Bullying e cyberbullying

O filme Cyberbully me inspirou à fazer esse post, o filme conta a história de uma garota que ganha um computador e sofre o cyberbullying após se tornar membra de uma rede social. A história do filme me fez lembrar da história de Amanda Todd que ficou bem conhecida após cometer suicídio pois ela foi chantageada, intimidada e fisicamente agredida, ela não estava mais aguentando isso e achou que sua única solução seria morrer. Antes dela morrer, ela postou esse vídeo no YouTube:

As pessoas que conviviam ao redor dela só sabiam o que os outros estavam falando pela internet, ou seja, só sabiam através de fofocas mas, nunca chegaram perto dela para saber o que ela estava sentindo. “Ah, mas ela se expôs, ela pediu por isso” sim, ela se expôs mas quantas mulheres posam nuas por ai e ninguém agride elas como agrediram a Amanda (fisicamente e verbalmente). Todos nós cometemos erros, e esse foi o erro da Amanda: se expor. Errados foram aqueles que julgaram ela tanto até ela chegar à um limite de não se aguentar mais viva.

A diferença entre bullying e cyberbullying é:
Bullying – acontece pessoalmente em sua grande maioria nas escolas, basicamente as pessoas que mais sofrem são aquelas pessoas excluídas que todo mundo encontrar algo para implicar ou zoar.
Cyberbullying – é uma prática que envolve o uso das tecnologias (redes sociais) para ofender alguém. Pode ser feito por um indivíduo ou grupo com a intenção de prejudicar outra pessoa. Nada mais é do que bullying praticada virtualmente.

Depois de ter visto o filme e o vídeo da Amanda, consigo acreditar que o cyberbullying é pior do que o bullying (dependendo do grau da situação). Sabe por quê? Porque a pessoa que está praticando o cyberbullying não tem limites. A pessoa ofende da forma que quiser pois não tem medo. Não tem medo de ser descoberta, pode-se até usar um perfil fake para fazer esses tipos de ofensas e ainda assim se sair bem da situação pois ninguém vai descobrir, ou pelo menos ela acha que ninguém vai descobrir.

Na internet, as pessoas são diferentes (querendo ou não). Tem pessoas que, se você conhece pessoalmente, é totalmente calada e tímida mas, na internet se liberta dizendo tudo o que quer. E tem aquelas pessoas que, pessoalmente, são comunicativas e totalmente sociais mas, na internet se privam de certas coisas. Em certas pessoas, a palavra agride e machuca mais do que a agressão física.

Pensando nesse sentido, existem 2 erros que qualquer ser humano comete:
1. Se importar com o que os outros dizem. Porque eu sei que você se importa, eu me importo, todos nós nos importamos com o que certa pessoa acha de nós.
2. Confiar demais em uma pessoa. O que eu aprendi nessa vida é que as únicas pessoas na qual devemos confiar são as nossas famílias, nada além delas podem tirar a gente do sufoco na hora que realmente precisarmos. E eu sei disso porque sou uma daquelas pessoas que confiam na primeira pessoa que abre um sorriso.

Cometendo esses dois erros em excesso, pode resultar em coisas como essas chamadas bullying e cyberbullying.

Mas, e você? O que acha sobre esse assunto? Comente aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

46 Comments
  • Sih
    maio 13, 2013

    Eu sofri quando criança e olha que nem tinha esse nome, sofro ainda pelo estilo que tenho
    Acho uma coisa desumana e chata
    nem gosto de falar muito cobre 🙁
    beijos

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br/

  • Jessica Alves
    maio 13, 2013

    Eu vi esse filme ontem por indicação de outro blog. Teve uma parte – a qual a garota fez o vídeo e depois tentou se matar – que eu chorei demais, foi muito emocionante. Mais ainda porque eu sei que isso acontece de verdade e muito frequentemente, só não sabia que podia levar a pessoa a atitudes tão radicais, como querer se matar.
    Um exemplo onde isso acontece muito é o ask fm, ao menos algumas pessoas que eu conheço são xingadas diariamente por lá, tudo em anonimo! Na minha escola mesmo, quando criaram um ask pra falar mal dos alunos e professores foi feita uma reunião pra falar sobre o assunto e logo após imprimiram vários print's que tiraram da página e foi levado até a policia. Só sei que o dono da página excluiu no mesmo dia.
    Acho que se tomarem alguma atitude antes mesmo que a coisa se agrave, poderá se evitar tragédias como a dessa guria que tu falou que postou o vídeo antes de morrer!
    É isso, achei interessante tu querer discutir esse assunto! Beijos
    http://papodajess.blogspot.com.br/

    • Thami
      maio 14, 2013

      É exatamente isso que aconteceu no filme e que você falou no comentário. De tanta pressão que a pessoa sofre, ela acaba aceitando que a morte é a coisa certa (já que todos estão falando isso, a pessoa acaba achando que é certo) só que não é.

