Dicas de alimentação para esse calor

Gostaria de pedir desculpas por não ter postado ontem e não ter dado sinal de vida no Twitter, mas é que ontem eu acordei cedo pra resolver umas coisas no centro daqui da minha cidade e tive que almoçar em qualquer restaurante na rua mesmo. Bom, vou contar pra vocês o que aconteceu…

Cheguei em casa com uma dor de cabeça que parecia que minha cabeça iria explodir (eu e minha maldita enxaqueca), fiquei deitada com um ventilador na minha cara pra tentar aliviar o calor. Eu já estava soando frio, a dor de cabeça só aumentava e eu comecei a ficar beeem fraquinha, levantei pra tomar um banho e fui tentar dormir na casa da minha vó, queria ficar boa logo pra ir na casa da minha amiga ajudar ela a enrolar os docinhos pra festa de hoje em comemoração ao aniversário dela, mas não aconteceu. Minha vó me deu um chá de boldo e disse que a minha dor de cabeça só ia passar quando eu colocasse tudo pra fora, porque ela tinha certeza que era algo que eu ingeri no almoço e não caiu bem. Se intuição de mãe já é certa, imagina de vó? Não deu outra, vomitei o almoço, a janta do dia anterior, tudo. Eu odeio vomitar. Depois fiquei deitada pra tentar passar a dor de cabeça e tentar dormir, minha vó me deu água com açúcar e o remédio dentro, fui tomar e não deu nem 20 segundos e eu coloquei tudo pra fora de novo (não só o remédio como também mais comida que ainda tinha no meu estômago), e teve uma hora que parecia que meus órgãos iriam sair também pela boca, porque chegou uma hora que eu não tinha mais nada pra vomitar e continuou querendo sair algo, mas não tinha mais nada pra sair, sabem como é? Espero que não, porque é horrível. E bom, depois disso tudo, consegui dormir “bem” e sem ter nada no estômago. Acordei hoje com a minha garganta doendo de tanto colocar tudo pra fora pelo lado errado né? 
Então, decidi fazer esse post com algumas dicas de alimentação para esse calor.

– Os alimentos indicados para não ter problemas são: frutas, verduras, legumes, folhas verdes, cereais integrais, pães integrais, carnes magras, queijos menos gordurosos, sobremesas à base de frutas (ou seja, fazer refeições mais leves) e tomar muito líquido.

– Evite alimentos gordurosos (carnes gordas, queijos gordurosos, molhos à base de creme de leite, maionese), evitar também frituras e maneirar na bebidas alcoólicas. No verão nosso organismo fica mais sensível aos condimentos fortes e às gorduras, podendo causar desconforto e mal estar (que foi o que eu tive).

– Fracione as refeições diárias (coma mais vezes, em menor quantidade).
– Se for comer um sanduíche, escolha os que são feitos com carnes magras, como um peito de peru, frango e queijos magros (ricota, cottage). As carnes magras possibilitam uma digestão melhor, evitando o desconforto intestinal.

– Ingerir muuuito líquido deve ser frequente (água, sucos naturais, chás gelados e água de coco).

– Prefira os sorvetes ou picolés à base de água e polpa de frutas, pois são os menos calóricos.
– Cuidado com os alimentos feitos com leite, gordura e ovos na sua preparação. Pois estes necessitam de refrigeração adequada, o calor aumenta a proliferação de bactérias que podem causar intoxicação alimentar.
– Não consumir de forma alguma alimentos perecíveis que ficam expostos à temperatura ambiente.

