Como perder a timidez para o blog e vídeos

Vivem me perguntando como eu consigo ser “amiga da câmera” quando faço meus vlogs, mas sinceramente, quando eu comecei a blogar e vlogar era muito diferente do que é hoje, verdade seja dita né? Até hoje eu não tenho ideia de como consegui perder a timidez pra postar algo aqui ou no canal do YouTube, mesmo vivendo em constante medo do que os outros pensavam de mim de acordo com o que eu tinha postado. Confesso que passei uma grande parte da minha vida blogger/vlogger com medo. Pra vocês terem uma noção, eu tinha vergonha de publicar o link de algum post nos meus perfis pessoais nas redes sociais.

Eu olho pra trás e vejo que perdi tempo com essa besteira podendo crescer né? Mas afinal, ninguém falava como conseguia perder a timidez para essas coisas. Agora, o que estou fazendo para garantir que o medo não tome conta de mim? Aqui vai algumas dicas de como faço pra controlar isso:

Zona de conforto
Eu costumava viver na minha zona de conforto. Meus medos estavam sempre na minha mente. O meu medo de sair sozinha, o meu medo de um silêncio constrangedor, o meu medo de ser julgada que me impediria de ter oportunidades incríveis. Então, eu decidi fazer as coisas que estavam fora da minha zona de conforto. Comecei a sair sozinha sim, comecei a perder o medo de falar com os outros só com medo de não ficar naquele silêncio (mas to ficando bem tagarela devido a isso) e comecei a divulgar meus vídeos pelas minhas redes sociais, mesmo sabendo que eu estou brincando de passar vergonha.

Quanto menos eu estava com medo de colocar o meu pé pra fora da minha zona de conforto, mais oportunidades eu fui ganhando. Isso me deu confiança nas minhas habilidades como blogger/vlogger e como pessoa também. Eu faço essas coisas porque eu disse que “SIM!” para mim mesma.

Vozes internas
Seu maior inimigo vive dentro de você, que é aquela voz que fica falando “Nossa, você vai passar vergonha, miga”. Só eu que posso ser a primeira a duvidar de mim mesma. Nós todos temos aquelas vozes que vem de dentro dizendo que se não conseguirmos significa que somos um fracasso, mas já expliquei a importância do fracasso aqui.

A pergunta que eu mais recebo, com relação a blogs, é “Quais são suas dicas para começar?”. Na verdade, as pessoas que me perguntam isso estão procurando a tranquilidade pra criar, porque foram ouvir a tal da voz. Essas pessoas querem que eu diga que é fácil e que vai ficar tudo bem, porque na verdade é isso aí mesmo.

Algumas pessoas riram de mim e eu me senti uma boba, mas daí agora eu penso sobre como a minha vida teria sido se eu tivesse deixado as vozes internas ganhar. Eu não estaria aqui com esse post pra vocês.

As pessoas vão te julgar
Todo mundo já foi julgado alguma vez na vida. É nesse momento que você tem que dar um passo para trás e perceber que se preocupar em ser julgado não vai impedir que isso aconteça, é um fato da vida e um desperdício de energia que poderia ser gasto com outra coisa, como por exemplo escrever um novo post ou gravar um novo vídeo.

Agora, o único tempo que gasto é me preocupando com aqueles que me julgaram antes, mas que agora me conhecem, me ajudam e estão lá pra mim. Não são muitos, mas são seres humanos maravilhosos, por isso que hoje em dia eu coloco essa energia para manter essas relações, tanto dentro como fora do blog/canal, para garantir que eu estou sempre cercada pelo tipo certo de pessoas.

Você não quer que todos gostem de você
Eu tenho algumas pessoas especiais na minha vida que me aceitam como sou e abraçam meus defeitos. Mas, se você está sendo você mesmo, não é todo mundo que vai gostar de você, isso é fato. Opiniões e crenças diferem de pessoa para pessoa tão drasticamente que, se você está postando algo, seja nas redes sociais ou no blog/canal, você pode ser certeza que alguém ali não vai concordar com você. Então, não adianta ficar tentando ser o que você não é só pra agradar, porque mesmo fazendo isso, vai ter gente que não vai com a sua cara. É melhor assim, porque não somos robôs, se você for igual a todo mundo, fica sem graça.

“Eu não posso te dizer a chave para o sucesso, mas a chave para o fracasso é tentar agradar a todos.”

Tenha orgulho de si mesmo
O mundo está sempre dizendo o que podemos e não podemos fazer, quem deve e quem não deve ser. Não devemos elogiar nós mesmos porque isso é ser arrogante, mas não devemos nos colocar para baixo ou ser negativos. Também não devemos ser 100% positivo, porque isso é o ajuste de expectativas irrealistas.

Então, tente agradar a si mesmo em seu lugar. Se parabenize em suas realizações, algo como “Estou muito feliz que editei essas fotos e elas ficaram melhores do que eu imaginei” ou coisa do tipo, sabe? Seja o seu próprio fã número 1, porque vivemos em um mundo que está constantemente nos dizendo que somos errados, não importa o que a gente faça.

E aí? Gostaram do post? Querem mais nesse estilo só que apenas focado em vídeos para o YouTube? Comentem aqui! Qualquer dúvida ou ajuda, é só mandar um e-mail para bloglikeparadise@gmail.com 😉

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

24 Comments
  • Emanuelle Rodrigues
    julho 28, 2016

    Admito que apesar de está na blogsfera desde 2010, eu já desisti muitas vezes do blog por conta do que as pessoas pensavam de mim. Hoje em dia já não ligo tanto assim. Gostei muito do post.
    Kisses!

    http://www.quasedelicadaa.blogspot.com

  • Alanna Evelyn
    julho 28, 2016

    Eu preciso melhorar muito. Nos vídeos sou muito tímida.
    Esses dias recebi uma crítica sobre a minha pronuncia, nossa fiquei tão irritada, a pessoa meio que quis tirar sarro. Me encomodou muito, fui no canal do usuário e senti vergonha alheia com os vídeos dele. Então porque perdeu o tempo criticando o meu se o dele é muito inferior em termo de qualidade e edição. ( O meu não é profissional, mais a edição é a mínima possível mais nunca ninguém havia reclamado).
    Não tô sabendo lidar com haters.
    E agora?
    Beijinhos
    http://www.meninacaprichosa.com

  • Marcela Miranda
    julho 28, 2016

    Amei esse post!
    Antes eu tinha tanta vergonha de dizer que eu tinha um blog e quando entrei na faculdade me vi forçada a falar que tinha um blog (faço jornalismo então o professor vive falando para criarmos um blog), eu achava que iam me zoar (??). Hoje sei que as pessoas ao meu redor é que fazem meu blog crescer sabe, eles indicam para outros amigos etc.
    Agora preciso adotar suas dicas para tentar criar vídeos.
    Beijocas!

    Les Jours de Marcela

  • Deise Almeida de Jesus
    julho 28, 2016

    Como sempre você me ajudando Thami!
    Sério, eu vou dar a minha opinião bem sincera: você disse muitas verdades aqui, que se aplicam não só se quisermos fazer um blog, mas em qualquer coisa que decidirmos fazer quando temos talento, quando temos um chamado, ou simplesmente quando queremos desenvolver uma ideia, algo que nasceu dentro da gente.

    Eu estou apaixonada pela forma poderosa em que foi escrita cada uma dessas etapas aqui. Foi como uma injeção de coragem para mim, porque eu estou enfrentando um momento bem difícil de conflitos, em que as pessoas não aceitam muito bem o que eu gosto, o que eu quero para mim, e isso me tira a coragem de executar, de dar mais passos rumo ao que eu amo.

    Beijos, sério mesmo, arrasou geral. Nossa, e sem falar que o visual da postagem está incrível – as imagens 🙂 wow, wow, wow. Pode mandar mais postagens nesse estilo que eu vou AMAR.

    Blog Senhorita Deise

    Instagram

  • Marina Alessandra
    julho 28, 2016

    É isso mesmo, Thami. Acho que pra todo mundo, no começo é bem complicado esse lance de vergonha e tal. Eu era que nem você, morria de vergonha de compartilhar o link do meu blog nas minhas redes sociais. E os vídeos? Sem comentários. HHAHAHAHA O engraçado é que passei tanto tempo me preocupando com isso que hoje, olho pra trás e vejo que fui boba. Afinal, minha vida não parou por causa disso. Pelo contrário, um dia decidi que faria as coisas por mim e não me importaria com a opinião dos outros e pronto, cá estou eu, firme e forte. E assim ficarei até o fim. Adorei seu post, se quiser fazer um mais voltado para os vídeos, eu apoio. hahahaha
    beeijos

    http://www.marinaalessandra.com

  • Hanny Barbosa
    julho 28, 2016

    Eu sou bem timida e venho tentando trabalhar bastante isso. Acho que ate hoje não comecei a gravar vídeos por conta da minha timidez, sempre me atrapalhou e eu tenho consciência disso, mas como já dito, venho tentando trabalhar e melhorar esse meu lado. Uma beijoca amore ♥

    Blog Querida Hanny

  • Marília Pessoa
    julho 29, 2016

    Que post maravilhoso! Dicas ótimas e muuuito importantes! Meu blog eu criei faz muito tempo e foi no impulso, era uma coisa para me divertir. Nem pensei muito antes de criar. Mas meu canal demorei muuuito para criar coragem de criar, morria de vergonha de falar com uma câmera ou postar um video meu. Mas aprendi que depois que a gente começa, a gente vai se aperfeiçoando e aprendendo a lidar melhor.
    bjs
    blogtrashrock.com

  • Milena Schabat
    julho 29, 2016

    Se eu gostei do post? Menina, melhor post da vida!!! Devia ser post obrigatório para todo blogueiro, iniciante ou não. Esse é um legítimo post de utilidade pública, talvez até para quem não é blogger/vlogger <3

    Abraço,
    milenaschabat.blogspot.com

  • Vanessa Sueroz
    julho 29, 2016

    Oie,
    adorei o post, bem diferente
    Confesso que demorei para criar um canal por vergonha, mas agora as coisas já acontecem sem problemas e gravo sem me preocupar com o que vão pensar.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

  • SEM QUASES
    julho 29, 2016

    Que delícia de listagem, de autoconhecimento, de processo motivacional e de abertura para alas de releituras internas. Ai, como adoro as suas profundidades, Thami! Enquanto o mundo tenta ditar o 'certo' e 'errado' como metodologias, as reais fórmulas de alcances são criadas por aqueles que lembram que liberdade é saber ao que se prende, firmando a necessidade de certos limites próprios, da importância dos princípios, mas não encaixando esses pontos ao que seja aprovado de forma alheia, e sim ao que julgamos aprovar dentro das nossas sensações, nos pondo nos lugares dos outros, mas não sendo os outros ao estar em tais papéis. E é uma delícia sentir essas mensagens tão firmadas por você, da sua forma tão única! O que não está ferindo a ninguém, ao alheio, já é correto. E o que observamos faltar no mundo e queremos expurgar de nós, já é fórmula. Obrigada por essa lindeza!

    SEMQUASES.COM

  • .lívia.
    julho 29, 2016

    nossa, super boas dicas mesmo! eu ainda nao comecei um canal no YT pq acho que seria meio sem jeito pra fazer videos hehe, prefiro escrever no blog

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

  • Lorraine
    julho 29, 2016

    Nossa Thami, precisava ler isso! Sabe a pessoa que você cita que nem divulga seu conteúdo nas suas redes pessoais? Essa pessoa sou eu 🙁 não consegui vencer esse bloqueio ainda, mas estou no processo!! E é tudo verdade. Vamos ser julgados a todo o momento, não compensa deixar isso nos bloquear…

    beeeijo :*

  • Amanda Zulai
    julho 29, 2016

    Oi Thami, tudo bem?
    Que post mais lindo, mais encantador e que eu gostei muito de ler!
    Adorei as dicas que você deu e todos os pontos que você citou são extremamente importantes mesmo! Parabéns pelo post!

    Amore, tem post novo lá no blog, te convido a vir conferir! =)

    Beijos
    Amanda Z.
    http://www.diariodelooks.com

  • Kaila Garcia
    julho 29, 2016

    Menina, quanta dica maravilhosa! É bem assim mesmo, todas essas coisas acontecem porém, acho que em tudo que vamos fazer iremos ter que encarar sua lista. Arrasou! <3

    http://www.kailagarcia.com

  • Danielle Signori
    julho 29, 2016

    amei seu texto!!! eu ainda não sou acostumada com vídeo… gosto nem de me ver hahahahaha mas to tentando acostumar ♡♡♡ Tem news no BLOG vem ver!! ♡ ♡ http://www.signoritablog.com

  • Jovem Jornalista
    julho 29, 2016

    Adorei as dicas. Quando quiser fazer um canal, já sei quais dicas devo colocar em prática.
    Obrigado!

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

  • Chris
    julho 30, 2016

    amei seu post, eu sou muuito timida, venho melhorando isso, e o blog está me ajudando, e com certeza suas dicas ajudaram muito

    http://www.chrisestephane.com

  • Jéssica Bertolino
    julho 30, 2016

    Que post maravilhoso, Thami! Depois de quase três anos de blog, ainda tenho uma certa vergonha de compartilhar nas minhas redes socais, você acredita? Vou colar esse post na testa para ler sempre que eu tiver vergonha e sair divulgando em tudo. haha Sério, coloquei nos favoritos, melhor post. ♥

    Prazer, Jéssica

  • Eduarda Oliveira
    julho 30, 2016

    Eu comecei o meu blog à poucos meses, eu sou tímida demais pra divulgar o blog nas minhas redes sociais ou mesmo gravar vídeos. Tá sendo meio complicado. Poucas pessoas (no máximo 2) sabem que eu tenho um blog, eu sou tímida demaiiis pra contar, mas o meu blog tá melhorando mais isso, e o seu post me ajudou muuito, haha. ♡

    Beijos!
    http://www.borboletasdecampo.blogspot.com.br

  • Carol Justo
    julho 30, 2016

    Esse post era tudo o que eu estava precisando, hoje mesmo estava pensando em como eu ia fazer pra perder o medo/vergonha de gravar. Eu quero muito gravar pro youtube porque eu sei que lá o retorno é maior e é muito melhor pra se expressar, mas eu sou muito travada e tímida. Antes eu nem compartilhava meus posts nas minhas redes sociais, hoje eu consigo fazer isso tranquilamente. O próximo passo é começar a gravar porque é só assim que eu vou perder o medo

    http://www.pinkisnotrose.com/

  • Blog da Josi
    agosto 5, 2016

    ME MOTIVOU SUPER! Estou para reinaugurar o meu canal e parece que nunca estou pronta para gravar o primeiro vídeo de volta, tenho várias ideias legais, tenho como gravar, mas nunca me atino por vergonha, ou que vão pensar.
    Antigamente eu gravava com a câmera frontal até na rua, porém hoje em dia parece que eu tenho uma TRAVA. Vou tentar de novo, ameiiii o post, AMEI O BLOG!
    blogandocomajosii.blogspot.com

  • Kemmy Oliveira
    agosto 6, 2016

    Adorei o post! Estou nessa fase de ter vergonha de publicar links em perfis pessoais e até queria me libertar disso, mas não consigo, não agora.
    Há uns dias eu arrumei todo um cenário, fiz uma gambiarra pra ligar a câmera numa altura boa mas é só ligar que eu travo de um jeito que chega a ser ridículo
    Quando minha irmã vier pra cá vou tentar gravar algo com ela, quem sabe assim seja mais fácil mesmo

    Beijos,
    Kemmy|Duas Leitoras

  • A Bela, não a Fera
    agosto 27, 2016

    Morta feat. Enterrada com esse post!
    Eu tava aqui me matando e pensando 'como perco a vergonha?!' pra gravar, já que todo mundo tá curioso sobre as coisas da Finlândia e eu fico tipo 'se eu gravar no mercado, vão ficar me encarando :c' e definitivamente me fez pensar á respeito… As pessoas já me encaram HSIUAHSUIHAUISHUIHAUS
    A Bela, não a Fera | Youtube A Bela, não a Fera | Fã Page no Facebook

  • ashley stewart store coupons
    fevereiro 8, 2017

    I really appreciate this post. I¡¦ve been looking everywhere for this! Thank goodness I found it on Bing. You have made my day! Thx again
    ashley stewart store coupons http://www.ashleystewartcoupon.com/listing-category/ashley-stewart-store-coupons