Lendas do folclore brasileiro

Sim, hoje é dia do folclore brasileiro. Me lembro de quando eu vestia a carapuça de Saci Pererê no jardim de infância sempre que chegava nesse dia ou perto desse dia. Segundo o meu conhecimento e as minhas pesquisas, o folclore vem do inglês ‘folk’ que é gente ou povo e ‘lore’ que é conhecimento. É a tradição dos costumes e usos populares que são passados de geração em geração. Aqui no Brasil, é sinônimo de cultura popular brasileira, e representa a identidade social da comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais e é também uma parte essencial da cultura daqui. 
Desde pequenininhos a gente lê sobre algumas lendas e mitos de certos personagens que é possível observar diversos elementos comuns com mitos de outros povos. Como eu acho essa parte do folclore super interessante, selecionei três lendas ou mito que são conhecidas. 
1. Lobisomen
Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.
2. Iara
A lenda conta que a linda sereia fica nos rios do norte do país, onde costuma viver. Passa grande parte do tempo admirando sua beleza no reflexo das águas, brincando com os peixes e penteando seus cabelos com um pente de ouro. 
Nas pedras das encostas, costuma atrair os homens com seu belo e irresistível canto, que ecoa pelas águas e florestas da região. As vítimas costumam seguir Iara até o fundo dos rios, local de onde nunca mais voltam. Os poucos que conseguem voltar acabam ficando loucos em função dos encantamentos da sereia. Neste caso, conta a lenda, somente um ritual realizado por um pajé (chefe religioso indígena, curandeiro) pode livrar o homem do feitiço.
3. Saci Pererê
Diz o mito que ele se desloca rapidamente dentro de redemoinhos de vento, e para captura-lo é necessário jogar uma peneira ou um rosário bento sobre ele. Após o feito, deve-se tirar o gorro (carapuça) e prender o Saci dentro de uma garrafa. Somente desta forma ele irá obedecer seu “proprietário”. Este terá o direito de fazer um pedido ao Saci, que deverá realizá-lo. Mas, de acordo com o mito, o Saci não é voltado apenas para brincadeiras. Ele é um importante conhecedor das ervas da floresta, da fabricação de chás e medicamentos feitos com plantas. Ele controla e guarda os segredos e todos estes conhecimentos. Aqueles que penetram nas florestas em busca destas ervas, devem, de acordo com a lenda, pedir sua autorização. Caso contrário, se transformará em mais uma vítima de suas travessuras. Entre as travessuras preferidas do Saci, podemos citar: esconder brinquedos de crianças, dar nó em crina de cavalos, bagunçar as roupas de cama, derramar sal e açúcar na cozinha, apagar o fogo de fogões à lenha e assustar as pessoas com um forte e estranho assobio.
Todas as imagens dos personagens foram pegas no site DeviantART que é um site popular de desenhos artísticos online, onde artistas de todo o mundo podem conhecer, divulgar, compartilhar e vender seus trabalhos e os de outros. 
Confesso que tenho medo de algumas lendas (tipo a da Mula sem cabeça) e por isso escolhi postar só as que eu acho menos macabras. 
Gosto também da lenda do Curipira que resumidamente é um anão com os pés virados para trás, que fazem se perder aqueles que o perseguem pelos rastros, também é um protetor das matas e dos animais silvestres como o Boitatá. A função do Curupira é proteger as árvores, plantas e animais das florestas. Seus alvos principais são os caçadores, lenhadores e pessoas que destroem as matas de forma predatória. Legal né? A favor da natureza. 
Mas e aí? Qual é a lenda, mito ou conto folclórico que vocês mais gostam e qual vocês tem “medo”? Comentem aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

34 Comments