Como ter um blog de sucesso

Os blogs estão crescendo cada vez mais, a cada dia estão aparecendo milhares de novos blogs com temas, opiniões e conteúdos diferentes. Ter um blog é uma ótima maneira de mostrar suas habilidades para o mundo, e também faz com que abram portas para você em termos de socialização com pessoas que gostam dos mesmos assuntos que você e também a ficar em contato com as marcas que você gosta. Não tem nenhuma desvantagem para iniciar uma parceria, se você está pensando sobre isso, mas pode ser um caminho errado se você não está realmente certo de onde começar. Não tenha medo, vou dar agora algumas dicas rápidas pra você que quer que seu blog tenha sucesso.

Escolha um público e o nome do blog

Primeiro você precisa identificar o seu público, o conteúdo que você vai postar, e você vai se concentrar em criar seu próprio conteúdo. Uma boa maneira de pensar sobre o tipo de blog que você estará criando é identificar os assuntos que você não vai querer postar, quando você sabe o que você não quer escrever, o resto vai vim mais fácil e, depois, você precisa pensar em um nome que represente você e o conteúdo do seu blog, mas algo que também é atemporal e não vai ficar irritante. No máximo três palavras para nomes de blog, geralmente é mais fácil das pessoas lembrarem o nome depois.

Hospedagem

Decida qual plataforma você vai hospedar seu blog. As duas plataformas principais são Blogger e WordPress, já o Tumblr é melhor para um blog com mais conteúdo visual, há uma infinidade de prós e contras de todos. Se preferirem, posso fazer um post fazendo esses pós e contras dessas três plataformas, ou vocês podem encontrar pelo Google também.

Projete

O design do seu blog é algo que deve ser pessoal para você, existem centenas de modelos gratuitos para Blogger, WordPress e Tumblr, para um tema mais personalizado você sempre pode comprar um, mas de início é melhor ter tudo gratuito. Se você estiver procurando recursos, tem programas gratuitos de edição como o PicMonkeyBeFunky e o Canva, fora os editores gratuitos que tem para baixar no Baixaki.Foi assim que eu comecei a me interessar por design à uns 12 anos atrás, eu não tinha dinheiro pra comprar um layout pro meu primeiro blog e comecei a vasculhar os programas e a internet discada pra aprender, depois fiz um curso de web design e agora to aqui apaixonada por essa área.

Pesquise

Faça uma lista de todos os blogs que você gosta de ler e quais elementos desses blogs que você gostaria de incorporar em sua própria opinião. Faça uma lista de coisas que você gosta e não gosta nos blogs que você costuma ler, daí você pode identificar o que você quer que seu blog tenha.

Planeje o conteúdo

Antes de publicar alguma coisa, é melhor planejar suas semanas de conteúdo com antecedência. O que e quando você quer postar, isso ajuda bastante. Mas não tenha limite nas suas possibilidades criativas, não siga o seu plano de forma muito estrita, porque isso vai sugar a diversão e te deixar com uma rotina rígida. Eu não gosto de ter uma rotina muito certinha. Você gosta?

O conteúdo

Tenha certeza de que você está interessada no conteúdo que está escrevendo, e não se sinta desanimada se ninguém está comentando ou gostar do trabalho que você tá tendo no blog. Pra ter um blog de sucesso leva tempo. Outra boa dica é conferir se sua ortografia e gramática estão boas, e que sua escrita é agradável de se ler. Mande pra algum(a) amigo(a) e peça a opinião sincera.

As mídias sociais

Uma boa maneira de garantir que seu blog receba visita é de se envolver com as pessoas via Twitter, olhar as hashtags que sejam compatíveis com o que você posta no blog e os assuntos que você se identifica como, por exemplo, #fashionblogger para blogueiras de moda. Se você quiser, pode estender essa interação para o Instagram e o Facebook.Antes de começar a colocar tudo isso em prática, tem que ter em mente que o blog deve ser algo que você goste e não pra se tornar uma tarefa ou algo que você faz arrastada. Contanto que você esteja apaixonada sobre o conteúdo que você está publicando, você vai atrair visitas, e enquanto blogar continuar a ser um hobby e, não um hábito, você vai estar no caminho certo pra tornar seu blog um sucesso.

E aí? Gostaram do post? Comentem aqui! Qualquer dúvida ou ajuda, é só mandar um e-mail para bloglikeparadise@gmail.com 😉

Thami Sgalbiero

Leonina, botafoguense, enrolada, confusa e distraída. Ama ver, ler e falar sobre moda (mesmo não sendo expert no assunto). Sonha em ser atriz, mas enquanto esse sonho não se realiza, fica apenas no blog mesmo.