Creio que o que me fez passar mal foi comer muuuito camarão no almoço e depois sair no calor ou pode ser também alguma comida que estava estragada lá no tal restaurante que eu esqueci até o nome já. 
Agora os enjoos pararam e eu só estou com a garganta dolorida, mas espero que isso passe logo. Ainda bem que já estou em boas condições de curtir uma boa piscina hoje na casa da minha amiga em comemoração ao aniversário dela e para prestigiar a minha outra amiga que está esperando um bebê (que vai se chamar Bernardo *-*) e a tia dela vai fazer um chá de bebê surpresa pra ela hoje também. Espero que eu não fique mal, porque é horrível ficar mal nas férias né? 
Mas e aí? Alguém aí já teve esse mal estar? Acharam que as dicas valeram a pena? Comentem aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

53 Comments
  • Liz Albuquerque
    janeiro 25, 2014

    eu sempre como bem menos no calor… adorei as dicas, vou tentar segui-las 🙂

    Passando para desejar um ótimo dia!
    Liz<3
    The Red Lil' Shoes Blog
    http://www.theredlilshoes.com.br/

  • Izabella Grimaldi
    janeiro 25, 2014

    Adorei as dicas flor, muito bom mesmo! Tenho bebido bastante líquido se não eu passo mal 🙁
    beijos

    http://www.izabellagrimaldi.com

  • Sweet Little Books
    janeiro 25, 2014

    Eu nunca bebi tanto suco como nesses dias, sério! kk
    Adorei as outras dicas =)
    Beijos linda

    http://www.sweetlittlebooks.wordpress.com

  • Cynthya Marangon
    janeiro 25, 2014

    Nossa, Thami! Que ruim! Que bom que você está melhor. Anteontem exagerei na comida (lanche + comidas de aniversário de uma amiga) e coloquei tudo para fora também. Horrível! É realmente válido ter uma alimentação leve e saudável, pois calor e comida pesada é uma combinação terrível.
    Excelentes dicas!
    Beijos, Cyn.
    http://ograndetalvez.blogspot.com.br/

    • Thami
      janeiro 27, 2014

      Principalmente salgadinho de festa né? Se eu fosse fazer alguma festa nesse calor, só teriam frutas e salada de frutas.

  • Luly
    janeiro 25, 2014

    Gente, ainda bem que você tá melhor… Ficar mals assim é muito ruim.
    Uma saladinha colorida bem temperada no calor É VIDA!! Eu adoro =D

    • Thami
      janeiro 27, 2014

      Comida colorida é tudo de bom, haha! Seja doce ou salgada.

  • Paula Araújo
    janeiro 25, 2014

    Sei bem como é esse tipo de enxaqueca, tenho este problema. Comigo, só o cheiro do boldo funciona, porque convenhamos, que cheiro horrível tem aquele bagulho. Meu Deus! Enfim, apesar de ter isso tudo, saber que não posso comer coisas industrializadas e tals, continuo fazendo as mesmas coisas e passando mal.Vai entender né?

    Beijinhos,
    posrealidade.blogspot.com.br

    • Thami
      janeiro 27, 2014

      Boldo é horrível de qualquer maneira né? >:P

  • Ana Beatriz Leiroz
    janeiro 25, 2014

    Thami, que horror o que você sentiu!
    Meu namorado teve uma infecção intestinal por esses dias, você deve ter visto eu falando e o médico disse que está sendo muito comum por causa do calor. Bactérias proliferam e a gente come muito porque se sente cansado. A combinação é um strike pro organismo! Melhoras!

    http://www.balburdia-interna.blogspot.com.br

  • Milena Moura
    janeiro 25, 2014

    Melhoras! Quem já se sentiu assim sabe que é horrível mesmo, mas eu geralmente resolvo no hospital, com um soro. É ótimo para mim, apesar da dor da agulha e tal… No verão eu não presto muita atenção no que como (não presto atenção nunca), mas realmente parece que eu to comendo mais, mas acho que é porque estou de férias, em casa…

    diamantesdeumagarota.blogspot.com

    • Thami
      janeiro 28, 2014

      Acho que no verão, mesmo sem estar de férias, consumimos muito alimento, por estar calor mesmo dai acabamos consumindo muito sem nem perceber.

  • Luan Olivr
    janeiro 25, 2014

    adorei seu blog, eu tenho um prazer de ler blogs organizados, são outro nível como dizem por ai hahaha! Nossa, que post lindo em?! esse verão aqi na minha cidade dura o ano todo, então isso serviria pra vida toda kk muito lindo e mt bom, sucesso, beijos

    http://www.inadolescencia.com

  • Nathália Zabel
    janeiro 25, 2014

    É muito dificil eu passar mal por causa de comida, mas acho que já aconteceu com todo mundo uma vez na vida.. Ter vontade de vomitar e não conseguir é péssimo! :/ Que bom que você já está quase 100% agora! Olha, acho que não sigo quase nenhuma das suas dicas hahahah férias pra mim indica comida da mãe, que acaba sendo com um pouco de gordura e não tão natural quanto deveria ser hhahah Espero que as festas estejam sendo boas! beijos!

    • Thami
      janeiro 28, 2014

      Comida de mãe, comida da vó, almoço na casa da madrinha… Hahaha!

  • Carolina Hermanas
    janeiro 26, 2014

    Eiiiira,aahahaha.Ainda bem que você está bem né *_*
    Ahhh, eu sempre passo mal no calor.detesto esse tempo; nem dá vontade de comer na verdade. só de beber água até morrer ahahahah.

    beeeeijos 🙂
    http://borboletametamorfoseando.blogspot.com.br/

  • Évellyn Felix
    janeiro 26, 2014

    Nossa, adorei as dicas.
    Amos picolé e sorvete até no frio. kkkk
    Beijos

    http://blogflordecereja.com/

  • Ana L. Alves
    janeiro 26, 2014

    Espero que sua garganta esteja melhor. Sou muito fresca com o que como no calor. Muito difícil eu conseguir comer coisas pesadas e muito menos quentes. Tem gente que não entende, mas paciência hehehe

    Ah, muito, muito obrigada pelo post sobre cabelos! Não é que no final das contas eu acabei criando coragem e cortei? hahaha ♥
    bjs

    • Thami
      janeiro 28, 2014

      De nada! 😀

      Pois é, eu te entendo. Também não suporto comida quente nesse calor, sempre espero esfriar o máximo possível.

  • Ellen Alves
    janeiro 26, 2014

    Esse post veio na hora certa, ein? Adorei as dicas, flor! Tava precisando de umas dicas de alimentos mesmo! Preciso me alimentar melhor!
    Beijinhos <3
    http://www.momentosassim.com/

  • Clarinha Pink
    janeiro 26, 2014

    Eu estou de ''dieta'' então só ando comendo coisas saudáveis , hahaha!

    http://www.clarinhapink.com

  • Isabella de Paiva
    janeiro 26, 2014

    Já está melhor? No verão acontece muito disso mesmo, de comer coisas estragadas e tal, mas é o onus de viver num país tão quente né? rs
    Mas enfim, tirando as paradas de preparação e tal, por causa do fator calor que estraga, de resto é basicamente comer coisas saudáveis, e isso tem que ser levado pro ano inteiro, não só no verão. Principalmente o de ingerir muita água!!

    Ah, eu te acompanho no dujour também ahahah e não liga não, os espelhos aqui de casa, sobretudo o do meu quarto, são mega sujos! Mas é o unico jeito! Tenho muita vergonha de pedir pras pessoas tirarem fotos no meio da rua, apesar de achar mais bonito D:

    Beijos,
    Isabella do http://www.theurbantrends.com

    • Thami
      janeiro 28, 2014

      Agora estou melhor sim, obrigada. E bom, meu espelho também é sujo, não tem espelho limpo aqui em casa. Eu também acho lindo foto no meio da rua, mas cadê alguém pra tirar a foto e a timidez né? Hahaha!

  • mariana lima
    janeiro 26, 2014

    Não precisa pedir desculpas pela ausência, a gente entende. Eu espero que você fique melhor. São ótimas dicas, é muito importante cuidar da alimentação.
    http://teoremademari.blogspot.com.br/

  • Nathalia Iury
    janeiro 26, 2014

    Nossa Thami, passou mal mesmo hein? Já fiquei assim uma vez e nossa, pensei que ia morrer. É horrível ficar vomitando até quando não tem mais nada pra vomitar. 🙁

    Adorei o post, as fotos que você colocou pra ilustrar ficaram demais! E sucos naturais é vida né? É uma das coisas mais importantes. Melhoras, beijos.

    http://www.nahboa.com

  • TOM MORAIS
    janeiro 26, 2014

    Nesse calor é realmente muito importante cuidar da nossa alimentação. Adorei o post. Acho que vou tentar fazer uns drinks, rsrsr.
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com

  • Karla Santiago
    janeiro 26, 2014

    Já no calor me dá mais fome ainda, heuheuh.
    Tem que abrir mão realmente de alguns alimentos!
    Eu já passei mal com ovo de codorna, mas foi quando eu era pequena :S

    O blog voltou! Vem conferir:
    Senhorita Imperfeita

  • Thaiane e Thalita
    janeiro 26, 2014

    Oi!! Amamos as dicas!! No verão geralmente comemos menos, só da vontade de tomar bastante e suco e sorvete!!

    Beijos

    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

  • May
    janeiro 26, 2014

    São ótimas dicas! Não gosto de verduras, e nem da maioria das frutas, mas tô tentando…
    Adoro sorvetes de frutas <3
    Beijoo
    http://blogforevermay.blogspot.com.br/

  • Erika Marques
    janeiro 26, 2014

    O último é o mais gostoso!

    beijos
    Blog Maquiagens da Erika

  • Rani Lima
    janeiro 26, 2014

    eu sempre fico mal quando está calor, e onde eu moro é 90% calor o ano todo poaskpo
    Terrível isso:/ adorei as dicaas 😀
    Bijoka
    ||confienounicornio.blogspot.com <3

  • Dayane
    janeiro 26, 2014

    Que bom que já está melhor e deve ser horrível mesmo, ainda mas nesse calor, aqui no Rio está muito quente, peço a Deus para que essa semana o tempo mude e gostei muito das suas dicas de alimentação a gente tem que se alimentar bem mesmo para esse calor todo.
    Beijinhos
    Instagram
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

  • IsadoraA.
    janeiro 26, 2014

    Otimas dicas,eu também odeio vomitar,semana passada acho que comi alguma coisa que me fez mal e me deu ânsia de vômito ai cochilei fui dormir e passou.
    beijos
    altamentevaidosa.blogspot.com

    • Thami
      janeiro 28, 2014

      Eu tentei fazer isso, mas eu não conseguia dormir por causa da dor de cabeça.

  • Steffany Lopes
    janeiro 26, 2014

    Amei as dicas! Eu nunca tive problema com essas coisas, acredita? Mas nunca se sabe, né?
    beijos,

    http://www.soentreamigas15.blogspot.com

  • Caroline Rivera
    janeiro 27, 2014

    Ai nem fala. Odeio passar mal assim. Sempre é porque comi alguma coisa estragada. A única coisa boa disso é que quando tenho dou uma emagrecida. kkkk

    Espero que já esteja melhor!

    Eu agora no verão só tô conseguindo comer salada, tomar mate e comer sorvete.

    Adorei as dicas.

    Beijokas

    Carol Rivera

    Passa lá no blog quando puder, tem posts novos…
    Post novo: Esmalte das leitoras
    Post novo: Rio Fashion Day

  • garotas-urbanas
    janeiro 27, 2014

    Melhoras flor!!
    Ai nesse calor, tudo que é comida me faz mal!
    Gosto de comer mais coisas geladas, frutas assim sabe hehehe
    beijinhos, Rê
    http://garotas-urbanas.com/

  • Natalia
    janeiro 27, 2014

    Eita, melhoras! Gostei das dicas, cada foto de babar. Essa época merece certos cuidados mesmo.

  • Debora bynha
    janeiro 27, 2014

    Humm… essa saladinha de frutas…. Adoroooo!

    Kisses,
    Delicada e Abusada – Blog

  • Ana Soares
    janeiro 27, 2014

    nesse calorzão, vivo de fruta e salada! adoro!
    nossa, eu já não gosto de camarão, no calor então, eca!
    espero que esteja melhor!
    beijos, http://ana-dodia.blogspot.com.br/

  • Erika Leite
    janeiro 27, 2014

    Poxa, cara. É horríiiiiiiiiiiivel vomitar, fico com tanto nojo que vomito chorando, hahaha. Espero que esteja melhor, gata. Mas poxa, tu foi comer camarão? Minha mãe nunca me deixa comer camarão fora de casa nesse calor, ela sempre diz que estraga muito fácil e rápido e deve ser isso com certeza que te fez mal. Chá de boldo (vovós sabem mais!) sempre ajudam, hehehe. Melhoras, lindinha! Besos!

    • Thami
      janeiro 29, 2014

      Eu também vomito chorando de tanto nojo, hahaha! Pois é, tenho quase toda certeza que foi o camarão, ou seja, camarão no calor? Nunca mais!

  • Juliana
    janeiro 27, 2014

    Aimm, tadinha de você! Eu sei bem o que é isso! Tenho intolerância a lactose e vivi me sentindo mal assim quase todos os dias até uns 2 meses atrás, quando finalmente a médica passou o exame certo e mudei minha alimentação!
    Tem que ter cuidado com a alimentação nesses dias muito quentes, porque até comendo coisa leve a gente se sente mal, imagina comendo coisa pesada! É horrível vomitar e ficar com aquele desconforto na barriga. É melhor vomitar e melhorar logo do que ficar horas e horas tentando digerir algo que a gente sabe que não vai descer 🙁

    Bastante líquido, heim!!!

    O post ficou perfeito!!! Foi muito bom você ter postado, é de utilidade pública e faz relembrar e ressaltar os cudiados que devemos ter com a nossa saúde 🙂

    Beijos!

    • Thami
      janeiro 29, 2014

      É isso mesmo, mas mesmo assim eu odeio vomitar, mesmo sabendo que é o melhor. Tipo se tiver outra opção, eu vou preferir a outra opção do que vomitar, sério, odeio. E muito obrigada!!!

  • Emily Caroline
    janeiro 27, 2014

    Oi, Thami! Eu adoro suas postagens, sério!
    Já aconteceu de eu ficar doente nas férias, no começo do ano passado. Descobri que estava com sinusite. Mas, bom, voltando ao assunto: poxa, passar mal depois de ter comido camarão? Eu amo camarão! Mas acontece, né? E isso nos faz enxergar melhor as coisas, no caso precisamos nos cuidar mais ainda no verão.
    Essa imagem de sorvete me deixou na vontade 🙁 hehehe

    Beijo,
    chavecriativa

    • Thami
      janeiro 29, 2014

      Muito obrigada, Emily! 🙂 Eu também amo camarão, mas o jeito é evitar nessa calor mesmo e só abusar quando tiver no inverno.

  • Cyntia Campos
    janeiro 27, 2014

    Oi, Thami!
    Gosto muito de tudo o que você falou nesse post.
    Frutas, verduras, legumes, sucos…. coisas leves. É muito importante a gente se alimentar bem nesse calorão. Nos manter hidratados e saudáveis. Adorei esse post.
    Beijos.

  • Thayse Stein
    janeiro 27, 2014

    Essa dica de fracionar as refeições é muito boa, porque no verão nem sentimos tanta fome assim, né? Gostei muito desse post :}


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    • Thami
      janeiro 29, 2014

      É, dependendo do calor eu perco até a fome.

  • victória alicia
    janeiro 27, 2014

    Adorei as dicas, eu estou meio que de dieta, e não a base de frutas e sim a base de Shake haha adorei as dicas

    http://l-ovelythings.blogspot.com.br/