  • Priscila Ferreira
    maio 13, 2013

    Isso ainda acontece e muito, parece que as pessoas não tem gravidade do perigo em que pode colocar as pessoas agredidas por esse tipo de "agressão". Tem que parar, o que mais gostei nesse filme foi a atitude da mãe dela em procurar a polícia para saber o que poderia ser feito contra o cyber bullying e como o filme é baseado em fatos reais, essa mãe foi exemplo para muitas outras e foi por causa dela que hoje a justiça pode intervir nesses casos. Só que no Brasil,a justiça demora um pouco para aparecer. O que é uma pena.

    http://senhoritapriscila.blogspot.com
    Curti a fan page? (www)
    @priscilafrr,
    beijo.

    • Thami
      maio 14, 2013

      Realmente, a justiça no Brasil é um pouco mais lento. Mas, se uma grande massa de pessoas ajudar, a justiça é feita. Tenho como prova disso, o meu colégio. O ar condicionado da minha sala (no comecinho das aulas) quebrou, e ai falamos na direção e nada, depois fizemos um abaixo assinado pedindo para irmos para outra sala, afinal estamos pagando o colégio e temos que ter direito à tudo que tá no "contrato", ou a gente trocava de sala ou consertavam o ar condicionado. E não deu outra… Ficamos em uma sala, depois eles encomendaram o ar condicionado novo e agora sai até neve do ar condicionado, haha.

  • Steffany
    maio 13, 2013

    Eu acho isso realmente rídiculo. OK, ngm é obrigado a gostar de ngm, mais tem limites né? Eu já fiz um post lá no blog sobre a Amanda, e me emocionei mt com a história dela. Infelizmente, nem todas as pessoas pensam como nós e, pra ficar feliz, tem que machucar alguém. Pô :T
    Beijos :*

    http://www.soentreamigas15.blogspot.com

  • Suê
    maio 13, 2013

    Já tive a oportunidade de ver o filme ,
    E tão imbecil essas pessoas que vem graça em rir e xingar os outros
    E ficar apontando defeitos , sem enxergar o próprios
    ótimo Post thami <3

    http://www.derepentenaotemidade.com/

    • Thami
      maio 14, 2013

      Obrigada! Mas é isso mesmo, a pessoa vê tanto defeito na outra, que esquece dela mesma.

  • Maressa de Sousa
    maio 13, 2013

    Bullying ou cyberbullying, tudo é uma violência ao ser humano. Só quem sofreu sabe como é difícil. Eu já passei por situaçoes assim e felizmente superei. Não conhecia a história da Amanda, que triste.

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

  • Esteffani Fontes
    maio 13, 2013

    Graças as DEUS eu nunca passei por isso…

    @esteffanifontes, do blog Aos Dezesseis Anos
    Facebook – aosdezesseisanos.blogspot.com.br
    Gostei muito do post! rs Booooa noite anjinho s2

  • Beatriz
    maio 13, 2013

    Já sofri bullying quando era criança e assédio moral na minha ex-faculdade, acho muito importante falar sobre esses assuntos!
    Parabéns pela iniciativa.
    Beijos.
    http://pandainvertido.com

  • Rebeca B.
    maio 13, 2013

    já fiz uma redação para a EPTV sobre esse assunto, estudei bastante sobre isso e vi até onde chegas as consequências! é horrivel,vi o video dessa menina, infelizmente ela não é a unica q passa por isso!

    http://conectadas2.blogspot.com.br/

  • Dayane
    maio 13, 2013

    awn fico feliz que tenha assistido o filme e de ter gostado dele também, esse filme é uma história muito triste, chorei quando assisti ele e passei o dia todo pensando nesse filme, até que eu fiz o post no blog, porque é um filme onde mostra a realidade sabe, a crueldade, a dificuldade, tudo, então a gente tem que está alerta a tudo isso e ter cuidados também, porque isso pode acontecer com qualquer pessoa né, infelizmente hoje em dia, grande parte das pessoas querem ver o mal de alguém e o que me impressionou nesse filme foi a amiga dela ter feito isso, foi ai que percebi que a única pessoa que temos que confiar é nós mesma e a nossa mãe, que dependendo da mãe não faria nenhuma mal para gente né.
    Beijinhos
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    • Thami
      maio 14, 2013

      Exatamente! Foi primeiramente o irmão escrevendo aquelas coisas escrotas e depois a amiga meio que ajudando, e a melhor amiga, aquela que não saiu de perto dela diante da situação, muito cara de pau!

