Quem é Você, Alasca?

Esse foi o primeiro livro que eu li do John Green, porque já tinha assistido ao filme “A Culpa é das Estrelas”, então decidi pular esse e ir para o “Quem é Você, Alasca?” e foi a melhor coisa que fiz, mesmo com as pessoas falando que eu iria me irritar com o livro.

Sinopse: Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o “Grande Talvez”. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao “Grande Talvez”.

Na capa do livro tem a frase “O primeiro amigo, a primeira garota, as últimas palavras” que resume o livro de uma forma bem pela superfície.

Gosto da atitude do Miles de querer ir para um colégio interno por não aguentar mais sua vida chata e sem graça, e ao invés de ficar reclamando, decidiu mudar. Nesse colégio ele conhece o Chip, Alasca, Takumi e Lara.

O Chip é aquele tipo de cara que leva uma amizade a sério e que vale a pena ter uma amizade com ele. A Alasca é instigante, não me surpreendo com o Miles ficando apaixonado por ela. Ela é daquele tipo que uma hora você ama e outra hora você odeia, ou uma hora você quer ser amiga dela e outra hora que ver longe, sabe? Isso é curioso nela, é o que faz todo mundo se aproximar dela. Fora os seus mistérios que também instigam. É uma personagem forte. Achei que o Takumi e a Lara ficaram muito em segundo plano, não deu pra conhecer direito esses dois personagens. Poxa, tio Green… Poderia ter explorado mais a vida desses dois personagens, parece que colocou eles ali só pra encher o livro.

Recomendo a todos que leiam a reflexão final do livro. Uma que eu posso deixar aqui, que não contém spoilers é essa:“Somos capazes de sobreviver a essas coisas horríveis, pois somos tão indestrutíveis quanto pensamos ser. Quando os adultos dizem: “Os adolescentes se acham invencíveis”, com aquele sorriso malicioso e idiota estampado na cara, eles não sabem quanto estão certos. Não devemos perder a esperança, pois jamais seremos irremediavelmente feridos. Pensamos que somos invencíveis porque realmente somos. Não nascemos, nem morremos. Como toda energia, nós simplesmente mudamos de forma, de tamanho e de manifestação. Os adultos se esquecem disso quando envelhecem. Ficam com medo de perder e de fracassar. Mas essa parte que é maior do que a soma das partes não tem começo e não tem fim, e, portanto, não pode falhar.”O livro é cheio de significados entre as palavras e entre os acontecimentos. Vale muito a pena! Já estou doida pra ler outro livro do autor e/ou ler esse livro de novo (depois que acabar todos os outros que tenho pra ler né?).

Gostei MUITO da escrita do John Green. É leve, nada formal e te envolve. Você se sente na pele do personagem justamente por ele expressar tão bem por escrito cada sentimento, contendo alguns palavrões e tudo. Você literalmente entra na mesma onda do personagem ou da situação. Pretendo ler outros livros do autor.

Tentei ao máximo não falar muita coisa pra não dar spoiler, então espero que a resenha tenha ficado pelo menos atrativa. AH! Fiquei sabendo que terá um filme adaptado desse livro. Já estou ansiosa e espero que o Takumi e a Lara sejam mais explorados, porque parece que o livro só se resumi em Miles, Chip e Alasca.

OBS.: Sobre a foto com o cigarro, é relacionado ao livro sim. E não, eu não fumo, esse cigarro é do meu pai que parece gostar de querer se matar. Eu e minha irmã já imploramos pra ele parar de fumar, mas ele é teimoso.

E aí? Vocês já leram esse livro? Gostaram da resenha? Comentem aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

51 Comments
  • Leidiana Pereira
    novembro 7, 2016

    Eu favoritei a tempos para ler esse livro e quem disse que li??
    Adorei a sua resenha, essa citação no final quase me emocionou, porque estou passando por um momento difícil na vida e acho que se eu ler esse livro, vou aprender muito com o personagem e a história!
    John Green me encantou desde A culpa é das estrelas, agora preciso ler esse livro urgente!
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    • Thami Sgalbiero
      novembro 10, 2016

      Sim, dá pra aprender muito com o personagem, principalmente com perdas também. Esse livro é bom, eu gostei, recomendo!

