5 razões de você estar cansada o tempo todo (que não tem nada a ver com o sono)

A única coisa mais frustrante do que se sentir cansada o tempo todo, é não saber o por quê disso. Você está fazendo tudo certo quando se trata dos seus hábitos de sono. Você tem as oito horas de sono na maioria das noites, você mantém o seu quarto escuro e fresco, você adormece lendo um bom livro, em vez de Netflix ou Instagram (que fazem a gente perder o sono na maioria das vezes né?) mas, o cansaço não desaparece. Pra quem me segue no Twitter deve ter visto que eu andei reclamando de estar cansada, sendo que eu nem to estagiando mais e minha grade da faculdade nesse período está mais tranquila.

 

Mas, na verdade, enquanto o sono pode ser o fator principal para nossos níveis de energia diárias, é QUASE o único. Porque tem coisas aparentemente aleatórias, como nossa alimentação, nossos níveis hormonais ou até mesmo nossa aptidão física que, se estiverem fora de equilíbrio de qualquer forma, pode se resultar nesse cansaço diário.

 

Então, depois de muito pesquisar, cheguei a conclusão do que pode estar causando esse meu cansaço e como posso melhorar isso.

 

 

 

Você está bebendo muito café
Sei que a maioria das pessoas aqui são amantes de café, afinal ele é uma importante fonte de antioxidantes, e é até bonito acordar todas as manhãs e beber seu cafézinho. O problema é que, quando a gente bebe em excesso, os nossos corpos ficam dependentes. Sua energia some em algumas horas do dia, aí você toma mais um copo de café que, além de continuar nesse ciclo, pode também perturbar o seu sono sem você perceber.

 

A solução é tentar beber apenas um ou dois copos de café na parte da manhã, e, pelo menos, fugir completamente de meio dia em diante. Se você misturar uma gordura como manteiga, o famoso pão com manteiga, em seu café, seu corpo digere a cafeína mais lentamente, dando uma queimadura de energia mais sustentada ao longo do dia. E pra quem não gosta de café, o mate também tem um efeito parecido.

 

 

 

Você não está relaxando o suficiente
Se você sabe que está estressada ou não, é importante para tirar pela raiz. Começando a adotar rituais diários que você sabe que relaxam sua mente e corpo, mesmo se você estiver se sentindo ótima. Faça uma yoga, leve alguns minutos para meditar, ou ouvir o seu CD favorito. De qualquer forma, o ponto sobre o stress diário é ser proativo e não reativo. Assim, quando os obstáculos surgirem no seu caminho, o seu corpo e a sua mente estarão melhor equipados para lidar com eles e sua energia não vai ficar abatida.

 

 

 

Você não está recebendo os nutrientes diários suficiente

Uma alimentação desequilibrada pode mexer com os seus níveis de energia diárias. A sensação de enfraquecimento é a forma do seu corpo de te dizer que precisa de algo, e esse “algo” pode ser algumas vitaminas e nutrientes que estão faltando. Evite alimentos processados, sempre que possível, fique longe de muito açúcar (que é frequentemente o culpado de um “acidente” no meio da tarde), e tente manter um equilíbrio saudável de gorduras, proteínas e carboidratos. Se você dar uma fugida por apenas alguns dias, pode ser surpreendida por quanto melhor você se sente depois de evitar essas coisas que eu mencionei.

Posso me pôr como exemplo. Eu estava comendo muitas balas nesses dias em que eu estava me sentindo cansada, as balas acabaram e eu to me sentindo melhor agora, então parte desse cansaço pode ter sido causado pelo excesso de açúcar também.

Se você está tentando evitar besteiras, uma boa ideia é carregar sempre um recipiente com o seu lanche, almoço ou o que for que queira comer na rua. A famosa marmita salva vidas!

