Controlando o nervosismo

Toda vez que eu vou fazer uma prova, seja no colégio ou em outro colégio para conseguir bolsa ou ENEM, eu sempre fico nervosa e ansiosa. E como sei que isso me atrapalha muito na hora de fazer uma prova, fui atrás de “receitas” para controlar isso. Não sei se aqui tem alguém com esse mesmo problema de ficar nervosa e ansiosa para fazer algo ou na hora de fazer algo, mesmo que não seja fazendo provas, então de qualquer forma vou dar 10 dicas de como controlar essa coisa desagradável.
1- Respire fundo.
Parece uma ideia boba e assim que você lê vai pensar “há, até parece que isso funciona”, mas tenta só pra você vê como o peso diminui. Feche os olhos, se imagine em uma praia com um mar de ondas cada vez mais lentas, ou imagine outro lugar no qual você se sente segura e confortável.
2- Pergunte à você mesma: “O que está causando essa ansiedade?”.
Parece uma bobeira também, mas vale a pena. Com essa pergunta, seu pensamento vai entrar em vários caminhos até achar aquele que você mais vai martelar na sua cabeça atrás de respostas.
3- Mantenha-os longe!
Depois de descobrir o que está causando essa sua ansiedade (que normalmente vem através da insegurança) ou a tristeza e joga tudo pra longe. 
4- Respeite suas limitações.
E se for preciso, peça ajuda aos pais, primos, amigos ou até mesmo ao Google.
5- Valorize e viva o presente. 
Se a ansiedade está sendo causada por algo que aconteceu no passado, nada vai poder mudar isso e, se for causado por algo do futuro, poderá te impedir de viver o presente. Ou seja, viva o agora! O que aconteceu antes e o que vem depois, não importa. 
6- Cuide da sua saúde!
Coma bem regularmente, nada de sair comendo tudo o que vem pela frente ou nada de não comer, tem que comer sim e regularmente aconselhável de 3 em 3 horas. Durma bem, nada de dormir lá pelas tantas da madrugada e acordar exausta no dia seguinte, isso suga toda a sua energia e para controlar a ansiedade é preciso ter energia suficiente para nada atrapalhar.
7- Cuidado com os “amigos”!
Evite relacionamentos negativos ou pessoas críticas. Receber uma atenção negativa é pior do que não receber atenção. Se você convive com alguém que sempre te coloca pra baixo, sai de perto dessa pessoa.
8- Valorizar todas suas conquistas. 
Em vez de ficar lembrando ou lamentando as conquistas negativas, lembre das experiências positivas.
9- Ocupe sua mente. 
Se ocupe de algo que seja útil para você. Mantenha sua mente focada nisso, evite distrações e, principalmente, as situações que podem causar ansiedade. Vai andar de bicicleta, jogar algum joguinho qualquer no Facebook ou baixar algum aplicativo legal. Distraia sua cabeça! Não se preocupe com o que poderá ou não acontecer.
E agora a última dica e não menos importante:
10- Acredite em você! 
Essa dica sim, faz toda a diferença entre todas as que eu dei aqui.

Ok. Agora só depende da gente, entende? É só seguir as dicas e ir atrás do que você quer. Seja para fazer uma prova, ou um discurso, ou um concurso, ou uma apresentação, ou uma entrevista de emprego, ou sei lá o que, essas dicas servem para tudo que causa o nervosismo e ansiedade. 
E aí? Gostou? Você tem esse nervosismo ou ansiedade? Comente aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

34 Comments