  • vintagepri
    novembro 7, 2016

    Desse autor até hoje só li A Culpa é das Estrelas. Esse parece se um bom livro, só pelo fato do garoto querer mudar e tudo mais já ganha vários pontos, só não gosto muito desse gênero.

    Boa semana Thami!

    Beijos,
    Pri
    http://www.vintagepri.com.br

    • Thami Sgalbiero
      novembro 10, 2016

      Vale a pena dar uma lida, nem que seja só nos primeiros capítulos pra ver se o livro te ganha ou não 😉

  • Carolina Romano
    novembro 7, 2016

    Tô perdoada se eu disser que nunca li nada de John Green?
    bjs

  • .lívia.
    novembro 7, 2016

    eu acabei lendo só a culpa é das estrelas dele, e gostei bastante, queria ler esse tbm

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

  • Kaila Garcia
    novembro 7, 2016

    Amo os livros do John Green, esse livro é um dos meus favoritos! Amei demais sua resenha, Thami. Um super beijo, Blog Minuto de Bobeira

  • Rafa Oliveira
    novembro 7, 2016

    Oi Thami,
    O único livro que o li do John foi "A Culpa é das Estrelas".
    Já li muitas resenhas sobre este livros e ele parece ser bastante interessantes.

    http://www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

  • Eduarda Oliveira
    novembro 7, 2016

    Eu já li, não li inteiro na verdade, li a metade e joguei longe. Eu super ouvi falar bem dele antes de ler, mas quando li, sério, me decepcionei, muito. Não sei se é porque não é meu gênero, mas eu não consegui gostar nem um pouco.

    Beijoss,
    http://floresnoluar.blogspot.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      novembro 10, 2016

      Talvez deve ser por não ser o gênero que você curte mesmo :/ uma pena, mas é assim mesmo né? Quando a gente não curte o gênero, não tem como forçar. Eu entendo.

  • Danielle S.
    novembro 7, 2016

    Thami, confesso que tenho um pouquinho de preguiça do John Green. Eu até tenho A Culpa é das Estrelas e não li (e nem vi o filme). Sei lá, não sei bem o motivo disso. Ele parece ótimo e os livros também (essa reflexão que você trouxe é bem interessante!), mass… 🙁
    E quanto ao cigarro do seu pai, continuem insistindo com ele! Meu pai também fumava e parou há mais de 10 anos 🙂 É difícil, mas uma hora ele consegue!

    Um beijo! ♥
    http://www.daniquedisse.com.br

    • Thami Sgalbiero
      novembro 10, 2016

      Eu também não li "A Culpa é das Estrelas", conheci o autor por esse livro, pode ser que você goste. E olha, a gente já tentou de tudo aqui, Dani 🙁 tentamos esconder o cigarro, ele foi na rua e comprou mais, já tentamos de tudo mesmo. Até colocamos uma erva no café que estimula a parar de ter vontade de fumar, mas não conseguimos por muito tempo, porque ele descobriu, hahaha! O gosto do café ficava ruim e ele suspeitou.

  • Ray Menezes
    novembro 7, 2016

    OI THAAAAMIIII

    Cara, sabia que eu nunca li um livro do John Green? Na verdade, eu acho que tenho meio que uma preguicinha dele, assim com a Dani aí em cima, mas esse ano fiz umas leituras fora da minha zona de conforto e até que gostei bastante. Depois disso fiquei pensando em dar uma chance pra os livros dele HAHAHAHAJSAS Achei interessante essa reflexão que você trouxe e me deixou com vontade de ler o livro xD Quanto ao cigarro, vou ficar torcendo pra um dia você e sua irmã conseguirem convencer o pai de vocês a parar de fumar. Com a minha avó era a mesma coisa e quando finalmente ela parou de fumar é que ela percebeu o quanto a fazia mal. Torço pra que o seu pai perceba isso logo e pare com os cigarros.