48 thoughts on “Como ter um blog de sucesso

  1. Bruna Martins

    olá!(:
    super importantes suas dicas, estou começando com meu blog agora e estou amando esse mundo.
    seguindo aqui*-*
    beijos linda

    http://bloggerdabruu.blogspot.com.br/

    Responder

  2. Hey I'm With The Band

    Amei as dicas!!
    "e enquanto blogar continuar a ser um hobby e, não um hábito, você vai estar no caminho certo pra tornar seu blog um sucesso." concordo super!!

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    Responder

  3. Leidiana Pereira

    Amei as suas dicas, afinal, quem não quer ter um blog de sucesso né?
    O que eu preciso fazer com urgência é comprar um domínio para o meu blog. hehe.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    Responder

  4. monique larentis

    Adorei suas dicas. Acho que falou tudo.
    Hoje em dia está tão fácil criar um blog, somos inundados por dezenas deles, mas as pessoas deveriam se planejar antes, principalmente o nome, que é o pontapé inicial, e algo que depois é ruim de você mudar 🙂

    http://www.vivendosentimentos.com.br

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      É, o nome é que vai definir seu blog assim que as pessoas lerem, pra elas já poderem ter uma ideia de como é o blog e tal.

      Responder

  5. Adriel Christian

    oi, oi.

    mais um post do tipo utilidade pública. amo. *-* é bem por aí o que tu disse mesmo: pra qualquer blog fazer sucesso ou ter um público bacana, é necessário planejamento, organização e foco. é visível quando a pessoa faz a coisa só por fazer e deixa tudo bagunçado por pura preguiça. a gente sabe bem quando é feito com carinho e rola todo um esforço por trás de um post (tipo esse post teu maravilhoser!).

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Obrigada, Adriel! É verdade. Não adianta a pessoa ter um layout super bonito, mas os posts são carregados de preguiça e postam só por postar.

      Responder

  6. Hellz.

    Apesar de estar nessa vida louca vida de blogayra há quase três anos (se não contarmos com o blog que eu tinha da dakotinha no ano de 2003, fui longe HAHAHAH), eu ainda quero aprender como ter sucesso, porque ó… não é fácil.

    No mais, adorei suas dicaaaaaaaaas, Thami. São ótimas pra quem tá engatinhando nesse caminho muito legal e louco da blogosfera 😀

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      NOSSA!!! Saudades blog no Dakotinha <3 eu também tinha, hahaha! Obrigada, Hellz!

      Responder

  7. Carol

    Gostei muito das dicas! É sempre bom saber mais e mais 🙂
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    Responder

  8. Vestindo Ideias

    Gostei das dicas para quem está começando, queria ter tido toda essa ajuda que se tem na internet quando comecei cinco anos atrás 🙁 HAHA

    http://www.vestindoideias.com

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      É, antigamente não se tinha muito isso, era fuxicando pra aprender mesmo, foi assim que aprendi também, hahaha!

      Responder

  9. Elisa Mello

    Achei maneiro! Uma das coisas que preciso urgente é ter um layout decentemente bonito 🙁

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Lembrando que o bonito não quer dizer que tenha que ter várias cores, desenho e etc, mas sim ser apresentável e nada confuso 😉

      Responder

  10. Lina

    Nossa queria muito saber usar midias sociais, acho que quem trabalha com marketing/publicidade/jornalismo sempre sai na frente. Queria ser rica e poder pagar pra alguem fazer essas coisas pra mim porque divulgação é um grande passo, principalmente se você já escreve bem e tem um conteudo legal.
    http://www.rumorandhorror.blogspot.com

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Sim, mas não precisa ser expert, é só postar nas redes sociais frases ou textos que fazem a pessoa parar pra ler e clicar no link, sabe? Daí tem que ter mais é criatividade mesmo pra chamar essa atenção do jeito certo.

      Responder

  11. Gisele Castro

    Adorei as dicas Thami! Tenho que me aplicar mais referente as mídias sociais rsrs.
    bjoss
    http://www.gizahcastro.com

    Responder

  12. Giovanna Mendes Santos

    E ainda tem gente que pensa que é fácil.
    Quanto ao tópico de "Criar conteúdo com antecedência" eu super me identifico, já que eu não sou um exemplo de organização.
    Adorei a dica e acho que se forem seguidas a risca da para criar um Blog com conteúdo.
    Bjs.

    Mensantsplace.blogspot.com.br

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      É tudo uma questão de costume mesmo, até hoje não me acostumei 100%, mas quando estou com a criatividade ligada, saio escrevendo já um monte de posts pra deixar no rascunho, depois só vou postando aos poucos, hahaha!