  • - marina :)
    maio 14, 2013

    Nunca assisti esse filme. Você assistiu aonde? Cinema? Dvd?
    Fico triste só de pensar que ainda existem pessoas assim no mundo. Pra mim, são pessoas ruins que se acham melhores que os outros, sendo que não são porcaria nenhuma. Fico triste de ainda acontecer esses suicídios de meninas tão jovens, com uma vida toda pela frente. Eu vi o vídeo dessa Amanda, logo que virou notícia. Triste demais :/
    Adorei a postagem. É sempre bom tá falando um pouco dessas coisas e alertar a essas pessoas, o mal que elas podem ta fazendo a outras.
    Beijos

    marinaalessandra.blogspot.com
    @mariinaale
    @maioordeidade

  • Kamilly Almeida
    maio 14, 2013

    Preciso muito assistir esse filme! Sobre esse assunto, lamentável!

    http://www.infinitofeminino.com

  • Isie Fernandes
    maio 14, 2013

    Oi, Thamy.

    Também acho que as pessoas se importam demais com o que as outras dizem a respeito de si. Particularmente, me importo muito com o que meu esposo, meus pais, meus sogros, meu irmão e meus amigos mais próximos dizem a meu respeito, pois eles realmente me conhecem e me amam. Quanto aos demais, pondero acerca de suas opiniões e só.

    Vou assistir ao vídeo, embora ache que já o tenha visto. Isso é muito triste. =(

    Beijos,

    Isie Fernandes – de Dai para Isie

  • Isie Fernandes
    maio 14, 2013

    Claramente isso foi arte do diabo para matá-la mesmo. Ela não devia mais ter entrado na internet, nunca mais! Deveria ter trocado de nome, de cidade, de país, sei lá… Deveria estar viva.

  • Sister
    maio 14, 2013

    Olá minha flor … ✿
    Que arraso, em?
    – Tenha uma ótima noite!

  • Myllena Vasconcelos
    maio 14, 2013

    Estou em choque! as vezes não enxergamos (ou não queremos enxergar) até onde a maldade das pessoas pode chegar, pessoas rídiculas e mesquinhas que perseguiram a menina por motivos fúteis, deveriam receber uma especie de pena, pois 95% do que aconteceu, foi culpa da pressão que essas pessoas (se é que pode chamar de 'pessoas') impôs a ela. Mas a justiça divina não falha.

    minhaspequenasverdades.blogspot.com.br

  • clarissadourados2
    maio 14, 2013

    Não conhecia essa historia,uma pena existirem pessoas assim, que são capazes de destruir a vida dos outros, mas o segredo é viver para Deus e ser feliz!
    Gostei muito daqui e já estou seguindo…
    Convido você e suas leitoras pra vistarem e seguirem meu blog!
    Beijinhos
    http://clarissadourados2.wordpress.com/

  • Cllara Maranhão
    maio 14, 2013

    Thami que assunto sério. E acredito que assim como eu, muitas pessoa não sabem bem a diferença entre bullying e cyberbullying. E como é sério.

    Pasma com tudo que li e vi. Não tinha visto ainda o video dessa menina.

    Estou lhe seguindo para ficar por dentro do que acontece no seu blogger.
    Siga o meu blogger e fique por dentro do q acontece no meu.

    Confira o Esmalte da Semana. É a cor do verão.

    Beijinhos de luz =***

    Cllara Maranhão ʚɞ
    http://cllaramaranhao.blogspot.com.br

  • Leeh Trindade
    maio 14, 2013

    Ótimo post! Não conhecia a história, mas é sempre bom saber, né? Infelizmente existem pessoas que se sentem felizes com a desgraça alheia! Mas a justiça de Deus é perfeita!

    beijos,
    http://misssainha.com/

  • Monique July
    maio 14, 2013

    São coisas muito sérias e temos que tomar muito cuidado!
    Fiquem chocada com a história dessa menina!

    garotaunica10.blogspot.com.br

    http://www.youtube.com/user/GarotaUnicaBlog?feature=mhee

    Beijuux PINK!

  • Laryssa Lacerda
    maio 14, 2013

    Muito triste, né? Bullying é algo a ser deprimente.

    http://www.themelodyinside.com

  • Helena Campos
    maio 14, 2013

    Recentemente eu aprendi que a única pessoa que podemos confiar é a nossa mãe.. pq até a família trai. Quando eu era pequena sofri muito com bullying e até apanhei.. hoje em dia sou bem na minha, não tenho amigas e vivo em casa.. não digo que isso fez mal e que sofro até hj, mas também não fez bem.. ótimo post!!