    Ah! *sobre o seu comentário lá no meu post* Também estou na busca do sapatinho metalizado com preço amigável e, olha, que coisa difícil. Por isso que até agora não investi em um, tenho muito amor ao meu suado dinheirinho xD

    Um beijo grande!
    http://www.heeeymaria.blogspot.com.br

    • Thami Sgalbiero
      novembro 10, 2016

      Arrisca em ler esse livro, você pode gostar bem. É uma relação de amor e ódio com a Alasca, mas tudo bem. O ruim do cigarro é que acaba afetando também quem convive com ele né? Porque eu já sou fumante passiva à anos, porque ele quando vai fumar, vai pra varanda, mas fica de frente pra porta, então o vento carrega de volta a fumaça toda pra dentro de casa 🙁 isso é ruim demais. Pois é, também tenho amor ao meu suado dinheirinho, hahaha! Vou colocar o sapato metalizado pra uma futura compra pra passar o reveillon, acho que ficaria legal né? Na virada do ano e tal, haha!

  • Boas de Papo
    novembro 7, 2016

    Eu AMO esse livro! Já li umas três vezes e nunca me canso da história, sou apaixonada pelos livros do John Green e Quem é você Alasca é um dos meus livros preferidos <3
    Beijos
    Boas de Papo

  • Gaby Dahmer
    novembro 7, 2016

    Que saudades desse livro, falando nele, minha irmã pegou emprestado faz uns 3 meses e não devolveu mais, rs.
    É meu 2º livro mais preferido do JG.

    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpageInstagramTwitter

    • Thami Sgalbiero
      novembro 10, 2016

      Hahahaha! Qual é o seu 1º livro favorito dele? Esse foi o primeiro que li e eu gostei mesmo. Não sei se emprestaria pra alguém.

  • Duane
    novembro 7, 2016

    Oi, Thami o/
    Eu li esse livro há algum tempo, por recomendação do Guilherme Cepeda, do Burn Book. Ele me recomendou o da capa preta (que eu também achei mais bonitinha, HAHAH) porque, segundo ele, tem uma tradução melhor. Enfim. Eu gostei bastante, bem mais do que A Culpa é Das Estrelas. A mensagem final é incrível, né? Também fiquei bem emocionada com essa passagem que você citou. Não sabia que ia ter filme, agora estou ansiosa pra ver HAHAH. Ó, fica a dica: leia Cidades de Papel. Na minha humilde opinião, é o melhor livro do tio Green ♥
    Beijos!

    claramenteinsana.com

    • Thami Sgalbiero
      novembro 10, 2016

      Cidades de Papel eu vi o filme, gostei, mas não sei se vai ter graça ler o livro agora. Eu fui atrás dessa capa com a menina, porque acho que foi a primeira capa do livro, então adorei esse fato pequeno, hahahaha! Mas o de capa preta é bem bonito também.

  • Hellz.
    novembro 8, 2016

    OI THAAAAAAAMI

    post spoiler free, adoron <3 HAHAHAHA quando começo ler sobre resenhas de livros, já fico com medinho de que comecem a entregar a história inteira e perca a graça ._.

    Minha única experiência com o João Verde foi em "O Teorema Katherine" que, embora muita gente fale mal, eu realmente ADORAY. "Quem é você alasca?" é outro que segue na minha listinha, principalmente pelos quotes do amor espalhados pelo tumblr, que fez com que eu já me identificasse bastante *-*

    beeeeeeeeijo
    beinghellz.com

    • Thami Sgalbiero
      novembro 10, 2016

      É raro eu fazer resenha com spoiler, mas quando faço, deixo avisado. Os quotes são reais, se eu fosse marcar cada quote que encontro no livro, iria marcar o livro todo. Pois é, todo mundo fala mal de O Teorema Katherine, aí por isso procurei esse, mesmo com o povo falando que eu ia odiar a Alasca e ficar com raiva do livro, mas não fiquei tanto não, hahaha!

  • Julie
    novembro 8, 2016

    Oi Thami!
    Nunca li esse livro, mas já vi vários dos meus amigos lendo e, inclusive, todos eles falaram que é muito bom e que eu deveria ler, hihi.
    Já está na minha lista e, sem dúvidas, vou ler quando tiver um tempinho 🙂
    Beijos

  • Lulu on the sky
    novembro 8, 2016

    Oi Thami, todo mundo comenta muito sobre os livros do John Green, no entanto ainda não tive a oportunidade de ler nenhuma obra dela. Gostei da dica.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky
    YT – Meu Canal

  • Wanessa
    novembro 8, 2016

    comecei a ler ele uma vez, mas não prendeu minha atenção Thami.
    Parece que vai ter filme desse livro né? Acho que vou ficar com essa opção 😛
    bjoka http://diadebrilho.com

    • Thami Sgalbiero
      novembro 10, 2016

      É assim mesmo, tem gente que consegue gostar logo nas primeiras páginas e tem vezes que nem atrai a atenção. Já me senti assim com alguns livros, sei bem como é.

  • Carol
    novembro 8, 2016

    Esse livro está na minha lista faz tempo, mas sempre que eu penso em comprar acabo desistindo e nem sei o porquê 🙁
    Gostei muito do seu post, quem sabe eu compre ele logo hehe
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

  • Camila Drumond
    novembro 8, 2016

    Olá! Que blog lindo! <3
    Quando li o culpa é das estrelas, estava com muito preconceito de ser uma historinha adolescente chata, mas me surpreendi muito. Aí fui logo ler os outros e o Quem é você Alaska foi o único que gostei. Eu concordo com você na superficialidade sobre os outros personagens, também senti falta. Mas achei bom o livro, até chorei hahaha
    Se você for ler os outros, depois me conta!
    Beijos!!!

    • Thami Sgalbiero
      novembro 10, 2016

      Obrigada, Camila! <3 Eu também fiquei emocionada em algumas partes do livro, não cheguei a chorar, mas fiquei bem surpresa com tudo o que acontece. Pode deixar que conto sim 😉

  • Maria Eduarda {@dudsparrow}
    novembro 8, 2016

    Pior que nunca li nada do Green justamente por ter preconceito com A Culpa é das estrelas hahaha (que eu nem vi nem li).
    Este parece interessante pelas características dos personagens, que parecem bem marcantes. Ótima resenha 🙂
    Abraço! 🙂

    Red Behavior

    • Thami Sgalbiero
      novembro 10, 2016

      Por isso que eu pulei "A Culpa é das Estrelas" e fui direto pra qualquer outro que ainda não tinha especulação de que iria ter filme, mas enquanto eu lia, surgiu o rumou de que vai ter, hahaha! Mas pelo menos eu já li, podem lançar o filme a vontade 😛 Obrigada, Duda!

  • Beleza Make
    novembro 8, 2016

    Nunca li, mas sempre tive vontade. Minha irmã comprou a culpa é das estrelas e eu ia ler e acabei nem lendo e vi o filme ): beeijos
    http://www.blogbelezamake.com

  • Aline Patricia
    novembro 8, 2016

    Eu tenho ele faz uns quatro meses, e até hoje não li hsauishaiushiuahsia.

    http://alinesecretplace.blogspot.com/

  • Natalia Biazzi
    novembro 8, 2016

    Ainda não li esse livro, mas tenho umas amigas que leram e falam que é ótimo. Pela resenha parece ser bom como elas disseram mesmo.
    Beijos
    http://www.infinitafeminice.com.br

