida *-*


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 2, 2017

      Sim, pode até dar uma arrumadinha só pra favorecer no ângulo, mas nada que fuja do real. Luz natural é tudo <3 hahaha!

  • ray menezes
    janeiro 30, 2017

    Ótimas dicas, Thami! Eu adoro Instagram e atualmente é a rede social que mais uso, uso mais até do que o Facebook xD E eu não tenho números expressivos de seguidores, mas o que eu percebo que mais faz com que as pessoas notem o meu perfil é o uso das hastags. E também divulgar em outras redes, sempre gera uma atenção legal. Eu acho massa esses perfis de fotógrafos – sempre tem fotos espetaculares – e esses que tem fotos de comidas perfeitinhas, mas gosto mais ainda de seguir pessoas “reais”, sempre rola uma identificação que eu adoro.

    Vou te seguir lá no insta, adorei tuas fotos!

    Um beijo!
    Heeey, Maria! | Fanpage

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 2, 2017

      Eu sinceramente só uso o Facebook pra usar o chat, pra falar com pessoas que não ficam muito no WhatsApp ou estão sem celular pra se comunicar, uso também pra divulgar as coisas do blog. Uma ou outra vez é que uso para algo pessoal mesmo, mas é raro. Uso mais é Twitter e Instagram também 😛 Sim, as hashtags ajudam bastante e divulgar o perfil em outras redes também. Amo seguir esses perfis pra me inspirar na hora que vou tirar as minhas fotos, é incrível mesmo! Ver fotos reais nos conectam com a pessoa né? É muito bom isso. AH! Já te segui de volta, Ray. Adorei as suas fotos 😉

  • Anna Carollyne Oliveira
    janeiro 30, 2017

    Thami, o blog tá lindo! Ainda não tinha visto, mas adorei o cabeçalho. Ornou direitinho com o título do blog!
    Hoje em dia o Instagram não é tão mais a minha praia, peguei um ranço real! Acontece que eu acompanhava muitas pessoas com “vida perfeita” que me faziam questionar a minha própria felicidade, de modo que se eu não estivesse em Paris, com pessoas de vibe incrível, um champagne pra acompanhar, tudo estava errado. Foi aí que dei um tempo (e ainda estou dando) e tá sendo bem proveitoso. Por isso, atualmente eu sou bem mais addicted no SnapChat! Me sinto mais próxima da realidade.
    Suas dicas foram ótimas! Como você mesma disse: há fotos com elementos simples que nos passam um conforto inexplicável! E, tudo isso, porque o fotógrafo soube bem aproveitar bem os elementos da cena.

    XOXO,
    Cartas para Carolaine // @cartasparacarolaine

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 2, 2017

      Muito obrigada, Anna! 😀 É, no Snapchat é mais fácil de acompanhar a realidade, porque é sem edições, é tudo no ali e no agora. Isso! Você conseguiu resumir o post em uma frase: “há fotos com elementos simples que nos passam um conforto inexplicável! E, tudo isso, porque o fotógrafo soube bem aproveitar bem os elementos da cena” 😉

  • Selma Barbosa
    janeiro 30, 2017

    Trato minha conta do Instagram como um “puxadinho” do Facebook – tanto é que quase todas as fotos que são postadas lá também são compartilhadas em tempo real pro FB. Não tenho essa coisa louca de perfil rosé, azul-bebê e mais um monte de frescura. Tem foto em preto e branco, com saturação mais forte com efeito enevoado. Cada foto demonstra um pouco do que senti e o que quis transmitir com a foto. Acho que só exagero com hashtags kkk, mas sempre coloco que tem a ver com a foto, mesmo que nos mínimos detalhe, haha.

    Boa semana pra você Thami!
    Com carinho,
    Conto Paulistano.

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 2, 2017

      Eu fazia isso de postar o mesmo no Facebook, mas tive um workshop com os caras que trabalham no Facebook e eles falaram que não é bom postar a mesma foto em todas as redes sociais, porque fica cansativo, e realmente parei pra perceber isso e senti o mesmo, aí agora só publico no Instagram e no Facebook deixei pra ser algo mais pessoal, tipo foto com família e amigos. Hashtag pode usar e abusar, mas desde que tenha a ver com a foto mesmo 😛

  • Luly
    janeiro 30, 2017

    Eu tenho visto VÁRIOS blogs falando sobre como manter seu Instagram organizado e fico “??????????????” porque, gente, pra mim o Instagram é o reflexo da nossa vida e vida NENHUMA é organizadinha com tabela de cores… Os perfis que mais gosto de acompanhar são justamente de gente real vivendo a vida real…
    Sobre os filtros preciso concordar. Lembro que no início eu sempre escolhia um super marcantes, colocava a borda e tudo, e hoje aquela função de “controlar” a intensidade dele me salva, porque assim a gente só muda sutilmente uma coisa ou outra, a essência da foto continua ali!

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 2, 2017

      Eu até entendo isso de organizar o Instagram, realmente fica bonitinho quando olhamos de fora, sabe? Quando passamos aquele olho pelo feed da pessoa e tá tudo organizadinho, dá até vontade de seguir mesmo, mas desde que seja com fotos reais, nada fake forçado, sabe? Pois é, Luly, hahaha! Eu também sofria com isso do filtro, porque botava ele intenso, com borda e tudo, mas naquela época era moda usar os filtros do Instagram mesmo né? Deixar a foto com “cara de Instagram”, hahaha!

  • Ariadne Lomazzi
    janeiro 31, 2017

    Olá.
    Seu blog tá de cara novaaaa, amei!!! Adorei suas dicas, elas irão me ajudar bastante, tô até seguindo algumas inclusive, estou tentando deixar meu feed bonitinho, espero conseguir hahaha, beijooooo!

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 3, 2017

      Obrigaaada, Ariadne!

  • mirellydarlen
    janeiro 31, 2017

    Adorei as dicas e já estou seguindo seu instagram.
    http://www.cacheandocommirellydarlen.com

  • Jaynara
    janeiro 31, 2017

    Adorei as dicas, realmente as hashtag funcionam mesmo. Seguir e dar like nas fotos dos coleguinhas é muito bom mesmo para seu perfil ser notado. Beijos!

    PS: Seu feed é muito lindo, tem uma coisa que eu amo muito, PRAIA!!!

    Boas de Papo

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 3, 2017

      Exatamente, interação nas fotos dos coleguinhas é bom para os dois lados 😉 Obrigada, Jay! 😀

  • simone
    janeiro 31, 2017

    Amei, eu gosto de deixar as fotos claras e com cores bem definidas, mas as vezes acabo estrapolando o botão “contraste” hahah gosto de alternar o estilo entre elas, um dia look, no outro set com makes e assim vai. Amei suas dicas.
    Charme-se

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 3, 2017

      Também gosto de ir alternando as fotos e também acabo abusando dos filtros às vezes, hahaha! Obrigada, Si 😀

  • Ana Cruz
    janeiro 31, 2017

    Thami!
    Adoreii as dicas, vou seguir elas pra dar um up no instagram do blog, obrigada flor!
    Já tento usar bastante as hashtags e vejo que faz efeito mesmo.

    Beijinhos
    Ana Cruz
    http://celebrandomomentos.blogspot.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 3, 2017

      Isso aí, Ana! Obrigada 🙂

  • Andréia Campos
    janeiro 31, 2017

    O que eu mais gostei é que vc procura ressaltar sempre o natural.
    Preciso me dedicar mais ao instagram, mas concordo muito com você. Quanto mais real, melhor!

    Beijos Thami!
    Andréia Campos
    http://petitandy.com

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 3, 2017

      Sim, Andréia! 😉

  • Debora Dahl
    fevereiro 1, 2017

    Otimas dicas! Eu nao tenho paciencia de tirar foto de comida, quando sai q pq a mesa ta bonita msm.. hehe
    Bjs

    http://www.deboradahl.com

  • Debora Dahl
    fevereiro 1, 2017

    Otimas dicas! Eu nao tenho paciencia de tirar foto de comida, quando sai q pq a mesa ta bonita msm.. hehe!
    Bjs
    http://www.deboradahl.com

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 3, 2017

      Eu adoro tirar foto de comida bonita, mas é bem por essa linha, se ela já tiver ali bonita, eu tiro a foto, hahaha! Obrigada, Debora!

  • Bianca
    fevereiro 1, 2017

    Post super sincero e útil, melhor impossível Nossa, a luz natural é nossa melhor amiga, né? Principalmente pra celular. E as pessoas ainda acham que pra isso precisam de uma Canon T4i. Adorei e a questão do filtro realmente, equilíbrio é tudo. ♡ xoxo, Blog B de Bia

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 3, 2017

      Obvio que uma câmera semi profissional ou profissional é uma boa opção, mas quem gosta de tirar fotos, sabe os ângulos certinhos, só basta a luz natural e um celular com câmera 😉 Obrigada, Bia!

  • Váh
    fevereiro 2, 2017

    Adoreeei as dicas!!
    E concordo com um comentário aí de cima que diz que prefere os perfis reais e não todo combinadinho, porque afinal a vida real não é assim.
    Usar filtros com moderação e usar hashtag são ótimas dicas.
    Eu também dou like e comento muita coisa no perfil das pessoas, ás vezes até me controle pra pessoa não achar que estou stalkeando ela hahah, na verdade é só porque gostei das fotos mesmo rs 🙂

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 3, 2017

      Obrigada, Váh! É, mas eu não me controlo não, quando as fotos são boas, me faço de louca e curto até a primeira foto do Instagram, porque tem gente que posta pouco, aí tem umas 100 ou 150 fotos, aí eu curto tudo de uma vez só 😛 hahaha!

  • Kemmy Oliveira
    março 8, 2017

    Ótimas dicas, Thami!
    Meu quarto fica bem isolado e mesmo com uma janela grande acaba não captando muita luz, mas sempre procuro fotografar com luz natural
    Tem foto com tanto efeito, moldura, emoticon que chega a dar raiva hahahah não gosto disso!
    Eu sempre coloco as # em comentários, porque acho que a legenda fica poluída com elas.
    Comentar e gostar de fotos alheias é bem importante, especialmente no nosso nicho
    Uma coisa que gosto de fazer é publicar no Insta, compartilhar na fanpage e depois compartilhar em grupos. Assim tanto a fanpage quanto o IG são divulgados.

    Duas Leitoras – no Top Comentarista de Março você pode escolher entre 4 livros!

    • Thami Sgalbiero
      março 11, 2017

      Sei bem como é isso do quarto isolado, é beeeem raro eu tirar foto no meu quarto, hahaha! Também é uma boa ideia colocar as # nos comentários 😉 é até bom divulgar assim as fotos quando são postadas, mas eu assisti a uma palestra de um pessoal que trabalha no escritório do Facebook aqui do Brasil e eles recomendaram que é bom postar fotos diferentes. Tipo uma no Instagram e outra diferente no Facebook, mesmo que sejam do mesmo dia, só que de poses ou ângulos diferentes, porque aí ajuda a engajar mais nas duas redes.