Decore sem gastar: 5 maneiras que funcionam!

Quem quer decorar a casa acaba esbarrando em um problema grave: planejamento financeiro. Os tipos mais comuns de decoração exigem, na maioria das vezes, muito dinheiro. Por isso está ficando cada vez mais comum encontrar decorações criativas e econômicas.

Os famosos DIY são exemplos de como decorar sem gastar mas, na verdade, a arte de economizar na decoração é mais simples do que você pensa. Renovar um cômodo não precisa ser um investimento tão caro.

Tem uma dica tão importante quanto sua disposição para decorar por conta própria: siga um estilo bem definido – ou ao menos tenha em mente quais estilos vai aplicar. Decorar sem direcionamento cria um efeito bagunçado mesmo nos melhores casos. Minha estratégia pessoal é buscar referencias em ambientes que são montados para ficarem impecáveis. Por exemplo, para decorar a sala eu sempre procuro catálogos de lojas e sites com salas decoradas – assim sigo um padrão específico e fica impossível errar.

Para te ajudar, reuni algumas das formas mais práticas de decorar e poupar seu dinheiro:

1. Use bom humor

Quadros decorativos, papéis de parede e até mesmo tapetes de porta divertidos podem quebrar o gelo de qualquer ambiente, há diversas opções de estampas, frases e cores. Todas alegres, divertidas e com um preço justo e acessível.

2. Que tal objetos inusitados?

E se usarmos objetos inusitados na decoração de ambientes? Isso mesmo. Pode-se utilizar um garfo entortado como um porta chaves, ou então um disco de vinil pendurar na parede, e porque não fazer um móbile com CDs que você não utiliza mais? São coisas simples, fáceis e baratas de fazer que mudam totalmente a cara de um ambiente.

3. Utilize tapetes

Tapetes podem mudar totalmente o visual de qualquer cômodo. Um tapete com cores chamativas tende a alegrar determinado ambiente – e ainda podem dar uma mão no inverno quando as temperaturas estiverem baixas, ajudando a dar uma esquentada na sala ou no quarto. Há uma infinidade de estampas disponíveis e você pode usa-las para criar o tom de cada ambiente.

4. Plantas podem ajudar

Vasos de plantas são ótimas opções que dão vida e revitalizam a maioria dos ambientes. Esse tipo de decoração pode ser utilizado em terraços, cozinhas, banheiros, salas, quartos. Porém, alguns cuidados devem ser levados em consideração, como o tipo de planta e o local onde o caso será instalado. Deve-se sempre prezar pela funcionalidade do ambiente.

5. Faça seu próprio móvel

Hoje em dia muitas pessoas têm construído seus próprios móveis, pequenos, é claro. Utilizando-se de compensados é possível construir pequenas mesas de centro ou então criados mudos. Dessa forma, a imaginação é estimulada e a peça ser torna única.

Decorar uma casa pode ser simples, divertido e barato! Basta um pouco de criatividade e paciência que bons resultados podem ser obtidos.

Gostou do texto? Compartilhe! Tentou fazer algo aqui citado? Conte para nós nos comentários o resultado final.

Esse post faz parte de uma colaboração e por isso foi escrito por Bia Gonzalez: Carioca, arquiteta, apaixonada por internet e blogueira do Decorafino.

Aproveita pra conhecer um estilo de decoração diferente com esse guia completo.

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

35 Comments