3 dicas pra criar conteúdo pro blog

Se você acompanha aqui o blog, sabe e já viu que antigamente eu dava umas sumidas daqui, porque simplesmente não tinha o que postar, mas todo mundo sabe que blog é feito de conteúdo né? Então, muitas vezes a gente cai no erro de achar que conteúdo é tudo aquilo que tá mais em alta.

Eu sou um exemplo desse erro. Alguns anos atrás criei o canal do blog pra postar vídeo de tutorial de maquiagem sem nem mesmo me maquiar com frequência, gosto de maquiagem mas não é o meu forte, pra quem viu esse vídeo, sabe do que eu to falando. Daí eu descobri que isso não era a minha “área” e tive a brilhante ideia de voltar a fazer vlogs no meu antigo canal de vlogs, daí o conteúdo, em relação a vídeos, se concentrou nisso e voltou a dar certo.

Então, depois de muito errar, hoje posso dar dicas de como criar conteúdo para o seu blog e/ou canal em 3 maneiras bem simples.

Compartilhe o conteúdo que é relevante para o seu público
Querendo produzir um conteúdo que é relevante para o seu público, você tem que considerar o público que você tem e o público que você deseja atrair.

Parece simples, mas esse é um dos maiores perigos entre blogueiros. No começo, a gente espera atrair um público compartilhando qualquer coisa e tudo o que a gente acha que é relevante para eles.

Quando eu criei o Like Paradise, queria postar só sobre moda, porque era um assunto que eu adorava ler e por isso ganhei certo “conhecimento”, porém criei em uma época em que os blogs de beleza começaram a ganhar mais destaque, então segui o exemplo desses blogs e joguei o assunto maquiagem nos meus posts e vídeos. Enquanto esses assuntos cresciam, eu comecei a gostar de escrever sobre, mas eu não era boa pra dar dicas. Por exemplo, os vídeos de maquiagem que eu fazia, que eram horríveis e que era mais pra puxar um link para lerem a resenha do produto que eu mostrei no vídeo, e foi aí que eu comecei a escrever resenhas sobre os produtos e começou a aumentar o número de visualizações e eu pensei “Opa! Então, é isso que o meu público gosta? Eu me saio bem melhor nisso” e aí parei de fazer vídeos de tutoriais de maquiagem, voltei pro meu canal de vlog e, em assunto de maquiagem, só em resenhas mesmo.

Uma vez que você tem uma melhor compreensão do seu público, você vai estar mais preparada para criar conteúdo que é relevante para os seus leitores.

Conteúdo de qualidade começa com a mudança de foco de si mesmo e de seus leitores. As melhores, blogueiras mais bem sucedidas, sabe qual é o seu público e essa é a razão pela qual elas são capazes de continuar a produzir de forma que atraem cada vez mais leitoras.

Responda as perguntas do seu público
Você tá aí lutando para ter ideias boas para levar até os seus leitores? Comece respondendo as perguntas deles.

A maioria das perguntas recebo nos comentários (seja no blog ou nas redes sociais) ou a partir de conversas que tenho com outras blogueiras e blogueiros. Quanto mais eu respondo, mais fácil vem as idéias, porque os meus leitores pedem minha opinião sobre certos assuntos e aí tem vários assuntos pra criar um conteúdo bom para postar.

Se você está preocupada com o que o seu público ideal estaria interessado, não procure ir além do que as perguntas que você está respondendo. Quanto mais você compartilha, mais qualidade e valor que você vai dar para eles que vão pedir mais e voltar mais vezes.

Concentre-se no conteúdo que incentiva o leitor a tomar medidas
Quando eu considero os blogs que eu mais adoro ler, eles são os únicos que fornecem a maioria dos assuntos que eu gosto. O conteúdo deles que me encoraja a pensar em algo diferente com inspirações, me dá dicas de moda ou até mesmo receitas fáceis, me ajuda a melhorar alguma coisa como transformar algo velho em novo, me ensina algo como os DIYs e etc. Se esses blogs não me beneficiarem de alguma forma e/ou não estimular uma ação minha, eu provavelmente não vou visitar frequentemente.

Quando o seu público é capaz de ler algo que ajuda a chegar onde eles querem ser e mostrar como eles chegam lá, eles vão continuar a visitar seu blog.

Mas e aí? Gostaram do post? Me contem como vocês definem um conteúdo de qualidade? O que você fazem para melhorar o conteúdo do blog de vocês? Comentem aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

52 Comments
  • Eu Sem Qualidades
    abril 4, 2016

    Já eu sofro de postar demais. Sério, me seguro pra não soltar dois posts por dia. As vezes eu sumo de preguiça mesmo, mas agora tá tudo estável. Comecei a postar dia sim dia não porque tava demais haha. Sobra bastante energia pra não sentir preguiça

    • Thami Sgalbiero
      julho 5, 2016

      É, eu postava todos os dias também, mas com a faculdade acabei diminuindo a frequência dos posts, mas eu adorava quando postava todos os dias, porque ficava atualizado sempre, hahaha!

  • Fernanda Raposa Laranja
    abril 5, 2016

    Eu sofro um problema de excesso de ideias para o blog, porém não tenho tempo e nem dinheiro para colocar em prática kkkkk

    http://www.raposalaranja.com.br

  • Camila Tuan
    abril 5, 2016

    Eu tenho bloqueio criativo direto, mas também tem vezes que vem várias ideias, só que acabo esquecendo. Preciso criar o hábito em anotar. E também tem dias que rola aquele preguicinha.

    Beijos

    • Thami Sgalbiero
      julho 5, 2016

      Sei bem como é, Camila. O pior é quando as ideias surgem justamente quando você não pode anotar na hora, aí fica depois tentando lembrar mas não vai, ou depois a ideia até volta só que ainda melhor 😉 hahaha!

  • Tamara
    abril 5, 2016

    Ótimas dicas. Eu to começando agora com o blog e já bate o desespero de ficar muito tempo sem postar nada e o que fazer, socorroooo kkkk. Bom ouvir essas ideias. Obrigada! Beijos e parabéns pelo blog!
    http://tamaravilhosamente.blogspot.com.br/

  • Layla Mota
    abril 5, 2016

    É tãão horrível quando aparece aqueles bloqueios criativos! Já passei semanas sem conseguir postar nada no blog por falta de criatividade, agora uso um planner no pc e uma agendinha sempre comigo pra quando vier as ideias eu já anotar, e graças a Deus tem dado certinho!

    Beijoo!
    http://www.tardedioutono.blogspot.com.br

    • Thami Sgalbiero
      julho 9, 2016

      Sim, Layla. Isso ajuda muito! Porque aí mantém a gente organizada e fica mais difícil de dar esses brancos na hora de criar posts.

  • Tamara
    abril 5, 2016

    Amei as dicas! Realmente tem dia que não vem um assunto e tem dia que aparecem 10 né?
    beijo
    http://www.tatices.com

  • Duane
    abril 5, 2016

    Thami, como sempre, arrasou!
    Sobre conteúdo relevante pro público, eu tenho um exemplo meu: muitas meninas me pedem tutorial de maquiagem e conteúdo sobre moda. Ao invés de fazer, indico canais legais com esse conteúdo. Por quê? Bom, eu simplesmente sou terrível com esses temas! No dia que eu souber um pouco mais começo a postar sobre, mas agora não. Acho que esse senso crítico por parte dos blogueiros é muito importante.
    Responder perguntas do público também ajuda muito! Dá muitas idéias mesmo, e o melhor é que você tem certeza de que é um conteúdo que eles vão gostar.
    E o último item é um dos mais importantes pra mim. Sempre que vou fazer um post me pergunto se ele vai acrescentar algo na vida de quem vai ler. Mesmo que seja um challenge bobinho eu penso "será que isso vai fazer a vida da pessoa ficar pelo menos 1% mais leve, será que isso vai fazer ela refletir pelo menos um pouquinho?". Acho que essa é a regra de ouro: criar conteúdo que a faça a diferença.
    Beijos!
    claramenteinsana.com

    • Thami Sgalbiero
      julho 9, 2016

      É uma boa ideia essa de indicar canais e blogs que já fazem tutorial de maquiagem já que a gente não domina muito ainda. Exatamente, não adianta nada postar só um "Bom dia, olhem essa frase inspiradora, bjs", acho que pode até postar isso, mas também deixar um pouco do que você entendeu ou refletiu com essa frase, porque é bom pra mostrar que você não tá postando só por postar, tem um significado ali, sabe? Enfim, que bom que gostou!

  • Gabbe
    abril 5, 2016

    Venho prestando atenção nisso, tem posts que eu faço que aparece gente pra falar sobre mesmo, fazer uma pergunta ou outra, que geralmente são assuntos que eu domino mais, confesso que à tempos não tento nenhuma coisa realmente nova no blog, mas estou tentando introduzir mais moda, porque é uma coisa que eu amo! Sobre responder, respondo na page, mas no blog eu deixo a desejar, vou melhorar isso também!

    Tem post novo no blog, vamoxx?
    talodemaca.blogspot.com.br

    • Thami Sgalbiero
      julho 9, 2016

      É bom responder nos dois, quando mais interação melhor, pra fazer seus leitores se sentirem bem ali, sabe?

  • Maki Loos
    abril 5, 2016

    Oi Thami, gostei de mais desse post, eu mesma tenho dificuldades para criar post, sem contar que quando voce faz um post a maioria das pessoas que comentam nem se dão ao trabalho de ler o que voce escreve, é triste. Eu sei que preciso mudar a forma como venho cuidando do blog, preciso conversar com a minha parceira e reajustar algumas coisas. Seu post é uma grande inspiração! Esse é um dos motivos por adorar passar aqui no seu blog, sempre tem posts muito uteis e videos divertidos.
    Sempre desejo muito sucesso pra ti ^__^

    Beijinhos e boa semana!
    Maki & Vana
    http://cafezinhodasamigas.blogspot.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      julho 9, 2016

      Ah, Maki, essas pessoas que nem leem o post, eu ignoro, nem respondo também, haha! Muito obrigada <3 Fico feliz que você gosta dos meus posts e vídeos, sério, é isso que me faz querer continuar.

  • Leidiana Pereira
    abril 5, 2016

    Eu adorei as suas dicas!
    Eu faço diferente, quando estou sem inspiração, eu entro no We Heart It ou Pinterest e olho alguma foto que serviria para uma postagem, ou então, pesquiso no Google qual é o assunto que mais interessam aos leitores ai elaboro e publico.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    • Thami Sgalbiero
      julho 9, 2016

      É, existe o Google Trends pra saber o que o mundo tá mais falando, aí você pode fazer um post com um desses assuntos, caso domine ou goste de algum, sabe? Também é uma boa dica.

  • .lívia.
    abril 5, 2016

    ah vira e mexe rola uns bloqueios criativos assim, dificil mesmo ter assunto pra tanto post

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

  • Jovem Jornalista
    abril 5, 2016

    Bem interessante essas dicas, principalmente as que dizem respeito ao público, afinal, você não escreve pra você, mas para várias outras pessoas.
    Parabéns e boa semana!

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      julho 9, 2016

      Nós escrevemos pra gente sim, mas também para os outros, então tem que favorecer os dois, sabe?

  • Fran Oliveira
    abril 5, 2016

    Dicas simplesmente maravilhosas, Thami! As vezes eu também tenho bloqueio criativo, então eu prefiro visita sites que me traga inspirações. Ou costumo ler um livro. Eu sempre costumo pensar nos leitores do blog, hoje em dia eu sei qual os posts que eles mais gostam. Então, costumo sempre postar os posts legais e os favoritos para os leitores.
    Beijos,
    http://www.dosedeilusao.com

    • Thami Sgalbiero
      julho 9, 2016

      Sim, Fran. É bom, só não pode esquecer que o blog é seu também né? Tem que postar os posts que você acha legal e com os seus assuntos favoritos também.

  • Simone Cajá
    abril 5, 2016

    Eu costumo é ter muita coisa para postar e tenho que ficar tirando porque não tenho tempo 🙁
    Mas é foda gente entrar em blog's e ver tudo igual mesmo tema e bla bla bla bla. Eu gosto do seu porque aqui eu sempre encontro o que preciso principalmente temas motivacionais … Gostei da suas dicas :*

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      julho 9, 2016

      Quando você não tiver tempo, deixa só no rascunho, que aí depois é só mandar. Obrigada, Simone! 🙂

  • Rafa Oliveira
    abril 5, 2016

    Bom,quando eu tenho algum "bloqueio criativo" eu procuro buscar inspiração em sites,vídeos,livros e até mesmo no meu cotidiano(situações e pessoas que convivem comigo etc…).

    Procuro também saber o que os meus leitores gostam,afinal,se não fosse por eles não seriamos nada.

    Ótimo post!

    http://www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    • Thami Sgalbiero
      julho 9, 2016

      Sim, comigo as coisas que acontecem no meu cotidiano são o que mais me inspiram, por isso que é raro eu ter ideia pra post quando fico só em casa, hahaha! Obrigada, Rafa!

  • vintagepri
    abril 5, 2016

    Bloqueio criativo está presente em quase tudo que faço: conteúdo para o blog, ilustrações… mas sempre me volto para os lugares onde sempre busco inspiração, como o tumblr e pinterest. Também acho o feedback dos leitores importantes, alguns gostam muito de sugerir temas. Ótimas dicas 🙂

    Beijos, Pri
    vintage.blogspot.com

  • Adeisa Emanuelle
    abril 5, 2016

    Meu problema não é tanto o bloqueio criativo em si. Tenho várias ideias, na maioria já faço rascunho e tudo. O que me f*de de verdade é a preguiça… vergonhoso, eu sei.
    abç

  • Lola Mantovani
    abril 5, 2016

    Amei o post, sou do tipo de pessoa que tem infinitas ideias, só que na hora de digitar, procurar imagens e organizar tudo acaba perdendo o contexto e eu desisto de postar
    beijos
    lolamantovani.blogspot.com.br

  • Samira Oliveira
    abril 6, 2016

    Eu gosto de responder o que os leitores perguntam, me dá ideias, isso foi ótima como dica. Mas assim, meu problema mesmo é o tempo e não a falta de ideia 🙁 hahah mas suas dicas foram bem úteis!

    dezoitoemponto.com

    • Thami Sgalbiero
      julho 9, 2016

      É só organizar e programar as postagens, porque se você ficar esperando tempo, a ideia pode ficar antiga e "passada", sabe?

  • Graziela Oliveira
    abril 6, 2016

    Thami, adorei o post, as dicas são ótimas! tbm já passei por fases de falta de criatividade e não saber o que postar e que vídeo gravar! hoje é mais difícil de acontecer, o que tem me ajudado também é o planejamento 🙂

    http://www.blogamorarosa.com

    • Thami Sgalbiero
      julho 9, 2016

      Sim, Grazi. Quando a gente tem planejamento e organização, tudo flui mais 😉 Obrigada!

  • SEM QUASES
    abril 6, 2016

    Thami, que delícia de postagem. Dicas super úteis e, por mais que algumas sejam bastante marteladas dentro da temática em qualquer local, é sempre bom relembrar, ratificar, e buscar mais em atos. O post ficou super original pelas suas formas de abordagem. Conversar, ler o mundo, passar reflexões e utilidades reais para os leitores… são formas sempre necessárias para preencher "papéis" das melhores maneiras.

    SEMQUASES.COM

  • Nah Corrêa
    abril 6, 2016

    Amei a dica! Especialmente pela sua sacada de reconhecer o que o público quer e também suas limitações nos tutoriais de make, abordando coisas que você domina melhor.

    Beijos!
    Chiquereza

  • Lilian Moraes
    abril 6, 2016

    Amei as suas dicas! Gosto de blogs que postam variedades também, como DIY, decoração, moda, beleza, viagem e livros, pois acompanham a mesma linha do meu e além de agregar algo para mim ao ler os posts, sempre me dão ideias para criar os meus próprios posts. Quando estou com 0 ideia para posts, o Pinterest sempre me salva hahahaha.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

  • Marieli Borges
    abril 6, 2016

    Oiii, tudo ok?
    Ótimas dicas! Eu amo blogs jeitosos, organizados e que não tenham muita coisa na tela e gosto muito de ver post's variados, dá várias ideias para mim.
    E eu já tenho aquela bloqueio criativo quase sempre, mas quando tenho muitas ideias da um sério bug na minha cabeça UHSUHSU
    Ótimo post, como sempre.
    Beijoos ♥

    xx Mari,

    http://devaneiosbm.blogspot.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      julho 9, 2016

      Quando tem muitas ideias assim, é bom jogar tudo em um bloco de notas ou no próprio rascunho do blog.

  • Hey I'm With The Band
    abril 6, 2016

    É sempre bom ler posts assim, acho que todo mundo tem umas crises de total falta de criatividade…
    Adorei todas as dicas, e com certeza visitar blogs que tem inspiram faz você voltar várias e várias vezes. O seu é um blog que me trás essa sensação <3

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

  • Isabella Lessa
    abril 6, 2016

    Arrasou no post lindona!
    Concordo mesmo e é esse o caminho certo para ter um conteúdo com conteúdo o blog.
    Ah o layout está lindo *-*

    Beijos,

    Isabella | http://isabellalessa.com

  • Silvana Oliveira
    abril 8, 2016

    Um dia sempre acontece né… arrasou nas dicas! O importante é estar sempre antenada nas novidades e visitar outros blogs 🙂

    bjs

    http://www.tpmbasica.com.br
    youtube.com/tpmbasica

  • Gisele Castro
    abril 8, 2016

    Adorei!!! O dia a dia para mim é bem corrido… então as vezes me perco também rsrs!
    http://www.gizahcastro.com

  • Poesia em Transe
    abril 8, 2016

    Eu acho que a inspiração vem também da nossa vivência, conhecer lugares novos, ver filmes, ler livros, ouvir música, visitar blogs e sites criativos, tudo isso contribui para nossa inspiração também.

    Eu tenho várias pautas anotadas em papéis e até mesmo em formulários, o que falta na verdade é tempo para produzir tudo kkk.

    Beijos!

    Poesia em Transe

    • Thami Sgalbiero
      julho 11, 2016

      Sim, Gabi! Eu tiro muita inspiração do meu cotidiano, por isso que quando fico o dia inteiro sem fazer absolutamente nada, não me vem inspiração nem pra retribuir os comentários, hahaha! Por isso é bom sempre estar na atividade. E trata logo de arrumar um tempo ein, porque quero ver esses posts produzidos!