 

 

 

Você está desidratada
Se você não estiver se hidratando suficientemente, a sensação de cansaço é muitas das vezes um dos primeiros sintomas, e inversamente, os níveis de foco e energia melhoram quando estamos bebendo bastante água. Fora os outros mil benefícios da água que vocês já devem conhecer. Então, investe na H2O que é barato e não dói.

 

 

 

Você não está se exercitando suficiente
A gente sabe que uma rotina de exercícios consistentes tendem a dar maior energia. Se você ainda não estiver se exercitando, considere dar uma “mexida” na maioria dos dias durante a semana, mesmo que seja só dar um passeio durante a sua hora de almoço. Como minha grade de horários desse período na faculdade está bem tranquila (até demais), estou mais tempo em casa, então pra não ficar totalmente parada mexendo no computador, fico organizando as coisas no meu quarto e no meu guarda roupa, justamente pra me movimentar um pouco.

 

Agora me contem vocês, qual é a sua forma de manter a energia durante o dia todo? Comentem aqui! Porque, vai que vocês sabem uma forma diferente, vou querer saber pra testar comigo também.

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

48 Comments
  • Camila Faria
    setembro 19, 2016

    Oi Thami, incrível como tudo está ligado (de uma forma ou de outra) a uma vida com hábitos saudáveis, né? Se alimentar bem, beber água, manter mente e corpo sempre em atividade… Eu sinto direitinho como o estresse me afeta mais quando estou me alimentando mal, por exemplo. Adorei o post!

    • Thami Sgalbiero
      setembro 21, 2016

      Sim, está tudo ligado! Se uma coisa não vai bem, já desregula tudo né? Por isso é sempre bom ir melhorando cada vez mais a alimentação, hidratação e exercícios.

  • Pâmela Lepletier
    setembro 19, 2016

    Eu tenho ficado um pouco cansada demais nas últimas semanas, mas foi muita correria e eu tava resolvendo muita coisa.
    Eu acho que não estava me hidratando o suficiente e relaxando não muito.
    O seu post foi ótimo.
    Eu estava tão no botão ligado que até fiquei doente no sábado baixou uma gripe não conseguia nem levantar..
    Beijos!
    Blog Pam Lepletier

    • Thami Sgalbiero
      setembro 21, 2016

      É, Pam. Tem que tomar cuidado, porque tem uma hora que o corpo não aguenta mais e aí já passa a te alertar de que não tá bem logo te deixando indisposta pra tudo, do nada, e aí é muito pior né?

  • Jéssica Bertolino
    setembro 19, 2016

    Thami, precisava ler esse post! Esses últimos 4 dias parece que vivo cansada, está sendo horrível. E lendo o post deve ser porque parei de meditar há uma semana, preciso voltar urgentemente.

    Prazer, Jéssica

  • Bruna WB
    setembro 19, 2016

    Engraçado que eu nunca parei para pensar nessas coisas, mas acabo, intuitivamente, adotando medidas que estão relacionadas com os pontos que você trouxe aqui. Por exemplo, quando eu fico sem ir na academia, parece que meu corpo já fica mais duro e lento. Quando eu fico com preguiça de encher minha garrafinha de água durante o dia, a preguiça só aumenta. Eu também percebo que, quando não tem bolo em casa, eu rendo melhor, hahaha. Mas no que eu peco mesmo é nessa coisa de relaxar completamente – guria, eu acho difícil demais!!! Parece que minha cabeça não desliga. Eu até estou demorando pra conseguir dormir porque parece que minha mente quer decidir o que fazer pelo resto da semana. E o pior de tudo é que eu tenho consciência de que yoga me ajuda muito, mas, mesmo assim, estou há um mês inteiro sem praticar! Que vergonha. 🙁 Tá na hora de eu me coçar, hahahah.
    Beijos,
    Bru
    Blog Moderando

    • Thami Sgalbiero
      setembro 23, 2016

      Eu nunca pratiquei yoga, fico só enrolando e falando que vou começar mas nunca começo, então eu te entendo, hahaha! E na hora de dormir, às vezes fico como você, só consigo dormir depois que organizo todo o meu dia seguinte na cabeça. É uma loucura né? Mas acontece.

  • Rafa Oliveira
    setembro 19, 2016

    Descobri através do seu post que eu preciso tomar mais água.
    ótimo post 🙂

    http://www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

  • Gaby Dahmer
    setembro 19, 2016

    kkkkkkkkkkkk mano, preciso me policiar. Acho que única coisa que faço é me hidratar. Pq no resto? kkkkkk falhei na missão.

    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpageInstagramTwitter

  • Thaiane e Thalita
    setembro 19, 2016

    Realmente as vezes bate um cansaço do nada e sem explicação não sabemos de onde vem, ultimamente os dias andam bem corridos e não temos muito tempo de relaxar e é uma coisa que devemos fazer mais, nós nos hidratamos bastante pois bebemos bastante água, mas consumimos bastante açúcar esse pode ser uma das causas. Vamos anotar as dicas.

    Beijos

    onlyinspirations.blogspot.com.br

    • Thami Sgalbiero
      setembro 23, 2016

      É, talvez o açúcar pode contribuir para vocês ficarem cansadas. Mesmo o açúcar tendo grande tendência em dar energia, em excesso pode dar o efeito contrário né?

  • Kemmy Oliveira
    setembro 19, 2016

    Hey! Amei muito o post.
    Desde que meu filho nasceu (há quase 7 meses) são raras as noites que consigo dormir com a luz apagada, e sei que esse é um fator que interfere muito na qualidade do descanso, mas infelizmente por enquanto não há o que fazer.
    Realmente não consigo relaxar. Sou muito ansiosa, deito na cama e fico pensando nas 300 coisas que tenho pra fazer. E notebook/smartphones já são comprovadamente causadores de insônia, então estou diminuindo o uso durante a noite. Em contrapartida, tenho lido bastante no Kindle, que tem uma iluminação diferente e me dá tanto sono quanto um livro físico.
    Não sabia que a falta de hidratação interferia a esse ponto :O ando tomando bem pouca água, às vezes por preguiça de ir pegar (sério kkk) ou então porque esqueço, mesmo. Nota mental: mudar isso já!

    Beijos,
    Kemmy|Duas leitoras

    • Thami Sgalbiero
      setembro 23, 2016

      É, Kemmy, você já está tendo um sono meio conturbado, se não se hidratar direito, pode piorar :/ beba mais água, bota um lembrete pra tocar a cada 30min pra você tomar um copo de água. Eu também esquecia de beber água ou não bebia por preguiça, aí agora eu levo garrafinhas junto comigo, que aí eu vou bebendo sem nem perceber.

  • Bia Martins
    setembro 19, 2016

    Gostei do post, Thami. No meu caso é um disturbio hormonal que me deixa cansada, por isso sempre tenho que repor vitaminas minerais e alguns hormônios. Eu to tomando uma cápsula de cafeína cedo pra ajudar também já que o café tem me dado azia, apesar de eu amaar.

    beijo
    http://www.blogbelatriz.com
    YouTube Belatriz
    Facebook Belatriz
    Siga também o instagram do blog @blogbelatriz.

    • Thami Sgalbiero
      setembro 23, 2016

      Ah sim! Mas que bom que você já faz alguma coisa para controlar isso né? Por isso que é aconselhável sempre procurar um profissional pra ajudar, caso esteja ficando pior e tal.

  • Marina Alessandra
    setembro 20, 2016

    Adorei o post, bem explicadinho e útil. Eu vivo cansada, mas também não faço nem metade dessas coisas que você disse. hauhauahau Tá explicado, né?! Nem gosto de café, então por mim não é por isso. hauhua aliás, eu fico cansada mas eu sempre consigo dormir. Enfim, deu pra entender? kkk
    Beeijos

    http://www.marinaalessandra.com

    • Thami Sgalbiero
      setembro 23, 2016

      Deu sim, hahaha! Mas falei no caso de você dormir bem, não fazer nada que te deixa cansada durante o dia e mesmo assim se sentir cansada, sabe? Porque era isso que estava acontecendo comigo.