      Responder

  13. Camilla Marques

    Oi Thami suas dicas são realmente ótimas! Acho que quem seguir a cartilha conseguirá ter um blog de sucesso! A pior parte é o brainstorm, ter ideias criativas de publicação e desenvolvê-las! Também é importante ter um bom tmepo disponível! As redes sociais ajudam muito pra divulgar seu conteúdo! Enfim adorei o post! mil Bjs

    http://www.decoturnoespikes.com.br

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Sim, a parte mais difícil é essa, porque nem sempre a gente consegue colocar em prática o que tá em mente né? Hahaha!

      Responder

  14. Jéssica Bellisoni

    Adorei as dicas. Apesar de um assunto muito falado, você deu dicas boas e de forma bem bate-papo… curti.

    Eu acho o nome do meu blog um pouco grande hahaha mas era o nome do meu tumblr, que eu sempre amei então mantive.

    Sobre planejar: é ótimo. eu consigo manter uma frequência saudável pra minha audiência e meu tempo, coisa que antes eu nao tinha porque faltava ideias ou conteúdos prontos pros dias mais corridos. Hoje esses problemas são bem menores e acabo tendo mais ideias pra posts também.

    Sobre o conteúdo: eu fico MUITO feliz quando recebo comentários elogiando meus textos ou realmente entrando no assunto do post sabe? Mesmo tendo uma média baixa de comentários, fico muito feliz de verdade. E acho que isso é o que mais importa. Quem entra nessa pra ser pop ou só ganhar dinheiro uma hora acaba cansando ou criando conteúdos irrelevantes e repetitivos.

    Enfim, comentário longo pra variar hahaha mas quis opinar mesmo.

    Beijos
    A Mente Transborda
    Curta no Facebook

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      É, tem certos nomes que é impossível deixar passar, porque de alguma forma tem algum significado pra gente. É sempre bom ir escrevendo posts mesmo que não seja para postá-los na hora né? Que aí pelo menos já deixa guardado pra quando estiver sem tempo de postar, já tem um pronto. Adoro comentários longos assim mesmo, porque esses demonstram quem realmente leu o post <3 faça quantos quiser, porque eu adoro! Hahaha!

      Responder

  15. Victória Gabriela

    Gostei muito desse tipo de post, sempre ajuda os iniciantes!!

    http://www.antesdaprimavera.com.br

    Responder

  16. Sonhos de Verão

    Adoro esse tipo de post e adorei as dicas!
    O nome e planejar o conteúdo é tão importante Ne
    beijinhos, Rê
    https://blogsonhosdeverao.com.br

    Responder

  17. Bianca

    Adorei as dicas, principalmente a parte de blogar ser um hobby e não um hábito. Pra mim, quanto mais pessoal um blog for, melhor ele é, mesmo quando aborda assuntos mais específicos dá pra perceber quando a pessoa está escrevendo aquilo porque gosta ou quando é algo mecânico.
    Beijos
    Bluebell Bee

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Sim, também acho que quanto mais pessoal for o blog, melhor e mais interessante ele fica, porque aí é a personalidade da pessoa ali.

      Responder

  18. Carla Gabriela

    Esse post é muito daqueles que a gente recomenda no blog, prazamigas, vizinho e papagaio haha
    Eu também odeioooooooo rotina já determinada! Acaba com a diversão mesmo, um saco!
    E sobre as hashtags no twitter: Não sabia '-'
    Beijos!
    paraliseiobico.blogspot.com

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Pois é, muita gente "deixou" o Twitter de lado, mal sabem o quanto ele é bom pra interagir.

      Responder

  19. Cherry Acessórios e Afins

    Dicas muito válidas, não é fácil ser uma blogueira rs

    Bjus <3

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br

    Responder

  20. Leslie Leite

    Acho interessante vc fazer um post com as vantagens e desvantagens relacionadas as plataformas de hospedagem de blog. Eu gosto muito do blogger e não pretendo migrar de plataforma por enquanto, mas vejo muita gente falando que o wordpress é melhor, e eu gostaria de saber o por que.
    Mudei o layout do meu blog na semana passada, eu mesma desenvolvi e quanto mais eu mecho com html mais me dá vontade de fazer um curso de web design também 🙂
    Muito bacana a dica de conteúdo planejado vou ler o outro post que você "linkou", por que estou tentando criar pelo menos dias específicos de postagens no blog e seguir isso a risca, mas em relação a escrever, como vc disse, deixo as possibilidades criativas em aberto.
    Sobre a escrita, meu marido sempre lê meus posts antes de eles serem liberados, ele sempre me dá uns toques sobre algum erro de ortografia ou uma frase mal escrita. Essa dica eu já sigo e realmente é muito bom pedir pra alguém ler o seu texto por que tem coisas que a gente mesmo pode não perceber enquanto escreve.
    Achei ótimo seu post. Abordou o assunto muito bem e com dicas muito boas mesmo!
    Beijo,http://www.apenasleiteepimenta.com.br