    Beijos:*

    http://www.bloghelenacampos.com

    • Thami
      maio 14, 2013

      Pois é, com o tempo a gente vai aprendendo quem são os de verdade, aqueles que a gente realmente pode confiar.

  • Ela Oliveira
    maio 14, 2013

    Parabéns pelo post!
    É muito triste ver em uma sociedade que se diz tão evoluida maldades desse tipo!

    Páginas Em Preto

    Beijos

  • Fernanda Macena
    maio 14, 2013

    Nossa, eu fico arrasada quando vejo matérias assim. É inacre que ainda existe pessoas assim, em pleo século 21. 🙁

    Att Fernanda,
    http://fernandamacenablog.blogspot.com.br/

    Beijos =)

  • Fabi LIma
    maio 14, 2013

    Parabéns pelo post Thami, ficou MUITO bom!!!
    Infelizmente vivemos em um mundo onde a discriminação é muito grande!
    Tem post novo lá no Mundo Teen, te espero lá ein:
    http://flmundoteen.blogspot.com.br/
    Beijos

  • Karen R²
    maio 15, 2013

    Thami vi esse filme quando estava procurando o filme Odd Girl Out ”Cyberbullying: Garota Fora Do Jogo” em português que trata desse assunto também.

    Eu li uma vez que a história desse filme era baseado no caso Megan Meier, mas agora procurando para comentar aqui não achei a referencia…

    • Thami
      maio 19, 2013

      Mas, acho o filme Cyberbully foi baseado na história de Amanda, afinal a história que passam no filme é quase parecida só que menos pesada com o que aconteceu na história real.

  • Muita pena dessa menina! Ela não merecia isso, ngm merecia isso!
    Lamentável até onde as pessoas podem chegar ):

  • Giovana
    maio 17, 2013

    O filme eu não assisti ainda só o vídeo,já sofri o bullying e sei o quanto isso é horrível tive vários problemas que só consegui superar graças a minha família e minha força de vontade.

    Beijos

    blogdagi1.blogspot.com.br

    • Thami
      maio 19, 2013

      Ainda bem que você conseguiu superar! Isso é horrível.

  • Molly Hephburn Team
    janeiro 2, 2014

    Com sinceridade? O erro não foi da Amanda, e sim do babaca do garoto que divulgou as fotos. Porque sempre tem tanto conservadorismo pra cima da mulher? Isso é um inferno. Como se ninguém soubesse oque são seios. A sociedade é assim como no cinema: enquanto a nudez é considerado imoral, mas uma cena de carnificina é considerado normal.
    Tudo oque eu queria no momento era abraçar a Amanda, se ela não tivesse se matado 🙁

    • Molly Hephburn Team
      janeiro 2, 2014

      Ah, e o post ficou muito bom 🙂 Adorei o tema. Isso mostra pras pessoas que cyberbullying é sim ruim, não se resume em só desligar na tomada pra acabar com tudo.

    • Thami
      janeiro 5, 2014

      Exatamente isso! Mas ela errou também em se expor, sabendo que o cara não merecia isso, até porque era um carinha qualquer, mas o cara errou mais ainda em ser um babacão e parecer que nunca tinha visto um seio na vida, né? Foi exatamente o que você disse, falou tudo. Obrigada, Molly!

  • Anônimo
    novembro 18, 2014

    Nunca gostei do bullyng. Achou algo horrível. Mas ( sem o objetivo de tirar a atenção de seu blog ) eu conheço um site q é http://www.jw.org esse site tem um vídeo q me ensinou muita coisa sobre o bullyng e como me defender. Então achei q esse site seria de grande ajuda pra quem sofre o bullyng.

  • Anônimo
    julho 8, 2015

    eu mesma ja sofri isso,e entenda essa garota ,mas antes msm da situaçao piorar eu decidi pedir ajuda,e eu acho este tipo de coisa horrivel,gosto ate de ver filmes de terror,mas uma coisa dessa é desumana,pois tds somos iguais,e todos temos altos e baixos,me zuavam por minha mae ter morrido! coisa ridicula de se fazer,pois dps fiz tds se desculparem e perceberem o erro que fizeram,hj essas pessoas sao meus melhores amigos.

    • Thami Sgalbiero
      julho 17, 2015

      Você fez certo. Soube contornar a situação da forma mais agradável possível pra ninguém sair machucado.