  • Dayane Nascimento
    setembro 20, 2016

    Adorei muito esse post, tempinho atrás estava assim também, cansada sendo que nem motivos para isso eu tenho e realmente todas os tópicos que você citou no post são essenciais demais!
    Como sempre arrasou!

    Beijokas
    @dayaneassiis | http://www.conversandocomalua.com

    • Thami Sgalbiero
      setembro 23, 2016

      É, são pequenas coisas que a gente nem percebe, mas acontece né? Obrigada, Day!

  • Diamante Turquesa
    setembro 20, 2016

    Gostei bastante da postagem. Me reconheci em 3 itens. Irei tentar mudar meus hábitos.
    Indiquei você em uma tag lá no meu blog, vê lá:
    ✯ Instagram ✯✯ Blog Diamante Turquesa ✯✯ Fan Page ✯

    • Thami Sgalbiero
      setembro 23, 2016

      Que bom que conseguiu identificar, pra poder mudar né? Obrigada por ter me indicado a tag! Já vi lá e vou responder 😉

  • Carol Justo
    setembro 20, 2016

    Gente, eu acho que meu maior erro é a falta de água e exercício. Eu ando me sentindo muito mais cansada do que quando eu acordava 5h30 todos os dias e chegava em casa às 22h… Hoje eu só trabalho 6h por dia e fico de bobeira na internet. Vou me policiar muito mais

    http://www.pinkisnotrose.com/

    • Thami Sgalbiero
      setembro 23, 2016

      É, Carol. Exatamente isso o que estava acontecendo comigo, que eu comecei a perceber, que eu estava mais cansada que quando eu estudava e estagiava, por isso fiquei preocupada e fui pesquisar o que poderia ser a causa e deu isso aí. Já até senti uma diferença ao diminuir o doce.

  • Hey I'm With The Band
    setembro 20, 2016

    Se sentir cansada e ter a sensação de que nada que você faz está rendendo é horrível 🙁
    Nossa, eu como muito açúcar sei que isso não é nada bom, e também sei que preciso começar a me exercitar… com essas suas dicas aí vi que ainda preciso melhorar bastante para ser mais saudável e disposta hehe…
    Boa sorte pra nós né!

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      setembro 23, 2016

      Sim!!! Boa sorte pra gente, hahaha! O exercício não precisa nem ser aqueles pesados, sabe? Só uma caminhada tá bom. O mais difícil pra mim é diminuir o doce mesmo :/

  • Julie
    setembro 20, 2016

    Bom saber dessas coisas!
    A gente sempre relaciona com o sono, né?! Mas as vezes não tem nada a ver.
    Adorei!

    • Thami Sgalbiero
      setembro 23, 2016

      É, Julie! A gente se sente cansada e logo culpa o sono, mas nem sempre é isso.

  • Lilian Moraes
    setembro 20, 2016

    Acho que o meu problema é muito açúcar hahahaha, como doce o dia todo, depois minha noite é péssima e me sinto super cansada hahaha.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      setembro 23, 2016

      É, isso acontecia comigo, comecei a diminuir e melhorou um pouco. Agora é questão de hidratação, exercícios e etc.

  • ray menezes
    setembro 20, 2016

    Se sentir cansada o tempo todo: minha vida. Comecei a observar isso e acho que em mim isso tem a ver com as minhas obrigações diárias, acho que muitas das coisas que eu fazia por pura obrigação estavam me deixando cansada só de pensar nelas. Aí comecei a mudar minhas atividades diárias. Tive uma melhora desse ~cansaço~ mas acho que meu problema maior não é o fato de que eu me sinto muito mais ativa à noite. Não importa o horário que eu vá dormir, cedo ou tarde, é sempre a mesma coisa. De manhã eu estou sempre parecendo um zumbi, só consigo funcionar de fato depois das 10, pelo menos. E olha que eu não tomo café e tomo pouquíssimo mate no dia a dia, bebo bastante água e faço muito exercício físico. Acho mesmo é que eu devo ser uma pessoa invertida, com complexo de vampiro, talvez hahahahah

    Um beijo grande, Thami, tenha uma boa semana!
    Heeey, Maria! | Fanpage

    • Thami Sgalbiero
      setembro 26, 2016

      Ah, isso de só funcionar às 10h da manhã acontece com todo mundo é uma vez eu li que estudos comprovavam que o ser humano só ficava de fato acordado mesmo às 10h da manhã, antes disso é raro a pessoa assimilar algo pra fazer, então você tá bem. O cansaço diário deve ser por coisas que você faz e deposita sua energia mesmo.

  • Bianca
    setembro 20, 2016

    Adorei o post! Há pouco tempo notei que eu fico super cansada quando não bebo água o suficiente, chego a ficar até com dor de cabeça, depois disso passei a prestar atenção no quanto de água bebo por dia e o cansaço diminuiu muito.
    Beijos
    Bluebell Bee

    • Thami Sgalbiero
      setembro 26, 2016

      É, a água tem muitos benefícios, por isso não podemos esquecer dela nunca! É essa pode ser em excesso que não tem problema, hahaha!

  • Carol
    setembro 20, 2016

    Eu sinto muito cansaço pois tenho doença autoimune, então é perfeitamente normal né.
    Adorei muito o seu post, lembrei de algumas pessoas da minha família lendo ele 🙂
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    • Thami Sgalbiero
      setembro 26, 2016

      É, Carol, aí nesses casos tem até justificativa mesmo, mas do mesmo jeito é sempre bom ficar de olho.

  • Leidiana Pereira
    setembro 20, 2016

    Excelente post!
    Eu queria muito descobrir o porquê de estar cansada o tempo todo e descobri várias coisas; Não estou ingerindo nutrientes suficientes, nem exercitando direito, e muito menos relaxar o suficiente.
    Vou procurar corrigir isso.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    • Thami Sgalbiero
      setembro 26, 2016

      Sim! Corrija para amenizar e depois não ter mais esses problemas né? Porque isso cansa também, hahaha!

  • Wanessa
    setembro 20, 2016

    Eu me sentia bem mal quando comia porcaria e não fazia exercícios. Hoje em dia prezo por tudo do bem e melhorou mto. Mesmo assim me sinto cansada como se tivesse trabalhado o dia todo. Mas, é pq tenho estudado mesmo e isso cansa mt a mente :s
    Adorei o post!
    bjoka http://diadebrilho.com

    • Thami Sgalbiero
      setembro 26, 2016

      Talvez pode ser falta de água no organismo ou aí pode ser o óbvio de não estar dormindo as horas necessárias que seu corpo precisa para repor as energias, pesquisa isso, porque pode ser perigoso.

  • Gabs Dutra
    setembro 20, 2016

    Boas dicas, confesso que sou a louca do café, mas to dando uma moderada!

    BLOG >> http://www.seteprimaveras.com

    • Thami Sgalbiero
      setembro 26, 2016

      É, para os amantes de café é difícil deixar ele de lado, mas faz um esforcinho que vai dar certo 😉

  • Jovem Jornalista
    setembro 22, 2016

    Post esclarecedor. Eu acho que dormir demais também nos deixa com sono. E exercício é fundamental.
    Beijos e bom restante de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

  • Gisley Scott
    setembro 29, 2016

    Olha esse negócio do exercício é muito verdade! Nos dias que eu não me exercito , não tenho energia pra nada e é mais fácil enfiar o pé na jaca com junk food. Ótimas dicas!
    Beijos
    http://vivendolaforanoseua.blogspot.com/

    • Thami Sgalbiero
      setembro 30, 2016

      Pior que é mais fácil ir nos fast foods mesmo, mas ir sempre, em excesso, é que destrói né? :/