  • Fran Oliveira
    novembro 8, 2016

    Até agora só li "A Culpa é das Estrelas", não foi uma das minhas escritas favoritas, mas achei que ele sabe muito bem usar as palavras <3…
    Lembro quando esse livro foi lançado, fiquei morrendo de vontade de ler, mas depois fui lendo resenhas e acabei desinteressando, tando é, que rabisquei da minha listinha literária. Depois que li sua resenha me fez repensa, quem sabe não dou uma nova chance pro livro!
    Beijos,
    http://www.dosedeilusao.com

    • Thami Sgalbiero
      novembro 11, 2016

      É bom dar uma chance, mas claro que tem aquela relação de amor e ódio por um dos personagens principais, isso é normal, mas tem gente que se revolta atoa, sabe? Eu tentei entender os dois lados da história.

  • Vanessa Ferreira
    novembro 8, 2016

    Olá lindona,
    Já resenhei esse livro no meu blog. Foi uma leitura leve e divertida.
    Muito bom.
    Beijos.

    meumundosecreto

  • Stephanie Vasques
    novembro 9, 2016

    Já tentei ler dois livros do Green, ACEDE e O Teorema Katherine, mas não terminei nenhum dos dois. Diferente de você, eu não consegui gostar da escrita do John em ambos os livros. Mas, por incrível que pareça, eu adorei as adaptações cinematográficas de ACEDE e de Cidades de Papel. Vai entender hahahahaha. Já ouvi falar super bem desse livro, e pela sua resenha ele parece ter uma história bem legal, mas não sei se tento começar outra obra dele. Fico temendo não gostar, de novo 🙁

    Com amor,
    Steph • Não é Berlim

    • Thami Sgalbiero
      novembro 11, 2016

      Tenta pedir emprestado pra alguém que tenha, que aí você vê se gosta e não precisa gastar dinheiro atoa, sabe? Sempre que to com esse medo de não gostar, faço isso. Ou vou na livraria e leio o primeiro capítulo lá mesmo 😛

  • Debora Dahl
    novembro 9, 2016

    Nao conhecia esse livro, parece bem interessante msm! Ri muito do ps, pq ja estava me perguntando mesmo.. hahaha… vamos fazer campanha. #paradefumarpaidathami

    http://www.deboradahl.com

    • Thami Sgalbiero
      novembro 11, 2016

      Hahahaha! Por favor! Essa campanha tem que passar com um banner em frente ao trabalho dele.

  • Lilian Moraes
    novembro 9, 2016

    Estou com vontade de ler esse livro, mas sempre acabo empurrando ele para o fim da fila hahahaha. Bem bacana que vai ter filme *_*.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

  • Jovem Jornalista
    novembro 9, 2016

    Achei a sua resenha bem interessante. Gostei que você soube não dar spoiler.

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

  • Hey I'm With The Band
    novembro 9, 2016

    "Somos capazes de sobreviver a essas coisas horríveis, pois somos tão indestrutíveis quanto pensamos ser." que frase linda!
    EU já tinha ouvido falar muito nesse livro, mas acho que não tinha lido uma resenha. Adorei Thami!
    Eu gosto de histórias assim cheia de significados e tals… deu vontade de ler 🙂

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      novembro 14, 2016

      Sim, o livro traz uns ensinamentos maravilhosos pra levar pra vida e com uma linguagem bem juvenil e fácil de interpretar.

  • Thayse Stein
    novembro 9, 2016

    Engraçado, porque eu só tinha visto críticas negativas em relação a esse livro, mas gostei muito da sua resenha. Fiquei com vontade de ler! E essa foto do cigarro ficou muito bonita, apesar de ele ser o que é (meu pai costumava fumar, mas ele parou já tem anos, melhor coisa da vida, não suporto o cheiro, além de ser ultra prejudicial pra todo mundo).


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    • Thami Sgalbiero
      novembro 14, 2016

      É, acho que esse livro é ou você ama ou você odeia, hahaha! Eu fiquei entre os dois termos. Pois é, queria muito que ele largasse esse vídeo, porque isso acaba atingindo eu e todo mundo que mora com ele também :/