8 erros que você deve evitar no seu blog

Inauguro essa categoria de posts com dicas para blogs falando logo dos erros que devemos evitar. Erros voltados para a parte visual do blog, porque você pode ter um bom conteúdo, mas a parte visual do seu blog pode estar fazendo com que as pessoas nem leiam o que tá nele, então isso é importante. É sempre uma prioridade se certificar se seu blog parece ser bom quando você quer impressionar.

Já vou deixando claro que essas dicas é pra quem tem foco em conseguir leitores, não dinheiro, entendem? Eu tenho esse blog à 5 anos e nesses 5 anos trabalhei muito para ver esses 20 à 30 (ou mais) comentários em cada post. Gosto de ver os leitores lendo os posts e interagindo. Do que adianta ter 8347387438 visualizações e não ter 1 comentário de alguém que realmente leu o post, sabe? Então, se você tem esse foco também, aqui estão alguns erros comuns e como podemos evitar.

Muitas cores e fontes
Eu sei que é empolgante quando você finalmente começa a decorar o seu blog, mas tudo em excesso faz mal. Usando muitas cores e fontes diferentes podem sair do controle. O uso excessivo dessas coisas fazem parecer que o blog é desorganizado e com isso o leitor já fecha antes de ler o conteúdo.

Como evitar? Comece com uma paleta de cores específica e trabalhe em cima dela. O meu conselho é usar no máximo 3 fontes diferentes.

Páginas desordenadas com pouco espaço em branco
O espaço em branco é como um ar em volta do seu conteúdo que dá a sensação de liberdade para respirar. Sem esse espaço em branco, você corre o risco do seu conteúdo se misturar e não ter foco. Imagina você acabando de entrar na casa de um colecionador. Pra onde você iria? Sua atenção iria ser focada a onde? É difícil se concentrar em algo com grande conteúdo quando ele é cercado por outras mil coisas.

Como evitar? Separe as seções/categorias importantes do seu blog com um generoso espaço em branco, pode colocar ele na barra lateral ou em um menu específico, vai ajudar o leitor a ver facilmente toda a sua página.

Esquecer de colocar os links da sua mídia social
Se você é um(a) blogueiro(a), você já deve saber o quão importante a rede social é, mas às vezes essas coisas podem sumir da nossa mente quando criamos o design/layout do blog. Já cansei em entrar em blogs com ótimos conteúdos, mas não achava nem a fanpage pra curtir o blog no Facebook.

Como evitar? Lembre de incluir ícones ou links para as suas páginas das redes sociais em um lugar de destaque para que todos, que entrarem no blog, possam achar facilmente.

Deixar de colocar suas informações de contato em um lugar fácil de encontrar
Isso é uma regra essencial, especialmente se você já tá tendo um reconhecimento maior. Você tem que ter certeza de que suas informações de contato estão claramente visíveis em algum lugar de fácil acesso pra quem tá vendo. Ninguém gosta de ficar caçando contato e informações.

Como evitar? Coloque em uma página separada que pode ser intitulada como “Contatos” e a coloque em um menu separado do menu que mostra as categorias/seções do blog.

Sem legibilidade e leitura
Todas as fontes precisam ser de fácil leitura, ou seja, escolher fontes e com tamanhos apropriados para uma boa leitura. Sem condição colocar a letra do título do post em modo fantasia ou cursiva, não dá pra ler logo de cara, a pessoa fica meia hora pra tentar identificar o que tá escrito.

Como evitar? Mantenha suas fontes de título e fontes de texto o mais simples possível, pra deixar muito mais fácil para leitor ver o seu conteúdo. Deixe as fontes decoradas para a parte gráfica/design.

Resoluções de tela impróprias
Hoje em dia não tem uma resolução de tela certa, porque tem diversos monitores no mercado. O tamanho 1100px como a largura é bom para a maioria dos sites. Qualquer coisa acima de 1200px vai fazer sua página ser exibida corretamente só para aqueles com resoluções de tela maiores.

Como evitar? Tenha isso em mente quando for criar seu layout, como você vai querer que ele se encaixe em telas menores e maiores, sem a necessidade do leitor rolar a página horizontalmente para ver o resto do seu blog.

Pobre em navegação
A navegação tem um papel super importante em qualquer blog ou site. Se o seu menu é inexistente ou em um lugar que não chama a atenção, é hora de corrigir esse grande erro. Seu menu de navegação é a única maneira comum que as pessoas vão navegar pelo seu blog e ver as outras páginas e posts. Sem um menu, não tem outro lugar para eles irem, além de um outro blog que não é seu ou apenas o que tá sendo mostrado ali na primeira página.

Como evitar? Coloque um menu apenas com as coisas mais importantes ou páginas que levam as pessoas para outras áreas do blog ou fornecem informações adicionais. Ele deve ser visível em todas as páginas. Meu conselho é colocar na barra lateral ou no conjunto topo + rodapé da página.

Não testar antes de lançar o blog
Lançar o seu blog é bom, mas sem testar para ver os erros antes do tempo, pode te decepcionar. Cada navegador mostra a página de uma forma diferente.

Como evitar? A primeira coisa que tem que fazer é verificar como seu blog aparece em cada navegador (Firefox, Safari, Chrome e Internet Explorer), para corrigir antes de lançar o blog por aí. Você também pode pedir para alguns amigos testar pra você no navegador que eles usam.

E aí? Gostaram do post? Já tinham cometido alguns desses erros? Comentem aqui!

Thami Sgalbiero

Leonina, botafoguense, enrolada, confusa e distraída. Ama ver, ler e falar sobre moda (mesmo não sendo expert no assunto). Sonha em ser atriz, mas enquanto esse sonho não se realiza, fica apenas no blog mesmo.

56 thoughts on “8 erros que você deve evitar no seu blog

  1. Rayssa Lisboa França

    Ótimo post! Não tem aquelas dicas clichês que vemos em todo lugar, e me ajudou bastante, principalmente sobre a organização das minhas redes sociais. Beijos!
    http://estacaocomcor.blogspot.com.br/

    Responder

  2. Carla Hurst

    Adorei o post! Quando eu comecei há muito tempo (uns 7 anos, por ai!), lembro de cometer algum desses erros e não tinha ngm pra me avisar, hahaha, então tenho certeza que vai ser muito útil para todas as pessoas novas no mundo dos blogs! Beijos!!!

    http://apaixonadaporfinaisfelizes.blogspot.com.br/

    Responder

  3. Carol Justo

    Menina adorei as dicas, antes o layout do meu blog era super espalhafatosso e como era eu que fazia achava super legal, ai eu finalmente resolvi buscar layout free e achei o meu, não queria nada branco e eu queria algo mais minha cara. e mesmo sendo rosa ainda é clean, amei as dicas <3

    http://www.pinkisnotrose.com/

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Ah, meus primeiros layouts tinham até gif no cabeçalho, hahaha! Obrigada, Carol!

      Responder

  4. Jéssica Bellisoni

    Adoro esse tipo de post, é útil e muito bom não só pra quem tá começando mas pra toda blogueira.

    Eu, por exemplo, concordo com tudo o que você falou mas sei que vários pontos ainda preciso melhorar no meu próprio blog. Então é sempre bom relembrar.

    Beijos
    A Mente Transborda
    Curta no Facebook

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Sim, não é só pra quem tá começando com um blog, mas pra quem já tem ele também e ainda erra em alguns pontos, eu também continuo errando, mas é com os erros que a gente aprende né? 😉

      Responder

  5. Thaiane e Thalita

    Gostamos das dicas, evitamos layouts com muitas cores escolhemos apenas três tons e poucas diferenças de fontes. O nosso contato não está muito visível temos que arrumar essa parte.

    Beijos

    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      É, a parte de contato é essencial, porque é por ali que alguns leitores se comunicam e/ou até marcas/empresas que se interessem pelos assuntos que vocês postam.

      Responder

  6. Jennifer Galdino

    Acabei de conhecer e já estou amando tudo por aqui, você está realmente de parabéns.

    http://idealizandolivros.blogspot.com.br/

    Responder

  7. Dayane Nascimento

    Adorei o seu post, ótimas dicas e dicas que toda blogueira deve seguir ♥ Arrasou <3
    Beijos
    http://www.conversandocomalua.com

    Responder

  8. Malu Oliveira

    Tenho meu blog há dois anos, mas estou na blogosfera há 6 anos, mais ou menos. Eu ainda lembro dos blogs mega coloridos, com player automático, fontes mega cursivas no corpo do post e informações impossíveis de achar, e confesso que sempre achei informação demais, sabe? Acho super válido que você tenha falado da navegação e das informações de contato, porque realmente, quando se está criando, você pensa muito no lado visual, e às vezes esquece da praticidade envolvida. Ótimo post!

    http://aquelamalu.blogspot.com.br/

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      É, então, eu já tive blogs desse estilo, com player automático e tudo, acho que era moda na época, não sei, haha! Obrigada, Malu!

      Responder

  9. La Cerejinha

    Tenho blog a 3 anos e quando comecei cometi muito o erro das cores, nunca usava cores que se encaixavam, mas hoje aprendi. Gostei muito das dicas, acho muito irritante quando entro em blog e ele ta todo desorganizado com inúmeras fontes diferentes, você mal sabe onde encontraras categorias, affs"

    Um beijo no coração <3
    lacerejinha.blogspot.com

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      É, informação demais fica meio confuso.

      Responder

  10. Jeice Cruz

    ótimas dicas! sempre fico bem atenta quanto ao design e a fonte do blog e procuro sempre estar adaptando a todos os leitores.

    Responder

  11. Renato Almeida

    Olá, Thami! Tudo bem?
    Sem sombras de dúvidas eu errei bastante no decorrer dos anos, mas acho que aprendi, ao menos tento sempre ficar atento aos requisitos citados. Layout sempre é uma grande preocupação da minha parte. Tento ao máximo deixar o design limpo, mas ao mesmo tempo interativo, seja na aparência ou na diversidade de posts.
    Com o tempo percebi que por mais que o design não seja o foco de um bom blog, é algo bem importante. Adorei as dicas!

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Sim, até porque quem tá visitando seu blog pela primeira vez, a primeira coisa que a pessoa repara é no design, quer ela queira ou não, então vale a pena dar um pouco de atenção pra esse lado do blog também, nem que seja só pra deixar ele organizado, não precisa ter muito detalhe.

      Responder

  12. Thayse Stein

    Nossa, é o primeiro post do tipo que vejo sem "dicas óbvias", claro que tem coisas que são sempre necessárias para falar (como a harmonia das cores e fontes), mas essa parte do teste, do link pras mídias sociais, dos espaços em branco e organização, da usabilidade… Enfim, tu mandou ver <3 Parabéns pelo guia, inclusive ele me fez pensar que eu tenho que deixar as minhas redes mais visíveis no layout mesmo heheh Obrigada!

    Beijos,
    brilhodealuguel.com

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      É, são pequenos detalhes que quase ninguém fala ou vê, mas de um certo modo não ajuda o blog, então é bom ficar atenta. Obrigada a você, Thay!

      Responder

  13. Jéssica Bertolino

    Arrasou nas dicas! 5 anos de blog? Mds, não sabia que você está neste mundo a tanto tempo. Eu nunca tinha pensado em testar meu blog em todas navegadores, vou fazer isso agora mesmo!

    Te indiquei pra uma tag ♥
    Tag | Descobrindo novos blogs

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Obrigada, Jéssica! Pois é, 5 anos com esse blog aqui e mais uns outros anos com os outros que eu criei antes desse, hahaha!

      Responder

  14. Joice Bianca

    Adorei o post Thami! Dicas super uteis e nada comuns! Vai ajudar muuita gente!
    Beijão!

    Estilo de sobra baby!

    Responder

  15. Gabriela Soares

    Amei as dicas, Thami! São todas muito úteis e que você não vê muito por aí, essa das diferentes resoluções eu não sabia direito, já vou testar pra ver se o meu layout aparece direitinho em telas diferentes, obrigada pela dica!
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    Responder

  16. Fernanda Raposa Laranja

    Uma coisa que eu tenho vontade de me jogar pela janela, é quando vejo um blog com música, glitter na seta do mouse e cheio de gif, bem estilo anos 90……….

    http://www.raposalaranja.com.br

    Responder

  17. Marília Pessoa

    ótimas dicas! são coisas simples, mas tão importantes. São detalhes que realmente fazem a diferença para deixar o blog com um visual mais profissional e mais legal para os leitores. Gostei muito! Post altamente útil!
    bjs
    blogtrashrock.blogspot.com

    Responder

  18. Maki Loos

    Achei muito validas as suas dicas Thami, eu já entrei em blogs que não tinha condição de ler nada por causa das fontes ou pq tinham muitas informações no layout. O da nossa pagina quem fez foi a Vana, eu não entendo muito dessa parte :p hehe… sou bem lerda pra essas coisas ^^'

    Um ótimo fim de semana! Beijos
    Maki & Vana
    http://cafezinhodasamigas.blogspot.com.br/

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      É, tem blogs que a gente entra e não dá pra fazer nada, nem ler e nem comentar :/

      Responder

  19. Jeeh sena

    Dicas super validas e úteis!
    Quando comecei com o blog, cometi vários erros, por não ter experiência.
    um beijo
    BLOG By Jeeh Sena
    INSTAGRAM

    Responder

  20. Blog Bianca Sales

    Dicas maravilhosas! Nem todo mundo pensa assim tbm 😡

    http://www.blogbiancasales.com

    Responder

  21. Tati Lemos

    Oi Thami,

    muito importante você trazer algo assim pra falarmos aqui no blog, já ocorreu diversos erros no meu blog eu nem sabia como resolvê-los.
    Um vez fiquei o final de semana inteiro com o cabeçalho do blog em branco, quase surtei. Mas enfim, um amigo me ajudou.