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Vou fazer um post mostrando o que eu acho de casa plataforma, os pós e contras, mas de acordo com o que eu acho mesmo. HTML é mágico, mesmo sendo meio chatinho às vezes (que é quando a gente não acerta, hahaha). Às vezes o que a gente tá na cabeça, coloca em escrito e não fica tão bom, aí é sempre bom ter uma 2ª pessoa pra opina né? Que bom que você gostou!!! 🙂

      Responder

  21. Ana Carolina

    Já vou salvar nos favoritos,
    é sempre bom ter um conteúdo bom como esse para se basear e se inspirar.
    começar um blog não é nada fácil.

    Beijão :*
    morenagraviola.blogspot.com.br

    Responder

  22. Jovem Jornalista

    Adorei! Importantíssimas as dicas, principalmente a de mídias sociais. Se você quer deixar seu blog visível para o mundo, é interessante usar essas ferramentas. Considero muito importante ter uma fanpage e um insta do blog, além de divulgar o trabalho pelo whatsapp.
    Boa semana!

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Sim, exatamente. É bom ter pelo menos uma rede social para divulgar o blog e os posts.

      Responder

  23. Kemmy Oliveira

    Amei as dicas! Eu também estou fuçando na internet pra aprender a fazer as coisas enquanto não tenho dinheiro pra pagar por um layout e estou adorando!
    De fato, o sucesso não vem da noite pro dia, mas batalhar por ele é uma jornada que vale a pena.
    Blog lindo! Sucesso sempre.

    Beijos,
    Kemmy – Duas Leitoras

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Sim, fora que hoje é muito mais fácil achar as coisas na internet, então quem quer mesmo fazer algo, dá um jeito né? Enfim, obrigada!

      Responder

  24. Lorraine

    eu acho que ainda estou pecando com as midias sociais. explorando bem menos do que deveria! ótimo post, conheci o blog agora e ja saí futricando várias postagens haha

    beeeijos, Ja fomos legais

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Obrigada, Lorraine! Fico feliz que tenha gostado 🙂 é, a gente acostuma usar as redes sociais pra gente, mas também é bom divulgar o blog pelo menos em uma rede social.

      Responder

  25. Viviane Bernal

    Gostei muito do post! To começando agora e essas dicas vão ajudar bastante 😉
    Obrigada.

    Responder

  26. Gabriele Rafaela

    Não conhecia essas dicas, são maravilhosas.
    Ótimo poste.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    Responder

  27. Nah Corrêa

    Boas dicas. Maneiro você ter feito design pra aprender a lidar com seu blog.

    Acho que escrever sobre o que se gosta é fundamental, porque a pior coisa na blogosfera é ler aqueles posts desleixados que você vê que a pessoa levou 10 minutos pra escrever, com imagens feias e poucas informações.

    Sempre adoro seus posts. Beijos!

    Chiquereza

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Obrigada, Nah! Então, fiz web design, to querendo fazer design gráfico agora, haha!

      Responder

  28. Milena Schabat

    Adorei e super concordei com cada palavrinha do post, Thami. Só acho que você esqueceu de algo MUITO importante para fazer o blog ter bastante sucesso e vários comentários: comentar em outros blogs. Eu, com o meu novo blog, não estou mais tão preocupada na divulgação nas redes sociais, acho uma chatice, na verdade, mas os comentários no meu post sempre acabam aparecendo porque eu também faço muito comentários nos outros blogs. É algo que eu adoro fazer e que ainda traz benefícios para o meu próprio blog <3

    Abraço,
    milenaschabat.blogspot.com

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Sim, Milena. Isso ajuda bastante também. Por isso adoro as interações de vocês aqui nos comentários, porque sempre complementam os posts <3

      Responder

  29. Como fazer o seu blog crescer? | Não me venha com desculpas

    […] já te aviso pra procurar outro post porque eu também tô na luta pra virar uma it blogger. (Na verdade, a Thami fez um post mó legal sobre o sucesso na blogosfera!) A verdade é que a maioria das pessoas estão loucas e correndo atrás de fama virtual, como se […]

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *