Snapchat ou Instagram Stories?

Todo mundo aqui já viu essa inovação do Instagram né? Eu pensava que o Snapchat já tinha patenteado isso de vídeo instantâneo em 24h, mas, parece que não. Mais uma vez, isso só serve para mostrar que você precisa estar inovando todos os dias na sua estratégia de mídias sociais, não adianta ficar na sua zona de conforto por estar tudo dando certo, sabe? Justamente por estar dando certo é que você precisa criar algo melhor ainda e assim sucessivamente.

De qualquer forma, agora as(os) blogueiras(os) estão até agora confusos e se perguntando qual é o melhor para se usar com o blog. Snapchat ou Instagram Stories?

As histórias no Snapchat são melhores para…
– filtros, dá pra se divertir com esses filtros;
– as pessoas já tem um público e a cada dia ganha novos públicos.
Então, não vejo blogueiras(os) abandonando completamente, porque ele já construiu essa base de usuários sólida e leal.

Por causa de novo recurso de compartilhamento de Snapchat, a sua capacidade para alcançar e ser recomendado por amigos é ilimitado. Com o clique de um botão, o perfil de alguém pode ser “recomendado” para as pessoas que eles seguem.

Você tem a vantagem de conquistá-los com a sua personalidade enquanto no Instagram, é como julgar um livro pela capa.

O Snapchat é uma maneira original para se expressar, ainda mais se você é uma aspirante a atriz ou comediante, lá você pode assumir diferentes personagens de acordo com os filtros e isso é bem legal. Também é ótimo para mini tutoriais de beleza enquanto no Instagram fica confuso aquele vídeo rapidinho e você fica tendo que ver mais de uma vez pra entender.

Agora também tem os “Bitmoji” que você pode criar uma bonequinha pra te representar e criar histórias com ela, ótimo pra quando você não tá afim de aparecer no aplicativo, mas quer contar alguma coisa para os seus seguidores.

O que deixa o aplicativo complicado são os seus defeitos como perder os snaps que não foram enviados na hora ou um atraso no envio que deixa os snaps fora de ordem. Eu também não gosto que eu tenho que jogar todo o fluxo antes que eu possa reproduzi-la novamente. Eu também notei que a calibração está fora do Instagram Stories e por isso, quando você escreve uma legenda na sua imagem, ela é cortada, diferente do Snapchat que já centraliza e depois você pode mexer com a legenda pra qualquer canto.

Snapchat é mais amigo do usuário, nesse sentido, mas também já utilizo ele a tempos. Assim, para a funcionalidade e diversão, as histórias no Snapchat são melhores agora.

As histórias no Instagram Stories são melhores para…
– pessoas do Instagram que não te seguem no Snapchat;
– pessoas que não tem Snapchat.
Então, tem potencial para atrair novos seguidores por ter uma amostra da sua personalidade.

Hoje em dia, são fatos pra contar, histórias para mostrar, e claramente o Snapchat e o Instagram tem a mesma forma. Você quer vender-se através de história Instagram por fornecendo o máximo de valor possível para o seu público. No Instagram, você quer vender fornecendo o máximo de valores possíveis para o seu público. Valores como educar, inspirar e entreter.

Se você é alguém que ainda não estava convencido dos poderes do Snapchat, não se preocupe em criar uma conta agora, já que você pode fazer a mesma coisa no Instagram e é menos uma aplicativo para se preocupar.

Além disso, você provavelmente vai alcançar mais pessoas com o seu Instagram Stories do que você faria com o Snapchat. Ganhar seguidores no Snapchat é mais difícil, porque não tem nenhum outro jeito de “pegar” todos os seus seguidores atuais para encontrar estratégia, só com a pessoa adicionando pelo seu nome de usuário ou pelo seu QR Code.

Tem muita gente (digo muita mesmo) no Instagram que não tem Snapchat, mas tem Instagram, fazer um Instagram Stories é uma ótima maneira de se conectar em um nível pessoal com mais seguidores.

Para nós, blogueiras(os) que ainda estão confusos com essa coisa toda e não tem certeza para onde ir ou o que fazer, relaxe.

Você está em um mundo digital que é um mundo com mais tendência a mudar, então você apenas tem que se adaptar se quiser “sobreviver”.

Infelizmente, em vez dessa mudança tornar as coisas mais fáceis para nós, com o Instagram Stories, na verdade se tornou mais difícil, principalmente para aqueles que já tem Snapchat, porque agora estamos fazendo o dobro do trabalho, tendo que atualizar em ambas as plataformas. Isso também significa que estamos criando ainda mais conteúdo e isso pode ser chato para nós e nossos seguidores.

O melhor conselho que posso dar é:  manter suas opções abertas e testar ambas as histórias para ver qual funciona melhor para você. O objetivo é fazer com que o seu conteúdo fique na frente dos olhos de pessoas o melhor possível, para poder ir onde as pessoas estão indo também. Essa técnica deve ser aplicada a todos os aspectos do seu blog ou negócio. Você quer construir o conhecimento da sua marca e a melhor maneira de fazer isso é seguindo o que o seu seguidor/cliente/consumidor gosta também.

Agora, me conta aqui. Você prefere Snapchat ou Instagram Stories? Qual você acha mais fácil ou melhor se adequou? Comentem aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

41 Comments
  • Bianca
    agosto 25, 2016

    Eu nunca me interessei pelo snapchat e ainda não cheguei a usar o Instagram Stories, acho que como o conceito é bem parecido, também não chamou muito a minha atenção. Gostei do seu post falando um pouco mais sobre os dois.
    Beijos
    Bluebell Bee

  • Duane
    agosto 25, 2016

    Thami, que post genial, adorei!
    Infelizmente estou sem os dois porque roubaram meu celular 😐 mas, no fim das contas, é que nem você disse: temos que nos desdobrar para criar cada vez mais conteúdo aos nossos seguidores.
    Beijos!

    claramenteinsana.com

    • Thami Sgalbiero
      agosto 29, 2016

      Percebi que você deu uma sumida no Snapchat, ia até te perguntar o que tinha acontecido, mas poxa 🙁 que chato isso que aconteceu. Então, agora os conteúdos vão ter que ser criados mais pra poder divulgar nessas redes sociais né?

  • Alanna Evelyn
    agosto 26, 2016

    Muita rede social pra atualizar.
    Odiei a do insta e não usei até agora.

    MENINA CAPRICHOSA

  • Julie
    agosto 26, 2016

    Eu no momento estou usando os dois, mas não tenho um prefiro. Os dois apps possuem vantagens, mas ao mesmo tempo, desvantagens. Gosto do Snapchat por conta dos filtros fofinhos, que deixam nossos snaps mais bonitos e divertidos, o que falta no Instagram Stories. Outra coisa que o Snap ganha, é no quesito rapidez. Para um Snap carregar, é bem mais rápido que no Insta! Porém, em número de views, o Insta ganha disparado né?! Então, vou continuar usando os dois!! Hahaha Bj!

    • Thami Sgalbiero
      agosto 29, 2016

      Pelo Snapchat já ser só isso, ele carrega mais rápido, tem uma capacidade maior. Já o Instagram Stories demora muito pra carregar a história de alguém, também percebi isso e pensei que era só no meu celular ou algo relacionado a minha internet, mas pelo visto não. Também sigo usando os dois, tentando colocar um conteúdo diferente em cada um, haha!

  • Natali Loure
    agosto 26, 2016

    Eu gostava quando tinha snap , mas sei lá não gostei muito desse negocio do insta tipo copiando o snap , eu acho que cada rede social tinha que ser do seu jeito

    http://www.nataliloure.com.br

  • Leidiana Pereira
    agosto 26, 2016

    Eu adorei o seu post explicando as vantagens de cada aplicativo, mas sendo sincera, não gosto de nenhum deles.
    Mas se fosse para escolher, prefiro o Snapchat que foi criado primeiro. haha
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

  • Ana Borges
    agosto 26, 2016

    Mano, te falar que eu fico nos dois! kkkkkkkkkkkkk Eu sou de usar mais pra tirar fotos ocasionalmente, fotos que não postaria no insta pois tenho frescura com a galeria. Já viu gente que vive postando e apagando? Sou eu. Eu enjoo horrores, eu sou doida, na minha cabeça funciona como uma composição, então pra escaralhar eu tenho usado o snap e o instagram stories, kkkkk. Inclusive te segui, beijocas!

    Preserve Suas Raízes | Fã Page

    • Thami Sgalbiero
      agosto 29, 2016

      Te segui de volta, Ana. Sei bem como é isso. Eu só não apago minhas fotos antigas do Instagram, porque tem umas que contam umas histórias que só a foto pra me lembrar, sabe? Se não fosse isso… Hahahaha!

  • Rebeka Monteiro
    agosto 26, 2016

    Muléé, sensacional sua explicação, me tirou várias dúvidas nunca cheguei a usar o Instagram Stories então não posso dizer sobre mas o Snap é meu xodó
    uso e abuso dos filtros e fora que o alcance de público é maior graças ao recurso de compartilhamento <3
    . depoisdamoderacao.com

  • Pâmela Lepletier
    agosto 26, 2016

    Eu amo o snapchat, mas confesso que depois do instagram sumiram alguns do meu snap e eu mesma deixei de postar bastante por lá..
    Ainda não sou usuária assídua do stories do instagram também não. Eu aproveito algumas fotos que posto no snapchat e posto no stories tb pra quem não tem poder ver, mas ainda acho confuso.
    As blogueiras mais tops não largaram o snap que eu percebi e usam pouco o stories.
    Por enquanto vou ficar com os dois.
    Beijos!
    Blog Pam Lepletier

    • Thami Sgalbiero
      agosto 29, 2016

      Pois é, Pam, agora temos que ver conteúdos diferentes pra postar nas duas e não ficar chato em nenhuma das duas né?

  • SEM QUASES
    agosto 26, 2016

    Thami, sua sensacional! No começo, confesso que fiquei meio revoltada com a atualização do Instagram. Afinal, a ideia de base é totalmente criada pelo Snapchat. Nós, como autores, blogueiros e afins, sabemos o quanto inspiração é diferente de cópia, não é? Então fiquei achando absurdo. Após, fui refletindo sobre alguns quesitos 'do outro lado da moeda', como o fato do universo diferenciado ao qual o caso se refere (não artístico) e por aí vai. Continuo chateada por aqueles mesmos pontos primários, mas resolvi ir utilizando a novidade apenas para observar as criatividades e singularidades criadas pelo Instagram e por aí vai. Estou tentando, portanto, fazer justamente o que você indicou: ir testando os dois lados. Mas o Snapchat ainda é, para mim, "a casa". Onde a gente chega e deita no sofá, porque sabe que é a verdadeira e que onde você pode tirar o chinelo, sabe? Justamente como você bem pontuou. Concordei com cada ponto que trouxe e adorei saber, a partir da postagem, de alguns quesitos que eu não sabia! Como, por exemplo, essa questão da divulgação do Snapchat com WhatsApp. Achei super bacana! Como sempre, você emitindo um conteúdo delicioso, útil e para que possamos refletir/indagar sobre.

    http://www.semquases.com

    • Thami Sgalbiero
      agosto 29, 2016

      Obrigada, Vanessa! Então, isso de enviar o perfil do Snapchat não é só por WhatsApp não, ele dá a opção de você enviar para várias redes sociais. E também fiquei chateada no início porque foi uma cópia muito descarada, ainda estou me familiarizando com a novidade do Instagram, porque lá eu percebi que muitas pessoas estão me vendo, diferente do Snapchat que, só quem me adicionou, pode ver o que eu mando. Então, no Instagram eu estou tendo um pouco mais de controle, já no Snapchat é exatamente essa sensação de entrar, deitar no sofá e tirar o chinelo, inclusive adorei, hahaha!

  • Amanda Zulai
    agosto 26, 2016

    Oi Thami, tudo bem? =)
    Adorei o post e as suas conclusões!
    Eu confesso que, ainda não tenho snap, por motivos de: não tenho muito interesse, pelo menos, no momento, não me chama muito atenção sabe! =/
    E ainda não atualizei o IG para ver esse novo recurso, mas já vi muitas discussões por aí… ^^
    Vamos ver como esta novela vai terminar né rsrs =)

    Amore, tem post novo lá no blog, te convido a vir conferir! =)

    Beijos
    Amanda Z.
    http://www.diariodelooks.com

  • Debbie Menezes
    agosto 27, 2016

    O Snap perde na qualidade, os videos ficam terriveis e as fotos também perdem muita resolução, mas aqueles filtros divertidos não tem pra ninguém haha eu to usando mais o instagram por ser mais prático ter dois em um!

    http://www.debbiemenezes.com

    • Thami Sgalbiero
      agosto 29, 2016

      É, a boa do Instagram é ter dois em um, aí pra quem não tem muito espaço no celular, pode optar por usar ele mesmo. E o bom do Snapchat são os filtros engraçadinhos né? Adoro também!

  • Blonde Venus
    agosto 27, 2016

    Eu prefiro não usar nenhum dos dois, eu gosto de manter minha vida privada com certo distanciamento, eu sei que cada um lida com isso de uma maneira, mas eu prefiro assim.

    Mas se for pra usar algum dos dois com certeza será o Instagram Stories porque meu celular não tem suporte para Snap e porque eu prefiro ficar pelo Insta mesmo.

    Beijos e bom final de semana =)

    Poesia em Transe

    • Thami Sgalbiero
      agosto 29, 2016

      Sim, isso vai de cada um, Gabi. Pois é, o Instagram quase todo mundo já tem, aí é mais fácil de usar lá.

  • Eu Sendo Assim
    agosto 27, 2016

    Eu nunca usei o instagram stories, mas acho que este tem ou terá mais fama que o snapchat. Mas mesmo assim, o snapchat é um ótimo app.

    ✯ Instagram ✯♮​✯ Blog Eu Sendo Assim ✯✯ Fan Page ✯

  • ana
    agosto 27, 2016

    Eu pensei assim: O snap veio primeiro, é uma versão original com essa coisa de fotos momentâneas, efeitos diferentes e também os videos. Quando eu fiquei sabendo do instagram, logo pensei, ué isso é algum tipo de cópia? Confesso que prefiro o snap pois sempre usei o mesmo, ainda não testei o instagram stories, mas pretendo para ter uma opinião melhor!
    lua do mar ☾♡☽

    • Thami Sgalbiero
      agosto 29, 2016

      É, os dois tem seus pós e contras, daí agora é ver em qual a gente se adéqua melhor.

  • Kemmy Oliveira
    agosto 27, 2016

    Adorei o post!
    Assim: quando essa nova funcionalidade surgiu no IG, eu meio que virei a cara. Na verdade até hoje nunca usei nem vi as stories de ninguém, mas hoje vejo como uma função bem bacana em especial para quem não tem snap como você disse e também para dar avisos breves não precisa "sujar" o feed.
    Quanto aos app em si, ambos travam no meu celular kkkkkkkkkkkk mas é pq meu celular é ruim, mesmo. E tá lotado de coisas. Então talvez agora seja o momento de excluir o snap e manter apenas o ig, não sei…
    de qualquer forma, é sempre bom ter novas opções!

    Beijos,
    Kemmy|Duas Leitoras

    • Thami Sgalbiero
      agosto 29, 2016

      Sim, é bom pra dar esses avisos e não precisar ficar postando e apagando, sabe? Tem uma funcionalidade boa, na verdade várias funcionalidades, é só definir como melhor usar.

  • Thaiane e Thalita
    agosto 27, 2016

    Temos o Snapchat, mas não usamos com muita frequência, pois ainda não nos acostumamos com a plataforma, usamos mas para ver os snaps de outras blogueiras, já o instagram stories ainda não testamos, mas parece ser um pouco mais fácil de alcançar novas pessoas e seguidores.

    Beijos

    onlyinspirations.blogspot.com.br

    • Thami Sgalbiero
      agosto 29, 2016

      O Snapchat é bom até pra isso mesmo de ter o que as outras pessoas postam, não precisa nem ser a gente postando toda hora, tem gente que não gosta mesmo. Já o Instagram é melhor pra alcançar as pessoas mesmo.

  • Barb Furtado
    agosto 28, 2016

    Eu acredito que as duas mídias são válidas. O mundo sempre inova e isso, obviamente, chegaria ao snapchat. Como você mesma escreveu em seu post, os dois tem vantagens. Apesar de utilizar muito mais o snap, tento sempre postar no Instagam Sotries 🙂

    Beijos
    barbfurtado.blogspot.com

    • Thami Sgalbiero
      agosto 30, 2016

      É, eu também. Posto no Instagram Stories nem que seja só pra falar "oi, to aqui também" hahahaha 😛

  • Hellz.
    agosto 28, 2016

    Eu as vezes pareço uma velhota pra algumas atualizações e isso tá meio que acontecendo no instagram stories HAHAHA Acredita que eu me recusei a atualizar o app até agora pra não ter esse serviço? Geralmente quando não curto muito uma atualização, tendo a abandonar o app… e o insta tá no coração, não quero que nada destrua o nosso amor 🙁 HAHAHAH

    acho o snap mais válido e original, além de ele ter sido criado com esse intuito 😀

    beeeeeeeijo
    beinghellz.com

    • Thami Sgalbiero
      agosto 30, 2016

      Então, mas você pode atualizar, isso não justifica que você VAI TER que usar o Stories dele, sabe? Eu sinceramente só vejo de alguns e posto bem pouco no Stories, diferente da função principal do Instagram que eu vivo postando fotos mesmo desde sempre, desde antes de atualizarem pra isso. Com o Snapchat já estou mais familiarizada e me mostro sem make, toda cagada mesmo, já nessa nova função do Instagram já estou meio "Oi, quem tá vendo isso?" hahahahaha!

  • Lulu on the sky
    agosto 28, 2016

    Oi Thami,
    Tenho snap e de vez em quando gravo uns videos no Instagram Stories como a conquista do voley masculino. Por outro lado, notei que o Snap come mais a bateria do meu celular do que o Instagram.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    • Thami Sgalbiero
      agosto 30, 2016

      Sim, tem isso também, o Snapchat puxa muita bateria, as vezes meu celular desliga quando tá em 10% e eu abro o Snapchat 🙁

  • Jovem Jornalista
    agosto 28, 2016

    Parabéns pelo post. Eu sou mais o Instagram Stories, apesar dos bugs e outras coisas, para o blog. Até em um post no blog falei disso. Acho que tenho mais visibilidade e público no Instagram, do que no Snapchat. Também acho o Instagram mais profissional.

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    • Thami Sgalbiero
      agosto 30, 2016

      Sim, acho que no Instagram pode ser usado e uma forma mais profissional, no Snapchat algo mais divertido, sabe?

  • Graziela Oliveira
    agosto 28, 2016

    adorei o post Thami, bem detalhado e explicativo. Eu não tenho Snap, não porque não queira mas porque meu celular é velho e não dá pra baixar hahaha. Acho as duas redes válidas, é o que você mesma disse, o trabalho aumentou mas dá pra atingir diferentes públicos nas duas redes.

    http://www.blogamorarosa.com

    • Thami Sgalbiero
      agosto 30, 2016

      É, aí temos que criar conteúdos diferentes para os dois, porque tem gente que segue nos dois, aí não pode ficar chato né?

  • Batom nos Dentes
    agosto 28, 2016

    Nossa! Eu tava pensando sobre isso essa semana. Tô confusa. Mesmo! Muita gente que publicava direto no Snap não tá mais. (Aliás, qual seu snap? Você não citou no post, rs.) Mas enfim, não sei se gosto dessa coisa de ficar no Instagram agora, porque antes eu via só de quem eu queria, no Snap, porque eu seguia as pessoas que queria, e agora, no Instagram, aparece até de quem você não quer seguir. E tem gente que posta MUITO. Tipo, MUITO MESMO! Isso meio que me irrita. E o Instagram podia fazer uma parceria com o Snap, e não tentar detonar ele, rs. Já esqueço de atualizar o Snap, duas redes sociais agora vai ficar difícil! Haha

    Beijos,
    Malu

    • Thami Sgalbiero
      agosto 30, 2016

      Te adicionei agora, porque vi o seu lá no seu blog, hahaha! Enfim, eu só atualizo meu Snapchat quando tenho coisa pra atualizar, a parte ruim de terem feito essa atualização do Instagram é justamente essa de ter gente que você segue mas não tá afim de ver, aí a melhor coisa é nem clicar pra ver mesmo, e sei que tem algumas pessoas que postam MUITOS, sorte que dá pra ver os pontilhados lá em cima aí dá pra saber se tem muito Stories ou não, hahaha! Também concordo, deveriam ter feito uma parceria.

  • O Que Tem Na Nossa Estante
    agosto 28, 2016

    Oi Thami!

    Que postagem completa! Amei! Eu estou tentando usar os dois, mas confesso que está difícil, o snap sempre trava meu cel de pobre rsrsrsrs mas eu tento, juro que tento kkkkkkkkkk

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

  • Bruna Oliveira
    agosto 29, 2016

    SAqui é #TEAMSNAAAAAP haushaushs ♥
    com amor, Bru
    Mania de Bruna
    @maniadebruna