    Espero que o pessoal se ligue nas dicas.

    Beijo flor
    http://www.portiprati.com/

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Ah, já aconteceu isso comigo de passar o final de semana inteiro resolvendo alguma coisa do blog, acontece né?

      Responder

  22. .lívia.

    mt boas as dicas, eu queria mt alguem pra organizar o lay do tofu, eu sou mt ruim nisso e nao está como eu gostaria ://

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Lívia, já deu uma olhada no meu portfólio? Vê se algum dos meus trabalhos te agradam e me contate 😉

      Responder

  23. Bianca

    Ótimas dicas! Também penso como você, prefiro ter poucos comentários de quem realmente leu o que eu escrevi do que ter vários acessos com comentários prontos só para divulgação.
    Beijos
    Bluebell Bee

    Responder

  24. Natali Loure

    Ótimas dicas ♥ tenho o blog a quase 2 anos e ja cometi o errp de lançar o layout sem testar antes e sem salvar um modelo , me ferrei , entrei em pânico , ai procurei um layout ja pronto e só depois na calma que me reergui e fiz outro layout testando tudo com o maior cuidado !

    http://www.nataliloure.com.br

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Pois é, já cometi esse erro também, Natali. Foi uma loucura! Obrigada! 🙂

      Responder

  25. Abre Aspas

    Excelentes dicas! Vou fazer uma revisão no meu blog, pra evitar de existir erros como esse que você citou!
    Beijos

    http://blog-abreaspas.blogspot.com/

    Responder

  26. Poesia em Transe

    Eu vivo testando como o meu blog aparece em outros monitores.No celular e notebooks até agora,eu sei que está funcionando okay, e eu acho que temos que ter uma atenção especial com as dimensões para celulares porque eu tenho notado que boa parte dos leitores de quase todos os blogs usam essa plataforma.

    O da fonte faz super sentido.Eu tenho quase 5 de astigmatismo no olho direito,se a fonte é pequena,eu fecho na hora!O que me dá muita pena porque diversas o conteúdo é bom,mas sem chances,eu tenho obrigação de ficar aumentando zoom :p

    Beijos.

    Poesia em Transe

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Sim, hoje em dia é raro uma pessoa acessar um blog pelo computador, tá tudo pelo celular mesmo daí é bom adaptar. Pois é, já cheguei a entrar no blog que tem um conteúdo bom, mas não li porque a cor da letra era muuuito apagada ou muito pequena.

      Responder

  27. Tais Basso

    Eu concordo tudo das dicas que voce deu… quando entro um blog assim, eu ja fujo hahahaha.

    E te taguei de uma TAG, veja la depois: http://meninamoca-of.blogspot.com.br/2016/02/tag-responda-as-perguntas.html

    Beeeijos.

    Responder

  28. Natalia

    Boas dicas! É importante ter um blog responsivo hoje em dia, para facilitar a navegação em qualquer plataforma (:

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Pois é, Natalia. Ainda mais agora que as pessoas estão acessando mais pelo celular do que pelo computador 😉

      Responder

  29. Eu Nomadiando

    CARA ESSE POST É OURO!!! Salvei, favoritei, é meu pra sempre, nao exclua ele nunca por favor HSUIAHSAUIHSAUH muito bom! Um beijo e muito obrigada pelas dicas

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Hahahaha! Obrigada a você! Pode deixar que vou deixar aqui pra sempre 😛

      Responder

  30. Djn ☾

    Good! Eu concordo com tudo isso, principalmente sobre as cores… Hoje o pessoal peca nisso ainda, vejo muitos blogs de make que acabam deslizando no tom de rosa usado em links, fontes, etc… Sempre importante testar esse tipo de coisa, até porque reparar na merda depois de feita e depois de milhares de pessoas já terem visto é tenso. Por isso procuro sempre em trancar meu blog quando estou fazendo mudanças.

    Você tem canal no Yt, certo? Adoraria de sua opinião nesta postagem: http://ishnualah.blogspot.com.br/2016/02/why.html

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Também é bom fazer isso, trancar o blog enquanto estiver mudando alguma coisa nele ou mudar de madrugada que costuma ter menos acessos.

      Responder

  31. Júlia Evelyn

    Lindona, arrasou nas dicas.
    Quero que me tire uma duvida se souber…
    Acho que minha fanpage ta ficando invisivel para visitantes.
    Como faço? Bjos.

    http://juliamodelodemodelo.blogspot.com.br/

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Acho que a página não deve estar em modo público, tenta dar uma olhada nas configurações.

      Responder

  32. Jovem Jornalista

    Li todas as dicas e gostei muito, por ser bem diferente do que eu já li por aí sobre o assunto. É muito bom se aperfeiçoar em algo!

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *